Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de PC para jogos: Ryzen 5 3600 e RTX 2070


Posts recomendados

@LuanMoreno A série 5xx é melhor sim. Se encontrar uma B550 com 4 slots de memória e bom preço (não compre uma cara, não vale a pena), então compre. Se não pretende fazer OC, tem as A520 também. A A520 DS3H estava custando uns 700 reais outro dia.

A maior vantagem da série 5xx é que elas rodam memórias de até 3200 MHz nativamente, sem necessidade de XMP. 

Muitas pessoas tem a péssima experiência de comprar uma B450 para parear com memórias de 3200 MHz e descobrirem que perderam na "loteria do silício", sem conseguir ativar a velocidade máxima da memória mesmo com ajustes. Isso é raro, mas os que tem que fazer ajustes para funcionar são mato. Enfim, esses transtornos já não ocorrem com chipsets 5xx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Falando nisso, (A520) adoraria saber a sua opinião sobre @WOZ Dods. Pois na minha visão as A520 não valem a pena por causa do preço (atualmente competem com as B450) que são melhores pelo suporte a overclock (a série A só faz overclock de RAM, pelo que eu me lembre) além do mais terão suporte para os Ryzen 4000 via atualização de BIOS (dependendo do fabricante) futuramente, mas gostaria de ouvir uma opinião diferente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jvmaneiro27 Splitter é quase sempre necessário. Se a Tomahawk tiver 3 fan headers, o que eu já acharia muito, ainda vai precisar de mais um só para os que vêm pré-instalados no gabinete. Só tome cuidado com os splitters RGB, pois geralmente não pode passar de 3A no mesmo conector RGB da placa-mãe.

No geral esses splitters e HUBs são baratos. Acredito, inclusive, que o HUB que já vem pré-instalado no spec delta é 100% compatível com RGB de placas mãe. Se quiser tirar a dúvida, verifique o manual dele no site da corsair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus Cara, eu não sou fã de OC. Minha GPU atual foi a primeira que eu realmente resolvi fazer OC na vida, e isso foi um OC de 300 MHz ridículo. Minha fonte aguenta fácil, minha MB é boa para isso, mas não tenho paciência nem ânimo, fora que a hora que alguma coisa queimar eu não quero ter a dor de cabeça de fazer uma compra emergencial (não posso passar um dia sem computador, pois meu trabalho depende dele). Isso tudo eu sendo da área de hardware. Tá aí, a única coisa nessa vida que eu posso falar que sou conservador, hardware. kkkkkk

Enfim, para mim e para a maioria dos usuários uma A520, que não vai dar qualquer dor de cabeça de instabilidade por causa de XMP (que é extremamente comum) já é mais lucro do que uma perspectiva de OC que raramente será usada, se sequer será. 

Mas cada pessoa tem suas prioridades... O meu cliente que me passou minha MB e CPU atuais comprou ambos por uns 3~4 k uns 5 anos atrás. A MB é boa para OC, ele disse que ia usar todo o potencial dela quando comprou... Quando me deu porque estava fazendo upgrade, não tinha sequer entrado na tela da BIOS uma única vez desde o dia que montei a máquina para ele. Sequer tinha instalado uma placa PCI-e além da GPU que eu instalei... Sequer um HD ou SSD... Simplesmente metade ou mais do valor da MB foram pro lixo porque ele queria "estar prevenido"... Isso é o que mais vejo no meu ramo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu entendo perfeitamente e concordo em 99% do que você disse, eu mesmo não sou fã de overclock apesar de fazer no meu 3600X por alguns motivos específicos e eu gostaria de listar só pra eu exemplificar meu ponto de vista.

 

      1. Eu possuía um Ryzen 9 3900X até mais ou menos um 6 meses atrás (eu trabalhava com renderização de vídeos, modelagens 3D e autoCAD) como se fosse um "segundo emprego" fora o meu atual também na área de hardware/TI — como a exigência do meu 3900X era semelhante a um overclock de um 2700X de 4.4Ghz, eu adquiri um watercooler. Há uns meses atrás eu larguei esse hobby de modelagens, renderização, então vendi o meu 3900X e comprei um 3600X, afinal eu só iria jogar e trabalhar em projetos leves, além do mais que minha GPU era bem arcaica, com o dinheiro da venda do 3900X comprei minha GPU atual.

