Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Spray de ar comprimido para tirar poeira


Posts recomendados

Não sabia onde postar isso, julguei aqui ser o melhor lugar. Alguém usa ou recomenda (ou não) utilizar spray de ar comprimido para assoprar aquelas poeirinhas q vai se acumulando nos cooler, principalmente entre as arestas do dissipador? Tipo enquanto ainda esta bem "fina"? Justamente pra não deixar acumular com o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicardoMontoni O problema do ar comprimido é que pode conter água e molhar os componentes, sou mais o uso de um aspirador que é mais seguro, mais prático e depois dele, pode dar "um talento"  com um secador de cabelos no quente para tirar possíveis umidades (não do aspirador) mas do ar comprimido caso venha a usar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, misterjohn disse:

@RicardoMontoni O problema do ar comprimido é que pode conter água e molhar os componentes, sou mais o uso de um aspirador que é mais seguro, mais prático e depois dele, pode dar "um talento"  com um secador de cabelos no quente para tirar possíveis umidades (não do aspirador) mas do ar comprimido caso venha a usar.

ENtão essa era minha preocupação. Pior q não tenho nem um nem outro kkkk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, RicardoMontoni disse:

Não sabia onde postar isso, julguei aqui ser o melhor lugar. Alguém usa ou recomenda (ou não) utilizar spray de ar comprimido para assoprar aquelas poeirinhas q vai se acumulando nos cooler, principalmente entre as arestas do dissipador? Tipo enquanto ainda esta bem "fina"? Justamente pra não deixar acumular com o tempo.


Dissipador vez ou outra é bom remover e lavar com água e sabão, pois ao acumular resquícios de gordura a poeira acaba grudando e não tem soprador que remova.
Pra outras situações vá no bom e velho pincel.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:


Dissipador vez ou outra é bom remover e lavar com água e sabão, pois ao acumular resquícios de gordura a poeira acaba grudando e não tem soprador que remova.
Pra outras situações vá no bom e velho pincel.

 

 

Então, por isso limpar antes q acomule, não gosto de ficar removendo dissipador sem q seja necessário a troca da pasta ou limpeza mais profunda mesmo. tem pouco mais de 2 meses q montei o PC e agora ta começando acumular uma fina camada de poeira... acho q ainda é mt cedo pra uma limpeza completa. No meu setup antigo fazia isso uma vez por ano. Mas nesse só do cooler acender ja salta aos olhos kkk.

adicionado 1 minuto depois
58 minutos atrás, misterjohn disse:

Po, esse aspiradorzinho é legal. Não tem perigo de sugar nenhum componente SMD não né? kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

 

Eu particularmente prefiro um soprador que aspirador pela praticidade e agilidade, com aspirador tem que ficar colocando em tudo que é canto, as vezes suga as vezes não enquanto com o soprador bateu ar ta limpo, em 30 segundos o gabinete ta zero.

 

12 minutos atrás, RicardoMontoni disse:

Então, por isso limpar antes q acomule, não gosto de ficar removendo dissipador sem q seja necessário a troca da pasta ou limpeza mais profunda mesmo. tem pouco mais de 2 meses q montei o PC e agora ta começando acumular uma fina camada de poeira... acho q ainda é mt cedo pra uma limpeza completa. No meu setup antigo fazia isso uma vez por ano. Mas nesse só do cooler acender ja salta aos olhos kkk.

 

 

Ah no caso de configuração nova realmente nem precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O soprador muda a sujeira de lugar, o aspirador não mas cada um usa o que mais gosta, o importante é estar limpo, já pequei pc assim como na imagem abaixo, e estava em uma sala de apto, voltei uns meses depois e estava do mesmo jeito, deixei limpinho quando vim a primeira vez, então pensar que está em um local que isso não acontecerá é um engano.

 

rsz_2_limpando_pc-300x225.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

O soprador muda a sujeira de lugar, o aspirador


O soprador é muito mais eficiente que um aspirador desde que bem usado, ao meu ver a única desvantagem é não ser uma boa ideia pra lugares fechados como apartamentos etc, ai sim o aspirador se torna uma boa opção, até porque existem lugares que o aspirador não vai conseguir limpar (Como o interior da fonte por exemplo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicardoMontoni A lata de "ar comprimido" não tem água e nem ar... o que tem nessas lata é gas GLP, o mesmo usado em desodorantes, tintas spray e no botijão de gas de cozinha... não é à toa que ha um aviso nelas pra não aplicar sobre o fogo...

 

Essas latas são próprias pra limpar eletrônicos e não causam danos, pode usar sem medo, desde que em local aberto e ventilado; porém as latas são caras e não tem a mesma pressão que um compressor, um aspirador e um pincel anti estático fazem o mesmo trabalho de forma mais barata.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, misterjohn disse:

O soprador muda a sujeira de lugar, o aspirador não mas cada um usa o que mais gosta, o importante é estar limpo, já pequei pc assim como na imagem abaixo, e estava em uma sala de apto, voltei uns meses depois e estava do mesmo jeito, deixei limpinho quando vim a primeira vez, então pensar que está em um local que isso não acontecerá é um engano.

 

rsz_2_limpando_pc-300x225.jpg

Ja peguei muito PCs assim tb. Minha rinite fazia até o urro kkk.

adicionado 3 minutos depois
7 minutos atrás, F4b10 disse:

@RicardoMontoni A lata de "ar comprimido" não tem água e nem ar... o que tem nessas lata é gas GLP, o mesmo usado em desodorantes, tintas spray e no botijão de gas de cozinha... não é à toa que ha um aviso nelas pra não aplicar sobre o fogo...

 

Essas latas são próprias pra limpar eletrônicos e não causam danos, pode usar sem medo, desde que em local aberto e ventilado; porém as latas são caras e não tem a mesma pressão que um compressor, um aspirador e um pincel anti estático fazem o mesmo trabalho de forma mais barata.

20200912_222223.thumb.jpg.9a50264cb8f995194970bf89c1faa1a6.jpgProvavelmente não vai parecer, até porque eu dei uma pincelada hj... mas entre as arestas ai do dissipador, pincel não alcança. E é de fato onde mais acumulando poeira. No PC antigo era relativamente simples desacoplar o fan do dissipador, desse nem faço ideia de como faz, como também não tem tanto tempo q monteio não quero ficar pondo e tirando o cooler a cada 2 meses, senão haja pasta térmica também depois, fora q eu detesto esse sistema de encaixe, a impressão q da é q pode quebrar se ficar mexendo toda hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dissipador é "aletado" justamente para o ar passar e aumentar a área de troca de calor, uma coisa é certa, a ventoinha não nasceu junto com ele, mas está limpinho, não necessita desmontar. Quem vai determinar a frequência da limpeza são as condições do ambiente, do mais, uma vez por ano é bom abrir, trocar a pasta, limpar o pó, assim evita também de grudar no processador, e quando isso acontece é complicado soltar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!