Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5600x vs i9 9900k vs i7 10700k


henriqq.

Posts recomendados

Bom, adquiri uma rtx 2060 nos últimos meses e penso em comprar um dos processadores indicados no título do post, e precisava de ajuda em relação ao "gargalo" e/ou perda de desempenho que teria em cada um deles. Considerando que conseguiria comprá-los junto a placa-mãe por preço igual e não pretendo dar um upgrade tão cedo, qual seria a melhor opção? Apesar do i7 ser uma geração acima, ele é superior ao i9 em relação a minha 2060 (maior perda de desempenho), e como não pretendo dar um upgrade tão cedo, creio que o fato da placa-mãe ser usada só para 9 geração não me atrapalhará tanto. Em relação ao ryzen 5 5600x, gostaria de saber se há alguma possibilidade dele ser melhor do que o i9 e i7 considerando que o mesmo tem menos ghz, menos núcleos e cores (SIM, SEI Q TEM A POSSIBILIDADE DE EU ESTAR FALANDO MUITA BESTEIRA).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

i9 -> muito mais caro e desempenho parecido com o r5 5600x (i9 tem mais núcleos, desempenho multi-thread é melhor, porém em jogos o desempenho acaba sendo parecido). Mesma coisa em relação ao i7. Eu compraria o r5 ou o i7, o que for mais barato em conjunto com a placa-mãe. Se estiverem em um preço parecido, ficaria com o r5.

 

Como pode ver no vídeo, desempenho é igual mesmo, r5 é até melhor.

 

 

já colocando o r5 contra o i7, o i7 roda alguns poucos fps a mais, algo que não consideraria pois o r5 tem um muito maior potencial de upgrade e custo menor (pelo menos 400 reais mais barato).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Acvale7 disse:

i9 -> muito mais caro e desempenho parecido com o r5 3600x

Acho que quis dizer 5600X.

 

@henriqq. Das opções a pior é o i9 por ser de uma geração muito mais cara do que promete e por ser defasada. O 5600X de fato tem mais desempenho que o 10700K. EU iria de 5600X. Mas é desempenho demais para um RTX 2060, ele empurra uma 3090.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, henriqq. disse:

Em relação ao ryzen 5 5600x, gostaria de saber se há alguma possibilidade dele ser melhor do que o i9 e i7 considerando que o mesmo tem menos ghz, menos núcleos e cores (SIM, SEI Q TEM A POSSIBILIDADE DE EU ESTAR FALANDO MUITA BESTEIRA).

O 5600x é definitivamente melhor que o 9900k, que é essencialmente igual ao 10700k. Não precisa nem pensar duas vezes, Intel morreu e não vale mais o seu dinheiro se você ainda vai comprar a placa-mãe. Sua única dúvida deve ser entre o 5600x ou então o 5800x / 5900x, que tem mais núcleos para dar folga para multitarefas, mas aí é concorrência da AMD com ela mesma, dependendo de quanto você queira gastar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, henriqq. disse:

Em relação ao ryzen 5 5600x, gostaria de saber se há alguma possibilidade dele ser melhor do que o i9 e i7 considerando que o mesmo tem menos ghz, menos núcleos e cores (SIM, SEI Q TEM A POSSIBILIDADE DE EU ESTAR FALANDO MUITA BESTEIRA).

Tenha certeza então.. O teste abaixo é feito com uma RTX 3090... Lembrando que - Core i9 9900K = Core i7 10700K

 

Average-o.png

 

Review - https://www.techspot.com/review/2135-amd-ryzen-5600x/

 

 

Uma RTX 2060, qualquer um deles, leva com um pé nas costas.. Aliás, você nem precisaria de uma dessas CPU, pra uma 2060.. Um R5 3600 ou Core i5 10400, j´seriam o bastante pra levar essa placa, tranquilamente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@@Acvale7 Então mano, primeiramente quanto ao preço é o que eu falei, pagaria o mesmo preço em todas as opções ao combinar placa-mãe x processador, por isso toda minha indecisão. Além disso, estava pensando em pegar o i9 pois ele teria menor perda de desempenho em relação ao i7, e o ryzen 5 5600x tem menos núcleos, threads e ghz, portanto não me atraiu de maneira significativa, sobrando o i7 ou o i9. Entre eles qual seria melhor para mim?

@Hardwarering Então mano, por isso minha indecisão. Ao realisar testes de bottleneck, o i9 se saiu na frente no que menos perderia desempenho (5% vs 8% nas duas outras), fazendo com que ele entrasse em uma de minhas opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@henriqq. Isso de GHZ do processador e núcleos e threads não é tão significativo assim, por ser de uma tecnologia mais recente o ryzen 5600x supera o desempenho destes outros processadores na maioria dos cenários. 

5 horas atrás, Imakuni disse:

O 5600x é definitivamente melhor que o 9900k, que é essencialmente igual ao 10700k.

