Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pc reiniciando e ficando congelado na tela do bios


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Bom dia,

 

 

Galera, estou com um caso meio estranho, vamos lá:

 

Meu irmão montou um PC pra ele, com a configuração abaixo:

  • R5 3600
  • 16gb 3000mhz
  • B450 DS3H
  • EVGA 600w White
  • R9 285

 

Ele possui conhecimento básico, soube montar, organizar os cabos e é isso, no inicio o PC rodava de boas, ele não reclamava de nada, até que certo dia, ele disse que o PC estava estranho, reiniciando, pra ele isso era normal, pois ele joga COD Warzone e por ser pesado justifica ¬¬'. Até que ele percebeu que mesmo em atividades básicas o PC reiniciava, já alertei ele sobre sua fonte, sei que não é uma das melhores e pedi pra ele medir as tensões de saída dela, tudo estava batendo, sem alterações nas tensões...

 

Ele por si desmontou o PC todo e montou novamente e disse que tinha parado, porém pouco tempo depois ele reclamou de novo, agora o PC estava reiniciando sem nada aberto, pedi pra ele verificar os perfis de energia e drivers, segundo ele estava tudo ok, confiei e prosseguimos. Alguns dias depois ele me reclama que o PC esta travando na tela de bios e reiniciando direto. Me cansei e fui até a casa dele, chegando lá vi várias inconsistências.

 

  1. Driver do chipset não estava instalado;
  2. Driver de vídeo em conflito com o driver de chipset que ele havia supostamente instalado;
  3. Perfil de energia setado para equilíbrio;
  4. Windows desatualizado.
  5. E outros detalhes.

Ajustei todos e aparentemente estava normal, fiquei horas testando, estressando, reiniciando diversas vezes e nenhum sintoma retornou, até o desempenho do PC em geral melhorou...

 

Ontem fomos jogar o COD e ele me reclama que o PC quando liga, fica travado na tela do logo da placa-mãe e não inicia, precisa ficar reiniciando para dar boot normalmente, pedi pra ele verificar se há algum erro descrito na tela, mas ele disse que só tem os comandos: Del para entrar no setup, F9 pra continuar etc...

 

Alguém consegue me dar uma luz do que seja o problema?

Eu ainda estou desconfiando dessa fonte dele, em segundo lugar sua placa-mãe, pois anteriormente, ele me dizia que sua bios resetava sempre que o PC desligava...

 

Se alguém conseguir ajudar agradeço, desculpa o texto longo, mas achei interessante relatar os detalhes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, gustavoomt disse:
  1. Driver do chipset não estava instalado;
  2. Driver de vídeo em conflito com o driver de chipset que ele havia supostamente instalado;
  3. Perfil de energia setado para equilíbrio;
  4. Windows desatualizado.
  5. E outros detalhes.

O número 3 está correto. O modo "alto desempenho" não deve ser utilizado por não permitir que a CPU reduza sua frequência quando não é necessário desempenho total, com isso aumentando consumo, aquecimento e desgaste da mesma. O correto é deixar sempre no modo "equilibrado" em todas as circunstâncias, a menos que você tenha instalado os drivers AMD que tenham criado um perfil de energia específico para a CPU Ryzen.

 

Todos os colegas estão contribuindo bastante. Minha recomendação é de que verifique se na BIOS da MB, a opção DOCP está ativada. DOCP faz com que as memórias rodem em overclock automático para atingirem suas velocidade máxima. O problema é que esse recurso não significa garantia de funcionamento estável, e muitas vezes a máquina vai se comportar exatamente como você descreveu mesmo que as memórias sejam de qualidade e estejam instaladas corretamente como citado pelo @GusGraf

 

Recomendo então que desative a função DOCP e veja se o problema desaparece. Se desaparecer, você pode religar o DOCP e tentar estabilizar as memórias configurando as frequências, timings e tensão manualmente. Em alguns casos isso resolve, em outros é necessário incrementar a tensão de operação da memória em 0.5 volt. 

