Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Renato.88 pois é pensei o mesmo que você, mas como não entendo muito disso, não mexo.

E está desse jeito ai vários fios de um lado do disjuntor e do outro lado também, e o clico se repete no do chuveiro que é de baixo.

E detalhe no de baixo tem um pedaço de fio que liga os dois disjuntores o de baixo e em cima só que esse pedaço não vem de nenhum lugar, ele pega corrente porque está junto com o outro fio que tem corrente, ai lógico que pega. 

adicionado 4 minutos depois
42 minutos atrás, Renato.88 disse:

Sim, mas veja o que ele disse antes:

Desse jeito ainda continua errado. 

O correto é que se tenha o DR e o disjuntor comum. 

Bom isso ta uma bagunça, mas mesmo assim o chuveiro funcionava normal. Mas parou como eu disse.

Então acho que o problema deve ser o chuveiro. Mesmo que isso ta uma bagunça funcionava.

Agora que tem que arrumar eu sei, só falta o din din.

Pra chamar alguém que entenda bem e faça o serviço direito. 

Postado
1 hora atrás, Vitor do Nascimento disse:

E detalhe no de baixo tem um pedaço de fio que liga os dois disjuntores o de baixo e em cima só que esse pedaço não vem de nenhum lugar, ele pega corrente porque está junto com o outro fio que tem corrente, ai lógico que pega. 

Nesse caso é assim mesmo. 

Quando tem vários disjuntores, vai ligando um no outro com pedacinhos de fio ou então com uma peça chamada barramento. 

1 hora atrás, Vitor do Nascimento disse:

Agora que tem que arrumar eu sei, só falta o din din.

Pra chamar alguém que entenda bem e faça o serviço direito. 

Certo. 

Mas quando puder, mande alguém arrumar. 

Postado
2 horas atrás, Vitor do Nascimento disse:

Sim, mas tá na cara que essa arrumação foi proposital.

Vamos entender o que foi feito:

Havia 2 disjuntores.

A rigor, isso seria suficiente para um único circuito.

Mas como não se podia aumentar o numero de disjuntores, "inventou-se" uma nova norma técnica tabajara.

A fase que vem da rua distribui para os dois disjuntores.

Um disjuntor atende o circuito da residencia.

O outro atende somente o chuveiro.

Em termos de demanda de corrente, faz sentido, embora seja uma tremenda gambiarra, porque o neutro não poderia passar direto.

Muito menos agora, se foi instalado disjuntor DR.

Conclusão: se a ligação continuar desse mesmo jeito, os disjuntores DR não estão protegendo contra o diferencial residual, porque eles não podem detectar as fugas de corrente dessa forma.

Não adiantou nada gastar dinheiro com disjuntor DR e deixar ligado desse jeito, porque continua tão perigoso como antes.  Isso é um fato.

Porém, o que eu estou colocando, é que esse fato não tem nada a ver com o problema do chuveiro.

• 2 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Eu acho que o autor do tópico trocou o termo "DIN" pelo termo "DR".

Lembremos que também existem os IDR. Parece que são DR com disjuntor embutido (proteção de sobrecorrente).

A zica visível deve estar no tal "chuveiro invisível".

Quanto às zicas invisíveis...

Eu não analisei as imagens, mas li todo o tópico. Se ele tem a mesma fase "distribuída" (tabajara) em dois condutores, o rompimento de um deles pode causar um incêndio, especialmente com os altíssimos disjuntores que nunca dispararão.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Lembremos que também existem os IDR. Parece que são DR com disjuntor embutido (proteção de sobrecorrente).

Equívoco meu. "IDR" é a sigla para o que comumente é chamado apenas "DR". Eu quis fazer lembrança dos DDR. Estes, sim, trazem a função adicional de disjuntor.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!