Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD Goldenfir T650-240 lento desde o primeiro uso


Posts recomendados

Opa, tudo bem?
Comprei um SSD da china, a marca é Goldenfir, o modelo é o T650-240, conectei fiz a primeira formatação, e quando fui transferir os arquivos tive uma surpresa, a velocidade da transferência estava em 17 MB/s, fui pesquisar na net sobre isso, usei o diskmark e o diskinfo e eles dão que o SSD esta com a saúde ótima, comprei outra case, desta vez com USB 3.0 testei em outro SSD ADATA que tenho aqui e a velocidade media de transferência estava em 90 MB/s, quando coloquei o Goldenfir a transferência foi para essa faixa, mas logo desceu e permaneceu constante em 17 MB/s novamente, então vim aqui encarecidamente pedir ajuda a vocês, o que pode ser? tem como resolver o problema? como eu faço?
Já vi muitos videos falando desse problema em SSDs antigos, mas este é novo e só liguei umas 10 vezes para testar, apresentando o problema desde a primeira vez.

403107595_Semttulo.png.5d08ee05e97c81299b0af9287e591d74.png

 

carregamento.png.9754ff378ddee55f28d9309ab8e45bea.png

 

Desde já, obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@joseviniciusrb A velocidade até que não está ruim, qual modelo da sua placa-mãe? Lembrando que pra você atingir essa velocidade do teste o dispositivo que você está copiando os arquivos TAMBÉM deve possuir essa velocidade.

Se eu copio arquivos de um pendrive USB genérico pra um SSD, será na velocidade do pendrive que os arquivos serão copiados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, grievous disse:

@joseviniciusrb A velocidade até que não está ruim, qual modelo da sua placa-mãe? Lembrando que pra você atingir essa velocidade do teste o dispositivo que você está copiando os arquivos TAMBÉM deve possuir essa velocidade.

Se eu copio arquivos de um pendrive USB genérico pra um SSD, será na velocidade do pendrive que os arquivos serão copiados.

 

A placa-mãe é uma ASUS H81M-K, estou transferindo do HD para o SSD, que é SATA 3, como dito anteriormente no outro SSD ADATA que eu tenho aqui a transferência do mesmo arquivo bateu uma constância de 90 MB/s

fiz mais 2 testes

445948474_diskmarkteste2.png.de595de5bd9144634fa75f0a2f164785.png

 

847947831_diskmarkteste3.png.cbbb4709bacd7dc448c1640632452cb7.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@joseviniciusrb Faz o teste no outro SSD (adata) e também no HD?

 

Outra coisa, sua placa-mãe possui 2 portas SATA 3gbps (marrom) e 2 portas SATA 6gbps (amarela). Saberia dizer qual porta SATA seu SSD foi conectado? No seu caso, o correto é ligar na amarela! Se ligar na marrom pode ser que limite a velocidade de seu SSD!

 

sata.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, T1000_2015 disse:

Na bios o controlador do ssd deveria estar como AHCI. Consegue verificar?

 vi a bios aqui, esta em AHCI

bios.png.49f732c128582b4a1c4c5dc03ab2e3cf.png

adicionado 21 minutos depois

@grievous  O SSD está conectado na porta USB 3.0, é externo

segue o diskmark do HD:

234610175_diskmarkHD.png.f7544369360d35347ae3e56217b3b4e6.png

 

segue como cada disco se comporta durante a transferencia, Disco 0 HD, Disco 1 SSD:

 

transferencia.thumb.png.2093bebe6febc6784fef1a3bfd0f1e9f.png

 

segue a velocidade de transferência do outro SSD, o ADATA, com o mesmo arquivo, a imagem esta ruim pois foi de uma gravação que eu havia feito anteriormente

1207860082_WhatsAppImage2020-05-22at11_56_07.jpeg.f6a4d42c3b5387e9c9a88dab0bd6154c.jpeg

 

note que a velocidade de transferência esta bem maior do que a velocidade com o outro ssd, o Goldenfir, e também apresenta maior constância, a curva verde no caso do Goldenfir  fica subindo e descendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@joseviniciusrb Agora eu não entendi foi é nada.

