Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei um pente de ram  de 8gb ddr3 1600mhz, já possuo 2x4gb também de 1600mhz (porém de marca diferente). E quando coloquei pela primeira vez, o pc ligava tudo (todos leds e fans, com exceção do led da minha placa de rede), porém não dava vídeo e nem bipava, mas ligava a led vermelha ao lado da ram. Depois de muito sofrimento, tirando e colocando o pente de 8gb em todos slots, e também reiniciando a bios, o pc finalmente ligou (com somente o pente de 8gb), desliguei em seguida e coloquei de volta os pentes antigos junto com o novo e funcionou normalmente. No dia seguinte, quando fui ligar o pc pela manhã, deu o mesmo problema, fiquei trocando de slot dnv (coloquei a ram em todos slots umas 4 vezes) e ligou. Queria uma solução pra isso, pois a "solução" que estou arrumando para o pc ligar, não tem pé nem cabeça e sempre tenho que ficar 1 a 2 horas fazendo esse processo chato que as vezes não resulta em nada.

Config do pc:
i5 3570
placa-mãe asus p8z77-m  (estou com a bios atualizada)
gtx 750 ti
2x4gb 1600mhz ddr3 kingston (antiga)
1x8gb 1600mhz ddr3 plexhd (nova que da o problema)
fonte 550w

Postado

@EricPKC Acho difícil ser incompatibilidade, porém tem chance. Acho que poder ser o slot, ou a própria memória. Já tive um problema igual a esse, eu ficava trocando também, de nada adiantava, daí cheguei a conclusão que o meu era a memória.

Pra resolver eu limpei a memória com wd-40 nós contatos, se não me engano, e voltou a funcionar.

Postado

Instale apenas os dois pentes de 4GB nos slots DIMM2 e DIMM4. Resete sua BIOS. Teste. 

Vai funcionar se tiver instalado corretamente. Quando funcionar, instale a memória adicional no DIMM1, ligue o PC. Se não funcionar, resete sua BIOS.

Não ligue XMP.

Plexhd é uma marca desconhecida, provavelmente genérica. Se ainda estiver no prazo de arrependimento, devolva e compre uma marca confiável.

adicionado 0 minutos depois

@Gabriel Tomas Não utilize WD-40 para limpar contatos de placas. Ele possui solventes que podem tornar a placa porosa e quebradiça. Limpeza de placas deve ser feito com isopropanol, que por sinal é muito mais barato.

Postado
7 minutos atrás, EricPKC disse:

Recentemente comprei um pente de ram  de 8gb ddr3 1600mhz, já possuo 2x4gb também de 1600mhz (porém de marca diferente). E quando coloquei pela primeira vez, o pc ligava tudo (todos leds e fans, com exceção do led da minha placa de rede), porém não dava vídeo e nem bipava, mas ligava a led vermelha ao lado da ram. Depois de muito sofrimento, tirando e colocando o pente de 8gb em todos slots, e também reiniciando a bios, o pc finalmente ligou (com somente o pente de 8gb), desliguei em seguida e coloquei de volta os pentes antigos junto com o novo e funcionou normalmente. No dia seguinte, quando fui ligar o pc pela manhã, deu o mesmo problema, fiquei trocando de slot dnv (coloquei a ram em todos slots umas 4 vezes) e ligou. Queria uma solução pra isso, pois a "solução" que estou arrumando para o pc ligar, não tem pé nem cabeça e sempre tenho que ficar 1 a 2 horas fazendo esse processo chato que as vezes não resulta em nada.

Config do pc:
i5 3570
placa-mãe asus p8z77-m  (estou com a bios atualizada)
gtx 750 ti
2x4gb 1600mhz ddr3 kingston (antiga)
1x8gb 1600mhz ddr3 plexhd (nova que da o problema)
fonte 550w

Isso é normal, incompatibilidade entre memórias diferentes (as vezes, diferenças mínimas).

As únicas configurações que funcionam, com 100% de certeza, são aquelas testadas, que vem listadas no manual da placa-mãe.

Não significa que outras não funcionam, apenas que existe a possibilidade de não funcionarem.

Quanto maior o número de pentes, menor a chance de funcionar.

Configurações assimétricas, também.

Postado
5 minutos atrás, EricPKC disse:

@Gabriel Tomas Eu vou tentar limpar a memória com wd-40. Eu acho difícil ser os slots, pois as memórias de 4gb funcionam perfeitamente em todos slots.

Não perca tempo, nem faça essa meleca a toa, não vai adiantar.

