Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Condicionadores de energia resolvem problemas de oscilações?


Posts recomendados

1 hora atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Nunca tinha ouvido falar disso, mas me parece que é um filtro de linha bom com um preço exorbitante.

Mas que tipo de oscilações é que você está falando ? quedas de energia ?

Na verdade o problema maior é uma rede elétrica "suja", creio eu. Tenho tido problemas com ruídos em uma caixa de som, que acredito serem causados por uma rede elétrica com muita interferência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Nunca tinha ouvido falar disso

2

 

Por aquele preço provavelmente ele torna ou re-torna a forma de onda em senoidal puríssima e reduz a zero os ruídos... o que infelizmente me permito não acreditar com relativa facilidade.

 

8 horas atrás, Kung Bore disse:

problemas com ruídos em uma caixa de som, que acredito serem causados por uma rede elétrica com muita interferência

Pode ser pela rede ou pelo ar. Penso que se pela rede há formas mais baratas de amenizar como p.ex. um bom filtro de linha ou reprojeto do circuito (uma otimizada nos filtros) pelo menos na parte pré amplificadora (concordo que de não fácil acesso pra quem não é do ramo).

Pelo ar há de se ter um tratamento especial meio que personalizado. Uma generalização é ... blindagens.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, .if disse:

2

 

Por aquele preço provavelmente ele torna ou re-torna a forma de onda em senoidal puríssima e reduz a zero os ruídos... o que infelizmente me permito não acreditar com relativa facilidade.

 

Pode ser pela rede ou pelo ar. Penso que se pela rede há formas mais baratas de amenizar como p.ex. um bom filtro de linha ou reprojeto do circuito (uma otimizada nos filtros) pelo menos na parte pré amplificadora (concordo que de não fácil acesso pra quem não é do ramo).

Pelo ar há de se ter um tratamento especial meio que personalizado. Uma generalização é ... blindagens.

Eu já uso um filtro de linha da Clamper :/

 

Apesar de as caixas não possuírem um terceiro pino, será que um aterramento poderia resolver? Ou só resolve quando o aparelho tem o pino do aterramento?

 

Eu andei vendo alguns vídeos sobre condicionadores de energia, mas só acho coisas sobre condicionadores de fora. Não sei se os nacionais teriam a mesma qualidade.

 

https://youtu.be/qYtTxvg8icE?t=277 dá uma olhadinha à partir de 4:37, ele usa um equipamento para analisar ruído da rede. Em seguida, ele compara ligar diretamente na tomada com ligar através do condicionador. Lógico, esses condicionadores dele são extremamente caros, então não sei se os mais em conta (por volta de 1000 reais) da Savage ou AAT teriam o mesmo desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teoricamente sim: o aterramento minimizaria ruídos. Se seu ruído for apenas o simpático poooom da rede, pode ser possível amenizá-lo com o que já mencionei. Sobre a relevância do terra em aparelhos de som, acho que podes pesquisar + ou aguardar os gurus do ramo que não sou.

 

O nome "condicionador de energia" é pomposo d+ pra mim e me induziu erroneamente até a mentalização da reformatação da senoide. Penso que este treco não passa de um filtro de linha anabolizado com displays e leds, mas claro, não sendo do ramo da sonorização, meu julgamento precoce tem valor nulo. Caso compre 1, no futuro assim que sair da garantia, não te esqueças de abrir, tirar fotos e publicar cá pra nós. Acho que vai dar tempo de eu ver. Só não faça garantia estendida 😁

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me permite perguntar uma série de coisas que creio que você já fez antes de ir atrás de algo tão caro?

Seu equipamento toca o próprio som ou recebe de algum aparelho 3º?
Caso seja o equipamento 3º, já verificou cabos de som? Tentou trocar para ver se melhora?
Não há algum equipamento de alto consumo gerando um campo magnético que geraria a mesma interferência?