Você tá usando um adaptador externo pra ligar o SSD no PC? Tanto o SSD Goldenfir quanto o SSD Adata foram ligados através do mesmo adaptador externo? Saberia dizer o modelo dele? Se foi isso mesmo, teria como ligar o SSD no PC via porta Sata amarela só pra testar a velocidade se melhora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous  Sim, os testes foram feitos no mesmo adaptador, é um genérico USB 3.0, também testei em um da marca multilaser com USB 2.0, os testes ficaram similares, o HD ADATA constante e com velocidade superior ao SSD Goldenfir, inclusive comprei esse segundo adaptador justamente para ver se o problema era o adaptador, pelo visto é o SSD, queria saber como resolver, ou se não tem jeito mesmo.

na caixa do produto esta dizendo que o modelo é o ET-H2535

é um similar a este

https://www.amazon.com.br/Case-Capa-Para-polegadas-Transparente/dp/B07Y8JY1RF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@joseviniciusrb Bom, a velocidade leitura do SSD Goldenfir não está ruim e pode ser que ele o adaptador USB esteja atrapalhando de alguma forma. Minha sugestão seria ligar o SSD diretamente na porta SATA do PC para testar.

 

Eu sei que isso parece sem sentido mas muitas vezes as coisas não fazem sentido mesmo. Na minha opinião o adaptador externo é mais uma variável que pode influenciar no desempenho e se temos a possibilidade de eliminá-la, porque não? Esses SSDs baratinhos abrem mão de memórias DRAM, controladoras decentes, etc para atingirem preços menores que pode interagir negativamente com adaptadores talvez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei um SSD externo da Kingdian para usar como disco de backup. Comprei na aliexpress no final do ano passado, paguei 280 reais no modelo de 500Gb. Gostei dele por ser bem compacto e de fácil transporte...

(esta na foto em anexo)

 

Nos testes de benchmark do CrystalDiskMark ele atingiu 375Mb/s na gravação e escrita, conectado numa USB 3.0

Ele possui porta USB tipo C, mas vem com um cabo adaptador para USB tipo A 3.0 para o caso do seu computador não possuir o tipo C.

 

Mas para a cópia de arquivos muito grandes acontece o mesmo do que esta acontecendo com o OP. Inicialmente ele começa com velocidades alta(180Mb/s) mas depois de copiar uns 2 ou 3 Gb a velocidade já cai para 20Mb/s, ela não é constante e fica variando muito entre isso e 50-60Mb/s...

 

Para conseguir copiar arquivos muito grandes como 100Gb ou 200Gb leva algumas horas! Eu me decepcionei bastante com isso!

Como a minha intenção era apenas de usar ele como backup para arquivos de filmes, jogos, ISO, videos, etc, então eu faço a cópia apenas uma vez e depois só fico usando ele para leitura...

Mas para alguém que comprou ele com a finalidade de ficar copiando e apagando arquivos grandes o tempo todo, acabou jogou dinheiro fora! 

 

Obs: o meu computador possui um SSD interno Samsung EVO 860, então a limitação não esta na leitura dos arquivos e sim na gravação...

 

 

bc301305e16ec749ac09cfd58ec53996.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@joseviniciusrb Ainda ta bem ruim. Sinceramente eu não sei o que pode ser! Talvez esteja relacionada à qualidade do SSD mesmo conforme o usuário @gutopereira informou a algumas mensagens atrás. Quanto você pagou nessa unidade de SSD mesmo? E qual a capacidade total dele?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outra observação, quando passo o mesmo arquivo do SSD para o HD a velocidade é bem mais rápida, não sei se isso pode dizer muita coisa, mas preferi, dizer também:

 

 

1859507014_dossdparaohd.png.a2171d93f32d97f43428aa78264b70b7.png

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, grievous disse:

@joseviniciusrb Ainda ta bem ruim. Sinceramente eu não sei o que pode ser! Talvez esteja relacionada à qualidade do SSD mesmo conforme o usuário @gutopereira informou a algumas mensagens atrás. Quanto você pagou nessa unidade de SSD mesmo? E qual a capacidade total dele?

 

 

 

Paguei 30,58 dólares, a capacidade é 240 GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@joseviniciusrb É porque quando você joga alguma coisa dentro do SSD você usa a velocidade de gravação e quando você tira alguma coisa dele e joga em outro lugar é a velocidade de leitura e normalmente a velocidade de leitura sempre é maior que a de gravação.