Postado
agora, Wal SJC disse:

As únicas configurações que funcionam, com 100% de certeza, são aquelas testadas, que vem listadas no manual da placa-mãe.

Não significa que outras não funcionam, apenas que existe a possibilidade de não funcionarem.

Quanto maior o número de pentes, menor a chance de funcionar.

Configurações assimétricas, também.

Não existe uma única QVL que eu sequer tenha visto até hoje que cruzam modelos de memórias diferentes. Os modelos das QVL servem apenas para referência de modelos que foram testados, mas em todas elas tem o disclaimer obrigatório de que só algumas poucas memórias foram testadas dentre as centenas ou milhares de modelos disponíveis no mercado.

Similarmente, não concordo com a afirmação de que "quanto maior o número de pentes menor a chance de funcionar". Trabalho com manutenção, montagem e upgrade de computadores há 20 anos. As ocasiões onde qualquer coisa do tipo tenha acontecido na minha frente foi erro técnico ou erro de configuração, nada de mágico ou místico aí.

Postado
1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Não existe uma única QVL que eu sequer tenha visto até hoje que cruzam modelos de memórias diferentes. Os modelos das QVL servem apenas para referência de modelos que foram testados, mas em todas elas tem o disclaimer obrigatório de que só algumas poucas memórias foram testadas dentre as centenas ou milhares de modelos disponíveis no mercado.

Similarmente, não concordo com a afirmação de que "quanto maior o número de pentes menor a chance de funcionar". Trabalho com manutenção, montagem e upgrade de computadores há 20 anos. As ocasiões onde qualquer coisa do tipo tenha acontecido na minha frente foi erro técnico ou erro de configuração, nada de mágico ou místico aí.

Tente pegar uma placa-mãe com 4 slots e colocar 4 pentes com capacidades, latências  ou densidades diferentes.

As vezes você perde o dia todo de trabalho e não consegue deixar estável. 

• Curtir 1
Postado

@Wal SJC Tenho um desses trabalhando debaixo da minha bancada. Memórias Corsair, Geil, G.Skill. Quando tentei ligar a primeira vez não funcionou, reinstalei eles como disse acima, resetei a BIOS, funcionou certinho. Concordo que timings podem sim dificultar a compatibilização de memórias, mas só da marca ser diferente não vejo isso ocorrer, especialmente se elas tiverem timings compatíveis. 

No caso do OP, ainda acho que é simplesmente memória de má qualidade. Já tentou colocar memórias genéricas para funcionar umas com as outras? Sempre dá dor de cabeça. Por isso só recomendo memórias de boa qualidade.

As markvision da vida já me fizeram raiva, mas mesmo elas eu consegui configurar para rodarem corretamente em todas as ocasiões onde não vieram DOA.

Postado
2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Wal SJC Tenho um desses trabalhando debaixo da minha bancada. Memórias Corsair, Geil, G.Skill. Quando tentei ligar a primeira vez não funcionou, reinstalei eles como disse acima, resetei a BIOS, funcionou certinho. Concordo que timings podem sim dificultar a compatibilização de memórias, mas só da marca ser diferente não vejo isso ocorrer, especialmente se elas tiverem timings compatíveis. 

No caso do OP, ainda acho que é simplesmente memória de má qualidade. Já tentou colocar memórias genéricas para funcionar umas com as outras? Sempre dá dor de cabeça. Por isso só recomendo memórias de boa qualidade.

As markvision da vida já me fizeram raiva, mas mesmo elas eu consegui configurar para rodarem corretamente em todas as ocasiões onde não vieram DOA.

Geralmente as genéricas dão menos problemas.

Duro é tentar fazer Adata ou Corsair rodarem misturadas com G.Skill ou Hyperx Fury.

Dor de cabeça garantida! kkkkk

adicionado 1 minuto depois
18 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Trabalho com manutenção, montagem e upgrade de computadores há 20 anos.

Aprendemos nos mesmos livros! kkkkkk

_7e9a19f83ef5047f156fd77b5c139264abc921a

Postado

Não limpei com o wd-40, e testei fazer o que o @WOZ Dods disse, porém sem sucesso.

adicionado 2 minutos depois

Testei em outros slots, e tive um resultado diferente dessa vez, o slot 4 funcionou, desligou a led da ram, porém sem video e bip, desliguei e liguei o pc e funcionou normal (só o pente novo). Coloquei +1 ram de 4gb, foi normal, porém no 2º pente, o problema voltou, e mesmo tirando os 2 pentes de 4gb, deixando só o de 8gb no dimm4, não funcionou. Agora liguei o pc somente com as memórias antigas e aconteceu de não ligar o led vermelho da ram, não dar video nem bip, e ao desligar e ligar funcionou normalmente.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, EricPKC disse:

Não limpei com o wd-40, e testei fazer o que o @WOZ Dods disse, porém sem sucesso.

