Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calculadoras realizam operações?


Ir à solução Resolvido por rjjj,

Posts recomendados

Boa noite!

Alguma alma bondosa saberia dizer como calculadoras realizam operações aritméticas com pontos flutuantes? Sei que a princípio não é nada sintetizável, eu tinha lido algo sobre aritmética com números representados em ponto fixo, mas não está muito claro ainda na minha cabeça, e nem sei se é isso que se usa de fato...

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi bem sua dúvida. Mas me parece algo que a matemática explicaria. Se converte todos os números para a mesma base 10 antes de somar.
ex: 2,3 x 10² + 9,0 x 10¹
2,3 x 10² + 0,9 x 10²


Ou sua dúvida seria sobre como é feito dentro do chip os cálculos? Você já deve ter ouvido que chips não fazem cálculos com nossos números, e sim em binário e depois transformam para decimal. O Excel ficou um bom tempo com alguns erros de arredondamento devido a isso. Hj em dia, como sobra processamento em computadores para cálculo de excel, ele já calcula tudo com o sistema decimal (os números como pensamos).
 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto

10 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Você já deve ter ouvido que chips não fazem cálculos com nossos números, e sim em binário e depois transformam para decimal.

Sim, quando apertamos uma tecla da calculadora, o codificador transforma o sinal em binário. Só queria saber o que é feito quando é introduzida uma operação entre dois pontos flutuantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Basta escrever o firmware em C e operar com variáveis do tipo float ou double. A entrada via botões seria convertida de vetor ou string para tais tipos de dados. Para exibir no LCD, a conversão inversa seria realizada no código. No fim, os cálculos da calculadora ficam por conta dos operadores e funções do C.

 

 

 

A notação de ponto-flutuante do C segue o padrão IEEE 754. Basicamente uma tradução de binários é feita considerando valores críticos: bit de sinal, mantissa etc F5Rua4D.gif.

 

 

 

1hXT6x2.jpg

 

 

 

É possível fazer isso em hardware também. É o caso da FPU que por vezes acompanha a CPU de um sistema computacional.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!