Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade Memória x Cpu


Posts recomendados

Olá pessoal, nos últimos dias venho dando uma olhada em alguns hardwares pra dar um Update na minha máquina, e me deparei com uma promoção muito boa de uma certa memória, como não manjo muuuito de Hardware ainda, decidi comprá-la aproveitando essa oferta.

A memória é a seguinte:

Memória Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4, CL16, Preto - CMK8GX4M1A2400C16

https://www.kabum.com.br/produto/84471/memoria-corsair-vengeance-lpx-8gb-2400mhz-ddr4-cl16-preto-cmk8gx4m1a2400c16

 

Comprei também uma Placa-mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101715

 

E um Processador Ryzen 5 3400g

https://www.kabum.com.br/produto/102249/processador-amd-ryzen-5-3400g-cache-4mb-3-7ghz-4-2ghz-max-turbo-am4-yd3400c5fhbox

 

Como sou ainda um pouco leigo no assunto, sabia apenas da compatibilidade necessária entre Mobo + Cpu, pois o encaixe difere, e a compatibilidade de Memórias DDR3, DDR4 etc, com a Mobo, pois o encaixe também difere.

 

Mas NÃO sabia da compatibilidade entre Memória + Cpu.

 

Após dar uma olhada por aí, percebi que realmente existem Memórias pra cada CPU, e essa memória que comprei, até mesmo na caixa (burrice minha, no desespero pra aproveitar a promoção) têm somente a logo da Intel, e nao da AMD.

 

Fui no site do fabricante (Corsair) e realmente lá também diz que tais memórias são compatíveis apenas com Intel 100 Series,Intel 200 Series,Intel 300 Series.

https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Memória/VENGEANCE-LPX/p/CMK8GX4M1A2400C16#tab-tech-specs

 

A pergunta que não quer calar é: Essa Memória simplesmente não vai funcionar com meu Processador (não reconhecer, não ligar o Pc ou whatever) ou pode ainda colocar em perigo o CPU? Li em alguns forums que o que difere é a tensão entre as Memórias, então tenho medo de até mesmo "fritar" o Cpu ou danificar a Mobo, sei lá.

 

Post um pouco longo, mas peço que por favor me tirem essas dúvidas. ❤️

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthewq  A pergunta mais importante, qual é o processador?

Aproveite e descreva também marca e modelo da fonte.

 

23 minutos atrás, Matthewq disse:

Após dar uma olhada por aí, percebi que realmente existem Memórias pra cada CPU, e essa memória que comprei, até mesmo na caixa (burrice minha, no desespero pra aproveitar a promoção) têm somente a logo da Intel, e nao da AMD.

 

Fui no site do fabricante (Corsair) e realmente lá também diz que tais memórias são compatíveis apenas com Intel 100 Series,Intel 200 Series,Intel 300 Series.

 

 

Isso não existe. A compatibilidade da memória é com o chipset, desde que o mesmo tenha suporte independe qual o processador (AMD ou INTEL).
O máximo que vai acontecer é precisar atualizar a bios pra incluir um novo lote de memória na lista de reconhecimento.

 

25 minutos atrás, Matthewq disse:

Li em alguns forums que o que difere é a tensão entre as Memórias, então tenho medo de até mesmo "fritar" o Cpu ou danificar a Mobo, sei lá.

 

Isso é assunto pra quem quer fazer overclock, pra uso comum basta plugar a memória e usar, a bios e windows cuidam do resto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processador é um Ryzen 5 3400g

A fonte é uma Fonte EVGA 500W 80 Plus White

 

 

2 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Isso não existe. A compatibilidade da memória é com o chipset, desde que o mesmo tenha suporte independe qual o processador (AMD ou INTEL).
O máximo que vai acontecer é precisar atualizar a bios pra incluir um novo lote de memória na lista de reconhecimento.

 

Me desculpe a pergunta mas, se realmente não importa, porque a fabricante colocaria na descrição dos produtos que somente suportam tal marca? É possivel que eles somente tenham "testado" naquele devido setup, e não nos amd?

Também fui na página da Gigabyte da minha placa-mãe, e nas listas têm várias memórias da Corsair, mas nenhuma com esse exato código, CMK8GX4M1A2400C16, da minha memória.

 

Posso plugar tudo e tentar ligar sem medo então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthewq Se o fabricante ou o vendedor deixa explícito que a memória é específica para determinada plataforma, provavelmente você terá problemas caso não siga a recomendação. Embora não comum, mas realmente há esta distinção, embora até hoje eu nunca ter encontrado alguma explicação plausível.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Matthewq disse:

Me desculpe a pergunta mas, se realmente não importa, porque a fabricante colocaria na descrição dos produtos que somente suportam tal marca? É possivel que eles somente tenham "testado" naquele devido setup, e não nos amd?

Porque:

  1. A maioria dos kits DDR4 foram lançados em uma época que só Intel tinha processador para essa RAM (seja da época X99 ou Sky/Kaby Lake), a chegada da AMD é relativamente recente, então não tinha o menor sentido em dizer que havia suporte. E por falar em suporte...
  2. No lançamento dos Ryzen de primeira geração, compatibilidade era um problema sério, não era qualquer RAM que pegava. Aliás, era mais é que poucas RAMs pegavam. Isso não é mais verdade, mas no pouco período que valeu, tiveram alguns kits dizendo que foram testados para Ryzen.
  3. O consumidor olha "suporta intel, vou comprar porque o outro fabricante não disse que funciona (muito embora funcione sim).
54 minutos atrás, Matthewq disse:

Também fui na página da Gigabyte da minha placa-mãe, e nas listas têm várias memórias da Corsair, mas nenhuma com esse exato código, CMK8GX4M1A2400C16, da minha memória.

Ignore a lista de QVL, ela é mais uma lista do tipo "enquanto estávamos desenvolvendo a placa-mãe, nós usamos esses kits para testar a BIOS" do que uma lista de coisas que funcionam VS não funcionam.

 

 

Em todo caso, esqueça problema com RAM, fique mais preocupado da sua placa-mãe vir com BIOS desatualizada e não aceitar o processador do que qualquer outra coisa. Não é muito provável que aconteça, ainda mais se comprou a placa nova numa loja grande como o Kabum, mas é tecnicamente possível.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pessoal, também comecei a ler uns foruns gringos e cheguei nessa mesma conclusão, hoje em dia realmente não faz sentido criar RAMS somente pra um tipo de processador... Uma boa parte disso tudo pode ser jogada de Marketing mesmo.

Também li em alguns lugares que, apesar do Ryzen 5 3400g ser dos "3000", ele ainda sim é de segunda geração, 12nm e tal... Mas realmente pode ser que tenha que atualizar a Bios mesmo...

Valeu pessoal do forum, vocês são demais. ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!