Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de NVIDIA pela AMD RX Polaris ou Navi e a compatibilidade


Ir à solução Resolvido por Atretador,

Posts recomendados

Olá,

 

Podes checar os detalhes do meu computador ao clicar no meu perfil. Os detalhes do meu computador foram baseados na indicação do @dudaskank.

 

Estou indeciso em trocar a NVIDIA GeForce 1660 pela AMD RX das linhas Polaris ou Navi:

 

Polaris:

 

  • Asus Strix RX 580
  • Sapphire Pulse RX 580
  • MSI Armor RX 580

 

Navi:

 

  • Asus Strix RX 5700 XT
  • Gigabyte Gaming OC RX 5700 XT
  • Sapphire Nitro+ RX 5700 XT
  • Sapphire Pulse RX 5700 XT

 

Se quiseres perguntar o porquê da minha troca. É simples, NVIDIA odeia Linux e várias distribuições de BSD e Unix, principalmente no caso de Sway e Wayland que utilizo diariamente. Tem problemas de glitches e desligamento com Linux. Por isso, quero rebelar-me contra a NVIDIA e migrar para as placas de vídeo AMD que oferecem os drivers de código aberto que ajudam muito o Sway e o Wayland.

 

Eu optaria pelo Sapphire Nitro+ RX 5700 XT ou Sapphire Pulse RX 5700 XT. O Sapphire Pulse RX 580 está mais perto do NVIDIA GeForce 1660, mas não vence esta placa de vídeo.

 

Vi que, no site de comparação, qualquer das placas de vídeo da linha Navi vence as da linha Polaris e a NVIDIA GeForce 1660, mas sou cético.

 

O problema é que, não tenho certeza se essas placas de vídeo das linhas Polaris e Navi são compatíveis com meu computador com detalhes de @dudaskank por causa da placa-mãe e da fonte. Só sei que MSI Armor RX 580 vai amar a placa-mãe Biostar Racing X370 GT7 por serem da mesma marca e que o processador AMD ama qualquer dessas placas de vídeo por ser AMDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, GustavoReis1989 disse:

 

 

O problema é que, não tenho certeza se essas placas de vídeo das linhas Polaris e Navi são compatíveis com meu computador com detalhes de @dudaskank por causa da placa-mãe e da fonte. Só sei que MSI Armor RX 580 vai amar a placa-mãe Biostar Racing X370 GT7 por serem da mesma marca e que o processador AMD ama qualquer dessas placas de vídeo por ser AMDs.

 

Nada disso faz diferença alguma.

 

È tudo PCIe, versões diferentes mas compatíveis entre si.

adicionado 11 minutos depois

porém, você provavelmente vai ter que trocar sua fonte por uma de 500-550W de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMD e Linux? CERTEZA que quer isso? Não sei se estou muito por fora hoje em dia, mas em 2015/16 quando eu tinha uma Radeon 7950 era simplesmente HORRÍVEL o suporte. Driver da AMD oficial se não me engano não tinha suporte, ou ficava com o drive genérico do kernel, ou corria atras de um lá q não vou me lembrar no momento, porém se tu queria usar aplicativos gráficos exigentes, tais como o Blender ou jogar no Linux era terrível o desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Atretador disse:

porém, você provavelmente vai ter que trocar sua fonte por uma de 500-550W de qualidade.

 

@Atretador, para ser compatível com estas placas de vídeos?

adicionado 5 minutos depois
 

@RicardoMontoni

 

Não sou um hardcore gamer nem um designer de jogos. Se eu quiser construir um aplicativo de jogo, não será igual a quaisquer jogos de ação. Será um jogo clássico e indie.

 

Tirei uma dúvida com as pessoas num subreddit de Linux Hardware, eles recomendaram que, para Sway e Wayland funcionar, devo utilizar a AMD. Indicaram-me RX 570 e RX 5700.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, RicardoMontoni disse:

Não sei se estou muito por fora hoje em dia, 

Esta.

adicionado 1 minuto depois

@GustavoReis1989 Vai ficar apertado para a sua fonte de 450W levar o 2700X + RX5700 ou RX580, provavelmente até aguentaria, mas, seria no limite. Fora que voce provavelmente nao vai ter conector para um 5700/5700XT.

 

Uma CX550 ou algo do genero daria tranquilamente.

 
 

AMD e Intel usam MESA(OpenSource), não precisa nem instalar driver. Ja vem no kernel.

 

Dia que eu sai de nvidia para AMD, foi o dia que parei de ter dor de cabeça com drivers e performance me jogos no linux.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@GustavoReis1989 Seria os conectores 8P para PCIe, a sua parece ter 2x 6+2P. Então conseguiria conectar tudo.

