Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

to desconfiadasso que minha mobo ta errando as tensões e causando crash, ou a minha rtx ta em curto; tela preta em full load (só de vez em quando, tipo 2 vezes por semana) mas me preocupa muito, então queria testar só com a alimentação pela fonte, isso pois já troquei de fonte, pensei q era ela ( de uma kcas 600 pra uma vs 650 da corsair)

OBS: não responde sem uma resposta!!, mesmo assim muito obrigado

Edit: já meti furmark 40 minutos n houve nada, quando da tela preta nos jogos (mais de um jogo) os fans vão a 100%, só reiniciando pelo botão

Edit 2: os contatos dourados da placa de video tão com marquinhas bem pequenas pretas, por isso to desconfiado da mobo

Postado
agora, KaiqueW13 disse:

b450m gaming br, rtx galax 2060 super teclab lite, como desabilito a alimentação da placa pelo pcie e deixo apenas o 6+2 pinos da fonte?

Todas as placas de vídeo são alimentadas primeiramente pelo PCIE , e algumas placas , como a sua , necessitam além dessa alimentação do PCIE uma alimentação extra , vinda dos cabos da fonte , então a resposta é não .

Postado
6 minutos atrás, KaiqueW13 disse:

to desconfiadasso que minha mobo ta errando as tensões e causando crash, ou a minha rtx ta em curto; tela preta em full load (só de vez em quando, tipo 2 vezes por semana) mas me preocupa muito, então queria testar só com a alimentação pela fonte, isso pois já troquei de fonte, pensei q era ela ( de uma kcas 600 pra uma vs 650 da corsair)

OBS: não responde sem uma resposta!!, mesmo assim muito obrigado

Edit: já meti furmark 40 minutos n houve nada, quando da tela preta nos jogos (mais de um jogo) os fans vão a 100%, só reiniciando pelo botão

Se não apresenta problemas no FurMark, alimentação certamente não é o problema... Há quanto tempo tem o problema? Começou em algum momento específico? Já tentou reinstalar o Windows alguma vez? Ou pelo menos instalação limpa do driver de vídeo (depois de rodar o DDU)? 

E muito cuidado com FurMark, principalmente rodando por tempo prolongado... FurMark não é pra isso. Ele manda o consumo energético (e aquecimento...) a níveis que nenhum outro jogo faz. É pra rodar 5~15 minutos e olhe lá, mais que isso só se você souber muito bem o que está fazendo. Se a placa já estivesse capenga, poderia terminar de ferrar ela com essa.

7 minutos atrás, KaiqueW13 disse:

Edit 2: os contatos dourados da placa de video tão com marquinhas bem pequenas pretas, por isso to desconfiado da mobo

Uma leve oxidação é normal. Se você tirar uma foto podemos confirmar se tem algo errado.

• Curtir 2
Postado

já vivenciei esse problema a meses com o pc, mas foi só uma vez, pensei que era bug do jogo, de 2 meses pra ca deu no warzone e the witcher também; já reinstalei todos os drivers (com o DDU já também limpei) assim como o windows mais de uma vez, pra falar a verdade, minha placa esquentou bem menos no furmark que nos jogos, além do clock um pouco mais baixo (jogo em 1815, furmark em 1770)

Edit: se for oxidação as marquinhas então ta mais tranquilo, mas to bem preocupado com a minha vga, pelo que tava pesquisando.

exemplos do que acontece:

Edit 2: temperaturas tão altinhas mas nada que desse nada, (52 idle, 83 máximo em jogo, média de 79, no furmark 77

Postado

@KaiqueW13 A placa de vídeo precisa se comunicar com a placa-mãe. Ela não ia nem ligar sem, supondo que teria como desabilitar. Mas não tem como logicamente.

o que você tem que fazer é testar em outro computador ou enviar para a garantia.

Postado

alguma outra sugestão?

OBS: quando eu diminuo a tensão no afterburner, pra 85% ou 90%, isso não acontece, penso em jogar assim, além de que a vida dela sobe por esquentar menos, e eu já tenho os 75 fps do meu monitor mesmo (75hz); triste.

