Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rx 580 superaquecendo e monitor dando apagando.


Posts recomendados

Boa noite pessoal, sou novo no fórum e espero estar criando um tópico no lugar certo, além disso, sou um pouco leigo no assunto e estou precisando de assunto.

 

A poucas semanas montei um computador novo para jogos e estou tendo problemas na execução de alguns jogos mais pesados. Adquiri uma placa de vídeo XFX RX 580 8gb e quando rodo jogos que são mais leves, como CS e VALORANT não tenho muitos problemas, porém estou observando que quando executo jogos que requer um pouco mais de qualidade gráfica (nesse caso estou rodando com mais frequência e tendo problemas com APEX LEGENDS, rodando relativamente nas configurações médias de grafico), a placa de vídeo facilmente atinge os 90° (confesso que já li por aqui e emr outros fóruns comentando ser normal essa temperatura para esse modelo de placa) além de frequentes picos de uso de 100% da RX.  Agora na aquisição de um monitor 144hz com maior resolução, além do superaquecimento da placa, esta ocorrendo algumas rápidas perdas de vídeo (a tela fica preta por 2 ou 3 segundos) e depois tudo volta ao normal.

 

Tive a oportunidade de testar a placa de vídeo em outra placa-mãe (meu hardware antigo) antes da chegada das peças novas, com outra memoria e outro processador, onde o problema de superaquecimento e picos de uso de mantinha, porém acreditava que poderia ser gargalo pelo hardware antigo. O problema continua e por isso o tópico.

 

Gostaria de pedir a ajuda de vocês. Será que meu hardware é modesto para os jogos ou devo me preocupar com a saudê da minha placa de vídeo ?

 

MEU HARDWARE

 

PROCESSADOR: AMD Ryzen 5 2600 Six-Core Processor (12CPU's)~3.4Ghz [uso aircooler original do processador)

placa-mãe: Gigabyte AB350-Gaming 3

BIOS: F42d

PLACA DE VÍDEO: Radeon XFX Rx 580 8Gb

MEMORIA: 1x16Gb

FONTE: Electro V2 PC Yes white 500w

FAN: 6 Fan's (3 frontais, 2 na parte de cima e uma traseira)

GABINETE: Gabinete Gamer Satellite K371 

 

Os drivers da placa de vídeo estão atualizados e o sistema windows 10 recém instalado.

 

 

WhatsApp Image 2020-08-09 at 01.56.55.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, eaí, bem vindo ao fórum.

Cara, você viu se os fans da placa de vídeo estão girando? Aumenta a velocidade dos fans dela no Radeon Software ou no MSI Afterburner se preferir, coloca o fan em 50%, testa algum jogo e avise se mudou alguma coisa.

22 minutos atrás, AvestruzQueTeSeduz disse:

confesso que já li por aqui e emr outros fóruns comentando ser normal essa temperatura para esse modelo de placa

Sério??? Quando a minha 570RS da XFX pega 70ºC eu já entro em pânico kkkkk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Rafael Cruz 970 disse:

Opa, eaí, bem vindo ao fórum.

Cara, você viu se os fans da placa de vídeo estão girando? Aumenta a velocidade dos fans dela no Radeon Software ou no MSI Afterburner se preferir, coloca o fan em 50%, testa algum jogo e avise se mudou alguma coisa.

Sério??? Quando a minha 570RS da XFX pega 70ºC eu já entro em pânico kkkkk

 

 

image.thumb.png.bbb939d33b06fbb7a36d653ff4bc16d0.pngBoa noite Rafael e obrigado pelas boas vindas amigo.

 

A alguns dias fiz alteração na velocidade das fans por indicação de um amigo e ficou desse jeito.

O problema que eu estou tendo acontece com essa configuração de velocidade de FAN.

 

O que você me sugere de mudanças nessas velocidades?

 

Muito obrigado pela sua ajuda e uma boa noite!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, era pra estar resolvendo, a configuração tá boa.

Eu fiz a minha curva de fan pelo Afterburner (imagem 1), se quiser testar aí desativa o controle avançado do Radeon e faz uma lá.

Nessa config minha placa não passa de 65ºC, não sei se a minha tem tanta diferença pra 580. 

Os coolers dela estão rodando normal? Tava rodando alguma coisa nela a pouco tempo? Posso estar falando bobagem aqui, talvez a 580 esquente bem mais que a 570 mesmo, mas refiz a configuração de fan que você tá usando e aqui ficou 38ºC. (imagem 2)

fan.PNG

fan2.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Cruz 970 meu Deus, agora to preocupado kkk' 38°

 

Bem, as duas ventoinhas quando estão executando algum jogo ligam e funcionam normalmente. Fiz a troca de pasta térmica e limpeza interna com cuidado, só para garantir que não era esse o problema.

 

outra informação é que navegando na internet, praticamente em stand by a temperatura fica nos 50°

 

Vou configurar as ventoinhas como no seu exemplo e já mando o resultado para você dar uma olhada.

