Ir ao conteúdo

Como calculadoras realizam operações?

Ir à solução Resolvido por rjjj,

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Alguma alma bondosa saberia dizer como calculadoras realizam operações aritméticas com pontos flutuantes? Sei que a princípio não é nada sintetizável, eu tinha lido algo sobre aritmética com números representados em ponto fixo, mas não está muito claro ainda na minha cabeça, e nem sei se é isso que se usa de fato...

Obrigado desde já!

Postado

Não entendi bem sua dúvida. Mas me parece algo que a matemática explicaria. Se converte todos os números para a mesma base 10 antes de somar.
ex: 2,3 x 10² + 9,0 x 10¹
2,3 x 10² + 0,9 x 10²

Ou sua dúvida seria sobre como é feito dentro do chip os cálculos? Você já deve ter ouvido que chips não fazem cálculos com nossos números, e sim em binário e depois transformam para decimal. O Excel ficou um bom tempo com alguns erros de arredondamento devido a isso. Hj em dia, como sobra processamento em computadores para cálculo de excel, ele já calcula tudo com o sistema decimal (os números como pensamos).

• Curtir 3
Postado

@Thiago Miotto

10 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Você já deve ter ouvido que chips não fazem cálculos com nossos números, e sim em binário e depois transformam para decimal.

Sim, quando apertamos uma tecla da calculadora, o codificador transforma o sinal em binário. Só queria saber o que é feito quando é introduzida uma operação entre dois pontos flutuantes.

• Solução
Postado

Basta escrever o firmware em C e operar com variáveis do tipo float ou double. A entrada via botões seria convertida de vetor ou string para tais tipos de dados. Para exibir no LCD, a conversão inversa seria realizada no código. No fim, os cálculos da calculadora ficam por conta dos operadores e funções do C.

A notação de ponto-flutuante do C segue o padrão IEEE 754. Basicamente uma tradução de binários é feita considerando valores críticos: bit de sinal, mantissa etc F5Rua4D.gif.

1hXT6x2.jpg

É possível fazer isso em hardware também. É o caso da FPU que por vezes acompanha a CPU de um sistema computacional.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 2
  • Obrigado 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!