Seu equipamento é 220v numa rede 220, ou 110 numa rede 110, ou você está usando um transformador?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

Teoricamente sim: o aterramento minimizaria ruídos. Se seu ruído for apenas o simpático poooom da rede, pode ser possível amenizá-lo com o que já mencionei. Sobre a relevância do terra em aparelhos de som, acho que podes pesquisar + ou aguardar os gurus do ramo que não sou.

 

O nome "condicionador de energia" é pomposo d+ pra mim e me induziu erroneamente até a mentalização da reformatação da senoide. Penso que este treco não passa de um filtro de linha anabolizado com displays e leds, mas claro, não sendo do ramo da sonorização, meu julgamento precoce tem valor nulo. Caso compre 1, no futuro assim que sair da garantia, não te esqueças de abrir, tirar fotos e publicar cá pra nós. Acho que vai dar tempo de eu ver. Só não faça garantia estendida 😁

 

Certo, o ruído é um sinal ruidoso beeeem agudo, mas de volume relativamente baixo, constante. Incomoda, mas o que incomoda mais é um ruído grave que vem de vez em quando, como o ruído de quando você liga a caixa de som, ou desconecta os cabos de áudio com a caixa ligada.

 

"Sine Wave Tracking - O CDR2200ex está munido do circuito Sine Wive Tracking, que é uma tecnologia capaz de realizar a mais fina filtragem de ruídos EMI/RFI da rede elétrica. Com isso, as saidas do CD2200ex fornece a melhor qualidade de rede elétrica para os equipamentos, garantindo assim o funcionamento sem ruídos de rede."

 

https://www.simple4u.com.br/produto/condicionador-de-energia-2200w-cdr-2200ex-savage-220v/500930

 

Seria isso semelhante à reformatação da senoide?

 

Pode deixar, se esgotarem-se as opções mais baratas, vou tentar essa solução haha

 

2 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Me permite perguntar uma série de coisas que creio que você já fez antes de ir atrás de algo tão caro?

Seu equipamento toca o próprio som ou recebe de algum aparelho 3º?
Caso seja o equipamento 3º, já verificou cabos de som? Tentou trocar para ver se melhora?
Não há algum equipamento de alto consumo gerando um campo magnético que geraria a mesma interferência?

Seu equipamento é 220v numa rede 220, ou 110 numa rede 110, ou você está usando um transformador?

 

Claro!

O aparelho é uma Edifier R1900TIII, ligada em uma rede 220v através de um transformador de 100VA. Existe uma caixa ativa que alimenta a passiva. O problema acontece mesmo desligando tudo e deixando só as caixas ligadas, sem mesmo conectar o RCA a alguma coisa (normalmente ligo o RCA à tv). Eu já liguei assim em um apartamento, não aterrado, sem problemas, e depois numa casa, não aterrada, sem problemas. Depois, liguei em outro apartamento, desta vez aterrado, mas com uma antena de transmissão logo ao lado, o que gerava fortes interferências via ar (dava até pra ouvir rádio pelas caixas). Agora, em uma quarta residência, apartamento sem aterramento, estou com esse problema do tópico. Terça-feira vem um técnico aqui, vou ver se é possível/viável fazer o aterramento.

 

Eu comprei um novo cabo acústico para testar e o problema persiste, então creio não ser o cabo acústico.

 

Sobre equipamentos de alto consumo realmente não saberia dizer. Aqui tem geladeira, máquina de lavar, etc.

 

2 horas atrás, Ricardov disse:

Aqui tem uma avaliação de um power conditioner Panamax.

 

E aqui.

Obrigado, vou dar uma olhada nelas depois! Esse vídeo já tinha visto. O problema é que eu achei pouca coisa que foque na questão dos ruídos. Geralmente as resenhas focam mais na questão da proteção anti-surto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
49 minutos atrás, Kung Bore disse:

reformatação da senoide

Registre-se que inventei tal termo lindo hoje. Mais lindo até do que o "rastreamento da onda senoidal" do dito cujo, tecnologia que desconheço.

