Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tava usando uma fonte genérica Mymax 430w com o processador i3 9100f e placa de vídeo 1050ti, rodava os jogos a 69 graus, no máximo 72, CSGO ficava mais ou menos 62/67 graus

agora troquei pra KCAS 600w e jogando CSGO chega até a 76 graus, na primeira vez que liguei a placa eu botei GTA V e fui tomar banho, quando voltei tava 86 graus, o que nunca aconteceu, no máximo ficava 72/76

Moro no Pará, Norte, temperatura aqui é alta mas não faz sentido porque tipo...

Eu usava um gabinete pequeno (bem pequeno mesmo), só tinha duas saídas de ar e a fonte era em cima, jogava o calor pra dentro, nunca passou de 76 graus

agora comprei um gabinete bom com fonte embaixo, nova fonte de 600w, tem furinhos pra cooler na parte de cima, na frente, tem a padrão que vem em todos os gabinetes e a temperatura tá pior (tem até antipoeira embaixo na parte da fonte e em cima, no outro gabinete só tinha saída na lateral e a padrão)

provavelmente isso não é caso de pasta térmica, meu processador i3 9100f chega a 99 graus mas eu sinceramente acho que é sensor, agora sem jogar ele tá 50 graus e GPU 43 graus, não parece ser defeito de sensor vendo agora, mas chega a 99 graus rapidinho e nem aparenta estar ruim sabe

detalhe: nunca senti NENHUM gargalo na fonte antiga e nem nessa nova, os jogos rodando tranquilo e na parte de saída de calor da fonte não demonstra calor mesmo jogando (é separado agora, ela esquenta por ela mesma então, tá tranquilo)

placa de vídeo tá rodando os dois coolers normalmente, 1050ti é conhecida por ser bem econômica e fria digamos assim (eu tive uma 1050ti antes dessa e a mesma rodava csgo a 58/63 graus)

quem tiver alguma dica ou algo pra me falar eu agradeço muito

obs: não sei se pode ser isso, mas eu não preenchi dois espaços de parafuso na placa-mãe, tá bem rígida mas se mexer um pouquinho percebe só um pouco que mexe (ta minimamente torto, mas a parte de usb, fone e placa de vídeo em si não estão tortas, aparentemente tá tudo normal e a temperatura da placa-mãe tá de 36 pra 47 no máximo)

WhatsApp Image 2020-08-22 at 11.43.37.jpeg

WhatsApp Image 2020-08-22 at 11.43.48.jpeg

WhatsApp Image 2020-08-22 at 11.44.01.jpeg

WhatsApp Image 2020-08-22 at 11.44.43.jpeg

Postado
4 minutos atrás, joaowars776 disse:

Eu tava usando uma fonte genérica Mymax 430w com o processador i3 9100f e placa de vídeo 1050ti, rodava os jogos a 69 graus, no máximo 72, CSGO ficava mais ou menos 62/67 graus

agora troquei pra KCAS 600w e jogando CSGO chega até a 76 graus, na primeira vez que liguei a placa eu botei GTA V e fui tomar banho, quando voltei tava 86 graus, o que nunca aconteceu, no máximo ficava 72/76

Trocou uma fonte ruim por outra, além de ter pago por uma potência extremamente exagerada pra essa configuração. Tesão que brasileiro tem por fonte de alta potência chega a ser irracional.

6 minutos atrás, joaowars776 disse:

Moro no Pará, Norte, temperatura aqui é alta mas não faz sentido porque tipo...

Eu usava um gabinete pequeno (bem pequeno mesmo), só tinha duas saídas de ar e a fonte era em cima, jogava o calor pra dentro, nunca passou de 76 graus

Sim, faz todo sentido, são inúmeros os fatores que colaboram pra alta temperatura.
Gabinete fechado, Região do pais (Até a época do ano interfere), você deveria estar preocupado em resolver o problema, não em buscar uma explicação lógica.
A troca da fonte pode ter sido mera coincidência ao apenas é capaz de alimentar a configuração de forma decente a ponto dela conseguir entregar mais desempenho, logo maior a dissipação térmica.