      2. Como eu disse, fiquei com o watercooler que usava para o meu 3900X, achei desperdício ficar com ele e deixar o 3600X em stock, e pela primeira vez (e com aulas de eletrônica na faculdade, curso engenharia da computação, indo pro terceiro ano na luta) fui me aventurar em fazer overclock, eu também não tenho o mínimo de paciência, vi que estava estável e deixei assim, talvez eu até tenha forças para ir além mas não tenho vontade de ficar mexendo, como não manjo muito no assunto, não fico mexendo em voltagens aleatórios e afinando ainda mais, além do mais, foi mais por experiência.

     3. Concordo plenamente, pois na prática com o meu overclock, ganhei entre 7 a 15 de FPS nos jogos, o que pra mim é irrelevante, passando de 144 meu monitor agradece.

     4. Mesmo tendo uma boa fonte, boa placa-mãe e um ótimo watercooler (na época paguei incríveis R$ 1200 só para colocar um gif de Kimetsu no Yaiba na LCD, hahahaha) eu não tenho saco pra isso e acho mais saudável usar tudo em stock, entendo que em alguns casos e em algumas pessoas funcione, mas no meu caso não agrega muito e acredito que a maioria esmagadora dos usuários também não, só querem ligar o computador e trabalhar/jogar.

     5. Fico muito feliz pelo seu tempo e disponibilidade, acho importante essa troca de ideias e de informação, obrigado mesmo pelo seu tempo e desculpe o texto, haha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus É mais ou menos o que você descreveu que eu também vivi em relação a OC. Tipo, ocasional, só por curiosidade, mas prezo demais meu equipamento para ficar arriscando ou brincando com voltagens e tudo mais.

 

Enfim, ainda prezo pelos B450. Acho que se tivéssemos a B450M custando o mesmo que custava no começo do ano eu nunca teria parado de indicá-la sobre todas as demais. A sacanagem é esses preços malucos, e por isso eu comecei a curtir a ideia das A520. Levando em consideração a quantidade de pessoas que vão investir 5k num PC e vão por uma MB A320 por falta de informação, acho a A520 um exemplo de unir o útil ao agradável. Quem sabe o povo percebe que elas existem e o aumento da demanda traz mais modelos para o mercado... Enquanto tivermos tanta gente comprando A320, acho que os preços não vão ajudar mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Estou montando um pc gamer e gostaria de saber se vou precisar de cabos extensores para utilizar uma tx650m da corsair, juntamente com um corsair spec delta. Vi alguns reviews de pessoas falando que precisava de cabos sleeved. Enfim se alguém tiver esse kit ou souber me responder eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jvmaneiro27 Apesar de NVMe ter velocidade teórica de leitura e escrita muito superiores a dispositivos SATA, a velocidade efetiva, a que você experimenta no uso, é quase igual. O tempo de carregamento do windows, programas e jogos vai aumentar até 3 segundos usando um dispositivo SATA em comparação com um NVMe. Se você acha que até 3 segundos (na maioria dos casos não chega a 1 segundo de diferença) vale a diferença de preço, então invista em NVMe. Se quer o melhor dos dois mundos, com custo razoável, pegue M.2 SATA. Dispositivos que usam interface SATA (a mesma que HDs) compartilham de velocidade máxima de transmissão em em todas as conexões SATA da placa-mãe de no máximo 600 MB/s, que é a velocidade máxima de um único dispositivo conectado. Isso causa slowdowns quando mais de um dispositivo é utilizado. M.2 usa uma banda de transmissão muito mais larga. Um SSD de interface M.2 SATA terá desempenho superior a um dispositivo de interface SATA 2.5", com o custo ligeiramente maior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
30 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@jvmaneiro27 Apesar de NVMe ter velocidade teórica de leitura e escrita muito superiores a dispositivos SATA, a velocidade efetiva, a que você experimenta no uso, é quase igual. O tempo de carregamento do windows, programas e jogos vai aumentar até 3 segundos usando um dispositivo SATA em comparação com um NVMe. Se você acha que até 3 segundos (na maioria dos casos não chega a 1 segundo de diferença) vale a diferença de preço, então invista em NVMe. Se quer o melhor dos dois mundos, com custo razoável, pegue M.2 SATA. Dispositivos que usam interface SATA (a mesma que HDs) compartilham de velocidade máxima de transmissão em em todas as conexões SATA da placa-mãe de no máximo 600 MB/s, que é a velocidade máxima de um único dispositivo conectado. Isso causa slowdowns quando mais de um dispositivo é utilizado. M.2 usa uma banda de transmissão muito mais larga. Um SSD de interface M.2 SATA terá desempenho superior a um dispositivo de interface SATA 2.5", com o custo ligeiramente maior.

