Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Display fonte minipa MPL-1303


Posts recomendados

  • Membro VIP
33 minutos atrás, cardela disse:

reutilizar o toroide e os mostradores para fazer outra fonte

Foi o que sugeri pra "outro membro" recentemente. O step down tem a vantagem do menor aquecimento mas a desvantagem da ruidêra.

"Você ou o circuito que vai ser alimentado decide"

 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, .if disse:

Foi o que sugeri pra "outro membro"

Mas foi pra ele mesmo, no início do tópico, não?! 

30 minutos atrás, .if disse:

O step down tem a vantagem do menor aquecimento mas a desvantagem da ruidêra.

"Você ou o circuito que vai ser alimentado decide"

Sendo fonte de bancada, melhor linear. 

Sendo somente pra fazer testes, o desperdício de energia dela não faz diferença pois fica ligado por pouco tempo. 

Nas aplicações mais demoradas, geralmente os componentes em teste têm consumo menor. 

1 minuto atrás, alexandre.mbm disse:

Como achamos?

Na aba de pesquisa do fórum. 

Mas se não me engano é outro modelo, porém internamente é a mesma coisa o que muda é o painel. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, cardela disse:

@alexandre.mbm @alexandre.mbm a minha fonte é a MPL1303, nao é a 1303M que você colocou na foto. Essa MPL1303 é um modelo anterior, mais velho.Sera que a placa de potencia é igual?As duas sao de 0 a 32V-3A. atualmente a Minipa tem a venda a MPL 1305M (de 0 a32V-5A)

No fim deve ser tudo igual e se não for deve ser fácil adaptar. 

No seu lugar eu compraria essa de 5A mesmo, mais fácil adaptar essa do que fazer uma nova. 

 

Porém eu no meu lugar faria a placa, pois tenho tudo a mão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, cardela disse:

@Renato.88 Renato, como somos vizinhos, você nao poderia me ajudar a consertar? 

A minha ideia seria montar no protoboard essa fonte de potencia que esta faltando, conforme esquema eletrico do Eduardo e interligar com a placa de controle/displays e saidas do transformador toroidal(todos os chicotes estão aqui disponiveis.O que você acha?

2 minutos atrás, Renato.88 disse:

Talvez. 

Tem link pro anúncio da placa de 5A, não consegui ver. 

nao entendi?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, cardela disse:

O que você acha? 

Pelo menos vai da pra saber se o resto da fonte funciona. 

6 minutos atrás, cardela disse:

Não entendi

Você disse que tem um cara vendendo no mercado livre outra placa, de outro modelo de fonte. Queria ver o anúncio dele, talvez pela foto de pra ver se é igual a sua. 

 

@alexandre.mbm não é esse tópico, esse o próprio @cardela levantou essa semana pra falar da fonte. 

O tópico que eu falo tem foto da parte dos bornes e da placa onde estão os potenciômetros, pois é lá que fica os reguladores de tensão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 so nao entendi o seu comentario de que eu posso estragar o protoboard.Vou alimentar o protoboard a partir do chicote do toroidal, conforme o esquema do eduardo.A tensão maxima de saida do toroidal é 44,3Vrms(fio marrom).Dai vou virando o potenciometro e verificando a tensão no display e tambem medindo com o multimetro nos bornes de saisa da fonte  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, cardela disse:

.A tensão maxima de saida do toroidal é 44,3Vrms(fio marrom)

É certeza que a fonte não funciona com essa tensão. 

Provavelmente é a metade, ou seja 22V.

Toma cuidado com as ligações do trafo, tem fio para alimentar o painel e fio para funcionar a saída da fonte. 

Não pode misturar os enrolamentos. 

4 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

@cardela , testar tensões, OK. Mas ligar cargas, testando correntes altas, vai esquentar coisa.

Exatamente, se der curto ou colocar carga os componentes esquentam e derrete a protoboard. 

Além de tudo costuma dar mal contato. 

 

Sendo uma montagem tão simples, uma montagem aranha cai bem. Além de que muita coisa do circuito original pode ser eliminado no teste, pois não faz falta. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

 

Por exemplo?

Aqueles relés que fazem a troca de tap por exemplo. 

Também tem vários resistores que podem ser eliminados no teste. Porém na montagem definitiva são componentes úteis, servem pra estabilizar a fonte. 