 

49 minutos atrás, Kung Bore disse:

o ruído é um sinal ruidoso beeeem agudo, mas de volume relativamente baixo, constante

Geralmente sinal agudo vem de fontes chaveadas como p.ex., tv, lâmpadas led, carregador/torre de celular e um monte de etc.

 

49 minutos atrás, Kung Bore disse:

um ruído grave que vem de vez em quando, como o ruído de quando você liga a caixa de som

Já isso pode vir de brusca variação da rede p.ex. ao ligar chuveiro, microondas, máquina de lavar, ferro de passar e mais etc de coisa parruda.

 

Tenho dúvida se o produto milagroso vai acabar com isso tudo 🤔. Conta pra nós....

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kung Bore disse:

Agora, em uma quarta residência, apartamento sem aterramento, estou com esse problema do tópico.

Apesar da chance pequeno, cogite que algo pode ter acontecido na última mudança. Se tiver algum lugar que puder levar e testar para ver se para.
 

 

1 hora atrás, Kung Bore disse:

 

O aparelho é uma Edifier R1900TIII, ligada em uma rede 220v através de um transformador de 100VA.

Essa parte eu não entendi. Ele é 110 e você liga num transformador? Sei que é uma mão ir atrás, mas pode ser o transformador o causador do surto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kung Bore  se a caixa apresenta o ruído sem nada conectado deve ser uma interferência que vem pela rede elétrica mesmo. Um bom filtro de linha tal como os da Clamper deve minimizar o problema, teria que testar. 

Verifique se a tomada está ligada corretamente. Também pode ligar a caixa em outras tomadas para ver como se comporta.

 

Esses condicionadores tem filtros para ruídos.

 

tomada.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Kung Bore disse:

O aparelho é uma Edifier R1900TIII, ligada em uma rede 220v através de um transformador de 100VA

Esses trafos geram um campo magnético que pode ser captado pelos amplificadores. 

Seria interessante deixar o trafo o mais longe possível do amplificador. 

Claro que um bom aterramento também ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, .if disse:

Registre-se que inventei tal termo lindo hoje. Mais lindo até do que o "rastreamento da onda senoidal" do dito cujo, tecnologia que desconheço.

 

Geralmente sinal agudo vem de fontes chaveadas como p.ex., tv, lâmpadas led, carregador/torre de celular e um monte de etc.

 

Já isso pode vir de brusca variação da rede p.ex. ao ligar chuveiro, microondas, máquina de lavar, ferro de passar e mais etc de coisa parruda.

 

Tenho dúvida se o produto milagroso vai acabar com isso tudo 🤔. Conta pra nós

 

Pois é, parece coisa inventada hahahaha

 

Terça-feira vem um técnico aqui. Será que seria interessante ele dar olhada em alguma outra coisa específica além do aterramento?

5 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Apesar da chance pequeno, cogite que algo pode ter acontecido na última mudança. Se tiver algum lugar que puder levar e testar para ver se para.
 

 

Essa parte eu não entendi. Ele é 110 e você liga num transformador? Sei que é uma mão ir atrás, mas pode ser o transformador o causador do surto.

 

Vou tentar fazer isso, mas acho meio difícil arranjar outro lugar pra testar...

 

A tensão das caixas é 110 e aqui é 220. Eu uso um transformador de 100VA, parecido com esse:

image.png.18aec44ff0a0a68825f5b5b8f048c5b3.png

Eu tenho dois desses, testei com o outro transformador e com um estabilizador e o problema persistiu.

 

4 horas atrás, Ricardov disse:

@Kung Bore  se a caixa apresenta o ruído sem nada conectado deve ser uma interferência que vem pela rede elétrica mesmo. Um bom filtro de linha tal como os da Clamper deve minimizar o problema, teria que testar. 

Verifique se a tomada está ligada corretamente. Também pode ligar a caixa em outras tomadas para ver como se comporta.

 

Esses condicionadores tem filtros para ruídos.

