Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal

Fiz um upgrade no meu PC, mas estou com a dúvida na fonte

Atualmente tenho uma CORSAIR 600W 80 PLUS BRONZE

Tenho dúvidas sobre meu novo setup e minha fonte que já uso:

PLACA DE VÍDEO RTX 2080 SUPER

PROC. i-7-10700K

PLACA-MÃE Z490M - PLUS ASUS

WATER COOLER - COOLER MASTER 240V RGB

RAM 16 GB

500 GB HD

E tenho dúvidas se aguenta meu novo setup e se não, qual seria  a fonte ideal? Posso fazer uso dessa fonte por três dias até chegar minha nova caso seja necessário a troca?

• Coordenador
Postado

@Henrique Padovani Jr Sua fonte atual suporta a configuração sem problemas, desde que você não fique puxando overclock. Contudo, é importante destacar que essa fonte é básica, enquanto o computador é bem avançado. Seria bacana ter uma fonte mais condizente. Gold e melhor construída. Algo do nível da XPG Core Reactor.

image.png 

image.png

• Curtir 3
Postado

@Henrique Padovani Jr

600W é suficiente com boa folga. Seu sistema consome menos de 500 na verdade, mas o indicado para ter boa eficiência é em torno de 530W para cima. 650 é uma boa medida para que você possa fazer upgrade posteriormente, mas acima disso eu só compraria se estivesse com preço que compensasse.

Como o @KairanD disse, para uma máquina desse calibre é recomendável uma fonte mais robusta, com melhor qualidade, pois seu investimento foi alto e protegê-lo é do seu maior interesse. Fontes do Tier B ou A dessa lista seriam ideais, preferencialmente Tier A: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

No mercado brasileiro você pode encontrar os modelos abaixo em boas promoções de vez em quando, sendo todos eles Tier A:

• XPG Core Reactor, 650W, 80+ Gold Modular
  • XFX 650W TS 80+ Gold P1-650G-TS3X
  • XFX XTR2 650 Full Modular 80+ Gold 
  • Corsair das linhas TX ou RM de 600+ Watts 80+ Gold também são boas pedidas.

Cálculo do seu consumo: https://outervision.com/b/AdYBAa

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Cálculo do seu consumo: https://outervision.com/b/AdYBAa

@WOZ Dods Há um erro nesse calculo, o processador deve estar a 4700MHz a 1.40V que é o que o processador vai atingir em carga máxima durante os jogos. O clock da GPU também está abaixo do que ela atinge em boost. Com esses ajustes o setup chega facilmente em 638W. https://outervision.com/b/Ygpd29

Postado

@other2w Sua leitura do cálculo que fez está errada. O consumo segundo seu cálculo é de 588 W, mas o site indica 638 W para ter maior eficiência. Enfim, sobre o quanto os boost da GPU e CPU pesam na escolha de fonte eu defiro para o @KairanD 

Pessoalmente eu concordo contigo em parte, mas não vejo em testes nem a GPU nem a CPU ser mantida em boost constante. Minha indicação foi fonte de 650 W ou superior, sendo que a de 600 W já segura e isso seu próprio cálculo confirma.

Postado

@Henrique Padovani Jr Observe o modelo dessa gigabyte. O modelo que encontrei no mercado é o GP-P750GM. Este modelo é novo no mercado e ainda não há nenhuma avaliação confiável dele. Recomendo que se atenha aos modelos da lista se quiser comprar algo de qualidade. A RM750 da Corsair, por exemplo, tem garantia de 10 anos e é conhecidamente muito durável. Fonte não tem como distinguir só pelo selo 80+ gold, tem que observar o modelo e a revisão, e só lendo reviews para ter certeza da qualidade.

• Curtir 2
Postado

A Gigabyte específica está certificada pela Cybenetis, um referencial diferente ao 80 Plus, com ela ETA A- que indica ótima qualidade garantindo 89% de eficiência com os padrões utilizados.

https://www.cybenetics.com/index.php?option=database&params=1,0,38

Se você seguir essas listas prontas de fontes salvo num bloco de notas que o pessoal recomenda, nunca vai comprar fonte nenhuma porque de fato elas são referências no mercado, mas nunca estão em estoques. Temos que trabalhar com o que temos na mão, e ambas que citei possuem qualidade para enfrentar esse hardware.

• Coordenador
Postado

@WOZ Dods @other2w O aumento de clock pode influenciar consideravelmente no consumo de um componente quando ele já está perto de seu limite. Por isso comentei sobre não fazer overclock (basta ver o teste que enviei com o Core i7, por exemplo). Contudo, essas calculadoras tendem a exagerar (bastante) no cálculo e, por isso, não são estimativas precisas. As calculadoras são legais quando não temos testes ou queremos uma estimativa rápida. Para o cálculo exato, melhor procurar testes:

Nos testes que enviei anteriormente, a RTX 2080 Super, considerando seu clock boost (foi testada em uma situação real), alcançou 265W de consumo máximo em tortura. O Core i7 10700K, em stock, por sua vez, consumiu 147W também em tortura. Temos, portanto, um total de 412W para esses dois componentes caso ambos fossem levados ao limite do limite (o que só pode ser obtido em programas especiais criados para essa finalidade). O consumo do restante do sistema é pequeno quando comparado à soma de processador e placa de vídeo e, portanto, essa máquina não vai ultrapassar 500W em stock. Ou seja, esse computador não leva sequer a CX 600 perto do limite.

