Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

lá. 

Tenho um projeto de controlar a TV minha com o arduino. Já Pesquisei e vi programas para mostrar o código hexadecimal com arduino. Fiz isso. Veja:

1)      FF9A65   

2)      FF9867

3)      FFB24D

4)      FF708F

5)      FFB04F

6)      FF8A75

7)      FF48B7

8-      FF8877

9)      FFA25D

10)   FF609F   

Agora queria um código para a IDE arduino para o arduino emitir esses códigos com um LED infravermelho. Só que até agora minhas pesquisas não me mostraram isso. Se vcs pudessem me ajudar.

Postado
  Em 06/06/2020 às 22:55, Isadora Ferraz disse:

Mas ... de onde veio e como você fez aquilo antes de fazer um led piscar com arduino?

Expandir  

Provavelmente apontou o controle da TV para um receptor acoplado no arduino, eu já fiz isso, mas usei pic. 

Ao ler a memória do uC se encontra os dados. 

Porém os sistemas de controle remoto tem uma codificação padrão que muda de acordo com a marca da TV. 

Os pulsos iniciais ao apertar uma tecla indicam o padrão, depois disso é que são enviados os códigos hexadecimais. 

Dos padrões mais conhecidos temos o padrão NEC, é usado pela LG, Philips e a finada Gradiente e também até mesmo algumas marcas genéricas. 

A Samsung usa uma variante do padrão NEC, que no caso tem o sinal invertido. 

Já a Sony e a Toshiba cada uma tem seu padrão, porém existem aparelhos da Toshiba que também usam o padrão NEC. 

Existem outros padrões exclusivos de outras marcas menos conhecidas também, como por exemplo os fabricantes de aparelhos conversores de canais satélite, terrestre ou a cabo. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

ok. Se o garoto 'fez' aquilo, então é razoável pensar que já possui conhecimento a contento bastando-lhe um empurrãozinho... Vejamos...

Pra transmitir aquilo através dum pino, basta-lhe desmembrar bit a bit e ajustar a frequência num delayzinho, algo como:

void transimite_sinal(unsigned long dado)
{
unsigned char i;
for(i=0;i<24;i++)//3 bytes
	{
	PORT_Bit=dado; //só o bit0 vai pro pino
	asm(nop);//asm(nop);//... ajuste da freq
	dado<<=1;
	}
}

(se achar que ctrl-c ctrl-v vai resolver o problema, lá vai cóqui...)

Dá pra ver a forma de onda. Agora o lance é a modulação que pode ser por porta lógica ou interrupt ou do gênero (não explico)

E sobre padrões ele pode até estudá-los se quiser mas k entre nós nem precisa perder tempo com isso desde que copie e cole certinho aquele que ele 'fez'.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Olá.

Achei um vídeo que mostra exatamente o que eu quero: 

EDITADO EM 09/06/2020:

Fui fazer o que estava no vídeo e ficou faltando no código a parte onde é posto o led infravermelho. Então fui pesquisar de novo e achei este outro video em que TESTEI o código e deu certo:

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...