 

Naquele esquema os componentes R5 e C5 estão invertidos. 

E achei o tópico que eu disse antes, mas a fonte é outra. 

Bem diferente, mas tem alguma semelhança:

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Renato.88 disse:

Mas foi pra ele mesmo, no início do tópico, não?! 

Virou a página... foquei na dúvida...kk... de fato há confusões generalizadas, conforme já se notaram...

Pra corroborar os nobre colegas, protoboard e potência não se dão bem. Dica semi prática: não ultrapasse 24v e 200mA. Corroboro também a 🕷️😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Renato.88 disse:

É certeza que a fonte não funciona com essa tensão. 

Provavelmente é a metade, ou seja 22V.

Toma cuidado com as ligações do trafo, tem fio para alimentar o painel e fio para funcionar a saída da fonte. 

Não pode misturar os enrolamentos. 

Exatamente, se der curto ou colocar carga os componentes esquentam e derrete a protoboard. 

Além de tudo costuma dar mal contato. 

 

Sendo uma montagem tão simples, uma montagem aranha cai bem. Além de que muita coisa do circuito original pode ser eliminado no teste, pois não faz falta. 

 

4 horas atrás, Renato.88 disse:

É certeza que a fonte não funciona com essa tensão. 

Provavelmente é a metade, ou seja 22V.

Toma cuidado com as ligações do trafo, tem fio para alimentar o painel e fio para funcionar a saída da fonte. 

Não pode misturar os enrolamentos. 

Exatamente, se der curto ou colocar carga os componentes esquentam e derrete a protoboard. 

Além de tudo costuma dar mal contato. 

 

Sendo uma montagem tão simples, uma montagem aranha cai bem. Além de que muita coisa do circuito original pode ser eliminado no teste, pois não faz falta. 

Renato, no esquematico feito/atualizado pelo companheiro MOR em Outubro, no terminal 12 de um dos  reles, a tensão de entrada é 44,3Vrms.Queria alimentar a entrada do protoboard com as quatro tensoes de saida do toroidal, conforme mostra o esquematico e as cores dos fios(medi as 4 saidas do toroidal, e confirmaram os valores do esquematico do MOR).

1 minuto atrás, cardela disse:

 

Renato, no esquematico feito/atualizado pelo companheiro MOR em Outubro, no terminal 12 de um dos  reles, a tensão de entrada é 44,3Vrms.Queria alimentar a entrada do protoboard com as quatro tensoes de saida do toroidal, conforme mostra o esquematico e as cores dos fios(medi as 4 saidas do toroidal, e confirmaram os valores do esquematico do MOR).

Renato,  os diodos zener 1D5(5V1) e  1D14(2V4) e os resistores fio 1R11 e 1R12(0R85x6W); 1R5(100Rx6W); 1R3(2kx6W); 1R2(560Rx2W)  sao faceis de encontrar?E o resistor fusivel 1RT1(RF60 010B).Se nao conseguir acha-los, você tem alguma sugestao pra substitui-los?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, cardela disse:

Renato, no esquematico feito/atualizado pelo companheiro MOR em Outubro, no terminal 12 de um dos  reles, a tensão de entrada é 44,3Vrms

É mais como eu disse a tensão existe, mas a fonte não usa. 

Existe um jogo ali nos relés que faz o trafo fornecer outros valores. 

O capacitor ali no esquema é de 63V, se jogar essa tensão de 44V, a tensão de pico chega na casa dos 60V, dependendo da variação pode explodir o capacitor. 

Os relés combinam os valores em 15, 24 e 35V de acordo com a tensão de saída. 

O objetivo disso é não desperdiçar energia nos transistores de saída. 

 

3 horas atrás, cardela disse:

os diodos zener 1D5(5V1) e  1D14(2V4) e os resistores fio 1R11 e 1R12(0R85x6W); 1R5(100Rx6W); 1R3(2kx6W); 1R2(560Rx2W)  sao faceis de encontrar?E o resistor fusivel 1RT1(RF60 010B).Se nao conseguir acha-los, você tem alguma sugestao pra substitui-los?

O pior é o resistor de 0R85, mas pode ser substituído pelo 0R68. Já que servem somente pra equalizar os transistores diferentes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!