Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia Pessoal tudo bem?

Desculpe minha ignorância mas é o seguinte... tinha um ryzen 3 1200 e comprei um 5 1600AF , ontem fui arriscar trocar (mexia a tempos atrás mas nunca AMD), quando fui tentar tirar o cooler que veio no R3 não saia de jeito nenhum, e como tenho medo não forcei (Graças a Deus) olhei por baixo e nada segurando , até que percebi que girando ele levemente ele movimentava, ai fui girando até ele "descolar", até ai beleza.... depois coloquei o r5 e o cooler novo, tive que tirar ele porque esqueci de olocar o fixador embaixo... ja tava grudado, novamente rosqueei e removi... aai lendo em tópicos aqui eu vi que isso é normal das pastas da AMD grudar e etc, teria que esquentar o proc e etc.... vamos parar de enrolação a duvida é a seguinte: Eu girando ela prejudiquei o processador ou placa-mãe? Segunda pergunta: Eu troquei o R3 por R5 , ligou normal (usei pasta que veio pre aplicada somente) só que não percebi mudança brusca como achei que teria... será que comprometi o processador ou placa-mãe fazendo isso? Tem algum software que posso usar pra ver se a placa e o processador estão normais? se Sim qual e o que seria o "normal"?

Postado
5 minutos atrás, rhian costa disse:

Bom dia Pessoal tudo bem?

Desculpe minha ignorância mas é o seguinte... tinha um ryzen 3 1200 e comprei um 5 1600AF , ontem fui arriscar trocar (mexia a tempos atrás mas nunca AMD), quando fui tentar tirar o cooler que veio no R3 não saia de jeito nenhum, e como tenho medo não forcei (Graças a Deus) olhei por baixo e nada segurando , até que percebi que girando ele levemente ele movimentava, ai fui girando até ele "descolar", até ai beleza.... depois coloquei o r5 e o cooler novo, tive que tirar ele porque esqueci de olocar o fixador embaixo... ja tava grudado, novamente rosqueei e removi... aai lendo em tópicos aqui eu vi que isso é normal das pastas da AMD grudar e etc, teria que esquentar o proc e etc.... vamos parar de enrolação a duvida é a seguinte: Eu girando ela prejudiquei o processador ou placa-mãe? Segunda pergunta: Eu troquei o R3 por R5 , ligou normal (usei pasta que veio pre aplicada somente) só que não percebi mudança brusca como achei que teria... será que comprometi o processador ou placa-mãe fazendo isso? Tem algum software que posso usar pra ver se a placa e o processador estão normais? se Sim qual e o que seria o "normal"?

Olha processador é 8 ou 80 ou ele funciona ou não funciona nunca vi um processador funcionar com parte do desempenho.
para você ver é simples coloca um benchmark de cpu e olha o clock que ele chega olha a temp que pode ser o que mais pode afetar pois se ele esquenta muito ele reduz o clock para não aquecer muito.

Postado
1 minuto atrás, Kleber Peters disse:

Uma dúvida. Você girou o cooler com o processador encaixado na placa-mãe?

Sim

adicionado 1 minuto depois
agora, Marcio Nesi Guedes disse:

Olha processador é 8 ou 80 ou ele funciona ou não funciona nunca vi um processador funcionar com parte do desempenho.
para você ver é simples coloca um benchmark de cpu e olha o clock que ele chega olha a temp que pode ser o que mais pode afetar pois se ele esquenta muito ele reduz o clock para não aquecer muito.

qual a temp ideal? (não entendo nada disso)

• Membro VIP
Postado

@rhian costa Normal, isso é o que deve ser feito em qualquer processador com soquete ZIF. Fez o correto.

A diferença você verá em programas e games que se beneficiem com os 2 núcleos e 8 threads a mais. Um Cinebench por exemplo, um GTA5, COD, edição de vídeo, etc.

• Curtir 1
Postado
agora, Phoenyx disse:

@rhian costa Normal, isso é o que deve ser feito em qualquer processador com soquete ZIF. Fez o correto.

A diferença você verá em programas e games que se beneficiem com os 2 núcleos e 6 threads a mais. Um Cinebench por exemplo, um GTA5, COD, edição de vídeo, etc.

Vou fazer o teste.... muuuuuuuuuuuuuuuito obrigado

Postado
3 minutos atrás, rhian costa disse:

tem a temperatura normal? a pena windows iniciado? pra eu fazer uma comparação?

O melhor pra medir temperatura de CPU é estressar ele ao máximo por algum tempo, porque só com windows ele não deve esquentar quase nada, agora sendo estressado a temperatura sobe, a questão é o quanto sobe.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, rhian costa disse:

Sim

Correto. Continue fazendo assim caso for trocar novamente. A probabilidade de entortar um pino do processador ou você se ferir fazendo com o processador desencaixado é grande. Com relação ao receio de danos, não se preocupe. A menos que você perca a paciência e queira tirar de uma vez, daí você corre o risco de bater o cooler e quebrar algum componente da placa-mãe. 

Quanto às suas dúvidas:

- Equipamentos eletrônicos ou funcionam ou não funcionam. Não tem como funcionar parcialmente. Então, está tudo normal.

- O ganho de desempenho não é linear. Algumas aplicações se beneficiam mais, outras menos. No geral você perceberá mais em aplicações que usam mais núcleos ou em multitarefa (jogar e fazer streaming, por exemplo).

- A temperatura é ideal que fique abaixo de 90ºC. Não se preocupe com a temperatura rodando só o Windows, pois esta não é a utilização normal do equipamento. 

Ademais, depois de anos gerenciando a manutenção de um parque com mais de 400 máquinas, cheguei a conclusão que a premissa do "se não está quebrado, não arrume", monta e não precisa ficar desmontando pra limpar e trocar pasta, a menos que as temperaturas subam. 

• Curtir 1
Postado

Fiz o teste do Cinebench, o que acham? náo entendo muito bem... segue fotos

antes do estresse.png

apos estresse.png

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, rhian costa disse:

Fiz o teste do Cinebench, o que acham? náo entendo muito bem... segue fotos

o primeiro eh antes de executar e o segundo eh após

Postado

Não é só a pasta original que gruda no processador não, já tive processadores que ficavam grudados usando Artic Silver. Dependendo de quando foi a última vez que a pasta foi trocada, a mesma endurece.

Ligar o computador e rodar alguma coisa pesada por alguns minutos pode ajudar a esquentar o processador e por consequencia amolecer a pasta térmica antiga, antes de tentar remover o processador.

No mais, soltar o cooler e ir torcendo para os lados com calma ajuda a desprender o cooler. Melhor fazer força lateral com o processador preso no soquete do que puxar o processador junto com o cooler e depois ter que separar o processador do cooler, onde a chance de entortar algum pino é maior.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!