8 minutos atrás, joaowars776 disse:

agora comprei um gabinete bom com fonte embaixo, nova fonte de 600w, tem furinhos pra cooler na parte de cima, na frente, tem a padrão que vem em todos os gabinetes e a temperatura tá pior (tem até antipoeira embaixo na parte da fonte e em cima, no outro gabinete só tinha saída na lateral e a padrão)

Ta, tem "furinhos", mas e cadê as fans?
De nada adianta ter as opções de refrigeração e não ter o acessório que movimenta o ar.
Fora que boa parte desses gabinetes com a lateral de acrílico são verdadeiras estufas.

10 minutos atrás, joaowars776 disse:

provavelmente isso não é caso de pasta térmica, meu processador i3 9100f chega a 99 graus mas eu sinceramente acho que é sensor

Baseado no que você afirma que o problema é no sensor?
Ao meu ver é simplesmente um sistema de refrigeração ineficaz (ou inexistente) aliado a falta de manutenção (Troca de pasta térmica) principalmente por morar em uma região quente.
A falta de ventilação no ambiente onde o computador se encontra também faz diferença.

Postado

@NIGHT FALL bom, troquei a pasta térmica de tudo, até da placa de vídeo e a temperatura continuou a mesma, ajeitei tudinho conforme tava errado e agora tá perfeito, só falta a questão de fan, sobre temperatura do local, a noite chega a 26 normal, o que é o comum na maioria dos lugares (o mais quente, apesar de ser o mais frio aqui)

e sobre fonte ruim, creio que é bem óbvio que 80 plus bronze 600w seja melhor que mymax 430w, eu escolhi essa pois eu li que quanto maior o w da fonte, mais folga e menos calor ela vai gerar, causando um baixo consumo de luz, não quero mais desempenho com placa melhor já que é o que tu acha que eu tô querendo

Coincidência não pode ser e nem o quesito fan, tenho certeza, pois na antiga 1050ti, idêntica (só que outra) pegava 29 graus sem fazer nada e 67 graus no MÁXIMO, com gabinete pior do que o atual, nem saída de cima e fonte embaixo tinha, a fonte jogava o calor pro computador e mesmo assim era mais frio... então, só queria saber se alguém aqui tinha ideia do que seja, se for problema em certo lugar eu ir consertar porque na quarentena o preço de uma placa dessas tá 1200 sendo que não vale nada, enfim, é isso basicamente

Postado
9 horas atrás, joaowars776 disse:

meu processador i3 9100f chega a 99 graus mas eu sinceramente acho que é sensor

Tem um jeito de verificar isso. Se ao tocar no dissipador do cooler praticamente queimar o dedo, é porque realmente a temperatura está alta, mas se não estiver tão quente assim, então pode ser duas coisas: a peça está mal encaixada ou é erro de leitura.

42 minutos atrás, joaowars776 disse:

80 plus bronze 600w seja melhor que mymax 430w

O tal "80 plus" apenas se refere à eficiência. Uma fonte pode ter 80% ou mais de eficiência e ainda assim ser ruim em outros aspectos (tensões inadequadas, ripple etc).

Postado
10 horas atrás, joaowars776 disse:

Isso não procede.. Fonte SEMPRE tem suas fans voltadas pra dentro, ou seja, ela SEMPRE suga o ar pra dentro dela, pra se refrigerar.. A fonte antiga, atuava como exaustor do gabinete, o que poderia ajudar na temperatura mais baixa..

Sobre a CPU, veja se o dissipador dele esquenta.. Com o dedo mesmo.. Pode ser mal encaixe ou algo tá impedindo que ele faça contato direito com a CPU..

Postado

@RS Faria bom dia, ontem mesmo eu tirei todas as peças, encaixei tudo certo, troquei pasta térmica e pressionei e sobre dissipador, em que parte em si? é no símbolo Intel azul na frente do Cooler dissipador ou na parte metálica abaixo da ventoinha? porque tipo, meu PC não tem aquele metalzinho que deixa bonito a parte de colocar usb, fones de ouvido hdmi e etc, é um vão aberto (quebrou) ai sempre que beira 99 graus (é o limite, nunca ultrapassou) eu as vezes seguro nessa parte de metal, acho que da pra ver pela foto, não sinto absolutamente nada

mas o problema disso é que tipo, agora sem fazer nada, CPU tá 39 graus e GPU 36 graus, processador varia muito rápido caso eu feche o chrome e abra, ele sobe pra 56/60 e volta pra 45, 42 e fica variando assim, é estranho ser sensor em si pelo fato de que agora tá literalmente igual aos outros três com sensor bom (pelo menos até onde eu sei), cpu:39 graus gpu: 36 graus e placa-mãe:39 graus velocidade da ventoinha 1347rpm

