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Ryzen 2200G e RX 570 Tearing e inputlag em jogos


Ir à solução Resolvido por Leonardo Oliveira A,

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Postado

Isso acontece com todos os Jogos mas pesadinhos que eu jogo... é o seguinte:

 

Ultimamente venho tendo graves problemas com Tearing (quebras de tela, pesquisar se não souber), inputlag (tempo de resposta nos comandos), e outras coisas chatas, para dar contexto fiz um vídeo testando em dos meus jogos preferidos com MSI, e RivaTuner, se você manja e pode dar uma olhada no que esta acontecendo, ficarei grato; OBS: Assista em 60 FPS (Leia tudo antes de ir pro vídeo!)

 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=qJj8H_O2l9s&feature=emb_title

 

Vídeo: Nesse vídeo vou jogando e modificando as taxas de atualização vertical: VSync do jogo ligado (Buffer duplo); VSync do jogo desligado (sem limitador de FPS externo, FPS livre); FPS limitado a 60 por programa externo (RivaTuner); VSync (Lembrando que quando estou gravando o uso da CPU aumenta em 10-15%)

Resumindo o que acontece é o seguinte, quando eu ligo Vsync do jogo ele elimina o Tearing, aumenta o inputlag, e roda lisinho, o problema é que em jogos competitivos esse inputlag é péssimo; então quando eu desligo o Vsync do jogo e deixo o FPS ilimitado, abaixa muito o Inputlag, o tempo de resposta é quase instantâneo, mas ele por algum motivo da uma sensação de lag, sim é uma sensação de lag, fico a 80 - 110 FPS com sensação de 50 - 60 e drops na gameplay. (Lembrando que isso acontece em quase todos os jogos que eu jogo), Suspeito ser gargalo na CPU, mas gostaria de saber também porque isso acontece,

Mas o que me confunde de verdade e me deixa louco é o Tearing, por exemplo, se eu deixar o fps ilimitado no jogo, e limitar o FPS (sem vsync) pelo próprio jogo, ou algum programa externo (Driver da AMD, ou RivaTuner, etc...) o tearing começa, e não para, muito tearing na tela inteira (tirando esse tearing o jogo roda lisinho, sem muito inputlag, sem drops), porém a vida quer sempre ***** o mais pobre, OBRIGADO! pela sua atenção e por favor me ajude nessa!


Talvez eu tenha me enrolado muito na hora de explicar.

Minha config:

RX 570 4GB AsRock Phantom Gaming
Ryzen 3 2200g
placa-mãe A320M AK/BR
16 GB de RAM Dual Channel
Fonte de 500W evga 80 PLUS White
Filtro de Linha

  • Moderador
Postado

@Leonardo Oliveira A O tearing acontece quando o jogo não atinge a sincronia que o monitor aguenta. Isso é típico quando se usa o vsync desligado.

 

O único meio de eliminar esse tearing e usufruir do fps ilimitado é trocando de monitor que tenha a tecnologia Freesync.  No seu caso é o que deve ser feito. Ainda mais por que tens uma placa de video da AMD.

 

Tenta limitar o fps no seu driver da placa de video, e não no riva tuner.  

 

O que podes tentar fazer é tentar usar o recurso Low latency  do driver chamado radeon anti lag.

 

Nos drivers da Nnvidia o recurso funciona para os jogos competitivos para reduzir o input lag. 

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Postado
13 minutos atrás, Leonardo Oliveira A disse:

Isso acontece com todos os Jogos mas pesadinhos que eu jogo... é o seguinte:

 

Ultimamente venho tendo graves problemas com Tearing (quebras de tela, pesquisar se não souber), inputlag (tempo de resposta nos comandos), e outras coisas chatas, para dar contexto fiz um vídeo testando em dos meus jogos preferidos com MSI, e RivaTuner, se você manja e pode dar uma olhada no que esta acontecendo, ficarei grato; OBS: Assista em 60 FPS (Leia tudo antes de ir pro vídeo!)

