Ir ao conteúdo

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado

Olá.

Comprei um arduino uno e até hoje não consegui instalar ele. Ao abrir o gerenciador de dispositivos, há a seguinte mensagem:

497496275_Semttulo.thumb.png.2db7e2f92ad7d9468a11c4b7b0084c92.png97838331_2Semttulo.png.f03108420cb694059aadf6998e6f7eb8.png933163170_3Semttulo.png.5aa7870a82de864814fc187362eb59c7.png

Ele diz que uma seção de instalação de serviço neste INF é inválida.

 

Meu Arduino UNO R3 é este:

uno-r3-cabo-usb-para-arduino-1b8776d4.jpg.8e18112e62daaa38451cc35e5c50f79c.jpg

Especificações:

 

Microcontrolador: ATmega328

- Tensão de Operação: 5V

- Tensão de Entrada: 7-12V

- Portas Digitais: 14 (6 podem ser usadas como PWM)

- Portas Analógicas: 6

- Corrente Pinos I/O: 40mA

- Corrente Pinos 3,3V: 50mA

- Memória Flash: 32KB (0,5KB usado no bootloader)

- SRAM: 2KB

- EEPROM: 1KB

- Velocidade do Clock: 16MHz

 

O chip conversor serial é o atmel mega16u2

  • Membro VIP
Postado

Olá @ederlap, Tenho também a IDE arduino 1.8.5 instalada.

Nela mostra como se não tivesse nada conectado:

A aba 'Porta' não entra e quando clico em Obter informações da Placa diz Por favor selecione uma porta para obter informações da placa.

Ao carregar o 'blink' para a placa arduino diz que há um Problema ao carregar para a placa.

 

123.png.3d9e11065fb176674d4a83e044fa1c07.png

  • Membro VIP
Postado

@Eder Neumann  Eu fiz o processo descrito no site que você indicou:

 

"Instale os drivers da placa

Se você usou o Instalador, o Windows - do XP até 10 - instalará os drivers automaticamente assim que você conectar sua placa.

Se você baixou e expandiu o pacote Zip ou, por algum motivo, o quadro não foi reconhecido corretamente, siga o procedimento abaixo.

Clique no menu Iniciar e abra o painel de controle.

Enquanto estiver no Painel de Controle, navegue para Sistema e Segurança. Em seguida, clique em Sistema. Quando a janela Sistema aparecer, abra o Gerenciador de dispositivos.

Procure em portas (COM e LPT). Você deverá ver uma porta aberta denominada "Arduino UNO ( COMxx )". Se não houver uma seção COM & LPT, procure em "Outros dispositivos" para "Dispositivo desconhecido".

Clique com o botão direito do mouse na porta "Arduino UNO ( COmxx )" e escolha a opção "Atualizar driver".

Em seguida, escolha a opção "Procurar no meu computador pelo driver".

Por fim, navegue e selecione o arquivo do driver chamado "arduino.inf" , localizado na pasta "Drivers" do download do software Arduino (não no subdiretório "FTDI USB Drivers"). Se você estiver usando uma versão antiga do IDE (1.0.3 ou anterior), escolha o arquivo de driver Uno chamado "Arduino UNO.inf"

O Windows concluirá a instalação do driver a partir daí."

 

Mas ao realizar isto,  windows retornou a seguinte mensagem:

456.png.1a7936d62461273f8d083f65b5cef3f5.png

 

Nota: Ao ir em C:\Program Files\Arduino\drivers, eu visualizo o arquivo arduino.inf, o que quer dizer que ele existe.

  • Membro VIP
Postado

-Coloca em outra usb

-Verifique a configuração da usb no setup bios

-Desinstale/reinstale o programa e drivers

-Rode como adminstrador

-Rode no modo compatibilidade com versão anterior

-Coloque em outro pc

-etc...

 

O meu roda no linux mint de boa mas de fato tive que fazer uma ginásticazinha 😁

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Eder Neumann

1 hora atrás, Eder Neumann disse:

windows update ta em dia?

Então, há 75 atualizações importantes para atualizar, mas como o meu windows não é original não sei se é uma boa ideia realizar a atualização.

 

@Isadora Ferraz

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

-Coloca em outra usb

-Verifique a configuração da usb no setup bios

-Desinstale/reinstale o programa e drivers

-Rode como adminstrador

-Rode no modo compatibilidade com versão anterior

-Coloque em outro pc

-etc...

 

O meu roda no linux mint de boa mas de fato tive que fazer uma ginásticazinha 😁

Eu coloquei em outra USB ( antes estava conectado em uma extensão USB),  apaguei os drivers das instalações automáticas, entrei pela conta de administrador e coloquei o driver manualmente da pasta drivers da IDE arduino e então apareceu a seguinte mensagem: 

789.png.751618f29da28e54edddf1365977f2f5.png

 

Queria saber se não dá pra abaixar o arquivo arduino.inf para instalar.

Postado

se nao veio junto dos programas do arduino acho q n sera estão fácil acha-lo...

 

as atualizaçoes do windows deveriam trazer este arquivo em algum momento.

 

com relaçao ao windows sugiro a aquisição

  • Curtir 1
Postado

Arduno original? Apesar de dizer isto nas especificações, verifique se é este mesmo o chip, as vezes pode ser outro como o ch340 (no win10 acho que reconhece automaticamente este também).

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Blumer Celta

19 horas atrás, Blumer Celta disse:

Arduno original? Apesar de dizer isto nas especificações, verifique se é este mesmo o chip, as vezes pode ser outro como o ch340 (no win10 acho que reconhece automaticamente este também).

O arduino não é original. Comprei na eletrogate junto de um kit. O arduino  é o da versão UNO. Veja a foto do chip conversor serial: 15913702779041523046774.thumb.jpg.8e16bb6c0e475b2bc471cf2086065f4c.jpgé o atmel MEGA16U2 PH A272NB

 

Meu Windows 7 de 32 bits

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Olás... só pra constar, arduinos e cia não tem este lance de original e afins. É projeto open source e vale tudo. Ou seja, todos têm que te satisfazer a contento.

E isto daí não conversor. É um mc pregravado com porta USB que traduz a conversa pro outro mc aliás do mesmo fabricante. Ainda não pesquisei/precisei mas deve ter uma forma de regravá-lo se for o caso.

off ...

Pelo intervalo entre retornos, o autor deve ter coisa mais importante pra fazer. Eu (eu) me desesperaria e não sossegava o facho até o trem rodar 🤪

  • Curtir 1
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Consegui!!

Mandei Formatar meu PC para windows 7 e deu certo agora PC reconhece Arduino e Consigo gravar códigos no arduino. Obrigado pelas ajudas e desculpas pela demora para responder. Valeu.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!