 

tomada.png

 

Eu uso e tenho usado desde que comprei a caixa um filtro desses:

 

https://www.guerradigital.com.br/dps-clamper-multi-protecao-c-contador-de-surtos-x-fl-pt-8bt-2j1-2cf-ld-p

 

image.png.b1ffdc6133d05b3429331e55f406f192.png

Realmente aqui no apartamento têm tomadas que estão com polaridade invertida e outras com polaridade correta. Testei nas duas e continuei com o problema.

 

3 horas atrás, Renato.88 disse:

Esses trafos geram um campo magnético que pode ser captado pelos amplificadores. 

Seria interessante deixar o trafo o mais longe possível do amplificador. 

Claro que um bom aterramento também ajuda. 

 

Pois é, será que existem modelos de transformadores menos ruidosos?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma ideota múitio lôca pra teste é você ao invés de usar autotrafo (sem isolação) usar um trafo isolador (auto explicativo). Com ele a rede do seu sistema de som vai ficar literalmente isolada da sua casa além claro de ficar mais seguro. (nem vou lhe falar que teoricamente dá pra desmontar o autotrafo e tentar (tentar) torná-lo isolado pois nunca fiz) Não te esqueças do terra.

 

você pode também personalizar/turbinar o filtro de linha algo como

http://pc-casemod.blogspot.com/2008/08/construindo-um-filtro-de-linha-by.html

Detalhe importante é a construção da bobina de filtro: tem lado certo pra enrolar. O blog não dá muita relevância à isso. Ou pode aproveitar alguma de fonte de pc que tenha filtro na entrada.

 

8 horas atrás, Kung Bore disse:

 

Terça-feira vem um técnico aqui

nos reporte o diagnóstico e parecer dele... Torcemos por você!🤞🏾🤞🏼

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Uma ideota múitio lôca pra teste é você ao invés de usar autotrafo (sem isolação) usar um trafo isolador (auto explicativo). Com ele a rede do seu sistema de som vai ficar literalmente isolada da sua casa além claro de ficar mais seguro. (nem vou lhe falar que teoricamente dá pra desmontar o autotrafo e tentar (tentar) torná-lo isolado pois nunca fiz) Não te esqueças do terra.

 

você pode também personalizar/turbinar o filtro de linha algo como

http://pc-casemod.blogspot.com/2008/08/construindo-um-filtro-de-linha-by.html

Detalhe importante é a construção da bobina de filtro: tem lado certo pra enrolar. O blog não dá muita relevância à isso. Ou pode aproveitar alguma de fonte de pc que tenha filtro na entrada.

 

nos reporte o diagnóstico e parecer dele... Torcemos por você!🤞🏾🤞🏼

 

Encontro trafo isolador facilmente para venda?

 

Edit: Seria isso?

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-967068066-transformador-isolado-p-comando-monofasico-200va-kt-0200-_JM#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-seller-items-pdp&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=4f9715d4-d826-47a2-a645-40e5278475a8

 

Sobre personalizar o filtro de linha, não creio ter conhecimento técnico ou habilidades para isso...

 

Reporto sim, muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
41 minutos atrás, Kung Bore disse:

Edit: Seria isso?

Sim seria algo como isso sim.. clique. De fato ele é bem carinho e lembrando que ele é um adicional pra questão de segurança contra choques e não necessariamente pra filtrar ruídos se bem que conceitualmente penso que ele pode ajudar neste quesito sim. Converse/aguarde alguém do ramo do som.

44 minutos atrás, Kung Bore disse:

personalizar o filtro de linha, não creio ter conhecimento técnico ou habilidades para isso

Suspeitei desde o princípio. Produtos eletrônicos "milagrosos" foram feitos especialmente pra você kk...brinc.  por gentileza não se ofenda ok? De novo não sou da sonorização e de novo, nunca havia visto falar neste produto... vai que resolve mesmo!! Aceito humildemente e vos peço perdão! Além do+ o investimento é alto d+ pra ser embuste. E pessoas de bom poder aquisitivo tendem a ser bem esclarecidas como você!

E estamos aqui pra ajudar e principalmente, aprender juntos!