 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=qJj8H_O2l9s&feature=emb_title

 

Vídeo: Nesse vídeo vou jogando e modificando as taxas de atualização vertical: VSync do jogo ligado (Buffer duplo); VSync do jogo desligado (sem limitador de FPS externo, FPS livre); FPS limitado a 60 por programa externo (RivaTuner); VSync (Lembrando que quando estou gravando o uso da CPU aumenta em 10-15%)

Resumindo o que acontece é o seguinte, quando eu ligo Vsync do jogo ele elimina o Tearing, aumenta o inputlag, e roda lisinho, o problema é que em jogos competitivos esse inputlag é péssimo; então quando eu desligo o Vsync do jogo e deixo o FPS ilimitado, abaixa muito o Inputlag, o tempo de resposta é quase instantâneo, mas ele por algum motivo da uma sensação de lag, sim é uma sensação de lag, fico a 80 - 110 FPS com sensação de 50 - 60 e drops na gameplay. (Lembrando que isso acontece em quase todos os jogos que eu jogo), Suspeito ser gargalo na CPU, mas gostaria de saber também porque isso acontece,

Mas o que me confunde de verdade e me deixa louco é o Tearing, por exemplo, se eu deixar o fps ilimitado no jogo, e limitar o FPS (sem vsync) pelo próprio jogo, ou algum programa externo (Driver da AMD, ou RivaTuner, etc...) o tearing começa, e não para, muito tearing na tela inteira (tirando esse tearing o jogo roda lisinho, sem muito inputlag, sem drops), porém a vida quer sempre ***** o mais pobre, OBRIGADO! pela sua atenção e por favor me ajude nessa!


Talvez eu tenha me enrolado muito na hora de explicar.

Minha config:

RX 570 4GB AsRock Phantom Gaming
Ryzen 3 2200g
placa-mãe A320M AK/BR
16 GB de RAM Dual Channel
Fonte de 500W evga 80 PLUS White
Filtro de Linha

Será que esse Delay que ocorre não é por causa da sua NET?

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@DiF Me interessei pelo tópico, ele poderia comprar um monitor com freeSync mais potente e não ter esse problema ou isso é um problema da própria amd, vê se eu entendi? 

Postado
8 minutos atrás, WinChip disse:

@DiF Me interessei pelo tópico, ele poderia comprar um monitor com freeSync mais potente e não ter esse problema ou isso é um problema da própria amd, vê se eu entendi? 

Não é problema específico da AMD, é uma questão bem antiga envolvendo sincronização de quadros. O que o FreeSync faz é implementar a melhor solução até então, em termos de qualidade visual e atraso de entrada: o monitor tem taxa de atualização variável e acompanha o número de quadros produzido pela placa de vídeo. A Nvidia tem o G-Sync, que é essencialmente a mesma coisa.

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@DiF@Shaman93Outra coisa que eu estava pesando que poderia ser, que olhando pra minha placa de vídeo, quando eu limito a 60 FPS, a placa entrega mas quadros que o monitor aguenta, gerando o tearing?, e se eu deixar o FPS limitado talvez a CPU não esteja conseguindo acompanhar a placa?, gerando a sensação de lag, não poderia ser isso? 

 

Eu acho que exclui minha resposta sem querer, como eu estava falando antes, vou formatar e instalar o Driver Atualizado da minha placa, voltarei aqui dizendo os resultados, o que deu certo e tudo mas, já que atualmente uso o driver antigo por questões de desempenho...

Postado
9 minutos atrás, Leonardo Oliveira A disse:

Outra coisa que eu estava pesando que poderia ser, que olhando pra minha placa de vídeo, quando eu limito a 60 FPS, a placa entrega mas quadros que o monitor aguenta, gerando o tearing?

Limitando em 60 tem tearing? Experimenta alguns FPS mais baixo, 59, 58 ou 57. 
 

12 minutos atrás, Leonardo Oliveira A disse:

e se eu deixar o FPS limitado talvez a CPU não esteja conseguindo acompanhar a placa?, gerando a sensação de lag, não poderia ser isso? 

Você quer dizer ilimitado, certo? É possível que sim, ainda mais se o uso do processador fica bem alto.

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1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Você quer dizer ilimitado, certo?

Sim, desculpe nem notei o erro

 

9 minutos atrás, Shaman93 disse:

Limitando em 60 tem tearing? Experimenta alguns FPS mais baixo, 59, 58 ou 57. 

vou testar isso, aqui esta uma print da configuração atual do driver: Screenshot_2.thumb.png.a39c8e99b2f7c59c473ded997acbd7f7.png

37 minutos atrás, Leonardo Oliveira A disse:

vou testar isso

@DiF@Shaman93Eu gravei um vídeo testando, não sei se deu pra ver o tearing, mas olha ai: 

 

  • Moderador
Postado

@Leonardo Oliveira A É como eu disse anteriormente. você vai ter que fazer uma escolha se não quiser trocar o monitor com freesync.