 

Obrigado até aqui Rafael 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, AvestruzQueTeSeduz disse:

Obrigado até aqui Rafael 

Capaz, estamos aqui pra isso :D

2 minutos atrás, AvestruzQueTeSeduz disse:

outra informação é que navegando na internet, praticamente em stand by a temperatura fica nos 50°

Provavelmente a minha também deve ficar assim, se você olhar no print do Afterburner, eu coloquei o fan pra ligar acima de 39ºC, sou meio paranóico com essa história da placa ficar fritando o chip e os coolers desligados porque tá em stand by kkk.

Nessa configuração, a cada 2~3 minutos eu vejo que o fan liga e fica alguns segundos girando, até cair pra 38ºC de novo. Em questão de ruído é praticamente nulo e mantém a placa fria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Rafael Cruz 970 disse:

Provavelmente a minha também deve ficar assim, se você olhar no print do Afterburner, eu coloquei o fan pra ligar acima de 39ºC, sou meio paranóico com essa história da placa ficar fritando o chip e os coolers desligados porque tá em stand by kkk.

50 graus é muito longe de fritando... Tá mais pra 'minimamente quente pra evitar que a umidade do ar oxide a placa'...
 

16 minutos atrás, Rafael Cruz 970 disse:

Nessa configuração, a cada 2~3 minutos eu vejo que o fan liga e fica alguns segundos girando, até cair pra 38ºC de novo.

Vai por mim, isso é pior que deixar o fan stop ligado. Na prática sua placa fica esquentando, esfriando, esquentando, esfriando... O metal dilata e contrai em cada ciclo. Os engenheiros que implementaram a função fan stop sabiam o que estavam fazendo.

@AvestruzQueTeSeduz 90 não é normal, não. É a temperatura a partir da qual tem throttle. No seu caso o gabinete é um problemão. Ele tem a frontal fechada, de forma que os fans dali são só decorativos, não proporcionam refrigeração. Minha primeira sugestão é tirar os fans dali, se tiver, e colocar em cima, jogando ar pra dentro. Em segundo lugar, experimenta um undervolt na tensão da placa. Começa diminuindo uns 50 mV e testa pra ver se continua estável, já deve dar uma boa melhora. Pode ir diminuindo de +10 em 10 até ter instabilidade, aí sobre +10 ou 20 mV de volta. A minha aqui, uso a -90 mV e +40 MHz de clock (sim, undervolt + overclock) e baixou coisa de uns 10~15 graus a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Shaman93 disse:

50 graus é muito longe de fritando... Tá mais pra 'minimamente quente pra evitar que a umidade do ar oxide a placa'...

Tava acostumado com placa sem fan stop, que ficava as vezes em 25ºC em idle, desde que tive uma GTX 960 que pegava 60º parada eu comecei a fazer isso, não sabia que não importava tanto.

5 minutos atrás, Shaman93 disse:

Vai por mim, isso é pior que deixar o fan stop ligado. Na prática sua placa fica esquentando, esfriando, esquentando, esfriando... O metal dilata e contrai em cada ciclo. Os engenheiros que implementaram a função fan stop sabiam o que estavam fazendo.

Até que nesse caso não tanto por ser 1ºC de oscilação (38~39ºC) Mas vou desativar, não faria sentido implantarem isso se fosse prejudicial mesmo.

 

@AvestruzQueTeSeduz Tava passando uma desinformação aqui, foi mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Cruz 970 imagina amigo. 

 

Vou tentar fazer a mudança na tensão da placa de vide-o como indicado pelo amigo @Shaman93

Já a questão das Fans já tenho 6 ocupando todos os espaços disponíveis para instalação delas, inclusive duas na parte de cima jogando ar para dentro.

 

Seria possível que a troca do gabinete resolveria meu problema com a placa de vídeo ou seria pouco provável que o problema seja somente o gabinete?

 

obrigado até agora pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, não realizei ainda o underground e também não mudei a curva de nível da fan. Antes disso decidi adquirir mais uma fan para colocar jogando ar direto na placa de vídeo. Realizando teste em jogos depois da alteração (computador agora com 7 fan) a temperatura caiu em 1º grau, variando agora entre 88º e 89º.

 

Amanha estarei realizando o undervolt. Continue preocupado

 

até lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, AvestruzQueTeSeduz disse:

Realizando teste em jogos depois da alteração (computador agora com 7 fan) a temperatura caiu em 1º grau, variando agora entre 88º e 89º.

Não tem necessidade dessa quantidade de fans... Olha esse vídeo 
https://youtu.be/8OmkmluAYAQ?t=708

A maior diferença é de nenhum pra um fan. Depois de um pra dois e por último de 2 pra 3. Aumentando de 3 pra 4 a diferença é mínima (3 graus no processador, com cooler stock, e 1 grau na GPU) e de 4 pra 5 já não teve diferença nenhuma. Esse 1 grau de diminuição que você viu tá dentro da margem de erro. O tampo da frente desse gabinete é removível? O que poderia dar uma boa diferença seria tirar ele.

Pra você se guiar no undervolt:
https://www.youtube.com/watch?v=y2LTIlwISXw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, fiz o undervolt, segui o video e esses são os resultados.