a única ideia que me vem na cabeça é que o sensor danificou de uma forma que só se ativa em processamento alto? não sei, porque 99 graus até onde sei eu sentiria gargalo em jogos ou a parte metálica estaria quente (o que não tá nem um pouco)

e não tá mal colocado e tá bem rígido, garanto isso

e sobre fonte, eu sempre vi que na verdade a fonte não joga ar, ela puxa sabe, e na parte de baixo tem furinhos com anti-poeira, e na parte de trás do gabinete ela sai o ar quente, percebo um calor mínimo jogando, até porque 600w rodando um PC com 350w no máximo não esquenta muito e consequentemente economiza energia, mas eu entendi o que você quis dizer, eu vou comprar uns 3 fans só que loja aqui próximo tá me oferecendo 169 reais por 3 fans ai não dá

apesar de que sinceramente a questão da placa de vídeo não é disso em si, esse gabinete é maior que o antigo e o antigo só tinha duas saídas de ar, esse aqui tem saída de ar em cima (pra onde o ar quente vai), tem na lateral e na frente, é melhor que o antigo mas... pelo fato de a fonte não puxar o ar quente a temperatura jogando aumentou 15/25 graus? é bizarro pra mim

ah, e a placa de vídeo agora tá beirando 86 graus jogando CS:GO, não ultrapassa disso mesmo com gráfico mais potente e o chrome com várias abas abertas, vou tentar chegar a 87 graus pra ver se ele não tá bloqueando e mostrando um valor inferior, pois se tiver mais de 90 graus não tem condições de ficar jogando todo dia não

adicionado 6 minutos depois

@Azarack sim, a fonte mymax que eu tinha de 430w não tem uma eficiência boa pelo que eu vi, que era uma fonte bomba que aguentava até certo ponto, tinha uma boa folga de mais ou menos 60w/80w mas ela praticamente jogava fogo pra fora quando tava jogando kkkkkkk, eu senti alguns gargalos (uma vez ou outra durante muitos meses, o que é bom) por enquanto nessa não

agora não tenho nenhum dinheiro pra comprar fan ou algo do tipo, to quase pra comprar um mini ventilador e deixar na parte frontal jogando vento reto em direção ao processador placa de vídeo placa-mãe etc, to quase optando por isso

Postado

@RS Faria olha, tô jogando CSGO aqui e tá chegando a exatos 83 graus como sempre, e processador tá dando 90, não 90 mais

só que 10 segundos depois que minimizo o jogo tanto a gpu como cpu caem pra 50/60

Postado

Olá, eu acho que encontrei tecnicamente uma solução... eu testei ontem e tudo MSI Afterburner porque ventoinha ia até 53% mesmo 83 graus, e sempre cravava em 83 graus, até que vi uma opção no afterburner de power limit e 83 graus

eu desmarquei o link (que no caso você usa 100% do power limit e altera o grau a vontade)

não sei se isso prejudica em algo porque sou bastante leigo nessa área, a performance não mudou nada jogando CSGO, só cravou no 70 graus que eu marquei, caso alguém entenda muito sobre isso e puder me falar... agradeço, se não tiver problema eu pretendo botar em 68

Postado

@joaowars776

Essa configuração do Afterburner faz com que o programa limite a placa de vídeo, pra operar a, no máximo, 70ºC, independente de qualquer coisa.. Ele vai limitar alimentação e frequência da GPU, o que for necessário, pra placa não passar de 70ºC..

Se chegou nesse ponto, a impressão é que você conseguiu comprar um gabinete, pior que o antigo..

Postado

@joaowars776 Como está a curva de fans da sua placa? Faça essa configuração para aumentar a vida util de sua placa de video.

OBS: Algumas placas tem um limitador minimo de rotação, então não adiantaria abaixar para 0 a rotação, no caso deixe na rotação minima e maxima em 75 graus:

E altere a atualização  da ventoinha, coloque em 1000 como está no print.

717895394_curvafan.png.2784f472e3752b324da531370c23e84a.png

Se sua placa tiver na configuração padrão, deve ter mais de 2 pontos, para remover eles basta clickar no ponto e apertar Delete, deixe apenas esses 2 pontos.

