Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade Memória x Cpu


Posts recomendados

Olá pessoal, nos últimos dias venho dando uma olhada em alguns hardwares pra dar um Update na minha máquina, e me deparei com uma promoção muito boa de uma certa memória, como não manjo muuuito de Hardware ainda, decidi comprá-la aproveitando essa oferta.

A memória é a seguinte:

Memória Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4, CL16, Preto - CMK8GX4M1A2400C16

https://www.kabum.com.br/produto/84471/memoria-corsair-vengeance-lpx-8gb-2400mhz-ddr4-cl16-preto-cmk8gx4m1a2400c16

 

Comprei também uma Placa-mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101715

 

E um Processador Ryzen 5 3400g

https://www.kabum.com.br/produto/102249/processador-amd-ryzen-5-3400g-cache-4mb-3-7ghz-4-2ghz-max-turbo-am4-yd3400c5fhbox

 

Como sou ainda um pouco leigo no assunto, sabia apenas da compatibilidade necessária entre Mobo + Cpu, pois o encaixe difere, e a compatibilidade de Memórias DDR3, DDR4 etc, com a Mobo, pois o encaixe também difere.

 

Mas NÃO sabia da compatibilidade entre Memória + Cpu.

 

Após dar uma olhada por aí, percebi que realmente existem Memórias pra cada CPU, e essa memória que comprei, até mesmo na caixa (burrice minha, no desespero pra aproveitar a promoção) têm somente a logo da Intel, e nao da AMD.

 

Fui no site do fabricante (Corsair) e realmente lá também diz que tais memórias são compatíveis apenas com Intel 100 Series,Intel 200 Series,Intel 300 Series.

https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Memória/VENGEANCE-LPX/p/CMK8GX4M1A2400C16#tab-tech-specs

 

A pergunta que não quer calar é: Essa Memória simplesmente não vai funcionar com meu Processador (não reconhecer, não ligar o Pc ou whatever) ou pode ainda colocar em perigo o CPU? Li em alguns forums que o que difere é a tensão entre as Memórias, então tenho medo de até mesmo "fritar" o Cpu ou danificar a Mobo, sei lá.