Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um Relé 5V Songle SRD-05VDC-SL-C em que está especificado suportar (até)  as seguintes cargas:

10A 250VAC/10A 125VAC

10A 30V DC/10A 28V DC

A minha carga é 1A 12V DC

A minha duvida é como o circuito identifica a tensão necessária para essa carga.

• Membro VIP
Postado

5V é a tensão dc que se aplica à bobina. As demais são as que os contatos suportam. No seu caso tá dentro.

• Membro VIP
Postado

@if. , eu só não entendi o limite de 10A pra tudo que é tensão de carga, AC e DC. Parece fugir dos raciocínios que aplicamos noutro tópico para o dimensionamento de um cabo de força conforme a potência consumida.

• Membro VIP
Postado

Na verdade a resposta (se é que eu entendi a pergunta) é que os contatos não identificam nada, as especificações de diferentes tensões são só informações em que o fabricante garante que os contatos do rele suporta se nele passar 250Vac, 125Vac, 28Vdc ou 30Vdc, pois em varios reles acontece de em 24Vdc os contatos suportarem uma determinada corrente e em 250Vac a corrente suportada ser menor.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@if. , é verdade. Eu esqueci que na questão dos cabos estávamos nos norteando por uma rotulação prévia conforme uma potência parametrizadora. A corrente variava para a rotulação de tensão. Enquanto aqui a "garantia" está para o valor definido de corrente, de fato um current rating especificado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
10 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

em 24Vdc os contatos suportarem uma determinada corrente e em 250Vac a corrente suportada ser menor.

De fato em 250Vac e carga indutiva com baixa corrente, pode haver um arco maior do que em 24Vdc numa corrente maior. O arco voltaico compromete a vida dos contatos.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, if. disse:

De fato em 250Vac e carga indutiva com baixa corrente, pode haver um arco maior do que em 24Vdc numa corrente maior. O arco voltaico compromete a vida dos contatos.

Ah claro, por isso mesmo a minha duvida do ano passado no tópico desenterrado, eu queria colocar um snubber que suprimisse os arcos nos contatos do rele, tenho certeza que 220Vac com 3000w de potência que estavam passando faziam arco e detonavam com os contatos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!