Postado

@KaiqueW13 Sim, garantia. Isso pode ser um PWM alterado por exemplo.. difícil saber sem analisar. Se você já fez a reinstalação dos drivers, você não pode fazer mais nada. Só garantia..

Se fosse oxidação nas trilhas, iria causar artefatos. 

@KaiqueW13Aliás, veja se o cabo PCI-E está bem encaixado. Coloque ele de novo bem firme.

Postado

eu considerei ser a ram, até porque eu uso ela em Over, 2666 1,2v cl 15 pra 2866 1,4 mesma latência, voltei pros 2666 e mesmo assim aconteceu, mas explica "endereço específico", diz, a ram não consegue acessar algo, aí apresenta problemas? é q geralmente quando é assim dá tela azul, não tela preta e os fans disparam.

Shanks:

Sim, inclusive o 2 do 6+2 não tava 100%, agora ele está, já verifiquei tudo

Postado

1 hora atrás, KaiqueW13 disse:

Furmark é derretedor de GPU. Uma que está com falha, seja qual for, ainda ser submetida a esse nível de stress por 40 min é surreal.

Você está fazendo OC? Sua ventilação está boa? Quais são suas temps? 

Lembre-se de que há alguns problemas muito comuns às RTX. Placas que chegaram queimadas aos montes, apresentaram problemas com pouco tempo de uso, casos de superaquecimento, falha geral e vários outros. Geralmente procurar seu modelo exato na internet e buscar por defeitos comuns ao modelo você pode encontrar casos similares.

Leia o que falei no outro tópico também:

Outra coisa importante: Você precisa melhorar a ventilação desse seu gabinete, tipo, pra ontem.

Postado

mano, a gpu estressa muito muito mais em jogo, aquece menos no furmark, por não ter dado nenhum problema no furmark, acreditei não ser a gpu.

vou desligar o xmp então, de volta pra 2400, o problema é que só acontece 1 vez quando ligo o pc e entro no jogo pela primeira vez, não acontece mais, então só vou saber se é isso amanhã, estranho? sim, muito

Edit: obrigado pela ajuda

Edit 2: o gabinete ta bem ventilado, cai 2-3 graus só quando tiro o lado, essa é a temp da placa mesmo aparentemente

Edit 3: que seja a ram, iniciei o jogo a 114% no afterburner e nenhum problema, se novamente não acontecer nada em 1 semana assim, volto aqui pra confirmar (ram 2400, xmp desativado)

Postado
49 minutos atrás, KaiqueW13 disse:

mano, a gpu estressa muito muito mais em jogo, aquece menos no furmark, por não ter dado nenhum problema no furmark, acreditei não ser a gpu.

Fala isso pro pessoal que torrou GTX 480 e outras Fermi. 

50 minutos atrás, KaiqueW13 disse:

vou desligar o xmp então, de volta pra 2400, o problema é que só acontece 1 vez quando ligo o pc e entro no jogo pela primeira vez, não acontece mais, então só vou saber se é isso amanhã, estranho? sim, muito

Não acho tão estranho. Tem só alguns milhares de razões possíveis, resta apenas descobrir qual é ou solucionar mesmo sem descobrir. Acredite, encontrar a solução sem descobrir o erro é o mais estranho que você vai ver na informática e é parte obrigatória da vida de técnicos.

52 minutos atrás, KaiqueW13 disse:

o gabinete ta bem ventilado, cai 2-3 graus só quando tiro o lado, essa é a temp da placa mesmo aparentemente

Considero bem ventilado todo gabinete que tem boa entrada de ar no painel frontal (preferencialmente mesh), com pelo menos duas ventoinhas de intake no painel frontal (ambas na parte mais baixa do painel), e para exaustão uma no painel superior ao fundo ou na lateral (quando tem) e a última no painel traseiro. De preferência com a instalação da fonte na parte de baixo, lembrando que se estiver muito perto da GPU e for de baixa potência, pode estar contribuindo para o seu aquecimento anormal.

