Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Display fonte minipa MPL-1303


Posts recomendados

Olá amigos, tenho uma fonte minipa mpl-1303 velha aqui em casa e gostaria de aproveitar o voltímetro e amperímetro dela para usar em uma que estou fazendo. Percebi que os CI's responsáveis por isso são dois ICL7660, pesquisando na internet tentei descobrir como esse ci funciona mas não consegui fazer ele funcionar, estou com dificuldade para achar a ligação que devo fazer no conector branco que tem na placa. Alguém pode me ajudar?

 

IMG_20200531_230245714.thumb.jpg.3b3dc17330c1393cbd4feca1c4b8860e.jpgIMG_20200531_230252730.thumb.jpg.042e61d65ae8bfe0d540531dc2df624d.jpgIMG_20200531_230259605.thumb.jpg.6ffe94895fcdffe20040ea54e0efea45.jpg

adicionado 7 minutos depois

Corrigindo... O CI correto é o ICL7107

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, silvachris97 disse:

é o ICL7107

Esse ci precisa de fonte simétrica pra funcionar, com +5V e -5V estabilizados. 

O +5V entra no pino 1 do CI

O terra vai no pino 21

E o - 5V no pino 26

 

Os pinos que sobrarem são das entradas de tensão 

O negativo da tensão a ser medida vai ao pino 30. 

O positivo ao pino 31, porém este sempre tem um resistor em série. 

 

Use um multímetro na escala do apito ou de 200R pra descobrir quem é quem. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

@silvachris97 conseguiu fazer funcionar?tambem tenho o mesmo problema aqui, queria usar esse  voltimetro e esse amperimetro para fazer uma fonte de tensão ajustavel

agora, cardela disse:

@silvachris97 conseguiu fazer funcionar?tambem tenho o mesmo problema aqui, queria usar esse  voltimetro e esse amperimetro para fazer uma fonte de tensão ajustavel

o soquete de entrada tem seis fios, você ja identificou o que é cada um deles?

@Renato.88 como você pode ver nas fotos do Silva, o soquete de entrada tem seis fios coloridos, como sera que eles seriam identificados pra usarmos esse voltimetro e o amperimetro?O voltimetro e o amperimetro sao de 03 displays, e nao de 04 como no esquema sugerido.Desculpe tentas perguntas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, cardela disse:

O voltimetro e o amperimetro sao de 03 displays, e nao de 04 como no esquema sugerido.

Dá no mesmo, só não colocaram o display a mais porque ele serve pra medir acima de 100V e fonte de bancada não fornece tensão nesse valor. 

 

Com um multímetro é só seguir o esquema, só toma cuidado que esses cis são chatos, qualquer coisinha errada e pode jogar no lixo. 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cardela disse:

@silvachris97 conseguiu fazer funcionar?tambem tenho o mesmo problema aqui, queria usar esse  voltimetro e esse amperimetro para fazer uma fonte de tensão ajustavel

o soquete de entrada tem seis fios, você ja identificou o que é cada um deles?

@Renato.88 como você pode ver nas fotos do Silva, o soquete de entrada tem seis fios coloridos, como sera que eles seriam identificados pra usarmos esse voltimetro e o amperimetro?O voltimetro e o amperimetro sao de 03 displays, e nao de 04 como no esquema sugerido.Desculpe tentas perguntas

Renato, desculpe mas ainda não entendi.Sao 6 fios coloridos entrando no soquete, como consigo identificar com o voltímetro o que significa cada um deles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cardela disse:

Renato, desculpe mas ainda não entendi.Sao 6 fios coloridos entrando no soquete, como consigo identificar com o voltímetro o que significa cada um deles?

Segue o esquema e as anotações que eu fiz acima. 

Use o teste de continuidade do multímetro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 desculpe, mas não sei o que fazer.Sao 6 fios que chegam ao soquete da foto , como consigo identificar o que faz cada um dos 6 fios? consigo usar esses dois indicadores de tensão e corrente pra fazer uma fonte de bancada?

14 minutos atrás, cardela disse:

@Renato.88 desculpe, mas não sei o que fazer.Sao 6 fios que chegam ao soquete da foto , como consigo identificar o que faz cada um dos 6 fios? consigo usar esses dois indicadores de tensão e corrente pra fazer uma fonte de bancada?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cardela disse:

Sao 6 fios que chegam ao soquete da foto , como consigo identificar o que faz cada um dos 6 fios?

Com o multímetro você acha em qual pino do CI vai dar, ali em cima está escrito a função de cada um. 

1 hora atrás, cardela disse:

consigo usar esses dois indicadores de tensão e corrente pra fazer uma fonte de bancada?

Consegue. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 boa tarde, no soquete de 6 pinos, identifiquei 5 deles, porém o primeiro pino, onde chega o fio amarelo, nao consegui identificar.

2pino corresponde ao negativo da tensão (terminal 30 do CI:fio laranja)

3pino corresponde ao terra(terminal 21 do CI:fio vermelho)

4pino corresponde ao positivo da tensão(terminal 31 do CI:fio marrom)

5pino corresponde ao +5V(terminal 1 do CI:fio preto) 

6pino corresponde ao -5V(terminal 26 do CI:fio branco)

 

No esquema acima sao 5 pontos de conexao, certo?

você consegue me ajudar a identificar o fio amarelo/1pino ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, cardela disse:

2pino corresponde ao negativo da tensão (terminal 30 do CI:fio laranja)

4pino corresponde ao positivo da tensão(terminal 31 do CI:fio marrom)

Lembrando que esses são os fios que vão para a saída da fonte, é a tensão a ser medida. 