Ou joga com tearing e sem inputlag... ou fica limitando e tenta achar o meio termo que deixa menos "ruim" de jogar.

 

Se quer resolver isso, somente com um monitor freesync.   Um aoc hero 144hz na black friday cai bem.

  • Curtir 4
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@Leonardo Oliveira A

Screen tearing (quebra de imagem) é algo completamente normal de acontecer quando não se tem algum tipo de "sync". Mesmo travando em tantos FPS ainda sim é possível ocorrer pequenas quebras, então não há nada de errado com seu PC.

V-sync é uma solução legal de remover as quebras, e como já citaram, pode causar o input lag.

 

Em 24/10/2020 às 21:45, Leonardo Oliveira A disse:

ele por algum motivo da uma sensação de lag, sim é uma sensação de lag, fico a 80 - 110 FPS com sensação de 50 - 60 e drops na gameplay. (Lembrando que isso acontece em quase todos os jogos que eu jogo), Suspeito ser gargalo na CPU, mas gostaria de saber também porque isso acontece,

Acontece em apenas alguns jogos ou em todos?

Por minha experiência, esta sensação pode ser causada pelo próprio jogo em sua otimização / motor gráfico. alguma configuração dentro ou fora do jogo (nisto é muito vago e varia de caso para caso), sendo que até mesmo a conexão da internet com o servidor do jogo pode causar o sintoma (se ele for online).

Como exemplo, em Farcry 4 eu rodava acima de 60 FPS tranquilo, mas somente acima de 100 FPS eu sentia uma boa fluidez de movimentação, ao mesmo tempo que dependendo do local (como as missões do Himalaia), mesmo travando em 60 FPS a fluidez era muito boa. Até hoje não sei a causa certa, mas considerando que o jogo não é um exemplo de bom port para PC, simplesmente deixei por isto mesmo.

É estranho mesmo, pois em alguns jogos 60 FPS são mais que suficientes para boa fluidez e outros ficam com sensação de drop constante.

Postado

@Lost Byte @DiF @Shaman93 Então, formatei o PC, ultima versão do Windows 10 direto do site oficial, todas as runtimes em dia, tudo atualizado de acordo com o Windows Update, ultima versão do driver Radeon AMD, resultados: O Input Lag praticamente desapareceu, sendo reduzido muito em varias circunstancias (provavelmente pro causa do novo driver), que antes era bem pior.

 

O Enhanced Sync só me deu dores de cabeça, limito a 60 FPS, ligo, e ele consegue remover o tearing mas causa frame drops constantes em todos os jogos que eu testei.

 

O que deu mais certo pra mim foi o Scan-Sync do RivaTuner, consegui fazer o que eu queria, limitar a 60, deixa o jogo fluido, sem inputlag discrepante (recomendo testarem me impressionou muito), mas mesmo assim ele ainda vem com Frame Drops.

 

Em geral eu notei uma boa evolução de antes pra agora, mas trouxe o problema de frame drops em quase todos os jogos, já tentei o Radeon Anti-lag (ajuda em uns jogos e em outros só me da mais instabilidade no FPS), enfim, um claro exemplo que eu passo é assim: Rodando Fortnite a 120 FPS+ com o FPS ilimitado, o FPS fica bem estável, com raros frame drops, e sem inputlag discrepante, porém minha CPU fica 100% sem descanso e não me da fluidez.

 

Ligando o Scan-Sync do RivaTuner trava o FPS a 60 e retira o Tearing completamente, me uma fluidez legal, porém me da frame drops em varias ocasiões, acontece qualquer ação de diferente, seja efeito ou acontecimentos simultâneos no jogo acontece o frame drop, mesmo eu rodando o jogo a 120 FPS+, com scan-sync travado a 60, ele me da frame drops de <60 FPS

 

Também queria ressaltar que jogar com o FPS ilimitado esta sendo totalmente inviavel pra mim, porque a CPU fica a 100% esgangando e causando a ausência de fluidez na gameplay (e provavelmente causando frame drops), sem contar que a GPU fica a 80°C Graus ou mais, o que me preocupa, então um método de fazer meu pc trabalhar menos, em 60 FPS, e me dar fluidez pra usufruir do máximo dele seria um sonho...