O @Imakuni que é muito mais experiente que eu falou pra ir de ryzen, vai de ryzen mano, não é porque tem menos núcleos que é pior. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Sim, estava em dúvida se ia perder muito desempenho pelo fato da placa ser inferior em relação aos processadores. Mas então não acha melhor ir de i7 10700k por possuir quantidade maior de núcleos e cores e mais ghz?

@Imakuni Então, no início pensava em comprar o r7 5700x, mas desisti pois se a perda de desempenho com o r5 ja seria notório, imagina com o r7?

@Acvale7 Entendi, obrigado pela ajuda, de acordo com o que estão falando acho que é vantajoso ir de r5 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, henriqq. disse:

núcleos e cores e mais ghz

Desencana dessa história de cores de ghz. Olha esse site aqui: https://cpu.userbenchmark.com/

 

Como pode ver o r5 5600x é o top 6 processador do momento, o I7 fica em 8 lugar e o i9 lá em 14. 

 

O i9 definitivamente não vale a pena, o i7 é pior que o ryzen, sem falar que vai ter que gastar muito mais pra trocar de processador depois. Se você comprar o ryzen, vai poder trocar por ryzen 7 ou ryzen 9 no futuro .

 

Se você quer tanto intel (mas pelo menos arranje um motivo melhor do que cores, GHZ e threads), pode até ficar com ele, o desempenho é quaase igual, mas o ryzen é melhor. Não há razão para ficar com o i7. Não vou insistir mais, se quiser pegar o i7 pegue, mas eu compraria o r5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Acvale7 Entendi, obrigado pela ajuda, de acordo com o que estão falando acho que é vantajoso ir de r5 mesmo. Sobre o site que você disse, ali é por avaliação de cada processador, então se deve levar em consideração o custo x benefício, tanto que o i5 9600k está em primeiro e o i9 é bem caro, por isso o motivo de estar em 14. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@henriqq. Verdade, eu esqueci de ordenar por desempenho, desculpa pela desinformação. O i7 e r5 são praticamente iguais em desempenho, mas prefiro o r5 por ser mais recente e pelo potencial de troca por mais processadores no futuro. O i7 você só poderia colocar um i9.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, henriqq. disse:

@RS Faria Sim, estava em dúvida se ia perder muito desempenho pelo fato da placa ser inferior em relação aos processadores. Mas então não acha melhor ir de i7 10700k por possuir quantidade maior de núcleos e cores e mais ghz?

O 10700k é mais caro e tem menos desempenho que o 5600x. Sim, é verdade que ele tem mais núcleos, mas os do 5600x são mais potentes, e quando se tem pelo menos 6 núcleos com HT / SMT, não importa muito ter mais (para jogos). Não só isso, você vai precisar deu uma placa-mãe mais cara para o 10700k, outro ponto negativo.

 

29 minutos atrás, henriqq. disse:

@Imakuni Então, no início pensava em comprar o r7 5700x, mas desisti pois se a perda de desempenho com o r5 ja seria notório, imagina com o r7?

Não existe 5700x, só o 5800x (por enquanto). E eu também não faço ideia de que perda de desempenho é essa...

 

26 minutos atrás, Acvale7 disse:

Desencana dessa história de cores de ghz. Olha esse site aqui: https://cpu.userbenchmark.com/

Não use ou recomende esse site que ele não serve para muita coisa.

 

24 minutos atrás, henriqq. disse:

@Acvale7 Entendi, obrigado pela ajuda, de acordo com o que estão falando acho que é vantajoso ir de r5 mesmo. Sobre o site que você disse, ali é por avaliação de cada processador, então se deve levar em consideração o custo x benefício, tanto que o i5 9600k está em primeiro e o i9 é bem caro, por isso o motivo de estar em 14. 

^Exatamente por essa razão, diz que um processador porcaria tem bom custo/benefício, aí não dá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Imakuni disse:

Não use ou recomende esse site que ele não serve para muita coisa.

 

Eu percebi que tem umas incoerências em relação aos CPUS mesmo. Mas pra ver GPU, você não acha que seja relevante? Comparando vídeos do youtube de desempenho de placas com as respectivas pontuações, parece ter relativa acuracidade. Logico que não deve ser usado como única ferramenta de avaliação, mas não tem alguma utilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Acvale7 disse:

Eu percebi que tem umas incoerências em relação aos CPUS mesmo. Mas pra ver GPU, você não acha que seja relevante? Comparando vídeos do youtube de desempenho de placas com as respectivas pontuações, parece ter relativa acuracidade. Logico que não deve ser usado como única ferramenta de avaliação, mas não tem alguma utilidade?

Também não, pelo mesmo motivo: testes de benchmarks meio inúteis e dados de fontes não confiáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Acvale7 disse:

@Imakuni Então a melhor maneira de avaliar GPU e CPU é por testes no Youtube e análise de benchmarks de programas conhecidos? Tem alguma outra fonte boa?

Quando eu estou com preguiça de olhar direito, eu uso o gpucheck que pelo menos é rápido de checar a memória. Mas quando eu quero precisão, eu uso o Gamers Nexus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!