10 minutos atrás, cardela disse:

você consegue me ajudar a identificar o fio amarelo/1pino ?

Se sua placa tem dois cis igual ao da foto acima, provavelmente está ligado no pino 31 do outro ci. 

 

11 minutos atrás, cardela disse:

5pino corresponde ao +5V(terminal 1 do CI:fio preto) 

6pino corresponde ao -5V(terminal 26 do CI:fio branco)

A alimentação para esses pinos deve ser feita com tensão estabilizada, caso contrário o voltímetro não funciona bem, e pior ainda pode queimar se a tensão for acima de 5V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 testei, esse pino nao vai a nenhum dos 80 terminais dos dois CIs(40 terminais em cada um).

O fato de um CI estar associado ao display de tensão e o outro estar associado ao display de corrente, nao ajuda a gente a descobrir a funcao deste pino 1 do soquete?o que você acha?  

agora, cardela disse:

@Renato.88 testei, esse pino nao vai a nenhum dos 80 terminais dos dois CIs(40 terminais em cada um).

O fato de um CI estar associado ao display de tensão e o outro estar associado ao display de corrente, nao ajuda a gente a descobrir a funcao deste pino 1 do soquete?o que você acha?  

poderia ter algum resistor em serie, e portanto o multimetro nao apitar?

15 minutos atrás, cardela disse:

@Renato.88 testei, esse pino nao vai a nenhum dos 80 terminais dos dois CIs(40 terminais em cada um).

O fato de um CI estar associado ao display de tensão e o outro estar associado ao display de corrente, nao ajuda a gente a descobrir a funcao deste pino 1 do soquete?o que você acha?  

poderia ter algum resistor em serie, e portanto o multimetro nao apitar?

segui esse ponto ate a placa de controle, e cheguei num trimpot, em serie com um resistor, poderia ser a entrada do circuito da corrente a ser mostrada no display de corrente?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, cardela disse:

poderia ter algum resistor em serie, e portanto o multimetro nao apitar?

Sim. 

Pode ser outro componente também.  

Assim como é mostrado no esquema ali em cima a entrada de tensão do pino 30 é feita via resistor de 1M ohm, assim o multímetro não apita.

Tem que ter um fio para cada ci, são dois voltímetros praticamente iguais com diferença no cálculo da escala. A conversão de corrente para tensão em um deles é feita na placa da fonte. 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, cardela disse:

os terminais 30(pino 2) e 31(pino4) estariam associados a medida de tensão(um dos displays)

Certo. 

2 horas atrás, cardela disse:

 o pino 1 deve estar associado a ao display que indica a corrente, certo?

Se for o pino 1 do soquete é sim. 

Provavelmente passa por resistores, pois não pode ligar tensão direta no ci, ele queima.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 como eu consigo esses +5V e -5V?

Em 14/12/2020 às 00:59, cardela disse:

@Renato.88 desculpe, mas não sei o que fazer.Sao 6 fios que chegam ao soquete da foto , como consigo identificar o que faz cada um dos 6 fios? consigo usar esses dois indicadores de tensão e corrente pra fazer uma fonte de bancada?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm to querendo pegar as saidas do protoboard e conectar na fonte de bancada da Minipa

Peguei essa fonte Minipa usada, que veio sem a placa da fonte, vou tentar refazer a placa.

você tem alguma sugestao legal ai?

agora, cardela disse:

@alexandre.mbm to querendo pegar as saidas do protoboard e conectar na fonte de bancada da Minipa

Peguei essa fonte Minipa usada, que veio sem a placa da fonte, vou tentar refazer a placa.

você tem alguma sugestao legal ai?

você conhece esta fonte Minipa MPL1303? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@cardela, pelo que entendi você tem a casca, inclusive os mostradores, e quer fazer uma fonte para colocar dentro.

 

images.jpeg.08d9088a2c2060bf7b351e38f4a0255a.jpeg

 

Você a chamou "de potência". Então indaguei como pretende testar altas correntes usando uma protoboard.

 

Mas não demorou, eu comecei a imaginar que a protoboard pode ser usada apenas como uma interface com os mostradores, os quais ainda estão para ser completamente entendidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm tem o transformador+mostradores+placa de saida para os bornes+placa de controle.

Esta faltando a placa de potencia, que veio faltando, provavelmente tiraram pra arrumar e nao conseguiram, nao sei.Comprei no mercado livre por 50,00 e queria tentar recuperar essa fonte de bancada 

agora, cardela disse:

@alexandre.mbm tem o transformador+mostradores+placa de saida para os bornes+placa de controle.

Esta faltando a placa de potencia, que veio faltando, provavelmente tiraram pra arrumar e nao conseguiram, nao sei.Comprei no mercado livre por 50,00 e queria tentar recuperar essa fonte de bancada 

se nao conseguir, vou tentar reutilizar o toroide e os mostradores para fazer outra fonte, usado 1(uma saisa) ou 2(duas saidas) step down

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!