Postado

@RS Faria  Bom, me considero satisfeito então pois tinha medo de que isso seria prejudicial ou algo assim, o CSGO antes de limitar a 69 rodava a 300 de fps caindo pra 180 no máximo, agora continua o mesmo, não senti nenhum travamento nem delay, tá exatamente igual ao antigo e sobre o gabinete, eles são esses

o novo que tem cooler (mas não vem) é o atual, o antigo era esse ao lado, é o tamanho da fonte inteira menor e ficava tudo fechado, não tinha saída de ar em cima e não tem da frente como esse aqui

a não ser que o calor piore em espaços maiores em gabinete, apesar de que o calor sai tudo pra cima ao ponto do anti-poeira ficar muito quente quando jogava por muito tempo obs: já joguei sem o anti poeira e a temperatura não mudou

vou testar jogando gta v pra ver se o fps cai, pois jogo num monitor 1600x900 e com tudo no muito alto e rodava a 60/70fps já que o CSGO é um jogo relativamente leve apesar de que o FPS continuou exatamente o mesmo (e não sentia o ar quente indo pra fora tão quente como antes, então quer dizer que tá funcionando sim)

WhatsApp Image 2020-08-03 at 16.38.12.jpeg

580704040.jpg

adicionado 5 minutos depois

@Felipe Barbosa Melo como assim curvas de fan da placa? quando tava muito quente outro dia eu botei pra filmar pra ver bem e tava rodando normalmente e sobre velocidade de ventoinha, eu usei o HWMonitor pra ver e vi que quando chegou a 83 graus ele tava a 53% de velocidade, o que eu achei que poderia ser o motivo, eu usei isso no AfterBurner e não notei diferença, não tava 1000ms e velocidade 100% tava só em 90 graus, o que nunca chegava, pois li que 100% desgasta placas que são má construídas, a minha é da galax 1050ti

e outra coisa é que essa placa de vídeo aparenta estar tipo, torta a parte da ventoinha, sei que isso é um gigante motivo pra isso tudo mas é aquilo que eu disse, antes ficava a no máximo 70 jogando GTA V e quando fiz essa troca toda pulou pra 83 e ficou nessa

creio eu que essa placa poderia ultrapassar até os 95 graus mas que tá 83 graus só por causa do MSI, mas que alterei isso, por enquanto não tô vendo problema nisso de limitar temperatura (sem diminuir o power limit, em 100% ainda)

Postado
Em 22/08/2020 às 20:52, joaowars776 disse:

@NIGHT FALL bom, troquei a pasta térmica de tudo, até da placa de vídeo e a temperatura continuou a mesma, ajeitei tudinho conforme tava errado e agora tá perfeito, só falta a questão de fan, sobre temperatura do local, a noite chega a 26 normal, o que é o comum na maioria dos lugares (o mais quente, apesar de ser o mais frio aqui)

Faltou justamente o mais importante. Organização de cabo é apenas estético, isso em nada interfere na sistema de refigeração.

e sobre fonte ruim, creio que é bem óbvio que 80 plus bronze 600w seja melhor que mymax 430w

Não há nada de obvio nisso. Selo 80plus não atesta qualidade da fonte, apenas a eficiência, e a Kcass mesmo tendo o selo não entrega eficiência sequer pra 80plus white, quem dirá pra 80plus bronze.

escolhi essa pois eu li que quanto maior o w da fonte, mais folga e menos calor ela vai gerar, causando um baixo consumo de luz, não quero mais desempenho com placa melhor já que é o que tu acha que eu tô querendo

Isso não está ligado a potência mas sim a eficiência.

Postado

@joaowars776 Isso é um dos culpados, sua curva de fans está errada, mande um print do Msi Afterburner na area de configurações da ventoinha..

18 horas atrás, joaowars776 disse:

pois li que 100% desgasta placas que são má construídas

Como assim? o que vai desgastar são os fans, e eles não são um grande problema comparado a problemas de solda BGA, deixando nessa sua configuração padrão, a variação termica vai ser maior que a que eu recomendei, ou seja, mais cedo sua placa vai apresentar problemas de solda BGA.

21 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

. Organização de cabo é apenas estético, isso em nada interfere na sistema de refigeração.

Não é bem assim, os cabos irradiam calor, atrapalham a passagem de ar das ventoinhas ( se tiver)..

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!