Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como evitar cair no novo golpe taxa compra internacional


Posts recomendados

  • Membro VIP

O golpe do momento é que os vendedores internacionais estão informando um código de rastreio igual para vários compradores e quando chega ao Brasil, o ambiente do site minhas importações dos correios aceita a vinculação de vários CPFs diferentes para o mesmo pacote, a primeira vítima que pagar as taxas, libera o pacote para entrega, ocorre que ele acaba sendo entregue em outro endereço, para outra pessoa, mais exatamente no endereço que consta no invólucro da encomenda e não no endereço que consta na DIT do CPF pagador.

Não existe confronto entre os dados de entrega do pacote e dos dados do pagador das taxas

Isto está ocorrendo em vários sites eBay, AliExpress e outros.

No meu caso, eu já paguei duas taxas de encomendas que foram entregues em outro endereço e de acordo com a resposta dos correios, fiquei no prejuízo; "Caro Cliente, O controle de pagamento dos Correios é realizado com base no código de rastreamento do objeto e não pelo endereço do destinatário, motivo pelo qual não é possível realizar o ressarcimento pretendido. Cabe destacar ainda, que os objetos são entregues no endereço informado no invólucro da encomenda, pelo remente. Dessa forma, solicitamos que entre em contato com o remetente, a fim de verificar se não houve alguma inconsistência como: Fornecimento de registro postal errado ou duplicidade de registro."

No caso do sistema compra fora dos correios não tem este problema porque o código é gerado pela sinerlog.

Qualquer dica de procedimento para evitar o golpe é bem vinda.

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putz. primeira vez que vejo golpe do tipo. em geral, no aliexpress, sempre comprei de vendedores confiáveis e nunca tive má experiência. a única coisa chata é de fato a demora em alguns casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi

Mas isto ocorre também com pacotes onde não há rastreio em território brasileiro?

Por exemplo, sempre compro algo usando aqueles envios mais baratos, na qual não fornecem código de rastreio, porém em alguns casos o código só vai até chegar no Brasil.

E quantos as taxas, seriam os valores sob os produtos ou até aquele valor de R$15 para despacho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lost Byte Sim, pelo que observei, também ocorre com pacotes em que não há o rastreio no Brasil, onde aparece apenas quando é taxado e quando é entregue. Se passa direto não aparece nada. Me refiro aos códigos de duas letras, nove números e duas letras, outros códigos não são aceitos no sistema e caso ocorra de serem taxados, geram um código novo.

As taxas e impostos a que me refiro são os R$ 15,00 de desembaraço, os 60% de impostos e o ICMS conforme o estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi um SMS do correios avisando que um pacote estaria esperando pelo pagamento do despacho postal. O estranho é que eu não reconheço o código de rastreamento. Em nenhuma das minhas compras pendentes aparece que preciso pagar o despacho postal (usando o Muambator, 17Track e o app do correios para rastreamento).

 

O pior de tudo é que na aba minhas importações não aparece nenhum pacote para eu pagar a taxa de despacho, ou seja, o pacote não está vinculado ao meu CPF.

 

Fiquei na dúvida se era algum pacote meu com um número de rastreamento diferente, mas acredito ser o (agora) famoso golpe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Erlesson  Muita calma neste momento!

Pelo que escreveu, no rastreio não aparece que aguardam o pagamento, se for isso mesmo, não tem taxas a serem pagas e assim não há uma motivação para um golpe mas, se não é o caso, ou seja, aparece que está aguardando o pagamento, ai pode ser a mesma situação por que passei antes e no fim uma encomenda era minha mesmo e outras não eram:

Pelo que entendi, ao chegar no Brasil, enviam um SMS ao telefone que consta no pacote ou então olham o CPF que está no pacote e enviam o SMS para o telefone cadastrado no ID Correios, igualmente deve ocorrer com o envio da carta de aviso.

Sugiro que, (1) olhe com atenção para o SMS enviado e confira a origem dele, no meu caso foi +28588 e caso a origem seja um número diferente, tipo (XX) 987654321 (dados fictícios), ou seja, partiu de um celular comum e não da operadora, pode se tratar de outra modalidade de golpe.

São várias possibilidades a serem levadas em conta, o vendedor não ter informado o código de rastreio, ter informado um código errado ou diferente do realmente enviado ou ter fornecido o código certo. É possível que o pacote seja seu mesmo ou não.