Além disso, verificar se a instalação do sistema está saudável como mencionado pelo @Ornitotheus também é importante. Se seu irmão tiver utilizado o sistema reaproveitado de outro computador, isso pode ser a causa da instabilidade. Todo sistema deve ser instalado exclusivamente para a MB no qual será utilizado, e reaproveitar sistemas causa instabilidade garantida.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods 

Obrigado pela resposta.

 

No caso instalamos o driver do chipset, no qual já vem listado os modos de energia para a linha ryzen, ele está utilizando o especifico.

DOCP seria o mesmo que o XMP? Ele fez testes com ele ativado e desativado e realmente a maioria das reclamações foram quando ativado, mas justificaria o computador se comportar desta maneira mesmo estando sem uso? Apenas parado na área de trabalho? Vou verificar esse ponto e retorno aqui, vou efetuar testes com ele desativado e acompanhar, após vou aplicar manualmente os timings, velocidade e tensão das memorias.

Quando ele trocou efetuou uma formatação limpa, não há resquícios dos outros componentes. 

 

No mais, vou acompanhar por ordem de facilidade:

 

  1. Desativar o XMP e acompanhar;
  2. Testar novamente a integridade do discos;
  3. Formatar novamente.

Retorno com um feedback.

 

Obrigado a todos!!!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, gustavoomt disse:

No caso instalamos o driver do chipset, no qual já vem listado os modos de energia para a linha ryzen, ele está utilizando o especifico.

Perfeito.

3 minutos atrás, gustavoomt disse:

DOCP seria o mesmo que o XMP? Ele fez testes com ele ativado e desativado e realmente a maioria das reclamações foram quando ativado, mas justificaria o computador se comportar desta maneira mesmo estando sem uso? Apenas parado na área de trabalho? Vou verificar esse ponto e retorno aqui, vou efetuar testes com ele desativado e acompanhar, após vou aplicar manualmente os timings, velocidade e tensão das memorias.

Sim, justifica. Entenda que XMP (no caso o nome para essa função nas CPUs AMD é DOCP ou EOCP em algumas placas mãe) é na verdade um OC automático. Todo OC pode causar instabilidade no sistema, e essa instabilidade pode ocorrer de diversas maneiras. Muito comumente essa instabilidade não ocorre imediatamente após habilitar-se essa função, e em alguns quando começa a ficar instável não volta ao normal nunca mais (minha própria placa-mãe fez isso, e agora sequer funciona mais em dua channel). Faça o teste de desligar o XMP e rodar o teste de estabilidade do aida64 (burn test). Se o problema retornar, faça um teste das memórias usando o memtest86. Teste também usar apenas uma memória.

 

Nos conte como foram os testes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

Bom, hoje conseguimos realizar os testes indicados:

 

  1. Desativamos o xmp/ DOCP;
  2. Verificamos a integridade dos discos: todos ok, sem badblocks ou erros;
  3. Uso comum, até o momento tudo está perfeito, estamos testando reinicializações, desligamentos cargas e etc.

Não pude rodar o stress test, pois ele usa cooler box e a CPU estava chegando a 100c, resolvi evitar prosseguir com o teste...

 

No mais, meu principal suspeito é o XMP/DOCP, com ele desativado está tudo fluindo bem, também resetamos o bios pra qualquer suspeita, então está com as configs de fábrica.

 

No post esqueci de mencionar que está com a ultima bios F51.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @GusGraf @Ornitotheus

Bom dia galera!

 

Depois de inúmeros testes, inúmeras investigações do porque acontecia isso, meu brilhante irmão me solta essa:

 

- Mano, será que não pode ser meu HD?

 

Eu o questionei porque ele fez a verificação dos discos e só mencionou um SSD e um HD, que estavam perfeitos... 

 

- Aah, o HD que eu guardei no gabinete.

 

Fui olhar, o bendito me guarda um HD energizado e com sata conectado, o HD está bom? Não! Primeiro setor já com badblock, todo lascado o HD, tirei ele e milagrosamente o PC voltou ao normal... Inclusive com XMP ativado.

 

Galera, obrigado pela ajuda, agora já adicionei um item na minha lista: "Verifique tudo que confirmarem que foi feito" 

 

É isso, gostaria de destacar a mensagem de cada um como melhor, mas infelizmente não é possível 😕 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!