Mas o SSD M.2 Sata compartilha o mesmo link do sata 2,5". Tanto que quando você vai usar um SSD desse, existe uma notificação de que uma ou mais portas satas da placa-mãe não funcionarão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Math.Pi Hummmm... a informação que tenho é outra. Vou pesquisar isso. Faz sentido, pois o NVMe é PCI-e, mas não sabia que M.2 faria uso de interface SATA de comunicação em alguma circunstância. Pesquisando nesse minuto!

Por exemplo, a B450M Steel Legend que peguei aleatoriamente:

 

Citação

- 4 x conectores SATA3 6.0 Gb/s, suportando RAID (RAID 0, RAID 1 e RAID 10), NCQ, AHCI e Hot Plug*
- 1 x Soquete Ultra M.2 (M2_1), suporta módulo M.2 PCIe M Key tipo 2242/2260/2280 até Gen3 x4 (32 Gb/s) (com CPU Matisse, Picasso, Summit Ridge, Raven Ridge e Pinnacle Ridge) ou Gen3 x2 (16 Gb/s) (com APU Athlon série e Raven Ridge 2)**
- 1 x Soquete M.2 (M2_2), suporta módulos M Key 2230/2242/2260/2280 M.2 SATA3 6.0 Gb/s*
 

*O M2_2 e o SATA3_3 compartilham vias. Se qualquer um deles estiver em uso, o outro será desabilitado.

**SSD NVMe como discos de boot
Suporta ASRock U.2 Kit

https://www.asrock.com/mb/AMD/B450M Steel Legend/index.br.asp#Specification

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Acabei minha rápida pesquisa e você tem razão. Andei falando por um longo tempo que M.2 SATA não compartilhava bandwidth com SATA regular, mas compartilha sim. Onde foi que eu li que não compartilhava não vou lembrar. Chateado de ter espalhado informação errada!

@jvmaneiro27 O mais importante em SSD é a latência, isso que separa SSDs de HDDs. A latência de dispositivos SATA e NVMe é quase a mesma, por isso o desempenho efetivo para tarefas cotidianas é tão parecido. A velocidade extra do NVMe se torna crucial em certas atividades, mas não no uso doméstico comum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu já usei vários modelos. O A400 estou evitando por causa de uns relatos de defeito na firmware. Ultimamente venho trabalhando com o modelo da Gigabyte e o BX500. São versões Sata 2,5" e dramless.

Na versão M.2, sugiro o Corsair MP510, modelo NVMe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou montando um pc gamer com um ryzen 7 3700x e me interessei por essa placa-mãe https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=99110 . Vocês sabem se ela é uma boa escolha para o meu processador? Esse é o resto da config:

Processador: Ryzen 7 3700x
Placa de vídeo: Rtx 2070 super
placa-mãe: B450 Aorus Pro
Fonte: Tx650m corsair 
Ram: 2x8gb 3200mhz Geil Evo X II
Hd: 1tb WD Blue
SSD: BX500 240gb
Gabinete: Corsair Spec Delta

Hd: Wd 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!