Leva algum tempo para receber a carta de aviso dos correios, caso também receba uma, confira com a que mostrei no post acima, veja se tem alguma diferença porque também pode ser uma carta falsa com o objetivo de lhe fazer pagar a taxa de um objeto de terceiros. Não receber a carta pode ser um indicio da tentativa de fraude.

Na parte da aba das minhas importações não vai aparecer mesmo o objeto porque o sistema só vai mostrar depois que o interessado fazer o vinculo.

Lembrando que o atual sistema aceita a vinculação de vários CPFs diferentes, não existe confronto ou conferência com o nome/endereço constante no pacote com o nome/endereço cadastrado no ID Correios. É nesta falha que os criminosos trabalham, ops! O termo "trabalho" não pode ser aplicado aqui, considere como "agindo".

(2) Tente rastrear o código e veja se a data de envio do pacote é compatível com a data de sua compra, digamos que o envio seja dez dias antes de realizar a compra, neste caso é muito provável uma tentativa de golpe, mesma coisa pode ocorrer para o envio muitos dias depois da compra. Neste raciocínio eu levo em conta duas frentes criminosas, uma partindo do vendedor e outra partindo de compradores aqui do Brasil, o que não impede de estarem agindo juntos.

Lembrando que o rastreio do Brasil geralmente só mostra depois da entrada aqui, não mostra a origem e neste caso, faça o rastreamento pelo site oficial do pais de origem.

Por fim, aconselho a não pagar nada ainda, espere alguns dias, caso apareça como pago, é porque alguém caiu no golpe e fez o pagamento.

Ainda não consegui descobrir uma maneira de ter certeza na hora de pagar as taxas e não cair neste novo golpe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Na verdade esse SMS chegou a 1 mês atrás, e por algum motivo, eu não li esta mensagem... e como você pode imaginar o período de pagamento da taxa já expirou.

Nenhuma carta chegou no meu endereço.

Eu tenho um pacote atrasado cujo o código de rastreamento é bem parecido com esse que recebi o SMS (ambos iniciam com UJ e terminam com CN). Entrei em contato com o vendedor e ele me disse que o código é o mesmo informado no início da compra. Porém neste código que ele me repassou não há nenhuma alteração há 4 meses.

A data de envio do "pacote misterioso" é de 1 mês após a compra.

Sendo meu eu não, não tenho muito o que fazer, já que não posso pagar mais.

Caso realmente seja meu, a culpa do pacote retornar é inteiramente do vendedor, que me repassou o código de rastreamento errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
48 minutos atrás, Erlesson disse:

Na verdade esse SMS chegou a 1 mês atrás

Ainda consegue ver a origem da mensagem?

57 minutos atrás, Erlesson disse:

A data de envio do "pacote misterioso" é de 1 mês após a compra

Tem como dar uma olhada no status atual do rastreio misteroso? Se alguém pagou o despacho ai é certeza de que tentaram um golpe com você.

Estas informações me ajudam a montar o "modus operandi".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo a necessidade de 3 ações urgentes que, parece, ainda não foram tomadas:

1) Boletim de ocorrência;

2) Denúncia à ouvidoria dos Correios;

3) Denúncia à Receita Federal;

4) Denúncia à Polícia Federal.

Com toda a documentação e informações que deste aqui, a PF acha rapinho esse esquema. Tentou isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mega Blaster Ainda não tentei nada por causa do valor do prejuízo em meu bolso R$ 30,00 no total, por enquanto.

Acredito que o esforço e a perda de tempo não compensem, nem que consiga reaver os valores.

Para fazer a ocorrência eu teria que ir até o distrito policial e é provável que não seja atendido e seja encaminhado a delegacia de crimes cibernéticos.(estou em SP)

Quanto a denúncia à ouvidoria dos Correios, eu já tenho duas reclamações abertas, uma já respondeu que não vão ressarcir e a outra ainda está sem resposta e ambas ainda não podem ser aceitas pela ouvidoria porque não atendem os requisitos exigidos.

Estou estudando uma sugestão de melhoria no atendimento para os correios bem elaborada e detalhada mas, ainda não consegui chegar a uma redação coerente, lógica e convincente a ponto de resolver o assunto.

Na Receita Federal e na Policia Federal eu nem imagino como devo fazer, fisicamente ambas as agências são distantes e ai eu desanimo mas, se houvesse um meio pela internet, eu juntava todas as provas que eu tenho mais as de pessoas dum grupo de watts que também foram lesionadas e mandava ver.