Outra alternativa para interpretar o exagero da calculadora é observar que a RTX 2080 Super tem, por padrão, um conector de 6 pinos (que pode fornecer até 75W) e um de 8 pinos (que pode fornecer até 150W). Considerando também a alimentação do slot PCI-E (máximo de 75W), essa configuração limitaria o consumo dela a um máximo de 300W. Mesmo placas de vídeo com algum overclock de fábrica precisam ficar situadas abaixo dessa faixa. Alguns modelos podem vir com dois conectores de 8 pinos (o que eleva o limite para 375W), mas não virão com overclock padrão alto a ponto de superarem 300W (o conector existe para quem quiser ir além manualmente). O Tom's testou também os modelos Asus Strix e EVGA Hybrid da RTX 2080 Super e, apesar de uma delas chegar a alcançar 1.993 MHz, o consumo não diferiu daquele obtido com a Founder's Edition. Todas essas placas têm o power limit perto de 250W.

Com relação ao dimensionamento, o ideal pra a eficiência é que a potência escolhida para a fonte seja próxima do dobro do valor de consumo típico na atividade de carga mais frequente. Ou seja, jogos. O consumo típico dessa placa de vídeo em jogos pesados fica em torno de 250W:

image.png

O Core i7 10700K, por sua vez, dificilmente será forçado em um jogo a ponto de usar o máximo de sua capacidade. E, mesmo que fosse o caso, o valor ainda seria mais baixo que o obtido em um teste de stress desenvolvido justamente para forçar o máximo de consumo, quando foram obtidos 147W. E aí devemos somar também um valor referente ao restante da máquina, mas também abaixo do consumo em tortura.

A segunda etapa do dimensionamento seria verificar o consumo em carga máxima, o que já foi feito.

Dito isso, acredito que modelos de 650W a 750W são boas escolhas.

Referências:

https://www.tomshardware.com/uk/reviews/intel-core-i7-10700k-cpu-review/2

https://www.tomshardware.com/reviews/nvidia-geforce-rtx-2080-super-turing-ray-tracing,6243-4.html

https://www.tomshardware.com/reviews/asus-rog-strix-rtx-2080-super-oc-review-premium-card-with-a-premium-price/4

https://www.tomshardware.com/reviews/evga-rtx-2080-super-xc-hybrid/4

@Henrique Padovani Jr Não conheço essa fonte da Gigabyte.

• Curtir 2
Postado

@KairanD Eu tive um problema quando fiz um upgrade no meu PC, de acordo com os cálculos, 500W era suficiente e não precisaria trocar minha fonte de 500W (https://outervision.com/b/3ag5H2)

Porém, notei que o processador estava descendo o clock e não passando de 85W. Baixei o Intel XTU e tava lá, power throttling. Como meu próximo passo é trocar de GPU, então troquei por uma de 650W e quando fui conferir novamente, não tinha mais power throttling, e agora o processador mantinha o clock estável e em estresse total batendo 140W. Eu concluo que pelo menos no meu caso, o calculo foi bem preciso. Eu pessoalmente não gosto da ideia de trabalhar no teto funcional da fonte, sempre penso em pelo menos 50W de sobra.

Postado
2 minutos atrás, other2w disse:

@KairanD Eu tive um problema quando fiz um upgrade no meu PC, de acordo com os cálculos, 500W era suficiente e não precisaria trocar minha fonte de 500W (https://outervision.com/b/3ag5H2)

Porém, notei que o processador estava descendo o clock e não passando de 85W. Baixei o Intel XTU e tava lá, power throttling. Como meu próximo passo é trocar de GPU, então troquei por uma de 650W e quando fui conferir novamente, não tinha mais power throttling, e agora o processador mantinha o clock estável e em estresse total batendo 140W. Eu concluo que pelo menos no meu caso, o calculo foi bem preciso. Eu pessoalmente não gosto da ideia de trabalhar no teto funcional da fonte, sempre penso em pelo menos 50W de sobra.

Mas para essa config 500W é mais que o suficiente. Qual era a marca e o modelo?

Leituras via software não são confiáveis.

Postado

@gdds_01 As leituras do Intel XTU são reais pois o ele tem acesso direto ao hardware.

A fonte era uma Thermaltake 500W White Smart Series

• Coordenador
Postado

@other2w A configuração dele não ficaria no teto funcional da CX 600. Ainda teria uma folga, conforme comentei anteriormente.

No caso da sua máquina (se for essa configuração da aba "Meu PC"), o consumo fica (bem) distante de 500W. Se a troca da fonte resolveu, o problema poderia ser um defeito na sua unidade, e não falta de potência propriamente dita. Definitivamente 500W são mais que suficientes para a sua máquina (na figura do outro processador consta um i7 9700K, e abaixo há a GTX 1660Ti).

image.png

• Curtir 1
Postado

@KairanD Acredito que faltou poucos W para segurar o sistema, algo que 550W poderia ser suficiente. Mas como disse, no meu caso foi bem especifico a troca.