 

Primeira imagem é o teste benchmark sem alteração na tensão. Em todos os testes o uso era de 100% e a temperatura praticamente travado na temperatura máxima.1576682254_benchemarkconfpadrao001.thumb.png.3e1298c52db17dfd8b4f838d68aabb0b.png

 

Próximo print resultado com -10Mv, manteve-se a mesma temperatura praticamente o teste inteiro.847579218_benchemark-10mv.thumb.png.b36ebdcd0b4ee0fc48da477a693d53f9.png

 

Terceiro print resultado com -100Mv, manteve-se a mesma temperatura praticamente o teste inteiro.

199739389_benchemark-100mv.thumb.png.94ef62ee64f810bd8badc0ab7c8a3042.png

 

Quarto print resultado com -170Mv, manteve-se a mesma temperatura praticamente o teste inteiro.

-170Mv foi o minimo de tensão para placa não travar no teste de benchmark.

12553726_benchemark-150mv.thumb.png.501d4532ac324d79277652227dd3f374.png

 

Posso ter feito (e provavelmetne fiz) algo de errado, pois mesmo caindo a tensão de 1150Mv para 970Mv a temperatura praticamente não mudou no teste de Benchmark e também em jogo ( testado no Apex Legends), chegando a bater 91º.

 

O backplate da placa pega fogo enquanto o processador não passa dos 60º.

 

Estou cada vez mas preocupado e não sei mais o que fazer ou tentar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, AvestruzQueTeSeduz disse:

Mais uma informação, tentei também aumentar a curva da fan como no final do vídeo, mas nada faz baixar essa temperatura. 

 

Amanhã vou ligar o hardware fora do gabinete só para tirar a duvida, mas se tiverem mais alguma ideia para me ajudar, agradeço.

Se nem o undervolt ajudou, já to desconfiando que seja problema com a placa. Talvez pasta térmica de menos ou pressão insuficiente no bloco. Qual pasta usou? Apertou bem todos os parafusos até o final? O resultado da minha 580 em 1390 MHz e -90 mV (1060 mV):
image.thumb.png.bd0ee4e272129ca2dd88e2b2f15f6928.png

Isso é com a curva de fan padrão, fica nuns 1700 RPM, praticamente inaudível.

Se eu coloco a 70% os fans (2600 RPM), ficando um ruido alto, mas relativamente aceitável:
image.thumb.png.c75126125726ab47cbd510dfe7abc483.png

Em 100% eles vão a 3600~3700 RPM, mas fica parecendo uma turbina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, realizei os testes de benchmarks agora com o computador fora do gabinete (todo o hardware na bancada) e ai estão os resultados;

Talvez tenha feitos os testes na ordem errada.

 

Primeiro teste fiz ainda com o UNDERVOLT -150mV (1050mV)

temperatura minima: 39º

temperatura máxima: 84°

uso da gpu: 100%

FPS máximo: 21

FPS minimo: 77

pontuação geral: 8073

 

Com primeiro teste achei ter encontrado o problema, seria meu gabinete, porém diminuindo mais a tensão a temperatura subiu;

 

teste com o UNDERVOLT -170mV (980mV)

temperatura minima: 47º

temperatura máxima: 85°

uso da gpu: 100%

FPS máximo: 21

FPS minimo: 78

pontuação geral: 8074

 

Depois realizei teste com o CONFIGURAÇÃO PADRÃO (1150mV)

temperatura minima: 49º

temperatura máxima: 90°

uso da gpu: 100%

FPS máximo: 44

FPS minimo: 67

pontuação geral: 7112

 

Achei estanho na configuração padrão da placa de vídeo, com hardware fora do gabinete chegar a 90º novamente. Então refiz o primeiro teste com 1050Mv (-150Mv que o padrão).

 

RESULTADO FOI:

temperatura minima: 51º

temperatura máxima: 90°

uso da gpu: 100%

FPS máximo: 19

FPS minimo: 64

pontuação geral: 6704

 

Resumindo, depois de alguns testes a temperatura continua em 90º independente da tensão, com o hardware fora do gabinete. Não consigo interpretar essas informações.

 

Devo assumir que a placa pode estar com defeito e procurar um técnico ?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, acredito que tenha conseguido resolver o problema de aquecimento da placa.

 

Na montagem do computador novamente para o gabinete, fiz uma limpeza geral (o computador é recém montado por isso não tinha muita poeira), aproveitei para abrir pela segunda vez a placa de vídeo, limpar novamente e trocar pasta térmica, me atentando a apertar bastante os parafusos por sugestão @Shaman93 para manter o contato do chip com a refrigeração.

 

Mantive a configuração de undervolt 0Mv e com uma curva de fan 80% aos 81° e a temperatura agora não passa dos 85° (jogando Apex Legends 75~80°).

 

Estou feliz, porém um problema continua. O monitor continua perdendo vídeo por alguns poucos segundo quando estou jogando mesmo com a temperatura mais baixa.

 

Reparei que o problema não ocorre quando estou em 60hz no monitor. Porém quando estou em 144hz o problema é comum no teste de benchmark.

 

Devo me preocupar com o monitor ou ainda pode ser um problema na placa de vídeo ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!