 

Mas o consumo de um R7 2700X + 5700XT ou RX580 em full load é em torno de 420-460W

https://outervision.com/power-supply-calculator

 

È bom ter uma folguinha, e sim, me refiro a esse modelo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, carbonii disse:

@GustavoReis1989 A RX 5700 XT é mais forte que a RTX 2070 super

 

A RX 5700 XT não é mais forte que a RTX 2070S, o pessoal gosta de postar reviews selecionados, aqueles que favorecem a RX 5700 XT, eu tenho uma 5700 XT e gostaria muito que ela fosse de fato superior a 2070 super, o próprio site Tom's Hardware coloca a RTX 2070S como tendo em média 4% a mais de performance. Tem jogos onde a RX 5700 XT se sai melhor mas na maioria dos cenários a 2070S tem alguma vantagem, jogos patrocinados pela AMD como Battlefield V fica difícil... oras, a AMD teve acesso ao código fonte do jogo e por isso ele é tão otimizado nas placas AMD, injetou alguns milhões no título da EA.

 

Nenhum dos grandes sites de hardware mostra a superioridade da RX 5700 XT frente a RTX 2070S em uma análise geral, com diversos testes e não reviews selecionados: Tom's Hardware, TechPowerup, Guru 3D e por ai vai.

 

https://www.tomshardware.com/reviews/gpu-hierarchy,4388.html

 

https://www.tomshardware.com/reviews/best-gpus,4380.html

 

Na lista de melhores GPUs de 2020 a RX 5700 XT aparece a frente da 2070S em razão da diferença de custo entre ela e a rival, basta acompanhar o texto. A RX 5700 XT pela diferença de valores com a principal concorrente da Nvidia é uma grande placa, entrega um desempenho consistente, mas ela também tem várias falhas nos drivers da AMD, o que não faltam é reclamações em fóruns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, carbonii disse:

@Dimitriusbueno Orra amigo mas 4% a mais de performance por um preço muito mais alto, acho que por esse simples fato de a diferença ser praticamente mínima e o preço mais alto a vitoria ser da RX 5700 XT.

 

A diferença de valores é grande mas não é apenas porque no geral a RTX 2070 Super oferece 4% a mais de performance em jogos, a Nvidia tem embarcado vários outros recursos no conjunto da obra. O NVENC é um facilitador importante para quem faz live stream, diferentemente do que a AMD entrega e que não chega nem perto do NVENC. O aperfeiçoamento do Deep Learning Super Sampling que conhecemos por DLSS 2 trouxe um salto grande de desempenho com a percepção de aumento na qualidade final, o FidelityFX garante o mesmo salto de frames mas isso se dá as custas de degradação da imagem que é entregue.

 

A AMD vai ter que desenvolver um mecanismo tão bom quanto o DLSS 2.0 pois ainda que consiga uma placa a altura da RTX 3080 a comunidade usará o DLSS como fator de desempate.Eu não vou citar o ray tracing porque no atual estágio de implementação ainda não o vejo como algo que mude a experiência do usuário in game, talvez nessa geração que está chegando no mercado possamos ter um salto nesse sentido. Eu torço para que a AMD traga um conjunto que possa competir ao menos com a 3080, é importante para o mercado ter concorrência, a geração Navi foi assombrada por problemas de drivers que levaram meses para amadurecer e ainda hoje causam transtornos para uma parcela importante dos proprietários, eu como possuidor de uma RX 5700 XT que o diga.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho a Pichau ter rejeitado a compra. Eu tenho exatamente este modelo, e uso somente linux em meu computador, não tenho do que reclamar. Os drivers open source são mantidos com ajuda da AMD, funcionam sem problemas no linux. Quando usava nvidia eu tinha que ficar procurando os famosos tutorias linux "post install", pois o driver open source nvidia (nouveau) é mantido sem auxílio algum da nvidia, e a performance é terrível. Eu saí da GTX970 da nvidia e fui para a RX580, tinha a mesma performance, mas sem precisar de instalar nenhum driver adicional, usando apenas os drivers já embutidos no kernel.

Agora, depois de fazer upgrade para um Ryzen, comprei a RX5700XT, e funciona perfeitamente.

Em todas as minhas trocas de placa de vídeo foi apenas tirar uma e colocar outra, inclusive quando troquei de nvidia para Radeon eu deixei para desinstalar os drivers nvidia somente depois de testada a Radeon, sem problema nenhum. Vai fazer isso no Windows, até para trocar placa de nvidia para nvidia o pessoal recomenda limpar os drivers antigos ao instalar uma placa nova.

A maior satisfação foi tirar a placa da nvidia, com driver proprietário, e colocar a Radeon, e sem instalar mais nada abrir a Steam e ver os jogos funcionando sem driver proprietário. No Windows pode ser que a nvidia leve vantagem, mas no linux é diferente. Se a nvidia pelo menos mantivesse os drivers fechados linux com o mesmo afinco dos drivers para Windows, ficaria a reclamação dos drivers não serem open source, mas pelo menos os drivers seriam pau a pau com os do Windows. Mas infelizmente eles não fazem um bom trabalho no driver e não querem abrir o código para que outras pessoas possam melhorar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marco Tada, sim, ontem cobrei-lhes com uma explicação de por que cancelaram o meu pedido, sendo que meu cartão de crédito já está liberado para compra e tem um grandíssimo limite. Mas hoje numa última análise, observei que meus antigos pedidos eram realizados com cartão de crédito sem Mercado Pago, e no meu pedido recente, selecionei "Cartão de Crédito", mas ele continha um logotipo de Mercado Pago ao lado dos logotipos de operadoras do cartão. Recebi um e-mail de Mercado Pago, que requeriu a minha identidade para validá-la. Enviei a identidiade e levaraia 2 dias úteis. Quanta frescura da loja Pichau. Não vou comprar até que a Pichau me responda com uma explicação.

