Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta Térmica Thermal Grizzly Conductonaut Metal Líquido novidade?


Posts recomendados

Boa noite vi no you tube o review desta pasta termica que eu não conhecia. Enfim é de metal líquido com altíssima  condutividade térmica: 73 W/mk. Alguém tem alguma experiência com esta pasta? O custo é bem alto............... Gostaria se faz realmente diferença em WC. 

Obrigado

Valdir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@valdir amato  Nunca usei.. pois é muito perigosa. se pingar em algum lugar que não dá para tirar pode dar curto e estragar tudo.

Mas se quer utilizar vai por conta e risco.

Saiba que essa pasta térmica é indicada para servidores de alta carga (vão ficar a 100% tempo todo fazendo cálculos), também é indicada para quem faz Delid em processadores Intel, pois a Intel tem mania de usar pasta térmica embaixo da capa de seus processadores, AMD solta Com Metal Índio.

 

Eu sou do tipo que prefiro fabricar meu próprio metal liquido, não gosto muito do gálio, acho que mercúrio é melhor e tenho pensado numa maneira de usar mercúrio no lugar destas compradas, mas isso é maus pensamentos para o futuro.(mercado não usa mercúrio, pois ele é altamente tóxico, mas gálio reage com alumínio entre outros eu prefiro o tóxico).

 

OBS: Essas pastas de metal liquido usam Gálio como metal e ele reage facilmente com alguns metias inclusive o alumínio, destruindo coolers de alumínio, para usar ele tem de usar um cooler com no mínimo base de cobre.

 

Motivos porque essas pastas térmica de metal liquido que usam gálio ser perigosa se cair em algo que não deve.

 

 

adicionado 10 minutos depois

Acrescentando..

 

Diferença faz mas só se tiver quente, tendo termal drop, frequência do processador caindo pela temperatura, Tipo nesse vídeo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@valdir amato Eu tenho, comprei tanto a Conductonaut quanto a Kryonaut ano passado.

 

Primeiro, não deve ser aplicado em alumínio, pois detona a liga. O cooler/block literalmente se esfarela. Tem que aplicar em cobre.

Segundo, é mais interessante na utilização do delid, ou seja, diretamente no die, e não por cima do heatspreader.

Terceiro, deve possuir mão cirúrgica para aplicação, do contrário você pode fazer uma lambança facilmente, deixando escorrer o metal líquido nos SMD do processador e até mesmo cair na placa-mãe, o que vai dar PT na sua máquina.

 

Enfim, não vale a pena na maioria dos casos. Se não vai fazer delid compre a Kryonaut.

Eu peguei ambas pelo Aliexpress, comprar aqui no Brasil é facada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, valdir amato disse:

Obrigado pelas respostas. Mas em relação a temperatura. Há ganho usando um water cooler?

Se for direto no Die... o ganho é cerca de 40% a 30% menos temperatura (retirando pasta térmica velha e ressecada), Mas aplicando embaixo do cooler é de 15% a 20% melhor (variando de acordo com a qualidade da pasta térmica que você tinha)... Isso aproximado.

 

Mas não recomendo para processadores amd fazer delid pois os processadores AMD são soldados com metal indio. Já os intel maioria usa pasta térmica embaixo da capinha Nesse ai vale a pena.

 

Tem um canal que sou inscrito que o cara faz delid e usa pasta térmica de metal liquido.

Olha ele ai fazendo delid num dos raros processadores da AMD que não saõ soldados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@valdir amato Ganho praticamente nulo se for por cima do heatspreader. Usei aqui desta forma, espalhei bem o metal, tanto no CPU quanto no dissipador, e parecia que estava sem nada ali. Fiz o processo novamente, a mesma coisa. Finalmente taquei a Kryonaut, baixou uns 10ºC de temperatura.

 

Pelos meus testes ela se dá bem diretamente no die, pode ser no CPU ou GPU. Apenas no heatspreader o desempenho é falho, não sei se é por causa da liga (cobre revestido), imperfeição das superfícies, enfim. Já a Kryonaut recomendo de olhos fechados. A pasta, pelo menos a que recebi, é mais dura que o habitual, o correto é espalhar por toda a superfície, nada de pingo centralizado. Ficou perfect.

