Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pc reiniciando e ficando congelado na tela do bios

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Galera, estou com um caso meio estranho, vamos lá:

Meu irmão montou um PC pra ele, com a configuração abaixo:

• R5 3600
  • 16gb 3000mhz
  • B450 DS3H
  • EVGA 600w White
  • R9 285

Ele possui conhecimento básico, soube montar, organizar os cabos e é isso, no inicio o PC rodava de boas, ele não reclamava de nada, até que certo dia, ele disse que o PC estava estranho, reiniciando, pra ele isso era normal, pois ele joga COD Warzone e por ser pesado justifica ¬¬'. Até que ele percebeu que mesmo em atividades básicas o PC reiniciava, já alertei ele sobre sua fonte, sei que não é uma das melhores e pedi pra ele medir as tensões de saída dela, tudo estava batendo, sem alterações nas tensões...

Ele por si desmontou o PC todo e montou novamente e disse que tinha parado, porém pouco tempo depois ele reclamou de novo, agora o PC estava reiniciando sem nada aberto, pedi pra ele verificar os perfis de energia e drivers, segundo ele estava tudo ok, confiei e prosseguimos. Alguns dias depois ele me reclama que o PC esta travando na tela de bios e reiniciando direto. Me cansei e fui até a casa dele, chegando lá vi várias inconsistências.

1. Driver do chipset não estava instalado;
  2. Driver de vídeo em conflito com o driver de chipset que ele havia supostamente instalado;
  3. Perfil de energia setado para equilíbrio;
  4. Windows desatualizado.
  5. E outros detalhes.

Ajustei todos e aparentemente estava normal, fiquei horas testando, estressando, reiniciando diversas vezes e nenhum sintoma retornou, até o desempenho do PC em geral melhorou...

Ontem fomos jogar o COD e ele me reclama que o PC quando liga, fica travado na tela do logo da placa-mãe e não inicia, precisa ficar reiniciando para dar boot normalmente, pedi pra ele verificar se há algum erro descrito na tela, mas ele disse que só tem os comandos: Del para entrar no setup, F9 pra continuar etc...

Alguém consegue me dar uma luz do que seja o problema?

Eu ainda estou desconfiando dessa fonte dele, em segundo lugar sua placa-mãe, pois anteriormente, ele me dizia que sua bios resetava sempre que o PC desligava...

Se alguém conseguir ajudar agradeço, desculpa o texto longo, mas achei interessante relatar os detalhes. 

• Membro VIP
Postado

Primeiramente, você baixou todos os drivers no próprio site do fabricante da placa-mãe e GPU? Como está a saúde do HD/SSD que ele usa? O CrystalDiskInfo é uma ótima ferramenta para esses testes, vamos começar por aqui. 

• Curtir 1
  • Solução
Postado
2 horas atrás, gustavoomt disse:
  1. Driver do chipset não estava instalado;
  2. Driver de vídeo em conflito com o driver de chipset que ele havia supostamente instalado;
  3. Perfil de energia setado para equilíbrio;
  4. Windows desatualizado.
  5. E outros detalhes.

O número 3 está correto. O modo "alto desempenho" não deve ser utilizado por não permitir que a CPU reduza sua frequência quando não é necessário desempenho total, com isso aumentando consumo, aquecimento e desgaste da mesma. O correto é deixar sempre no modo "equilibrado" em todas as circunstâncias, a menos que você tenha instalado os drivers AMD que tenham criado um perfil de energia específico para a CPU Ryzen.

Todos os colegas estão contribuindo bastante. Minha recomendação é de que verifique se na BIOS da MB, a opção DOCP está ativada. DOCP faz com que as memórias rodem em overclock automático para atingirem suas velocidade máxima. O problema é que esse recurso não significa garantia de funcionamento estável, e muitas vezes a máquina vai se comportar exatamente como você descreveu mesmo que as memórias sejam de qualidade e estejam instaladas corretamente como citado pelo @GusGraf

Recomendo então que desative a função DOCP e veja se o problema desaparece. Se desaparecer, você pode religar o DOCP e tentar estabilizar as memórias configurando as frequências, timings e tensão manualmente. Em alguns casos isso resolve, em outros é necessário incrementar a tensão de operação da memória em 0.5 volt. 

Além disso, verificar se a instalação do sistema está saudável como mencionado pelo @Ornitotheus também é importante. Se seu irmão tiver utilizado o sistema reaproveitado de outro computador, isso pode ser a causa da instabilidade. Todo sistema deve ser instalado exclusivamente para a MB no qual será utilizado, e reaproveitar sistemas causa instabilidade garantida.

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods 

Obrigado pela resposta.