É tentativa e erro, trocar de slots e mudar as posiçoes relativas dos pentes, basicamente.

Se souber mexer na bios e a mb tiver esse recurso, as vezes aumentar um pouco a tensão das memórias também pode ajudar.

Tipo: em vez de trabalhar com 1,5V trabalhar com 1,6V. 

Mas não existe nada que garanta que vai funcionar, são tentativas.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Wal SJC disse:

Aprendemos nos mesmos livros! kkkkkk

Só fui conhecer literatura de manutenção mais velho, na época que aprendi foi com professor de informática, 6 anos antes de ir trabalhar nessa área. Quando chegou a tal da internet aí fui descobrir CDH e logo depois Tom's e outros, aí não parei mais. Sempre lendo artigos e tentando novidades. O maior contato que tive com literatura do tipo foi num curso que fiz só pelo certificado, porque o professor e a aula tinham 3 anos de defasagem... afffffff... Sempre achei hardware aqui muito atrasado, saber ler inglês foi o que me salvou. 

• Curtir 1
Postado

@EricPKC Resete sua BIOS. Ligue com um pente que sabe que vai funcionar. Entre na BIOS e configure o XMP como desligado, o dual channel (se existente) como desligado, a frequência (se for possível definir) a menor dentre as três memórias. Salve, reinicie, desligue e instale as outras. Veja se funciona. Lembrando, as de 4GBs nos slots DIMM2 e 4, a de 8GBs no DIMM1.

Vou reforçar o que falei no começo, se puder trocar a memória, pegue uma de melhor qualidade. 

Postado

@Wal SJC Lembrei de uma aqui. Antigamente era muito comum notebooks de clientes virem com uma memória original e eles instalarem mais uma genérica. Todos esses clientes que eu me lembro, em algum momento, perderam uma das duas memórias. Isso na época de DDR2. Depois que DDR3 saiu nunca mais vi isso ocorrer. Era como se trabalhar fora das especificações (ou com a genérica jack sparrow) fosse venenoso para o note.

adicionado 1 minuto depois

@EricPKC Te apoio nessa ideia. A memória mal chegou e já lhe deu dor de cabeça. Imagina ficar sentada aí dentro do PC por um tempo... 

Postado
9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Wal SJC Lembrei de uma aqui. Antigamente era muito comum notebooks de clientes virem com uma memória original e eles instalarem mais uma genérica. Todos esses clientes que eu me lembro, em algum momento, perderam uma das duas memórias. Isso na época de DDR2. Depois que DDR3 saiu nunca mais vi isso ocorrer. Era como se trabalhar fora das especificações (ou com a genérica jack sparrow) fosse venenoso para o note.

É que no manual dos notebooks vem (ou vinha) escrito, que só se devia usar as memórias que eles recomendavam. Agora o pessoal descobriu que outras também funcionam (pelo menos na maioria das vezes). 

• Curtir 1
Postado

Testei o que o @WOZ Dods disse, mas novamente sem sucesso. Consegui ligar o pc com os 16gb, com o pente de 8gb no DIMM2, e os de 4 no DIMM1 e 3. Acho que realmente o que me resta é trocar de ram, pra evitar mais dor de cabeça. Muito obrigado a todos que tentaram me ajudar.

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, EricPKC disse:

Testei o que o @WOZ Dods disse, mas novamente sem sucesso. Consegui ligar o pc com os 16gb, com o pente de 8gb no DIMM2, e os de 4 no DIMM1 e 3. Acho que realmente o que me resta é trocar de ram, pra evitar mais dor de cabeça. Muito obrigado a todos que tentaram me ajudar.

Se conseguiu nessa posição, faça testes. De repente é isso que era seu problema. Geralmente no manual da placa-mãe vem escrito a posição correta, e essa que te passei é a mais comum hoje, mas sua placa-mãe pode ser diferente.

adicionado 3 minutos depois

@EricPKC Segundo o manual é isso mesmo, A2 e B2 (dimm2 e dimm4): https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/LGA1155/P8Z77-M/E7075_P8Z77-M.pdf

Página 1-7.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!