Olhando pelo lado prático; suponha que a policia ache rapidamente os autores e até desmantele a quadrilha mas, o site dos correios permanece no mesmo esquema, com a mesma falha técnica que vai ser explorada por outros grupos criminosos, pensando assim, eu gostaria de concentrar meus esforços em mudar o sistema atual por um que não permita que isto ocorra, e para isso, conto com a ajuda do pessoal do CDH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, então em resumo, tem que ficar atento com a origem da mensagem (Se receber uma) e ir atrás da origem e a data do rastreio, certo?

Estou com medo agora porque fiz uma compra recentemente no Ali, com um vendedor bom mas nunca se sabe né, obrigado por divulgar de qualquer forma!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Apesar de seu prejuízo ser pequeno, some ele a todos que sofreram o golpe. A denúncia, por si, parece insignificante, mas onde 100 - 500 - 1.000 ou quantos forem, avulta uma alta quantia. Tenho amigos policiais e o delegado mora ao lado da minha casa. Volto com alguma notícia assim que possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
32 minutos atrás, blank disse:

Bom, então em resumo, tem que ficar atento com a origem da mensagem (Se receber uma) e ir atrás da origem e a data do rastreio, certo?

Estou com medo agora porque fiz uma compra recentemente no Ali, com um vendedor bom mas nunca se sabe né, obrigado por divulgar de qualquer forma!

Calma! O assunto ainda é meio complexo para mim, vamos tentar rever todo o sistema passo a passo;

1. Fez sua compra e recebeu um código de rastreio.

1.1. Não compartilhe o código, falsários podem se utilizar de seu código para golpes.

1.2. Apenas faça o rastreamento nos sites oficiais do correio de origem e no do Brasil, outros sites particulares podem utilizar o código fornecido para alimentar as quadrilhas.

2. Não vincule ainda seu CPF ao código no ambiente minhas importações, espere chegar no Brasil e espere o próprio Correio lhe notificar através de SMS e/ou carta. Caso não seja notificado por SMS ou carta, continue a esperar até um pouco antes do prazo.

2.1. Se receber um SMS, confira a origem dele, se for por um número pequeno de operadora, tipo cinco números, é confiável e se for de outro celular comum, com prefixo de dois números seguido de nove números, desconfie.

2.2. Se receber a carta, confira com o modelo mostrado no post em referência acima, o certo é ela lhe direcionar ao ambiente minhas importações, este é o único lugar certo para se pagar as taxas, caso direcione a outro site diferente ou lhe enviem um código de barras para pagamento, desconfie.

3. Já esperou alguns dias desde que apareceu no rastreio que está aguardando o pagamento, antes que comece a contar o prazo de inicio de cobrança pelo estoque então, parece que está tudo certo e pode enfim pagar as taxas com alguma segurança, eventualmente neste interim, pode ocorrer de outra pessoa pagar as taxas, isto é um forte indicio do golpe. O vendedor fornece o mesmo código a vários compradores, o primeiro que pagar libera o pacote para o endereço que consta nele e não para o endereço do pagador.

4. Eu não sei bem lhe confirmar que se a encomenda for realmente sua os correios irão lhe comunicar obrigatoriamente por SMS ou carta, isto já aconteceu recentemente comigo mas, pode ser que tenham deixado de realizar estes feitos e não tem como eu saber com certeza que é assim que ocorre hoje em dia mas, com certeza ainda não vi fazerem isto por e-mail. A falta de receber SMS, Carta ou receber um e-mail suspeito é apenas um indicio e não uma certeza de que o pacote não é seu.

5. Outras coisas também são levadas em conta, por exemplo; a data do despacho do pacote, se for anterior a sua compra ou se for muitos dias depois, também são indícios e não certezas.

6. Não fique com neuras e não se apavore, pode ser que a sua encomenda está com tudo certo e será entregue normalmente, ainda são poucas as pessoas que estão relatando este tipo de golpe, aconteceu comigo mas, pode não acontecer com você.

7. Entenda que existe uma relação financeira entre você e o vendedor que é diferente da relação financeira entre você e o Correio (desembaraço alfandegário), Receita Federal (impostos 60%) e Receita estadual (ICMS), são coisas distintas, o vendedor não é obrigado a lhe ressarcir as taxas pagas, responde apenas pelo que pagou a ele. Por enquanto não existe restituição de pagamento de taxas pagas de outra pessoa.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi : Leia com atenção, escolha o canal correto e apresente os documentos e fatos que tem e que pode provar e leve o alerta ao governo. Daí é só acompanhar. E aos inscritos do Fórum que também foram lesados, façam a mesma coisa ou unam-se em uma só denuncia. É o meio menos complicado e ninguém precisa sair de casa.