 

cc: @Atretador e @carbonii

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Marco Tada disse:

Estranho a Pichau ter rejeitado a compra. Eu tenho exatamente este modelo, e uso somente linux em meu computador, não tenho do que reclamar. Os drivers open source são mantidos com ajuda da AMD, funcionam sem problemas no linux. Quando usava nvidia eu tinha que ficar procurando os famosos tutorias linux "post install", pois o driver open source nvidia (nouveau) é mantido sem auxílio algum da nvidia, e a performance é terrível. Eu saí da GTX970 da nvidia e fui para a RX580, tinha a mesma performance, mas sem precisar de instalar nenhum driver adicional, usando apenas os drivers já embutidos no kernel.

Agora, depois de fazer upgrade para um Ryzen, comprei a RX5700XT, e funciona perfeitamente.

Em todas as minhas trocas de placa de vídeo foi apenas tirar uma e colocar outra, inclusive quando troquei de nvidia para Radeon eu deixei para desinstalar os drivers nvidia somente depois de testada a Radeon, sem problema nenhum. Vai fazer isso no Windows, até para trocar placa de nvidia para nvidia o pessoal recomenda limpar os drivers antigos ao instalar uma placa nova.

A maior satisfação foi tirar a placa da nvidia, com driver proprietário, e colocar a Radeon, e sem instalar mais nada abrir a Steam e ver os jogos funcionando sem driver proprietário. No Windows pode ser que a nvidia leve vantagem, mas no linux é diferente. Se a nvidia pelo menos mantivesse os drivers fechados linux com o mesmo afinco dos drivers para Windows, ficaria a reclamação dos drivers não serem open source, mas pelo menos os drivers seriam pau a pau com os do Windows. Mas infelizmente eles não fazem um bom trabalho no driver e não querem abrir o código para que outras pessoas possam melhorar.

Cara comigo era exatamente ao contrario qntd usava Linux com a HD 7950. O driver do kernel mesmo era terrivelmente ruim, não conseguia rodar nada com o desempenho no talo. O Driver oficial a AMD ja não dava mais suporte pra essa placa em 2015/16. Blender ficava uma lástima e os jogos patinavam pra rodar... E sim, sou o tipo de usuário que ou é "no talo' dentro da limitação do hardware em uso, ou não é nada. Mas depois q troquei pela 1060, com o driver oficial da Nvidia a experiencia no Linux era outra, ou o cenário realmente mudou muito ou sei lá. 

E sim eu adoro Linux, sempre gostei do sistema é muitas vezes prefiro ele ao Windows, porém não ligo pra essas frescuras de ser Código livre e blablabla... (eu sei q tem gente q leva isso mt a serio e tal, chega a ser até mais chato q vegano). O que eu quero é q as coisas funcionem de forma simples e transparente e com desempenho máximo. Não sou programador e o que está no código ou como ele é feito não me interessa nem um pouco, ao menos q simplesmente funcione.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, GustavoReis1989 disse:

@Atretador e @Marco Tada, o atendente da loja informou-me que o problema está na seguradora Mercado Pago. Caso meu pedido seja novamente cancelado, vou-me dessa loja fresca para outra sem frescura. Detesto o monopólio do Mercado Livre no mercado.

Pessoal reclama da Kabum, mas nunca tive dor de cabeça com eles, sempre rápido negociação, entrega e tal. Só peca um pouco no frete. Mega Mamute tb comprei umas coisas por lá, mas ja tem alguns anos... foi tranquilo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii @Dimitriusbueno Benchs atualizados com drivers atuais, 5700XT é mais veloz que a 2070S.

 

 

adicionado 1 minuto depois

@RicardoMontoni Hoje a historia é outra, eu usava de forma infrequente linux por volta de 4 anos, e como unico OS na minha maquina a uns 2 anos. Nesse tempo, só tive dor de cabeça com nVidia e até o momento sem stress com AMD.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Atretador disse:

@Dimitriusbueno Benchs atualizados com drivers atuais, 5700XT é mais veloz que a 2070S.

 

Eu peguei a RX 5700 XT da Sapphire, modelo Pulse. É uma placa que entrega muita performance, infelizmente o amadurecimento dos drivers foi um processo lento, de muitos meses!

 

Hoje eu consigo aproveitar a placa com o mínimo possível de falhas, eu estou tendo tela preta apenas no Project Cars 3, após 30-45 minutos de jogo a tela fica preta e eu dou CTRL + ALT + DEL para abrir o gerenciador de tarefas do Windows e fechar o game manualmente. As falhas de otimização que a 5700 XT teve arruinaram a trajetória que ela poderia ter tido no mercado. Eu espero que a AMD não cometa novamente os mesmos erros com a geração Big Navi que está por vir.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!