Por fim, não compraria nenhuma das duas hoje. Não vale a pena o investimento, pegaria um tubão da GD900.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/06/2020 às 07:49, Henrique PP disse:

Eu sou do tipo que prefiro fabricar meu próprio metal liquido, não gosto muito do gálio, acho que mercúrio é melhor e tenho pensado numa maneira de usar mercúrio no lugar destas compradas, mas isso é maus pensamentos para o futuro.(mercado não usa mercúrio, pois ele é altamente tóxico, mas gálio reage com alumínio entre outros eu prefiro o tóxico).

Sinto lhe informar mas o mercúrio também reage com outros metais (e também é tóxico).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/06/2020 às 06:47, Phoenyx disse:

Já a Kryonaut recomendo de olhos fechados. A pasta, pelo menos a que recebi, é mais dura que o habitual

 

verdade, tb comprei uma ano passado, usei na manutencao do meu pc meses atrás, tá perfeita aqui.. pra mim uma das melhores q ja usei até hj.. pretendo adquirir outras de marcas variadas para continuar testando e verificando

 

no mais, essas pastas de metal liquido eu so vejo utilidade para pessoas com conhecimento elevado no que fazem, para overclocks extremos e algo q precise mesmo de bastante otimizacao nesse sentido.. é mais plausivel comprar para fazer delid em processadores e aplicar, q nem os da 7a geração da intel mesmo q eram catastroficos com relação a temperaturas absurdas (nao é achismo, tive um 7700k e sofria com aquela usina termonuclear)

 

no mais, aplica uma boa pasta termica de qualidade e esquece o resto..

 

dia desses tinha um video desses canais firulentos de internet onde o caboclo tava ensinando a aplicar e a verificar se as temperaturas baixavam com essa pasta de metal liquido

 

eu imagino q do publico dele, 1% tentar usar e nao tiver o devido cuidado na aplicacao, o tanto de B.O que pode acontecer.. porque se até hj o pessoal aplica pasta comum em cima do processador q chega a lambuzar até o socket, imagine sendo essa de metal liquido cujo poder de danos é bem maior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Marco Tada disse:

Sinto lhe informar mas o mercúrio também reage com outros metais (e também é tóxico).

sim, mas so vou fazer experiências.

sei que o mercúrio tem condutibilidade térmica pior que gálio, mas é mais fácil misturar ele com óleos e testar...

Mercúrio

  • Condutividade térmica 8,34 W/(m·K)

Gálio (esse é o usado nas pastas térmicas de metal liquido.)

  • Condutividade térmica  40,6 W/(m·K)

Índio (elemento químico): Esse que é usado normalmente para soldar a capinha dos processadores. Se é soldado não recomendo remover porque ele conduz melhor que o gálio.

  • Condutividade térmica 81,6 W/(m·K)

@Shaman93 Eu comprei a Mastergel Maker Nano (da cooler master) e posso dizer melhor pasta térmica que já usei, espalha bem, é grudenta (difícil de tirar), não tem tempo de cura, e a melhor propriedade... não conduz eletricidade somente conduz a temperatura.

Só fica de olho na condutividade térmica .. a verdadeira Mastergel Maker Nano (a melhor) tem condutividade térmica de 11W/mk. Cooler master fabricas outras de condutividade menor que 11 fica de olho se comprar a certa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique PP disse:

@Shaman93 Eu comprei a Mastergel Maker Nano (da cooler master) e posso dizer melhor pasta térmica que já usei, espalha bem, é grudenta (difícil de tirar), não tem tempo de cura, e a melhor propriedade... não conduz eletricidade somente conduz a temperatura.

Só fica de olho na condutividade térmica .. a verdadeira Mastergel Maker Nano (a melhor) tem condutividade térmica de 11W/mk. Cooler master fabricas outras de condutividade menor que 11 fica de olho se comprar a certa.

Eu tenho uma dessa, ainda de embalagem antiga, não tinha nem o "nano" (mas é a de 11 W/m.K). É top mesmo, boa de aplicar e dura muito. Apliquei há mais de 1 ano e meio e até agora teve muito pouca degradação da performance térmica, se é que teve. Mas na época paguei 30 e poucos pila numa promoção, agora tão cobrando R$ 100 🥴. Aí não tem a mínima condição de competir com o tubão de 30 g de GD 900 a R$ 16...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!