Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consumo de bateria por LEDs


Posts recomendados

Olá. Gostaria de usar o menos possível de bateria para um circuito com LEDs. Andei vendo que há uma característica dos LEDs que não entendi bem, que o pessoal chama de "forward voltage". Parece que isso altera o consumo. Por exemplo um LED vermelho "gastaria" menos bateria que um azul... a tabela que encontrei é essa aqui:

 

LED_Colors_and_Materials.png.3cf54b6b9b71a785f1a56bcc4f0c43ee.png

 

 

Também pensando na 1a. Lei de Ohm, se a entendi direito, usando mais resistência, a maior possível para que o LED acenda, o circuito todo "gastaria" menos bateria, será que tá certo isso?

 

Grato!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Resumindo: led de maior brilho acende mais com menor corrente.

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

usando mais resistência, a maior possível para que o LED acenda, o circuito todo "gastaria" menos bateria

Tá certo.

 

E ndv com sua tensão direta que normalmente vai de 1.2 a 3v. Já vi smd 0805 de 32v ou +. Me lembro vagamente que tem até tipo que pode ligar direto em 220Vac.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato aos dois! E mais uma perguntinha: será que um potenciômetro desses comuns, que a gente põe para variar volume, aguenta a corrente para testar um LED? Pergunto porque não sei a tolerância desses potenciômetros e esse é o único jeito que sei para descobrir a MRP e o MBV: "máxima resistência possível" e "menor brilho visível", rs...)

 

(Mas sério mesmo... esses pots num guentam muita corrente, não é isso? Devia vir marcado, como tem para os resistores "tantos watts"...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 os potenciômetros antigos aguentam, esses novos que se compram baratinho eu não sei. 

Antigamente eu ligava os leds em série com potenciômetros desses de 10, 22 ou 47k e não queimava. 

 

Pra testar coloca um resistor de no mínimo uns 150R em série (5V), assim já diminui bem a corrente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu certo. O LED azul, como o amigo Renato disse, ficou minimamente aceso, no fundo daquela "panela" que há nos LEDs, com 51k! E brilhou forte com 6k2. Poderia por até 6k8. E o âmbar, que no pot + resistor nem o fundo acendeu, ficou com 3k. E olha que a observação foi feita durante o dia. Acho que deu para economizar uns bons amperes, aí...

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!