 

Image Sharpening é incrível, serve pra vários jogos, e não acaba com o desempenho, agora eu acho que o problema se redirecionou pra minha CPU, provavelmente ela esta dando esses frame drops chatos, pode ser pelos anos de uso dela, ou seja lá o que for, o PC ficou melhor depois da formatação...

 

Alguém tem uma ideia do que pode estar causando o frame drop, como eu disse suspeito ser a CPU, o computador está zero bala, então dificilmente algum problema com software, se tiverem duvidas me perguntem, se quiserem um vídeo teste me cobrem, quero resolver não me deixem na mão, ainda vou testar com mais atenção pra ver isso, e pra ver mais claramente na minha cabeça o que está acontecendo

 

Também quero pedir pra vocês, quanto eu consigo vender esse PC? posso comprar outro com o preço desse aqui e + adicionais, to cansando desse PC, me da uma sensação de gambiarra e que alguma coisa não esta certa...

 

Vou adicionando mais informações relevantes aqui, espero que me ajudem a seguir, lembrando que o assunto principal agora é saber o causador de frame drops nos jogos, se forem responder, não precisa tentar responde tudo, vai citando os principais tópicos e me dando uma resposta concreta de acordo com seu pensamento sobre o mesmo! Obrigado desde já!

Postado
7 minutos atrás, Leonardo Oliveira A disse:

O Enhanced Sync só me deu dores de cabeça, limito a 60 FPS

Em 24/10/2020 às 21:56, Shaman93 disse:

Experimenta usar o Enhanced Sync (pelo painel da AMD) em vez do Vsync e trava a taxa um pouco acima da do monitor (se é 60, por exemplo, trava a 65 ou 70).


Faz um vídeo mostrando as configurações do jogo e os tais dos "frame drops". É só no Fortnite ou acontece em outros jogos?

 

Postado
19 minutos atrás, Shaman93 disse:


Faz um vídeo mostrando as configurações do jogo e os tais dos "frame drops". É só no Fortnite ou acontece em outros jogos?

 

Amanhã dps da minha EAD eu faço, acontece em quase todos os jogos.

 

@Shaman93 Frame Drops é tipo, pensa em um gráfico de FPS em tempo real, tipo o RivaTuner, pensa ele em uma linha reta de 60 FPS, cravado, sem subir nem descer, então do nada o FPS cai pra 20 e rapidamente voltando para 60, no gráfico mostra claramente isso (como se fosse uma agulha pra baixo), não sei se deu pra entender, mas é basicamente isso.

Postado
7 horas atrás, Leonardo Oliveira A disse:

porém minha CPU fica 100% sem descanso e não me da fluidez.

 

Ligando o Scan-Sync do RivaTuner trava o FPS a 60 e retira o Tearing completamente, me uma fluidez legal, porém me da frame drops em varias ocasiões, acontece qualquer ação de diferente, seja efeito ou acontecimentos simultâneos no jogo acontece o frame drop, mesmo eu rodando o jogo a 120 FPS+, com scan-sync travado a 60, ele me da frame drops de <60 FPS

 

Também queria ressaltar que jogar com o FPS ilimitado esta sendo totalmente inviavel pra mim, porque a CPU fica a 100% esgangando e causando a ausência de fluidez na gameplay (e provavelmente causando frame drops), sem contar que a GPU fica a 80°C Graus ou mais, o que me preocupa, então um método de fazer meu pc trabalhar menos, em 60 FPS, e me dar fluidez pra usufruir do máximo dele seria um sonho...

Considerando que usa um Ryzen 2200G, certamente a situação é que seu processador já está sendo usado no limite, o que gera gargalo em forma de frame drop. Praticamente qualquer cenário onde o processador chega aos 100% irá ocorrer algo desconfortável.

Quanto a temperatura da placa de vídeo, até onde sei para este modelo está no padrão comum.

 

A solução mais fácil e barata ao meu ver no momento seria a troca do processador para um Ryzen 1600AF/2600 em relação aos drops.