 

https://www.fazenda.gov.br/ouvidoria/sisOuvidor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Tem um desdobramento do golpe; eu abri uma reclamação no site do eBay pedindo a restituição do valor cobrado porque a entrega foi realizada em outro local, o vendedor usou o sistema, alegando que foi entregue e me consideraram como usuário abusivo, sendo bloqueado e removido do programa de proteção, ou seja, mesmo reclamando nunca vou ter de volta o dinheiro pago.

Estou perdendo o valor pago no site e as taxas também, muito cruel.

ebay.jpg.027beaa34a4d0ae64eaefa452d9e0bbe.jpg

O site indicado é em inglês:

fbi.jpg.7644c5cf309dfadd374a72dec7f256d6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi veja o meu caso. Sempre compro na Piping Rock e na iHerb e nunca fui taxado, porque sempre compro abaixo de 50 dólares por vez. Nos últimos dois meses recebi, primeiro, uma carta para pagar uma taxa de importação de uma encomenda de 48 dólares da Piping Rock. Paguei sem reclamar, afinal já havia passado batido umas 20 vezes, uma vez ou outra tudo bem. Só que fiz outra compra na iHerb na mesma época e ela não chegou, nem veio carta para eu pagar a taxa. Depois de uns 20 dias, entrei nas "Minhas importações" e descobri que a minha encomenda da iHerb estava lá parada, há vários dias, esperando o pagamento da taxa mais os 15 reais, mas não chegou carta nem nada.

Resolvi pagar logo, para não estourar o prazo de 30 dias. Só que a encomenda não chegou para mim, e isso já faz uns 15 a 20 dias. No site consta: Objeto em transito.

Mas a encomenda anterior demorou só 3 dias para chegar, depois que eu paguei a taxa, e ela estava no mesmo lugar (Curitiba).

Será que tem alguma coisa errada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Wal SJC Sinto muito lhe informar mas, está dentro da normalidade, veja como exemplo o pacote que espero chegar desde março de 2020:

001.jpg.1a741129c76c09a5881267ecab8f4240.jpg

Brincadeira... ..., o meu caso não é o normal, na realidade o prazo de entrega após o pagamento é de 40 dias úteis:

Passando disto já pode entrar com a reclamação nos correios.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pincipi disse:

na realidade o prazo de entrega após o pagamento é de 40 dias úteis

Para os Correios 40 dias é a média... última compra internacional que fiz paguei os R$15 logo após receber um SMS. Demorou mais de 60 dias úteis para ser entregue. No site o status da encomenda se atualizou no mesmo dia como "saiu para entrega", e no outro dia, "entregue".

Muita gente (assim como eu) prefere não recorrer a reclamações por serem produtos de baixo valor, e acabam por deixar passar o prazo por já se acostumar, achando que é "normal". Fora que recorrer até o final é um processo demorado e cansativo, e apenas se você for um mini advogado para conseguir atalhar o caminho.

É muito provável que eles esperam encher uma certa quantidade de produtos para tal região e assim finalmente sair da alfândega. Outro motivo também seja a má vontade de entregar no prazo, já que os Correios, caso a encomenda não seja taxada, envia os produtos sem ganhar nada por cima.

É um tipo de ramo que precisa urgentemente de alguma concorrência para agilizar o serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Lost Byte disse:

Para os Correios 40 dias é a média... última compra internacional que fiz paguei os R$15 logo após receber um SMS. Demorou mais de 60 dias úteis para ser entregue. No site o status da encomenda se atualizou no mesmo dia como "saiu para entrega", e no outro dia, "entregue".

Muita gente (assim como eu) prefere não recorrer a reclamações por serem produtos de baixo valor, e acabam por deixar passar o prazo por já se acostumar, achando que é "normal". Fora que recorrer até o final é um processo demorado e cansativo, e apenas se você for um mini advogado para conseguir atalhar o caminho.

É muito provável que eles esperam encher uma certa quantidade de produtos para tal região e assim finalmente sair da alfândega. Outro motivo também seja a má vontade de entregar no prazo, já que os Correios, caso a encomenda não seja taxada, envia os produtos sem ganhar nada por cima.

É um tipo de ramo que precisa urgentemente de alguma concorrência para agilizar o serviço.

É só privatizar, que dentro de um mês está rodando redondinho!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!