Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Tenho estudado as portas lógicas e projetado alguns circuitinhos...

Algumas aplicações consigo emular via Arduíno, outras exigem o circuito real, por questões de velocidade.

Alguns projetinhos mais antigos copio da internet para estudos, mas os mais antigos usam CIs lógicos que não são mais encontrados.

então nestes casos tenho feito arranjos de CIs diferentes para simular o original do projeto.

no aliexpress encontro vários chips lógicos, mas temo que alguns sejam "resto de estoque", então fico com medo de montar um projetinho bacana e em pouco tempo não ter mais como fabricar pela falta de componentes...

Existe algum link meio oficial das portas lógicas ainda em fabricação?

Tenho amigos que programam CPLDs pequenas e estas atendem bem, mas mesmo estes circuitos PAL GAL do aliexpress eles reclamam que deve ser fim de estoque, que ultimamente tem vindo só refugo de lá...

Claro que existem os CPLDs mais modernos, mas daí fica aquela história "usar um canhão para matar um passarinho".

Obrigado.

• Curtir 1
Postado

Circuitos integrados de portas lógicas e unidades de memória não ficam obsoletos. São elementos muito básicos e frequentemente precisam ser empregados, mesmo em circuitos analógicos sem quase nada a ver com sistemas digitais F5Rua4D.gif.

Entenda que CIs atuais, com tecnologias SMD, CMOS, entre outros aperfeiçoamentos de semicondutores, superaram CIs do passado em termos de mercado. Miniaturização, baixíssimo consumo de energia, operação em altíssima frequência são algumas dessas vantagens. Por outro lado, nem sempre vale a pena programar um CPLD para realizar funções básicas como as de flip-flops.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Obrigado 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...