Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu não consigo entender a relação lógica da tensão negativa, porque se eu tenho um pilha com a parte positiva 10V e outra negativa 5V a ddp da pilha é 5V (positivo menos negativo)e  se pego também outra pilha com parte positiva 5V e negativa 10V tenho ddp de -5V (positivo menos negativo)

E se eu faço uma outra pilha juntando a ddp de 5V na parte positiva e a de -5V na negativa tenho 10V (positivo menos negativo) Essa é minha dúvida : Eu ter essa ddp maior na pilha conjunta , isso é, por trabalhar com esses valores negativo e positivo significa que esse -5V veio de uma pilha que tinha mais elétron por isso se sobressaiu os elétrons na pilha que se juntou e  que por sua vez a outra sobressaio os prótons por isso +5V e como tenho mais prótons (+5V) e mais  elétrons (-5V)  por isso uma ddp maior ? Desculpa se ficou confuso sou iniciante nessa área, e por isso também, peço que me expliquem detalhadamente, desde já agradeço muitooo!

Postado

É mais simples raciocinar em termos de potencial. A DDP é medida em relação a um ponto comum. Se existe um potencial de 10V e outro de -5V em relação a um ponto comum a DDP é 10 -(-5) = 15 V e não 5V . Da mesma forma 5 - (-10) = 15 V. 

Numa pilha comum de 1,5V o potencial geralmente é medido em relação ao pólo negativo, ou seja consideramos o negativo como zero . Assim o potencial do pólo positivo em relação ao negativo é de 1,5 - 0 = 1,5V.

• Amei 1
Postado
35 minutos atrás, Enzo Henrique Tonello disse:

esse -5V veio de uma pilha que tinha mais elétron

O que está relacionado ao número de elétrons é a corrente, não a tensão. A tensão está relacionada à quantidade de trabalho que cada elétron poderia executar.

A unidade de corrente é Amper, que é Coulomb por segundo. Um elétron, por sua vez, tem a carga de 1.6 × 10^-19 C. Portanto, 1 Amper significa 6.24 × 10^18 elétrons por segundo passando.

Dá pra pensar numa analogia com um reservatório de água. A vazão, o quanto passa de água efetivamente, é como se fosse a corrente, enquanto a pressão, ou altura do reservatório de onde vem a água, seria a tensão.

• Curtir 1
  • Amei 2
  • Solução
Postado

O potencial e a tensão são uma simplificação de um conceito mais extenso e complexo: o campo elétrico. Uma bateria gera um campo elétrico em torno de si através de reações químicas. Esse campo, ao ser confinado em fios, é aplicado em uma única direção e sentido relativamente a um volume de condutor F5Rua4D.gif:

QmNOIjE.png

Fisicamente, o que uma ligação em série de baterias faz é a soma vetorial de campos elétricos distintos. O tipo de resultante fica a depender das direções e sentidos dos vetores de campo, o que remete às polaridades convencionadas das baterias.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Amei 2
Postado

@rjjj Muito obrigado, me deu uma esclarecida, mas ainda fico na dúvida na seguinte coisa: se eu pego duas pilhas, uma que tem o polo positivo o GND(0v) e o negativo 5V e outra com o negativo o GND(0v) e positivo 5v , a  ddp daquela que tem GND positivo terá -5V e a de GND negativo 5V(porque acredito que o padrão para ver DDP é positivo menos negativo), se eu pego as duas e coloco em série certinho, positivo com negativo as tensão irão se somar e desconsidero o -5 e ficará 10v? ou mesmo as baterias estando em posição certa para ligação em série ficará 0v porque a ligação em série é a soma das voltagens e como tenho 5V +-5V dá 0?

Postado

@Enzo Henrique Tonello

Não se anulariam. A diferença de potencial ou tensão é o potencial de um extremo menos o potencial de outro extremo. Se o segundo for negativo, a subtração da fórmula vira soma durante o cálculo.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!