  • Amei 1
Postado

Não pude fazer o vídeo teste hoje, porque inventei de atualizar o driver da placa de vídeo pra nova versão, resultou que o driver novo ***** com meu pc, desinstalei com ddu, e reinstalei o que estava bom, mas já era tarde, acabou tudo apresentando problemas, vou formatar de novo e garantir que eu não faça *****...

Postado

@Lost Byte @Shaman93 Então, nesses últimos dias, formatei o PC diversas vezes (da forma certa) e testei vários Drivers, e versões do Windows 10, o melhor drive pra mim foi o 20.8.3, instalei o Windows 10, driver instalado, tudo certinho, e aos conformes.

 

E não tem jeito, a minha CPU pode estar com problemas, ou ela simplesmente é do jeito que é, e não é o suficiente para o meu PC, por algum motivo somente no Fortnite aparece as quedas de frames, nos outros jogos não, como já expliquei é inviável jogar com FPS ilimitado, uma sensação de FPS baixo mesmo com FPS nas alturas.

 

A única forma de resolver isso é pela sincronização vertical ou limitando os frames, porque o que esta causando a sensação de FPS baixo e os Frame Drops (quedas de FPS), é o alto uso da CPU, que é causado por trabalhar mais que o devido.

 

A sincronização vertical funciona bem e resolve os problemas anteriores, porém não da pra jogar com o Inputlag do Vsync em jogos competitivos, como eu gosto de jogar esse tipo de jogo, somente em jogos campanhas ou não competitivos que eu uso o Vsync dboa.

 

Então a única solução restante é limitar o FPS, como também disse antes, isso seria a melhor forma de resolver o problema, e até "resolve", porém como eu disse antes limitando a 60 FPS eu consigo a fluidez, sem o Inputlag, e sem quedas de frame ou sensação de LAG, porque basicamente o processador trabalha menos por estar limitado, o que ajuda no meu caso, mas por algum motivo que eu não sei até agora, porque o tearing aparece?, ou também chamado de quebra de tela, aquelas linhas dessincronizadas, se alguém souber porque esta acontecendo esse tearing eu acabo esse post, e tento solucionar isso, O DIF tinha explicado antes o porque do tearing, mas eu não entendi muito bem, deixando bem claro que tentei o Enhanced Sync e o Radeon AntiLag, porém os dois não deram resultados em nenhum jogo que eu testei, o Enhanced resolve o tearing, mas me da queda de frames sem parar, o Radeon AntiLag simplesmente não resolve nada...

 

Lembrando que única coisa que quero saber agora é: como usufruir do FPS limitado sem sofrer com tearing?

 

É possivel jogar com FPS limitado sem uso de alguma forma de Sync causando o InputLag

 

Talvez eu esteja sendo meio cabeça dura, se alguém conseguir me dar uma resposta objetiva e clara pra deixar bem nítido na minha cabeça o que fazer e como lidar...

  • Solução
Postado

@Lost Byte @Shaman93 @DiF @WinChip Olá amigos, consegui resolver meu problema, esta muito mal e cansado por não saber o que estava acontecendo, e achei um vídeo mandado diretamente do céu por um anjo, esse cara fez um vídeo de 15 minutos que resolveu todos os problemas que estava tendo, OBRIGADO! a todos que tentaram ajudar, e tchau!

 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Vda_nTZWWv4

  • Curtir 1
Postado
Em 31/10/2020 às 17:25, Leonardo Oliveira A disse:

Lembrando que única coisa que quero saber agora é: como usufruir do FPS limitado sem sofrer com tearing?

 

É possivel jogar com FPS limitado sem uso de alguma forma de Sync causando o InputLag

Ou você tem tearing ou tem inputlag, não tem como escapar de um modo normal.
A alternativa mais em conta é usar monitor com Freesync, que consegue manter as taxas de FPS variáveis sem tearings em grande parte dos casos além de não apresentar inputlag.

 

Quanto a limitar os FPS sem sync é possível. Na Nvidia por exemplo, eu uso o programa Nvidia Inspector para limitar o FPS de uma forma geral.

Antes na AMD havia uma opção similar para controlar as taxas máximas, porém até onde sei removeram nos novos drivers. Apesar disto ainda tem o recurso "Chill" que trabalha parecido. Uma alternativa seria usar programas de terceiros como o Rivatuner ou o MSI Afterburner.

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