Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Montei um computador conforme abaixo:

placa-mãe Gigabyte B450M DS3H v1.0

Processor Ryzen 5 1600AF

Memória Crucial Ballistix Sport LT, 16GB (2X8), 3000MHz, DDR4, CL15

SSD Crucial BX500 480 Gb

Placa de vídeo Asus Arez RX 580 8Gb

Fonte Corsair CX550w

A bios está atualizada na versão F50 e pelo que vi no site da gigabyte, a placa aceitaria rodar as memórias em modo normal em até 2933 mhz, mas pela bios está setando para 2667 mhz.

Alguém sabe o porque e como solucionar?

Postado
9 minutos atrás, Math.Pi disse:

Na BIOS mesmo você consegue ajustar o perfil para 2933 ou ativar o XMP/DOCP.

Não tá permitindo ajustar para 2933, não aparece essa opção.

Seria apenas pelo XMP, o que eu não queria fazer.

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Vinicius T S Rocha disse:

Não tá permitindo ajustar para 2933, não aparece essa opção.

Se o perfil mais alto for XMP, você terá que ativar ele. Por qual motivo não usaria?

Postado
7 minutos atrás, Vinicius T S Rocha disse:

Mas ele foi feito justamente para a RAM rodar na frequência da etiqueta... Apenas ative que a placa configura tudo automaticamente.

Postado

São muito raras as memórias que vão rodar a 3000 MHz no padrão JEDEC (sem "OC"). Ou seja, sem ativar XMP, sem jogo. Por mais que a placa-mãe aceite, a memória não.

Postado
2 minutos atrás, Shaman93 disse:

São muito raras as memórias que vão rodar a 3000 MHz no padrão JEDEC (sem "OC"). Ou seja, sem ativar XMP, sem jogo. Por mais que a placa-mãe aceite, a memória não.

10 minutos atrás, Imakuni disse:

Mas ele foi feito justamente para a RAM rodar na frequência da etiqueta... Apenas ative que a placa configura tudo automaticamente.

15 minutos atrás, Math.Pi disse:

Se o perfil mais alto for XMP, você terá que ativar ele. Por qual motivo não usaria?

Porque por falta de conhecimento e pouco uso, prefiro não ficar mexendo na bios e nem verificando temperaturas, o meu gabinete é bem pequeno e fica perto da janela, com risco grande de esquentar... um CoolerMaster Q300L

Acho que agora ficou mais claro, eu achei que porque o site da gigabyte diz que não precisa de OC para 2933mhz e a memória ser de 3000 mhz, ela rodaria nessa frequência sem OC e XMP.

Postado
2 minutos atrás, Vinicius T S Rocha disse:

Porque por falta de conhecimento e pouco uso, prefiro não ficar mexendo na bios e nem verificando temperaturas, o meu gabinete é bem pequeno e fica perto da janela, com risco grande de esquentar...

Não tem grilo. RAM DDR4 você pode tacar a 1.4 V que ainda praticamente não vai esquentar. 1.35 V, que é o padrão XMP, não vai nem coçar. Até por isso botei OC entre aspas.
Não precisa monitorar temperatura nem nada. Só ativar e ser feliz.

Postado

Ativa a opção na BIOS, estava com um problema desses em uma G31VS-M da Asrock, essa opção geralmente fica na mesma aba de OC da placa, claro se a sua placa dá suporte a OC.

Postado
1 minuto atrás, Vinicius T S Rocha disse:

Entendido galera, muito obrigado pelas respostas.

Eu vi aqui no site da AMD, o Ryzen 1600AF que controla a memória para 2667 mhz, mas acredito que não tenha problemas eu setar para 2933, correto?

Problema nenhum. Como ele é um 2600 remarcado (Zen+), o padrão é 2933 mesmo e absoluta maioria pega 3200.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!