No caso instalamos o driver do chipset, no qual já vem listado os modos de energia para a linha ryzen, ele está utilizando o especifico.

DOCP seria o mesmo que o XMP? Ele fez testes com ele ativado e desativado e realmente a maioria das reclamações foram quando ativado, mas justificaria o computador se comportar desta maneira mesmo estando sem uso? Apenas parado na área de trabalho? Vou verificar esse ponto e retorno aqui, vou efetuar testes com ele desativado e acompanhar, após vou aplicar manualmente os timings, velocidade e tensão das memorias.

Quando ele trocou efetuou uma formatação limpa, não há resquícios dos outros componentes. 

No mais, vou acompanhar por ordem de facilidade:

1. Desativar o XMP e acompanhar;
  2. Testar novamente a integridade do discos;
  3. Formatar novamente.

Retorno com um feedback.

Obrigado a todos!!!

• Amei 1
Postado
3 minutos atrás, gustavoomt disse:

No caso instalamos o driver do chipset, no qual já vem listado os modos de energia para a linha ryzen, ele está utilizando o especifico.

Perfeito.

3 minutos atrás, gustavoomt disse:

DOCP seria o mesmo que o XMP? Ele fez testes com ele ativado e desativado e realmente a maioria das reclamações foram quando ativado, mas justificaria o computador se comportar desta maneira mesmo estando sem uso? Apenas parado na área de trabalho? Vou verificar esse ponto e retorno aqui, vou efetuar testes com ele desativado e acompanhar, após vou aplicar manualmente os timings, velocidade e tensão das memorias.

Sim, justifica. Entenda que XMP (no caso o nome para essa função nas CPUs AMD é DOCP ou EOCP em algumas placas mãe) é na verdade um OC automático. Todo OC pode causar instabilidade no sistema, e essa instabilidade pode ocorrer de diversas maneiras. Muito comumente essa instabilidade não ocorre imediatamente após habilitar-se essa função, e em alguns quando começa a ficar instável não volta ao normal nunca mais (minha própria placa-mãe fez isso, e agora sequer funciona mais em dua channel). Faça o teste de desligar o XMP e rodar o teste de estabilidade do aida64 (burn test). Se o problema retornar, faça um teste das memórias usando o memtest86. Teste também usar apenas uma memória.

Nos conte como foram os testes. 

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods

Bom, hoje conseguimos realizar os testes indicados:

1. Desativamos o xmp/ DOCP;
  2. Verificamos a integridade dos discos: todos ok, sem badblocks ou erros;
  3. Uso comum, até o momento tudo está perfeito, estamos testando reinicializações, desligamentos cargas e etc.

Não pude rodar o stress test, pois ele usa cooler box e a CPU estava chegando a 100c, resolvi evitar prosseguir com o teste...

No mais, meu principal suspeito é o XMP/DOCP, com ele desativado está tudo fluindo bem, também resetamos o bios pra qualquer suspeita, então está com as configs de fábrica.

No post esqueci de mencionar que está com a ultima bios F51.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods

A questão de reiniciar está ok, até o momento não reiniciou mais... Porém reiniciei o micro e ficou travado na tela de post da mobo, duro que o PC fica travado sem ação, somente se desligar direto na fonte, consigo ligá-lo novamente... 

• Curtir 1
Postado

@gustavoomt Efetuou o reset da BIOS alguma vez? Quando o PC trava antes da inicialização geralmente é questão de BIOS. Se trava durante a inicialização já pode ser sistema, memória ou HD.

adicionado 0 minutos depois

Até fonte, inclusive.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods

Hoje pedi pra ele testar o PC sem os dois discos rígidos dele, somente o SSD para ver o que acontece. 

Outra coisa, haveria algum problema em fazer um downgrade de versão da bios? Acha que ela poderia estar com problemas? 

Postado

@WOZ Dods @GusGraf @Ornitotheus

Bom dia galera!

Depois de inúmeros testes, inúmeras investigações do porque acontecia isso, meu brilhante irmão me solta essa:

- Mano, será que não pode ser meu HD?

Eu o questionei porque ele fez a verificação dos discos e só mencionou um SSD e um HD, que estavam perfeitos... 

- Aah, o HD que eu guardei no gabinete.

Fui olhar, o bendito me guarda um HD energizado e com sata conectado, o HD está bom? Não! Primeiro setor já com badblock, todo lascado o HD, tirei ele e milagrosamente o PC voltou ao normal... Inclusive com XMP ativado.

Galera, obrigado pela ajuda, agora já adicionei um item na minha lista: "Verifique tudo que confirmarem que foi feito" 

É isso, gostaria de destacar a mensagem de cada um como melhor, mas infelizmente não é possível 😕 

• Curtir 2
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...