 

1 hora atrás, Kung Bore disse:

personalizar o filtro de linha,

Você pode também pesquisar sobre filtros de linha por dentro clique que possuem "filtros" mesmo (a maioria nem tem). São os que tem indutor e capacitor como aquela montagem do blog. Olha este "multifiltro" que doidão ...

Filtro-de-Linha-por-dentro.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acabo de dar uma olhada nas tomadas aqui e algumas são aterradas. No caso, testei ligar a caixa de som só na tomada aterrada, sozinha, e continuei com o problema ...

1 hora atrás, .if disse:

Sim seria algo como isso sim.. clique. De fato ele é bem carinho e lembrando que ele é um adicional pra questão de segurança contra choques e não necessariamente pra filtrar ruídos se bem que conceitualmente penso que ele pode ajudar neste quesito sim. Converse/aguarde alguém do ramo do som.

Suspeitei desde o princípio. Produtos eletrônicos "milagrosos" foram feitos especialmente pra você kk...brinc.  por gentileza não se ofenda ok? De novo não sou da sonorização e de novo, nunca havia visto falar neste produto... vai que resolve mesmo!! Aceito humildemente e vos peço perdão! Além do+ o investimento é alto d+ pra ser embuste. E pessoas de bom poder aquisitivo tendem a ser bem esclarecidas como você!

E estamos aqui pra ajudar e principalmente, aprender juntos!

 

Você pode também pesquisar sobre filtros de linha por dentro clique que possuem "filtros" mesmo (a maioria nem tem). São os que tem indutor e capacitor como aquela montagem do blog. Olha este "multifiltro" que doidão ...

Filtro-de-Linha-por-dentro.jpg

 

1 hora atrás, .if disse:

Sim seria algo como isso sim.. clique. De fato ele é bem carinho e lembrando que ele é um adicional pra questão de segurança contra choques e não necessariamente pra filtrar ruídos se bem que conceitualmente penso que ele pode ajudar neste quesito sim. Converse/aguarde alguém do ramo do som.

Suspeitei desde o princípio. Produtos eletrônicos "milagrosos" foram feitos especialmente pra você kk...brinc.  por gentileza não se ofenda ok? De novo não sou da sonorização e de novo, nunca havia visto falar neste produto... vai que resolve mesmo!! Aceito humildemente e vos peço perdão! Além do+ o investimento é alto d+ pra ser embuste. E pessoas de bom poder aquisitivo tendem a ser bem esclarecidas como você!

E estamos aqui pra ajudar e principalmente, aprender juntos!

 

Você pode também pesquisar sobre filtros de linha por dentro clique que possuem "filtros" mesmo (a maioria nem tem). São os que tem indutor e capacitor como aquela montagem do blog. Olha este "multifiltro" que doidão ...

Filtro-de-Linha-por-dentro.jpg

Esses trafos isolados não possuem plug?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
33 minutos atrás, Kung Bore disse:

acabo de dar uma olhada nas tomadas aqui e algumas são aterradas.

Eis uma boa utilidade pro seu técnico vindouro: confirmar se realmente estão aterradas.... de novo: literalmente conectadas à terra. Ele (teoricamente) deve saber como proceder. Mas pode não ser suficiente. Peça pra ele confirmar também se o pino terra do plug está conectado no terra do seu som principalmente na parte do pré. E o completo: ver se o chassi/terra/massa do seu sistema está eletricamente conectado "à terra". (plugs usam dar mau contato no seu pino terra)

 

37 minutos atrás, Kung Bore disse:

caixa de som só na tomada aterrada, sozinha, e continuei com o problema

Registre-se que o terra sozinho pode não conseguir fazer o trabalho completo. Lembra-te do tal filtro de linha que te passei agora há pouco no link do google fotos? Alguns não têm filtro algum: são apenas régua de tomadas. Os que tem apenas um varistor (peça azul) também não são filtros.

 

40 minutos atrás, Kung Bore disse:

Esses trafos isolados não possuem plug?

