Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Frequência baixa da placa de vídeo, ideapad 310


Ir à solução Resolvido por Luiz215,

Posts recomendados

Comprei esse meu notebook em 2017, um ideapad 310, ele possui um i7 6500u 3.0ghz, 12GB de RAM (eram 8, coloquei mais 4) e uma Geforce 920M de 2GB. Desde o início estranhei o framerate em jogos, principalmente no CS:GO, o jogo começava e o FPS ficava na faixa dos 150 e passando alguns segundos o FPS caia bastante, pra menos de 60, depois de muito configurar a placa, mudando tudo para alto desempenho, tanto a placa quanto o computador, e nada mudava. Chegando no ponto que a placa integrada do processador roda os jogos melhor que a dedicada.

Então resolvi monitorar por meio do afterburner, e percebi que a placa ao entrar no jogo fica menos de 60% de uso e o clock da placa normal, mas quando a placa bate 99% o clock diminui drasticamente, chegando a 400mHz, ficando com o FPS baixo. Em 2018 fiz alguns tópicos aqui em busca de ajuda, e recebi respostas relacionadas a alimentação, e então troquei a fonte do notebook, que era uma de 65W por uma de 90W na esperança de melhorar, porém não mudou absolutamente nada.

Queria encontrar uma solução para esse problema que eu tenho há anos, e tenho de exemplo amigos que tem notebooks com hardware mais fracos rodando jogos melhor que o meu. Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Qual a temperatura "Normal" que a GPU apresenta em uso? Esse modelo tem muita reclamação de GPU Throttling, com essa mesma reclamação.

adicionado 2 minutos depois

Relato de um usuário no fórum da Lenovo

Citação

Amigo, boa tarde!

 

Passei pelo mesmos problema recentemente com o meu Ideapad 310, para resolver esse problema você irá precisar baixar o programa: ASUS GPU TweakII, esse clock caindo é por causa de um limite de temperatura que a Lenovo coloca, normalmente de 61 graus.

 

Após abrir o programa vai em PROFISSIONAL MODE e altera a barra GPU TEMP TARGET para uns 70/75 graus, eu não recomendo aumentar mais que isso, meus jogos estão se mantendo nos 70/72, então já está ótimo.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz215 Cara fiz os testes, e sim esse era o problema. Assim que batia a temperatura o clock caia, coloquei a temperatura pra 94, o máximo e não deu mais problemas, mesmo não chegando nem um pouco perto dessa temperatura limite. Muito obrigado mesmo cara, me salvou de uma dor de cabeça de anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!