Veja, a temperatura máxima de GPUs geralmente está acima de 90º, mas isso nunca pode ser interpretado como uma temperatura saudável de operação. Eu considero que a temperatura "saudável" está abaixo de 70º e é "ideal" quando abaixo dos 60º. A maioria das GPUs faz thermalthrottling na casa dos 80º para você ter ideia, ficando bem claro que os fabricantes reconhecem claramente que 80º é uma temperatura que pode danificar seus produtos.

59 minutos atrás, KaiqueW13 disse:

que seja a ram, iniciei o jogo a 114% no afterburner e nenhum problema, se novamente não acontecer nada em 1 semana assim, volto aqui pra confirmar (ram 2400, xmp desativado)

Na verdade, depois de confirmar que o XMP é o problema, você pode voltar a ativá-lo sem problemas. Como ele demonstrou instabilidade, o que é MUITO comum, bastará fazer a configuração das frequências manualmente (talvez timing, mas geralmente não é necessário) e aumento da tensão de operação em 0,05 V como é de praxe. Pesquise em fóruns depois (e aqui no CDH também, claro) e verá quanto que isso é comum de acontecer.

Postado

esse é o pc, grade na frente com 2 fans pra entrar ar e 1 exaustor; no inverno e nos dias mais frios agora mesmo em dezembro (vai sabe o porque ta meio frio ainda, moro no sul aqui com os guri) a placa trabalha a 73-77 sendo 77 ou 78 máximo, só no verãozao sem arcondicionado ela chega nos 83, ou seja, quase n joguei com ela nos 83, ta acostumada a trabalhar na casa dos 77-78. obrigado pela ajuda guri, to rodando as ram no auto, sem os xmp, como eu disse, só vou saber se resolvi com uma ou 2 semanas sem ter dado nada. obrigado pelas respostas todo mundo, caso continue, vou mandar pro rma quando terminar cyberpunk

OBS o pc ta na diagonal pra não forçar os cabos

WhatsApp Image 2020-12-07 at 14.27.24.jpeg

• Curtir 1
Postado

Temperatura bem alta para o volume de ventilação que tem. Já pensou em adicionar uma ventoinha de exaustão ou aumentar a velocidade da que tem? Se na BIOS o a velocidade dessa ventoinha estiver baixa, você certamente estará reciclando ar quente constantemente dentro do gabinete. Adivinha quem mais sofre ali dentro quando isso ocorre? Pois é, a GPU.

Isso, é claro, presumindo que o que estou vendo na frente de suas ventoinhas frontais é uma tela, e que seu gabinete oferece boa entrada de ar.

Postado

sim, uma tela, vou ver na bios o fan de exaustão

mano, fui na bios, não consegui controla o fan, fui pesquisar, agora to pensando que ele nem tem essa opção, fica a 1250 rmp e é isso, mas mesmo assim não acho que ele ta reciclando o ar, mesmo não estando numa rotação alta, dá pra sentir de bem o ar saindo dali.

Isso do fan pois ele só tem 3 entradas dos 4 pinos 

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, KaiqueW13 disse:

sim, uma tela, vou ver na bios o fan de exaustão

mano, fui na bios, não consegui controla o fan, fui pesquisar, agora to pensando que ele nem tem essa opção, fica a 1250 rmp e é isso, mas mesmo assim não acho que ele ta reciclando o ar, mesmo não estando numa rotação alta, dá pra sentir de bem o ar saindo dali.

Isso do fan pois ele só tem 3 entradas dos 4 pinos 

Meu gabinete hoje é um Thermaltake Core X31. Ele tem apenas duas ventoinhas de 140 mm para intake no painel frontal, mais duas no inferior, e quatro para outtake no painel superior e traseiro. Mesmo em OC leve eu não ultrapasso 60º C tanto na CPU quanto na GPU (que são ambas obsoletas, por sinal). Ainda sim monto constantemente PCs bem mais atuais e nunca chego às temperaturas que você relatou. Hoje vou montar um 3600X em um gabinete ridiculamente básico (Menace Saturn). Te falo depois no que deu. 

Sério, reciclar ar quente é fácil e colocar a mão na frente das saídas de ar não é medida nenhuma. Você tem que calcular o que vai fazer ANTES de fazer quando falamos de arrefecimento, e mesmo as configurações mais basais de BIOS interferem tremendamente no resultado final. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!