Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Pessoal, bom dia!

Eu tenho um notebook, um Lenovo Ideapad 330, com um I7 8550u freq 1,8ghz ~ 4,0ghz e um chip gráfico dedicado MX150, a minhas dúvidas são a seguintes, ela usa memória RAM do note como fonte de VRAM? Vi num vídeo do YouTube numa gameplay com CoD Warzone o cara jogando com consumo de VRAM de 4gb no mesmo modelo que meu notebook, porém quando eu o comprei, especificava somente 2gb de VRAM, existe alguma Variante deste chip gráfico que tem 4gb de VRAM? Se eu por memória RAM no meu notebook vai melhorar a VRAM?

Lembrando que meu objetivo e rodar um game chamado DayZ neste notebook, de forma que fiquei jogavel, já comprei a DDR4 de 16gb e um SSD de 480gb.

Agradeço a atenção.

Postado

@Thiago M.sC Existem 4 variações de MX150, 2 de 2GB e 2 de 4GB. A GPU do i7 vai usar a memória RAM, enquanto a MX150 usa a VRAM dedicada para ela de 2 ou de 4GB.

adicionado 1 minuto depois

As vezes é necessário selecionar manualmente qual GPU vai ser usada no jogo.

• Coordenador
Postado

@Thiago M.sC Esse chip gráfico é dedicado e tem memória própria, separada do resto do sistema. Portanto, ele vai utilizar, primeiramente, a memória dedicada. Esse chip é uma versão da GT 1030 GDDR5 para notebooks e suporta 2GB ou 4GB de memória GDDR5 dedicada. 

Quando a memória dedicada acaba, o chip gráfico recorre à memória RAM do computador para o restante necessário. Se não fosse assim, o sistema travaria. Contudo, a velocidade da memória RAM tende a ser muito inferior, o que geralmente causa impacto significativo no desempenho e stutter. 

• Membro VIP
Postado

image.png.a36935c473e74d8b2c67ef0d893bc5de.png

https://www.zoom.com.br/notebook/deumzoom/placa-de-video-nvdia-para-notebook

1- As placas de vídeo dedicadas possuem suas próprias memória RAM (VRAM no caso), sendo que elas não tem relação alguma com a memória RAM da placa-mãe.

1- Os chips gráficos que puxam parte da memória RAM para funcionar como VRAM são as APUs (GPU + CPU em um único Chip), por exemplo os processadores AMD Ryzen.

3- Adicionar mais memória RAM não irá melhorar a VRAM devido ao que foi explicado acima.

• Coordenador
Postado
44 minutos atrás, GabrielLV disse:

Os chips gráficos que puxam parte da memória RAM para funcionar como VRAM são as APUs (GPU + CPU em um único Chip), por exemplo os processadores AMD Ryzen.

Nesse caso, esses chips puxam exclusivamente parte da memória RAM para funcionar, já que não há memória dedicada. Há inclusive pré-alocação.

Contudo, a maioria dos chips gráficos modernos com memória dedicada suportam um modo híbrido que permite alocar parte da memória RAM do sistema para complementação caso seja necessário. Ao invés de enviar uma mensagem de erro e travar, parte dos dados fica armazenada na RAM. Isso ocorre de forma dinâmica e a única coisa que pode ser percebida na leitura de programas como MSI Afterburner é o aumento de uso da memória RAM, além do uso da maior parte da VRAM disponível (o que fica demonstrado em testes comparando a GTX 1060 3GB com a GTX 1060 6GB em jogos intensos, por exemplo). 

O problema é que surge um gargalo, já que a GPU precisa acessar a memória RAM com frequência, e esse processo é bem mais lento que o simples acesso direto à VRAM.

As placas de vídeo dedicadas possuem suas próprias memória RAM (VRAM no caso), sendo que elas não tem relação alguma com a memória RAM da placa-mãe.

Sim e não, devido ao que foi comentado acima. O ideal é não estourar demais a VRAM, devido aos problemas de desempenho, mas placas de vídeo dedicadas podem utilizar a memória RAM caso exista suporte e seja permitido pelo sistema operacional (maioria das situações modernas).

Adicionar mais memória RAM não irá melhorar a VRAM devido ao que foi explicado acima.

Pode afetar o desempenho (ênfase no stutter) caso o acesso da placa de vídeo seja muito frequente por falta de VRAM. Principalmente considerando a existência de dual channel ou não.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...