Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queimei o controlador de fans do meu gabinete, por quê?


sharzak
Ir à solução Resolvido por Eder Neumann,

Posts recomendados

Gente, 

Estou tentando entender uma coisa. 

Troquei de fonte (Coloquei uma RM650i), e conectei os cabos todos como estavam na outra fonte.

Ao ligar o PC, uma fumaça começou a sair. Desliguei, verifiquei o que era e desconectei o adaptador molex que ligava a fonte ao controlador de fans. Liguei novamente e tudo funcionou.

Desmontei e identifiquei o seguinte esquema de entrada (desculpem o desenho ....)

 

Notei que o componente circulado em vermelho estava preto (meio chamuscado). 

 

Duas perguntas:

1) o que posso ter feito de errado?

2) se mantive o mesmo que estava conectado ao molex da outra fonte, porque isso ocorreu?

 

IMG_20201110_101418058.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Bom, vamos lá.... Já não sei se queimou ou não.

 

Peguei um adaptador molex-fan e conectei os dois coolers da frente do PC (os outros coloquei funcionar conectando-os na placa-mãe, mas os da frente não alcançam). Liguei o cabo no local indicado (envio a imagem pois já não sei se fiz algo errado), conectei o adaptador molex-fan, liguei os coolers, não funcionaram. Bom, imagino que eles não tenham queimado, pois todos os outros também estavam ligados no controlador e continuam funcionando bem.

 

 

Alguma dica? Já não sei mais....

 

O Corsair Link está indicando todas as linhas estáveis

fonte.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Então, engraçado é uns coolers funcionarem e outros não... ultrapassou em muito meu entendimento (que é bem pequeno, na verdade haha).

 

A foto do cabo de entrada na plaquinha é a primeira, e o conetor da fonte é a segunda.

 

Uma coisa que nem sei se tem relação: a fonte é multi-rail (nem sei o que significa, na verdade. Li e não entendi muito bem...)

 

 

IMG_20201109_142306018.jpg

IMG_20201109_142322482.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, sharzak disse:

ultrapassou em muito meu entendimento (que é bem pequeno, na verdade haha).

 

Que ferramentas de teste você teria? Multimetro, chave testes, fonte para ligar os coolers sozinhos

 

4 horas atrás, sharzak disse:

IMG_20201110_140819647~2.jpg

Tem um D1 bem preto de carvão no componente. Normalmente conectores polarizados tem travas para não ligar ao contrário, todos são assim? Ou tem alguma gambiarrinha no meio, ou então um conector que você poderiam ligar ao contrário mesmo (se for testar isso, faça com tudo desligado)?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Thiago Miotto disse:

Que ferramentas de teste você teria? Multimetro, chave testes, fonte para ligar os coolers sozinhos

Só chave teste, infelizmente. 

 

2 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Tem um D1 bem preto de carvão no componente.

Pois o engraçado é que tirei da outra fonte e conectei na nova, e estava funcionando .... Já me convenci que queimou, só queria entender o que ocorreu... hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, sharzak disse:

Pois o engraçado é que tirei da outra fonte e conectei na nova, e estava funcionando .... Já me convenci que queimou, só queria entender o que ocorreu... hehe


Opções:
a) algum sujeira que conduziu corrente, como falaram acima
b) algum cabo que esteja sem travas para não ligar ao contrário e que foi ligado ao contrário (da fonte para dentro via de regra é tudo DC, ligou cabo a contrário, perdeu.....)

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, sharzak disse:

Não entendi essa parte.

Existem 2 tipos de corrente elétrica: alternada (a que temos em tomadas) e contínua (positivo e negativo)

Na alternada, inverter o pino não faz diferença significativa, o equipamento funciona da mesma forma.
Na contínua, a inversão pode gerar várias coisas, desde fazer um motor girar no sentido reverso a queima de componentes.

Ligar algo de corrente contínua em alternada gera queima imediata.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto @Yan_ @Eder Neumann Bom, vamos lá....

 

A fonte está ok, e todos os conectores de periféricos estão funcionando. Mas agora vem o ponto....

 

Pelos esquemas que vi na internet, o esquema positivo e negativo é diferente do que segue (comprei um multímetro para testar). No caso do 12v, ilustrado na imagem, o positivo (vermelho no multímetro) está no preto e o negativo (preto no multímetro) no amarelo.

 

 

Os coolers não queimaram, testei de forma alternada ligando-os na placa-mãe e no adaptador molex-fan, então acho que o problema é a polaridade da pinagem que estava funcionando na outra fonte, mas não funcionou nesta.

 

Fica a dúvida: não deveria ser padrão?

 

Molex_rasp.jpg

@.if haha, ideias?

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, sharzak disse:

 

Molex_rasp.jpg

Pelo que entendo de eletrônica (sou meio novato ainda, não tenho tanto conhecimento) não vi muito sentido nesses 7V
você tem que sempre juntar O fio positivo com um gnd (negativo, no caso do cabo, os pretos)
Até acho que 7v nem é tensão padrão de nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!