Não necessariamente. Neste caso vai ter que adaptar. O que pode (não) lhe ser fácil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

Eis uma boa utilidade pro seu técnico vindouro: confirmar se realmente estão aterradas.... de novo: literalmente conectadas à terra. Ele (teoricamente) deve saber como proceder. Mas pode não ser suficiente. Peça pra ele confirmar também se o pino terra do plug está conectado no terra do seu som principalmente na parte do pré. E o completo: ver se o chassi/terra/massa do seu sistema está eletricamente conectado "à terra". (plugs usam dar mau contato no seu pino terra)

 

Registre-se que o terra sozinho pode não conseguir fazer o trabalho completo. Lembra-te do tal filtro de linha que te passei agora há pouco no link do google fotos? Alguns não têm filtro algum: são apenas régua de tomadas. Os que tem apenas um varistor (peça azul) também não são filtros.

 

Não necessariamente. Neste caso vai ter que adaptar. O que pode (não) lhe ser fácil.

Eu pude confirmar porque meu filtro de linha da Clamper tem um indicador de terra. Só acho que a polaridade tá invertida.

 

O negócio é que essa caixa de som não possui terceiro pino, então acho que por isso não vai ter muita influência.

 

Tem alguma outra coisa que eu poderia pedir para ele verificar além da presença do terra?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, Kung Bore disse:

essa caixa de som não possui terceiro pino, então acho que por isso não vai ter muita influência

Isto explica um pouco as coisas do além que você ouve. Talvez se adaptar um gnd no seu som melhore as coisas. Eu (eu) bateria um prego no chão e colocaria um fio num terminal terra qualquer (geralmente tem algum parafuso atrás do som com símbolo terra).

http://www.bloguetronica.com/2011/10/terra-chassis-e-massa.html

Aguarde opinião dos sonorizadores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 11/12/2020 às 12:52, .if disse:

Eis uma boa utilidade pro seu técnico vindouro: confirmar se realmente estão aterradas.... de novo: literalmente conectadas à terra. Ele (teoricamente) deve saber como proceder. Mas pode não ser suficiente. Peça pra ele confirmar também se o pino terra do plug está conectado no terra do seu som principalmente na parte do pré. E o completo: ver se o chassi/terra/massa do seu sistema está eletricamente conectado "à terra". (plugs usam dar mau contato no seu pino terra)

 

Registre-se que o terra sozinho pode não conseguir fazer o trabalho completo. Lembra-te do tal filtro de linha que te passei agora há pouco no link do google fotos? Alguns não têm filtro algum: são apenas régua de tomadas. Os que tem apenas um varistor (peça azul) também não são filtros.

 

Não necessariamente. Neste caso vai ter que adaptar. O que pode (não) lhe ser fácil.

Uma atualização:

 

Mandei e-mail para algumas fabricantes de condicionador de energia e, para ruídos de baixa frequência, me indicaram o uso de um transformador isolador.

 

Entrei em contato com algumas fabricantes e eles só produzem com conector WAGO. Como faço para adaptar para o uso em tomadas comuns?

 

No aguardo ainda da visita do técnico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kung Bore disse:

 

U ma atualização: 

 

Mandei e-mail para algumas fabricantes de condicionador de energia e, para ruídos de baixa frequência, me indicaram o uso de um transformador isolador.

 

Entrei em contato com algumas fabricantes e eles só produzem com conector WAGO. Como faço para adaptar para o uso em tomadas comuns?

 

No aguardo ainda da visita do técnico.

image.png.740ae9af481738fa305bb060256b3c15.png
Se o Conector Wago for esse cara, só plugar fios e ligar numa flecha.
Claro, coloque fios de acordo com o consumo do aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Thiago Miotto disse:

image.png.740ae9af481738fa305bb060256b3c15.png
Se o Conector Wago for esse cara, só plugar fios e ligar numa flecha.
Claro, coloque fios de acordo com o consumo do aparelho.

O consumo que você diz é 110v ou 220v? Você acha que alguém leigo como ou teria problemas ou seria melhor procurar alguém especializado para fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!