Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que define o overclock?


Michael_2
Ir à solução Resolvido por Rodrigo Lazarotto,

Posts recomendados

Boa tarde, tenho uma duvida sobre o overclock

 

Antes de tudo, minha configuracão é:

placa-mãe: z390m gaming 

processador: i5-9600kf

memória: 2x8 spectrix d41 3000mhz

armazenamento: 1 ssd bx500 240gb e HD 1 tb

fonte: CX500 corsair

Placa de video: GTX 1050 ti

Refrigeração: Water cooler H45 corsair e diversos coolers normais em todos os lados

 

As minhas memorias na descrição diz que pode chegar até 5000mhz, mas to confuso se isso é ou não overclock. A velocidade dela é 3000mhz, mas eu posso colocar pra rodar mais que isso? E se eu fizer, vou perder a garantia? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Michael_2 Normalmente não perde a Garantia de memorias fazendo over nelas, você vai perder no processador, no entanto sua memorias podem chegar a 5Ghz porém teria que ver se sua placa-mãe vai suportar e o se o processador vai suportar também, caso não suporte o pc vai travar e reiniciar, , mas tome cuidado, pode estar danificando as memorias, processador e placa-mãe, se fizer incorretamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Michael_2 propaganda é uma coisa, realidade é outra. além disso, se você fez essa pergunta é porque muito provavelmente não faz ideia de como refinar um overclock pra chegar nessas altas frequências. então já lhe adianto que você não terá nenhum ganho com nenhum OC nessa ram pois sua placa de vídeo é fraca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Michael_2 disse:

As minhas memorias na descrição diz que pode chegar até 5000mhz, mas to confuso se isso é ou não overclock. A velocidade dela é 3000mhz, mas eu posso colocar pra rodar mais que isso? E se eu fizer, vou perder a garantia? 

 

Sim, isso é overclock.

Dizer que chega é diferente de realmente chegar.
Se essa memória tiver um chip muito bom vai subir até uns 3800, 4000mhz no máximo, isso aumentando tensão etc.
A questão maior é, porque fazer over nas memórias que já são de 3000mhz? Porque a não ser que você vá usar pra aplicações profissionais, não vejo motivo pra subir mais o clock delas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira antes de fazer algum post pela primeira vez aqui, eu já acompanho há muito tempo, e sempre vejo alguém respondendo "pelo visto você não faz ideia do que está falando". Bom, se eu tô perguntando é porque realmente não sei, não estou com planos de fazer oc, só quero entender como funciona, pra aprender e quem sabe um dia eu faça.  

 

@Rodrigo Lazarotto a placa-mãe diz que aguenta até 4133mhz, então esse seria o "limite"? Ou só testando pra saber?

 

@NIGHT FALL Tô perguntando só por curiosidade, não entendo nada de overclock. Uso bastante Photoshop e o After Effects pra edição de fotos e videos. Até o momento não tive nenhum problema, mas se um dia eu precisar, queria saber como funciona 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Michael_2 Olha a minha placa-mãe, quando eu passo do limite ela trava e reinicia ou da tela azul, mas a minha é uma B450 então não sei dizer ao certo como a sua reagiria.

 

E normalmente quando você vai fazer um Over de memoria ou processador é dentro da BIOS ira ter essas opções, não é nada complicado, porém questão de tensão de energia etc... recomendo deixar em auto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tecnicamente, pra esse processador, qualquer coisa acima de 2666 MHz é overclock e, em teoria, invalida a garantia. Inclusive recentemente teve uns escândalos da Intel negando algumas garantias (não só no Brasil) justamente por esse motivo, ter usado RAM acima de 2666 e ter 'estressado' o controlador de memória.

Na prática, não há uma perícia viável que eles possam fazer no processador pra atestar que o dano causado nele foi por OC. O mais ou menos desfecho da história foi a Intel dizendo pros clientes "mintam ao acionar a garantia"... Bizarro. Joga 'Intel garantia XMP' no youtube que você acha vídeos de várias lojas e analistas comentando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Michael_2 disse:

 

@NIGHT FALL Tô perguntando só por curiosidade, não entendo nada de overclock. Uso bastante Photoshop e o After Effects pra edição de fotos e videos. Até o momento não tive nenhum problema, mas se um dia eu precisar, queria saber como funciona 

 

 

 

4 minutos atrás, Rodrigo Lazarotto disse:

@Michael_2 Olha a minha placa-mãe, quando eu passo do limite ela trava e reinicia ou da tela azul, mas a minha é uma B450 então não sei dizer ao certo como a sua reagiria.

 

Não é a placa-mãe que trava, seu over que está ruim (Instável).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Michael_2 disse:

@Shaman93 mas o que precisa "aguentar" essa velocidade não é a placa-mãe? 

São os dois, tanto o controlador de memória, que fica dentro do processador, quanto a placa-mãe. Se pegar uma placa-mãe topo de linha e der azar no processador, não vai conseguir atingir altas frequências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 vi umas pessoas falando que eles só conseguiriam fazer a pericia seu eu levasse todo o equipamento, só com o processador é impossível ou inviável 

adicionado 4 minutos depois
1 minuto atrás, Shaman93 disse:

São os dois, tanto o controlador de memória, que fica dentro do processador, quanto a placa-mãe. Se pegar uma placa-mãe topo de linha e der azar no processador, não vai conseguir atingir altas frequências.

mas você acha que na minha configuração pode dar problema usar a 3Ghz? de 2666mhz pra 3000mhz faz tanta diferença a ponto de poder dar um problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Michael_2 disse:

@Shaman93 vi umas pessoas falando que eles só conseguiriam fazer a pericia seu eu levasse todo o equipamento, só com o processador é impossível ou inviável 

Nem levando todo o equipamento... O que podem fazer é dizer "olha só, a memória é 3000 MHz, violou as especificações do processador, que vai só até 2666 MHz", que é mais ou menos o que rolou num dos casos de garantia negada... Pediram a nota da memória. Mas você pode tanto não enviar (não tem nenhum obrigação legal e tem direito a garantia mesmo assim) ou responder com "usava essa memória setada em 2666/2400 MHz". A analogia é boa: descobrir o que deu errado num processador numa perícia é como determinar a causa de um acidente de trânsito a 1 km de distância usando um binóculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Michael_2 disse:

@Shaman93 mas a minha memoria implementa 2666mhz como base, mas eu ativei o xmp ai ficou 3000mhz ... eles teriam como saber se eu ativei o xmp? porque se pedir a nota eu posso mandar e dizer que nao ativei o xmp 

Não, eles não tem como saber. Inclusive incentivo (e a Intel também, pelo jeito) que faça isso... Essa postura é ridícula por parte da empresa. Quando vemos benchmarks de processadores, quando o assunto é briga Intel x AMD, jogam as frequências das memórias no talo pra extrair cada gota de desempenho.

Aí no cotidiano o fulano vai pagar quase 4 mil num i9 9900k pra usar ele com memórias medíocres de 2666? Por favor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prezados usuários, a Moderação precisou apagar/editar alguns posts que continham trechos desnecessários, indo de encontro com nossas regras. A cordialidade é requisito essencial em nossa comunidade, por isso pedimos que vocês mantenham o respeito durante a participação. Lembramos que aqui a ajuda é voluntária, ninguém é dono da verdade. Caso percebam alguma mensagem que esteja fora de nossas diretrizes, basta usar o botão Denunciar ou entrar em contato com algum moderador.

 

No mais, segue o link com nossas regras, sugerimos que releiam quando possível. Abraços.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!