 

Se você fizer um teste com o Crystaldiskmark, só que dessa vez com a opção de 8GB a velocidade sai menor será?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@joseviniciusrb Viu que a velocidade de escrita caiu pra 18,45mb/s? Então isso confirma o que o @gutopereira informou, esse SSD não consegue lidar com arquivos grandes! Agora convenhamos que por 30 dólares levar um SSD de 240GB é bom demais pra ser verdade, sacrifícios foram feitos e o resultado taí.

Pensa num SSD de 240GB simples, sem praticamente nada, esse seria o Kingstom A400 que custa 41 dólares hoje na Newegg. Agora imagina o que que tiveram de abrir mão pra fazer esse Goldenfir chegar a 30 dólares.

Agora pensa num SSD muito bom, o Samsung 860 EVO de 240GB ele custa 59 dólares também na Newegg, esse tem direito a tudo que há de melhor em tecnologia de armazenamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, já tive problema semelhante com um SSD KingSpec, então resolvi criar uma conta aqui só pra tentar ajudar.

No meu caso eu também cheguei a comprar um case USB 3.0 genérico  achando que era esse o problema, mas depois de tanto fazer testes e pesquisar em vão na internet, eu resolvi partir das soluções "bestas", então eu troquei o cabo usb do case por um da samsung e pronto! meu ssd fica agora em 300MB/s +ou- na porta usb 3.0.

Meu problema também era de velocidade de transferência, começava em 250MB/s e logo depois caía pra 20MB/s. Fiz o teste trocando pelo cabo genérico e o problema voltou, então coloquei de volta o cabo samsung e não apareceu mais o problema.

 

Outro ponto sobre esses tipos de SSD baratos é que após instalar o windows neles, pode ser que eles fiquem em 100% de utilização, não sei o motivo disso, então vou dar outra dica para resolver esse possível problema futuro.

Quando tive esse problema, busquei e tentei usar todas as soluções que achei na internet e não funcionou, então eu pensei "e se eu forçar a escrita e leitura de todo o sistema e forçar essa realocação de memória?", logo criei um espaço não alocado de 1MB no fim da partição do windows e depois de criada eu movi esse espaço não alocado para o início da partição, forçando toda a partição C: a se realocar no SSD, depois disso e de reiniciar o pc, a porcentagem de uso caiu para 0% e fica normalmente (sem estresse) entre 0% e 10%.

 

Já tive esse problema de uso do SSD em 100% apenas 3 vezes e nas 3 vezes essa solução funcionou pra mim. O problema é que demora várias horas esse processo.

Obs.: Faço todo esse processo de criação e realocação de partição pelo EaseUS Partition Master 11.9, não sei se nas versões recentes ele permite isso de graça.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Esse problema acontece porque o SSD existe uma "memória cache"  dentro dele, o conceito correto é SLC, TLC... SSD´s vagabundo tem esse "cache" muito pequeno e com qualidade de material muito vagabundo. Esse cache é o que define mais ou menos qual o tamanho que  o SSD vai suportar transferir  em uma velocidade alta, quando lota esse "cache", a velocidade vai cair drasticamente. Os SSD´s vagabundos  não aguentam fazer transferência de arquivo com velocidade alta em arquivos médios e grandes, quando a velocidade cai, muitas vezes fica pior que usar um pendrive.

O software CrystalDiskMark só mostra a velocidade máxima que a escrita e leitura pode chegar, mas não mostra quanto tempo isso irá permanecer, é um teste bem superficial.

Infelizmente o SSD da marca Goldenfir é meio fraco nisso, sem contar que a compra dele é um tiro no escuro, uma roleta russa, se tiver sorte pode funcionar, mas com essas limitações que mencionei e durar um tempo, mas existem muitos casos em que nem funcionou, e principalmente que funcionou em um primeiro momento e depois de alguns meses parou de funcionar. 

Só vale a pena comprar ele se for pra um pc que a pessoa mal use e não guarde, ou use arquivos importantes nele. E ainda assim estar ciente que ele pode falhar a qualquer momento.

É aquela coisa, pode até pagar barato, mas não tenha expectativa. 

Tem muitos SSD´s chineses que são bons, mas não são baratos em comparação com essas marcas de menor qualidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!