Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Congelamentos em jogos e tela azul


Posts recomendados

Salve, 

 

então, formatei meu Pc recentemente e começou os problemas. Quando abro algum jogo tipo COD modern warfare, o pc simplesmente congela, continuo ouvindo os meus amigos falando no discord, continuo ouvindo os áudios de YouTube por exemplo, mas não dá pra fazer nada, nem abrir gerenciador de tarefas pra fechar o jogo, nem fechar o jogo, só resolve reiniciando, ou depois de um tempo da uma tela azul e reinício sozinha 

 

segue foto da tela congelada 

 

minha configuração:

ryzen 5 3600

gtx 1070OC

2x8gb hyper fury 2400

600w 

monitor 144hz

 

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV então tenho uma fonte thermaltake 600 real série

 

atualizei só driver de paca de vídeo depois de formatar o Pc 

 

ele acabou de dar essa tela azul aí depois do congelamento 

image.jpg

adicionado 1 minuto depois

@GabrielLV sim, uso SSD da Kingston de 480GB

adicionado 6 minutos depois

Realmente tá impossível usar o Pc! Agora ele começou a travar no google chrome... 

image.jpg

adicionado 7 minutos depois

E outra tela azul, após o travamento do google chrome, não sei mais o que fazer 

image.jpg

adicionado 13 minutos depois

Seria o caso de atualizar a bios? Será q resolveria meu problema? 

adicionado 14 minutos depois

@GabrielLV amigo, na hora que clico para executar o arquivo q baixa na atualização de driver que me mandou o Pc simplesmente congela! 

adicionado 16 minutos depois

E mais uma tela azul, essa não teve nem nome de parada 

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Oliveira Pires Para dual channel instale as memórias nos slots DIMM2 e DIMM4.

 

Recomendo que faça o reset de sua BIOS, reinstalação do sistema, instalação de todos os drivers da placa-mãe baixados diretamente no site da fabricante da mesma, instalação dos drivers de vídeo. Não altere nada na BIOS que não seja para permitir o boot pelo pendrive de instalação do windows. Depois que instalar tudo rode o crystaldiskinfo para ter certeza de que seu drive (mesmo que seja novo) não está com problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods como faço o reset da bios

 

adicionado 4 minutos depois

eu sei que isso não deve ser algo que deve ser feito, mas toda vez que congela, e eu desligo e ligo o cabo de energia do meu ssd com o pc congelado, ele descongela na hora. isso pode ser indicios de problema no meu ssd?

 

adicionado 47 minutos depois

alguém saberia me dizer o por que de quando ligo e desligo o ssd meu pc volta a funcionar? simplesmente destrava....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Oliveira Pires Isso é indicativo de que seu SSD está morrendo sim. Pior, se sua placa-mãe não tiver suporte a hot swap, você pode estar terminando de matar ele ao fazer isso e ainda pode levá-la junto. Use o crystaldiskinfo ou o hdtune nesse SSD e abra a aba HEALTH/SMART para ver se há algum erro evidente.

 

Teste também o SSD com outro cabo e em outra porta SATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Carlos Oliveira Pires disse:

como faço o reset da bios

Tire o PC da tomada (IMPORTANTÍSSIMO), abra o tampo lateral, encoste uma chave de fenda nos dois pinos da placa-mãe onde está escrito CLR_CMOS e mantenha a chave ali por pelo menos 10 segundos (idealmente 20). Retire a chave, religue a tomada, religue o PC.

adicionado 0 minutos depois

Esses pinos costumam ficar perto da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja fiz todos os testes possiveis ja mudei o cabo sata de porta, e nada, continua congelando e quando conecto e desconecto o cabo de energia do SSD, o pc simplesmente descongela. o que acham de eu trocar logo esse SSD... mesmo nao aparecendo problema no app ai de teste. @WOZ Dods

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive problema semelhante, com o mesmo HD em uma outra placa-mãe que eu tinha, antes de atualizar meu setup, eu tinha uma b-150/m e ai ele fazia a mesma coisa, congelava a tela, travava tudo ai o pc reinicia e ele some de bios, pra ele voltar aparecer na bios ou eu desligo e ligo ele ou ligo e desligo o pc da tomada... ai troquei meu setup (processador i5 fui para um r5 3600, placa de video rx480 fui para uma gtx1070oc, e placa-mãe sai da b150 e to com a b450 steel legends)

 

e o problema sumiu nas primeiras semanas de uso do novo setup, e voltou a aparecer agora.

 

inclussive uma novidade @WOZ Dods , agora ta dando tela azul na hora de INSTALAR o windows com o pendrive botavel, mesmo depois de formatar o drive pelo diskpart.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Oliveira Pires Está usando o diskpart ao invés da interface do windows de particionamento? Por quê? rs

 

Cara, só torço para que esse drive não danifique suas portas SATA. Tive um cliente mês passado cujo drive danificou uma porta SATA e ao tentar corrigir instalando em outra porta SATA funcionou pouco tempo e o problema retornou idêntico. Fui colocar o danado no meu PC e o erro apareceu lá também, aí descartei o disco, pois as duas portas da MB da cliente pararam de funcionar com qualquer outro drive, mas eu sei que estavam funcionando antes de o HD ter dado defeito.

 

Sorte que não "contaminou" a minha MB também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods na internet encontro diversas pessoas com problemas parecidos com o meu e ainda sem solução, que doideira, vou trocar esse driver e torcer para que seja a solução 

adicionado 16 minutos depois

@WOZ Dods tem a chance de ser a minha fonte? 

adicionado 18 minutos depois

@WOZ Dods tem vezes que ele trava nessa tela aqui... to tentando aqui mais uma vez 

image.jpg

adicionado 36 minutos depois

Tendo esse erro toda hora 

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...