Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Hoje pela manhã eu estava sem o que fazer, e resolvi abrir meu PC para realizar aquela limpeza preventiva. Como de praxe, resolvi trocar a pasta térmica do meu Ryzen 5 2600X e tirar a poeira da área em volta do socket. 

Montei tudo de volta no gabinete, e quando ligo máquina, ela dá sinal de vida, mas não dá boot. TODOS os componentes ligam, inclusive o disco rígido. No entanto, a tela entra em modo de economia de energia, e fica por isso mesmo.

Fazendo o clássico processo de eliminação de possibilidades, fui testando os componentes: memória RAM, placa de vídeo, placa-mãe (ela é uma b450m da Gigabyte) e por fim processador. Não tendo total certeza a respeito dessa última alternativa, peguei um Ryzen 5 1600 de um colega para testar; instalado, a máquina inicia normalmente. A certeza subiu para 98%. No entanto, para não deixar dúvidas, testei o meu processador em outra placa-mãe AM4, da Asus. Nesse teste, a máquina nem sequer ligou: não deu um único sinal de vida. 

Fui examinar de perto o Ryzen 2600X , inclusive fazendo uma inspeção nos pinos para ver se algum não havia entortado durante a montagem. Não era o caso.

Finalmente, notei que haviam resquícios minúsculos de pasta térmica próximos aos pinos. E como eu utilizei uma Arctic Silver , eu acredito que ela pode ter conduzido alguma eletricidade estática residual para dentro da cápsula e inutilizado o processador.  

Só que eu não tenho certeza se o processador realmente foi pro saco ou se ele está em curto. Sem um multímetro fica complicado.

Baseado nessas informações, o que os senhores acham? Ainda há esperança? O prejuízo será de 1000 reais (valores de 2019), mas vai ser bem maior se eu tiver de comprar outro processador com o dólar nos céus.

Postado

@SadTech rapaz, que baita azar. tentou aplicar um limpa contato diretamente nos pinos da cpu e aguardar o efeito? nunca vi pasta térmica causar tamanho estrago...

sua sorte é ter o R5 1600 por 699 boletando na Kabum caso ele tenha morrido. mas já se prepara pro pior porque se você testou em outra máquina e não deu boot, provável que seu deu ruim pro 2600x.

Postado

Arctic Silver não conduz eletricidade. Consegue capturar numa foto? Pela descrição me parece provável que esteja isolando algum pino. Se for o caso, uns jatos de limpa contato nos pinos deve resolver.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, SadTech disse:

Hoje pela manhã eu estava sem o que fazer, e resolvi abrir meu PC para realizar aquela limpeza preventiva. Como de praxe, resolvi trocar a pasta térmica do meu Ryzen 5 2600X e tirar a poeira da área em volta do socket. 

mas você removeu o processador nessa limpeza?

6 minutos atrás, SadTech disse:

Finalmente, notei que haviam resquícios minúsculos de pasta térmica próximos aos pinos. E como eu utilizei uma Arctic Silver , eu acredito que ela pode ter conduzido alguma eletricidade estática residual para dentro da cápsula e inutilizado o processador.  

nao creio nessa hipotese apesar de saber q em informatica pode acontecer de tudo e eu ja peguei alguns rabos de foguete q nem acredito até hj.. essa pasta q você usou nao causaria curto no processador ja que ela nao é daquelas q é metal liquido.. supondo q seja a artic silver comum, ja que você nao citou o modelo exato dela

• Curtir 1
Postado

Infelizmente não dá para mostrar com detalhes, porque minha câmera não é das melhores, e os resíduos de pasta são minúsculos, mas eles estão na borda direita do die, bem ao lado dos pinos mais externos.

15927823995262453228879305422571.jpg

adicionado 2 minutos depois

@rodrigo.dcvieira sim eu removi o processador do socket. 

A Arctic Silver que utilizei é daquelas versões de 50 reais que vendia no ML. Tem leves teores de prata. Não sei o preço dela atual, mas não é a versão Premium desta.

Postado

@SadTech talvez sim, mas o ideal seria o spray de limpa contato porque o jato ajuda a empurrar resquícios entre os pinos pra fora.

Postado

@SadTech sendo franco, não manjo nada de eletrônica. talvez no youtube você encontre algum teste com multímetro que lhe dê esperança.

Postado

Joguei um pouco de isopropanol nos pinos e esperei secar. Montei o processador no socket, liguei umas três vezes, e nada. Esperei mais um pouco, na quarta vez ele iniciou o SO como se nada tivesse acontecido. Fiquei feliz, mas para ter certeza, desliguei o PC. E quando religuei, ele apresentou o mesmo problema de novo.

Estou começando a suspeitar de curto.

• 2 meses depois...
Postado

Venho aqui informar a todos que resolvi o problema. E por incrível que pareça, não era o processador, muito embora todas as evidências apontavam que ele era a peça com defeito.

Na verdade, o defeito estava em um dos módulos de memória. Fiz a substituição, a BIOS foi devidamente carregada, junto com o sistema operacional.

Postado
36 minutos atrás, SadTech disse:

Venho aqui informar a todos que resolvi o problema. E por incrível que pareça, não era o processador, muito embora todas as evidências apontavam que ele era a peça com defeito.

Na verdade, o defeito estava em um dos módulos de memória. Fiz a substituição, a BIOS foi devidamente carregada, junto com o sistema operacional.

Processador dar problema é beeeem raro. Não é nem um pouco incrível que não tenha sido ele, rs.

Postado

@Shaman93 Realmente, pra um processador dar defeito, tem que bater uma marreta nele kkkkkk digamos assim.

Falando sério agora, o que me fez acreditar que o processador tinha ido pro saco foi o fato de eu ter testado ele em outra placa-mãe AM4 e ter funcionado. E quando eu peguei um Ryzen de 1ª geração para testar na placa-mãe onde ele estava, aí funcionou. Então eu fiquei quase 01 mês em choque kkkk tentando imaginar o que aconteceu. Resumindo a história, ele ligou milagrosamente, e rodei o MemTest86, que detectou um módulo de RAM defeituoso.

• 1 ano depois...
Postado

Cara eu tô com um problema parecido com um Ryzen 5600X, está ligando as fans placa de vídeo e o resto do hardware inteiro menos o teclado, mouse e monitor. Tenho um Athlon 3000G pra fazer testes e quando coloquei no lugar do 5600X funcionou tudo de boa, ainda não fiz teste de RAM com o Athlon já que o 5600X não inícia a máquina, mas creio que elas não sejam o problema porque já tentei ambas individualmente e juntas, porém nada de iniciar. Será que existe possibilidade de um dos módulos de ram não ligar com um processador e com outro sim?

• 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!