Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A fonte faz um barulho, um zumbido agudo, do momento que eu ligo até desliga-lo. Não é nada absurdo, mas gostaria de saber se é um problema técnico que pode danificar as outras peças.

Montei esse PC na Terabyteshop:

Asus B450M Gaming/BR

R5 3600

RX 580 8GB XFX

16GB 3200MHZ Geil Superluce

SSD Kingston 240GB

Coolermaster MWE 650W 80 Plus White

Não tive nenhum problema com BSOD, quedas de energia, tela piscando, perda de performance, nem nada, mas fiquei com essa dúvida.

Dei uma vasculhada na net e vi que pode ser um tal de coil whine, mas não tenho certeza.

Não sei se é permitido colocar vídeos do YouTube aqui, mas eu gravei o barulho que ela faz.

Ah é, e aparentemente não é da ventoinha, já que ela possui aquela tecnologia que não gira quando não há necessidade.

Postado
  1. Quando você comprou, sempre fez barulho?
  • se não, pode ser poeira ou algo que ta fazendo a ventoinha bater e fazendo esse barulho.(Mas como você disse, não era para ela gira, a não ser que tenha alguma incompatibilidade e que esteja fazendo ela fica sempre em stress por isso perguntei do estabilizado, tente ver se tá girando)
  • No caso se sua resposta for sim,não é normal fica esse barulho, o pc tá dentro da garantia? Se sim, recomendaria chama a RMA,mesmo se fosse o  coil whine não teria como arruma-la! Então o que resta é chama rma.
Postado
14 minutos atrás, GomesDavi disse:
  1. Quando você comprou, sempre fez barulho?
  • se não, pode ser poeira ou algo que ta fazendo a ventoinha bater e fazendo esse barulho.(Mas como você disse, não era para ela gira, a não ser que tenha alguma incompatibilidade e que esteja fazendo ela fica sempre em stress por isso perguntei do estabilizado, tente ver se tá girando)
  • No caso se sua resposta for sim,não é normal fica esse barulho, o pc tá dentro da garantia? Se sim, recomendaria chama a RMA,mesmo se fosse o  coil whine não teria como arruma-la! Então o que resta é chama rma.

Sempre fez, chegou essa semana passada. Quando ligo o computador a ventoinha da fonte não gira (não sei se é por conta dessa tal tecnologia)

Confesso que não notei se ela gira quando estou jogando, vou prestar atenção nisso amanhã quando for testar.

Postado

Liguei o PC hoje, não fez nenhum barulho. Deixei ele ligado por um tempo e o barulho começou, dei uma inclinada nele e vi que a ventoinha estava girando bem rápido e fazendo esse barulho.

Existe uma maneira simples para trocar a ventoinha da fonte? Como eu disse, não é um barulho absurdo, mas caso um dia eu queira trocar o processo é complicado?

Postado
22 minutos atrás, Eder Neumann disse:

talvez um pingo de óleo singer resolva?

pode ser algum indutor com o núcleo descolado ou particulad metalico solto dentro do gabinete interagindo com o pwm da fonte.

Mais tarde vou dar uma checada nela, eu cogitei isso, por mais que o computador veio "socado de plástico bolha" quem sabe na viagem ele não mexeu muito e acabou saindo algo do lugar.

Mas caso eu tenha que trocar o fan, ele é compatível com os fans normais de gabinete? Nada de novo? Só remover a atual e colocar outra?

Postado

@Dendimon Tem certeza que ela tá quebrada? tenta limpa primeiro, da uma apertada a mais no parafuso e vê se melhora

Postado
Em 23/06/2020 às 07:43, Eder Neumann disse:

ventoinha zunindo agudo? é bem estranho pra falar a verdade... pare ela com o dedo para ter certeza.

Em 22/06/2020 às 12:57, GomesDavi disse:

@Dendimon Tem certeza que ela tá quebrada? tenta limpa primeiro, da uma apertada a mais no parafuso e vê se melhora

É eu fiz de tudo pra ver (menos abrir ela, para não perder a garantia) e o barulho vem da FONTE mesmo e não da ventoinha. Entrei em contato com a Terabyteshop e estou aguardando a resposta deles.

Mas me tirem outra dúvida. Por via das dúvidas (e do barulho infernal) eu tirei essa fonte e coloquei a que eu usava antigamente, ela é meio velhinha, mas é uma Thermaltake Smart 650W 80 Plus Bronze, da pra segurar de boa né?

Se eu não estiver enganado, essas são as especificações dela:

Tipo: ATX 12V 2.3 - Capacidade Max. de Saída: 650W - Capacidade de Pico de Saída: 780W - Cor: Black - PFC Ativo: Sim Active PFC - Corrente de Entrada: 10A - Taxa da Frequência de Entrada: 47 Hz - 63 Hz - Tensão de Entrada: 100 Vac- 240 Vac Bivolt automático - Sistema de Refrigeração: 120mm Fan: 1800 R.P.M. ± 10% com controle automático de velocidade - Eficiência: 82-88% efficiency @ 20-100% load - MTBF:100,000 hrs minimum - Certificação: UL/CUL/TUV/CE/FCC and BSMI - Proteção: OVP/UVP/OCP/OPP/SCP

Lembrando que é um

CPU: Ryzen 5 3600

VGA: RX 580 8GB

RAM: 2x 8GB DDR4 3200MHz Geil Superluce

MOBO: Asus B450M Gaming/BR

Gabinete: Aerocool com 4 fans

Postado
2 horas atrás, KairanD disse:

@Dendimon Isso parece ser coil whine. Muitas empresas não consideram como defeito. Irritante é, mas não compromete o uso.

É o que estou cogitando mesmo, mandei mensagem para eles e estou esperando uma resposta. porque é um barulho que oscila bastante, as vezes baixinho outras vezes alto pra *****.

• 5 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

@Dendimon Amigo, desculpe retomar o post. Eu comprei exatamente a mesma fonte e notei esse zumbido. Não é nada absurdo, mas é perceptível. O negócio é acostumar mesmo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...