Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU Ryzen 5 1600 AF superaquecendo muito!


Posts recomendados

Boa noite, gente. Acompanho o CdH há muito tempo mas graças a Deus não precisei usá-lo, até agora.

Semana passada montei uma máquina nova e estava mexendo em umas configurações para realizar o meu 1o OC, quando reparei que o meu recém-comprado Ryzen 5 1600 AF estava fritando sem eu fazer nada! (no momento, tava vendo video no youtube sobre como fazer o OC), como mostra a figura anexada (anexo1).

 

Vi aqui no fórum um tópico semelhante em que foi dito que o cooler poderia ter sido instalado de maneira errada, então fiz a tentativa. Retirei o cooler (o proprio cooler wraith stealth que veio com o CPU), reapliquei a pasta térmica e parafusei novamente o cooler. Não obtive resultado nenhum.

 

Como mostra no anexo também, as demais temperaturas estão OK, pois meu gabinete é bem refrigerado (anexo 2). É um Redragon Wheel Jack, onde os 3 fans da frente jogam o ar pra dentro e o traseiro e superior, pra fora. 

 

Não sei mais o que fazer! o PC inteiro é novo, só o HD e a fonta que são do PC antigo. Tenho muito medo da alta temperatura reduzir a vida util do processador.

 

Meu setup:

 

Mobo: Asus Prime B450m gaming/Br

Video: Gigabyte Geforce GTX 1660 6Gb

Ram: 2x4Gb Hyperx 2666Mhz + 1 XPG Spectrix RGB 8Gb 3000Mhz 

CPU: AMD ryzen 5 1600AF

Fonte EZCOOL 650W

HD: 1T Seagate

Gabinete: Redragon Wheel Jack + 4 Fans RGB

 

Obs: é meu primeiro post no fórum. Peço perdão se cometi algum erro

 

a1.JPG

WhatsApp Image 2020-06-15 at 00.38.14.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@João Vitor S. de Barros Boa noite

 

Primeiramente, não encontrei nenhum review sequer desse modelo de fonte, isso é um motivo para se desconfiar que ela é de baixa qualidade. Não tem muito a ver com sua questão, mas é interessante informar. A fonte é o componente mais importante do PC, e é um ponto onde não se pode economizar tanto. 

 

Como o amigo acima aconselhou, abra o CPU-Z e verifique as informações, como a tensão em que ele opera. 

Baixe programas como HWMonitor // HWiNFO64 para monitorar as temperaturas, e dependendo de como estejam, faça um teste de stress de 15 minutos usando o AIDA64 (se estiverem abaixo dessa mostrada atualmente). 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, amigos. Gostaria de agradecer a todos que responderam.

Como o @GenesisG7 e o @EdsonSM sugeriram, utilizei o HwMonitor e o Ryzen Master e bingo!!

Realmente, não sabia dessa incompatibilidade do Speccy com a linha Ryzen, o utilizei por muito tempo e por ja estar acostumado com ele, quando me deparei com a temperatura alta num PC novo, bateu o desespero e nem me prestei a verificar em outros programas. 

 

Segue anexo da condição REAL do processador.

 

A temperatura flutuou entre 38C e 45C em IDLE e no teste de stress no Aida, foi até uns 75C.

 

Todas as tensões e clocks também estão em ordem! Boa notícia, ja que isso me da margem pra realizar um clock não muito alto.

 

Obs: @Phoenyx sim, é um AF mesmo! Comprei na loja que explode e lá dizia que era AF (e na propria caixa também ta escrito), creio que o erro de litografia era do software mesmo :)

Obs2: @GenesisG7 Essa fonte me acompanha desde 2015 e até agora não tive problemas com ela, mas o proximo upgrade será em uma fonte confiável e um SSD, obrigado pela informação extra

 

Moderador, pode encerrar o tópico! Novamente obrigado a todos

a3.JPG

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!