Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que devo considerar para fazer um dual channel de sucesso?


Posts recomendados

Bom dia amigos,

 

Recentemente adquiri um PC com 8 Gb de memória RAM (Crucial Ballistix DDR4 3000 MHz) e estou querendo fazer um dual channel. Porém, esse modelo de memória recentemente saiu do mercado brasileiro e não sei ao certo quando volta, dessa forma, gostaria de saber se há possibilidade de dual channel com memória de modelos/marcas diferentes? Se sim, quais especificações eu tenho que me preocupar na hora de comprar? A minha memória tem as seguintes especificações:

 

Marca: Crucial

Velocidade: DDR4-3000 

ETC: NÃO ETC. 

Latência CAS: 15 

Família DRAM: Ballistix

Densidade: 1x8GB

Tipo de módulo: UDIMM 

Extended Timings: 15-16-16-35 

Fator de forma: UDIMM 

Tensão: 1.35V 

Velocidade do PC: PC4-24000 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, arsego.mm disse:

Se apenas o tamanho das memórias for diferente, o Dual Channel irá funcionar. Se a frequência for diferente, o sistema nivelará as duas pela de menor frequência. Só evite comprar um pente de latência diferente.

@arsego.mm

Corrigindo, Dual Channel não funciona em memórias de tamanhos diferentes, neste caso funciona em modo Flex channel.

@israelnunesr

Qualquer memória de 8GB irá funcionar em dual channel, porém quanto mais próximas as especificações melhor.

A que encontrei com 3000mhz e CL15 é da Hyperx

Link

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arsego.mm Obrigado pela resposta. A latência que você diz, de acordo com as especificações do post, é a Latência CAS: 15  ou Extended Timings: 15-16-16-35, ou ambos? 

adicionado 2 minutos depois

@NIGHT FALL Obrigado amigo. Vou dar uma olhada nessa. Você poderia verificar por gentileza, se essa aqui serviria também? É da mesma marca, porém modelo diferente: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11296/memoria-ddr4-crucial-ballistix-sport-lt-8gb-3000mhz-grey-bls8g4d30aesbk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Corrigindo, Dual Channel não funciona em memórias de tamanhos diferentes, neste caso funciona em modo Flex channel.

 

Em um PC antigo eu fiz dessa forma (8 + 4), vi várias pessoas que fizeram também. Houve um ganho de desempenho. Qual seria a diferença do Flex para o Dual? Ocorre perda de desempenho do Flex em relação ao Dual?

adicionado 6 minutos depois
7 minutos atrás, israelnunesr disse:

@arsego.mm Obrigado pela resposta. A latência que você diz, de acordo com as especificações do post, é a Latência CAS: 15  ou Extended Timings: 15-16-16-35, ou ambos? 

Pode focar na latência CAS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, arsego.mm disse:

Em um PC antigo eu fiz dessa forma (8 + 4), vi várias pessoas que fizeram também. Houve um ganho de desempenho. Qual seria a diferença do Flex para o Dual? Ocorre perda de desempenho do Flex em relação ao Dual?

Dual channel é quando a placa-mãe preenche ambas as memórias em máxima velocidade simultaneamente, dobrando seu desempenho. Flex Channel é quando a placa-mãe preenche ambas até certo ponto com máximo desempenho, mas depois disso volta para o desempenho de single channel. O ganho efetivo de Flex é muito baixo em testes, quase o mesmo de single channel. O ganho que você teve se deve muito mais ao aumento no volume de memória do que ao ganho de velocidade que para todos os efeitos foi nulo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, arsego.mm disse:

Em um PC antigo eu fiz dessa forma (8 + 4), vi várias pessoas que fizeram também. Houve um ganho de desempenho. Qual seria a diferença do Flex para o Dual? Ocorre perda de desempenho do Flex em relação ao Dual?

 

Sim, mas há ganho de desempenho no Flex channel em relação ao single channel, a diferença é porque em flex channel

usando 8Gb + 4Gb por exemplo, apenas 4Gb do pente de 8Gb trabalharão em dual, os outros 4gb desse mesmo pente trabalharão em Single.
 

Vou deixar um vídeo que exemplifica essa questão do desempenho entre os modos (Single, Dual e Flex)

 

Spoiler

Vej

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL considerei o método do teste muito equivocado. O PC em single channel também teria que ser testado com 12 e 16 GBs para o efeito do DC ser medido. Para mim o vídeo falou muito e não disse nada.

adicionado 7 minutos depois

@NIGHT FALL correção, o single channel tinha que ser testado com 12 GB apenas para comparar o flex, pois o volume de memória também acarreta em ganho de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!