Postado
2 minutos atrás, other2w disse:

@gdds_01 As leituras do Intel XTU são reais pois o ele tem acesso direto ao hardware.

A fonte era uma Thermaltake 500W White Smart Series

Sei, mas desconheço algum sensor de placa-mãe que seja 100% fidedigno em relação às leituras da regulação de tensão da fonte.

Posso te garantir que o seu problema não era a potência da fonte - talvez pudesse ser alguma falha na unidade.

Postado
1 hora atrás, KairanD disse:

@Henrique Padovani Jr Não conheço essa fonte da Gigabyte.

Parece que até nos EUA essa fonte ainda é novidade. Se for o modelo que encontrei à venda no mercado brasileiro, então até mês passado ninguém conhecia: https://forums.tomshardware.com/threads/is-th-new-gigabyte-gp-p750gm-any-good.3645153/

Em um comentário um consumidor brasileiro (henriqueacar) falou poucas e boas dela: https://www.pelando.com.br/ofertas/fonte-gigabyte-gp-p750gm-750w-80-plus-gold-totalmente-modular-502801

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@WOZ Dods Nesse caso eu sempre prefiro ficar à favor da segurança e não recomendar, porque não sabemos como ela se compara às "concorrentes" e é um investimento muito alto. Pode compensar, pode não compensar. Considerando que o preço das fontes, no geral, está alto e que ele já tem uma boa fonte para ir usando, pode simplesmente optar por segurar e esperar até achar algo interessante por preço decente...

• Curtir 2
Postado

@KairanD Penso da mesma maneira. Por isso fiz questão de expor o que o moço disse, que de 16 pessoas que ele viu que comprou, 7 disseram que a fonte chegou DOA (dead on arrival). Prefiro indicar a superflower sensacional que chegou na terabyte: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15873/fonte-super-flower-550w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-550f14hg

Quando disse "poucas e boas" quis dizer, na figura de linguagem, falou mal.

Mas no lugar do OP eu ainda usaria a CX 600 por um bom tempo ou até ela acabar. 

Postado

@WOZ Dods @KairanD Saiu teste dela na Cybenetics, excelente controle de ripple, eficiência OK, ( não colocaram ainda os detalhes sobre os componentes internos, só o fan que é um Riffle Bearing).

Até um preço bom (750), mas por um valor proximo, a XPG Core Reactor é mais interessante..

Link:https://www.cybenetics.com/index.php?option=database&params=1,0,38

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Há alguns usuários debatendo sobre essa fonte no tópico abaixo. Foram mencionadas boas características, mas também pontos de atenção. Definitivamente não deve estar no mesmo nível de uma XPG Core Reactor.

• Curtir 3
Postado

Aparentemente não é uma fonte high end, mas vai atender um publico bom, principalmente agora que estamos com tanta falta de fontes no mercado, uma intermediária é bem vinda. Em relação a indicação da fonte, no nível 750W só haviam as duas que citei, mais a CX750 que está na geladeira enquanto os casos de lotes defeituosos não sumirem. Ambas estavam certificadas na Cybenetics que é conceituada atualmente como referência de certificação, inclusive com o selo ETA A- (se fosse S eu nem indicaria, mas ainda assim seria uma boa fonte). As pessoas não podem esperar meses e meses para comprar uma fonte, temos que trabalhar com o melhor no momento. Vamos ver enquanto o tópico avaliando a fonte vai se desenrolar, mas até agora parece uma opção boa para nosso mercado problemático atual.

• Coordenador
Postado

@other2w A CX seria uma fonte de entrada ainda, apesar de ser ótima opção no segmento, acima da média. Não acho que faria muito sentido no caso dele, apesar de ser um upgrade quando em comparação com a CX 600 atual - que tem o projeto antigo baseado em tensão agrupada - e ter potência mais adequada para essa configuração. A EVGA BQ seria uma linha mais simples que a nova CX (rótulo cinza).

Realmente o mercado está com muitos modelos em falta e muitas vezes não temos como sugerir algumas opções porque seria necessário esperar. Mas, neste caso, o autor realmente tem a possibilidade de esperar, o que geralmente não acontece.

Essa Gigabyte pode ser boa opção sim. Fico na dúvida com esse tipo de coisa porque, nessas fontes mais caras, é interessante conhecer exatamente os componentes utilizados. Mas, tendo os testes da Cybenetics, já há confiança.

• Curtir 1
Postado

@other2w Fiquei curioso apenas pelo que falou de não indicar fontes com selo "S". Na língua inglesa S está acima de A+, pois significa "special" (segundo as convenções da língua que estou acostumado). No geral, S é o melhor ranking que pode ser atingido, não havendo sequer + ou - para subcategoriza-lo. 

Postado

@WOZ Dods Pois é, eu pensei a mesma coisa da primeira vez que vi, porém na Cybenetics o selo S é o mais simples, algo semelhante ao 80 Plus Standard (deve ai vir o S)

Screenshot_20201120-081127.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...