Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor altera o desempenho do computador?


Posts recomendados

Fala galera!!!


Uma duvida bem *****... Quanto que um monitor interfere no desempenho dos jogos ? Eu achava que era zero e que o desempenho dependia 100% do PC. mas na sexta comprei um monitor ultrawide com Freesync e 75Hz e os jogos estão rodando MUITO mais MUITO mais lisos do que no meu antigo monitor TV de 22 polegadas FHD.

 

Um exemplo diario meu era o fortnite que ficava em 60 (taxa do monitor antigo) e não usava nem 50% da minha maquina, porém de 1 em minuto o desempenho caia drasticamente para 35/40 frames e o jogo dava umas travadas.  no novo monitor o jogo não cai de 75 frames em nenhum segundo e roda muito mais liso que antes. (e não, não foi att do jogo.) até o cyberpunk agora não da mais lag. Meu computador nunca batia mais de 80% de uso em nenhum jogo e mesmo assim nunca conseguia manter 60 frames cravado. esse seria o poder do freesync ? minha primeira vez com monitor compativel. Fui trocar de monitor e nem sabia que isso aconteceria, parece até que meu PC agora é outro porque os jogos rodam muito melhores.

 

Tks,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o monitor é o funil final da coisa toda, ele é como se fosse a saída de um túnel, se o limite dele for 30fps, não exibirá mais que isso. O mesmo vale para resolução de vídeo.

mas quedas de FPS não tem nada a ver com monitor. o que pode acontecer é a fonte do monitor gerar harmônicas que prejudicam o funcionamento da fonte do pc.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Eder Neumann disse:

o monitor é o funil final da coisa toda, ele é como se fosse a saída de um túnel, se o limite dele for 30fps, não exibirá mais que isso. O mesmo vale para resolução de vídeo.

mas quedas de FPS não tem nada a ver com monitor. o que pode acontecer é a fonte do monitor gerar harmônicas que prejudicam o funcionamento da fonte do pc.

então deveria ser isso. pois agora não tenho quedas de frames nos jogos e estou rodando até em uma resolução mais alta e com mais fps. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, Cyberpunk teve atualização agora, melhorou pra geral, tanto nos consoles quanto nos PCs.

Quanto ao monitor, é como foi falado acima. Aumentou o número de pixels (1920x1080 para 2560x1080), você tem aí uma redução de desempenho na casa dos ~25% no GPU.

Tu não falou qual é a configuração do seu PC, mas talvez o CPU fosse o gargalo do sistema, e agora deu uma equilibrada, porque tá exigindo mais da placa de vídeo.
Outra coisa, este seu monitor atual possui freesync, se ativado não verá quebra de quadros, tornando a experiência mais suave.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

Bom, Cyberpunk teve atualização agora, melhorou pra geral, tanto nos consoles quanto nos PCs.

Quanto ao monitor, é como foi falado acima. Aumentou o número de pixel (1920x1080 para 2560x1080) você tem aí uma redução de desempenho na casa dos ~25%. Tu não falou qual é a configuração do seu PC, mas talvez o CPU fosse o gargalo do sistema, e agora deu uma equilibrada, porque tá exigindo mais da placa de vídeo.
Outra coisa, este seu monitor atual possui freesync, se ativado não verá quebra de quadros, tornando a experiência mais suave.

Minha config é RTX 2070 Super + Ryzen 2600 + 24GB. Não tinha porque ficar com gargalo em todos os jogos, ainda mais porque no MSI marcava nem 50% de uso das peças. as vezes a VGA com 57% e o processador nem passava dos 40%.

Sobre o freesync, é minha primeira experiencia com ele. Por isso que fiquei achando que era essa tal tecnologia que fez a magica. mas sei que agora os jogos não tem mais aquelas quedas rapidas de 1sec que é uma chatice.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gustavo.z.ferreira disse:

Acredito que não seja esse o problema. utilizo uma corsair. 

Então pode ser alguma outra coisa. Você pode ter configurado alguma coisa de forma diferente, o Cyberpunk recebeu também o patch 1.05 que melhorou o desempenho do PC e consoles, e como seu monitor tem freesync, ele consegue adaptar a taxa de atualização da tela com o FPS do seu computador para trazer uma melhor experiência no gameplay. Você disse que seu monitor antigo não passava de 60 FPS e que seu agora não passa de 75 FPS, isso é uma forte evidência que seu Vsync está ativado, travando seu FPS no limite que seu monitor consegue exibir. Pra saber o desempenho real do seu PC, somente desativando a sincronização vertical (Vsync).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, GuilhermeGB disse:

Então pode ser alguma outra coisa. Você pode ter configurado alguma coisa de forma diferente, o Cyberpunk recebeu também o patch 1.05 que melhorou o desempenho do PC e consoles, e como seu monitor tem freesync, ele consegue adaptar a taxa de atualização da tela com o FPS do seu computador para trazer uma melhor experiência no gameplay. Você disse que seu monitor antigo não passava de 60 FPS e que seu agora não passa de 75 FPS, isso é uma forte evidência que seu Vsync está ativado, travando seu FPS no limite que seu monitor consegue exibir. Pra saber o desempenho real do seu PC, somente desativando a sincronização vertical (Vsync).

o Cyberpunk eu não fiz att ainda. foi coisa de tirar um monitor e botar o outro. no de 60 o jogo tinha quedas para 34/40 e o no de 75 tem quedas para 60 o que não prejudica muito ao jogar. Sim utilizo Vsync nos jogos. é melhor jogar sempre com ele desligado ? COD Warzone eu rodava a 60 mas algumas vezes ele dava umas quedas, agora o jogo fica a 75 cravado a partida inteira. sem contar a fluidez maior, mas ai acredito que seja por ser um monitor com MS menor e mais Hz. o antigo era uma TV monitor de 20ms e 60 frames.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gustavo.z.ferreira disse:

o Cyberpunk eu não fiz att ainda. foi coisa de tirar um monitor e botar o outro. no de 60 o jogo tinha quedas para 34/40 e o no de 75 tem quedas para 60 o que não prejudica muito ao jogar. Sim utilizo Vsync nos jogos. é melhor jogar sempre com ele desligado ? COD Warzone eu rodava a 60 mas algumas vezes ele dava umas quedas, agora o jogo fica a 75 cravado a partida inteira. sem contar a fluidez maior, mas ai acredito que seja por ser um monitor com MS menor e mais Hz. o antigo era uma TV monitor de 20ms e 60 frames.

Quando você jogava com Vsync ativado a 60Hz no seu monitor antigo, se houver uma queda de FPS, a taxa de atualização do monitor mudará momentaneamente para 30Hz e depois voltará a 60Hz. Se o FPS cair pra 45, por exemplo, ele passaria metade do tempo em 30Hz e metade do tempo em 60Hz, assim dando uma média de 45 FPS, mas você notaria uma perda enorme de fluidez porque você estaria vendo uma mistura de 30 FPS com 60 FPS. Com Freesync ativado, seu monitor consegue ajustar a taxa de Hz pra mesma taxa de FPS exibido na tela (desde que não seja um valor muito abaixo da taxa de Hz padrão do monitor), e você não verá esse tipo de problemas. Outros fatores também podem influenciar na fluidez, geralmente TV/monitores não são tão bons nem como TV nem como monitores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Phoenyx disse:

Outra coisa, sempre acompanhe a utilização por threads do processador, e não global. No global pode tá lá marcando 40%, mas o jogo utiliza 4 threads e todas estas estão em 100% com o resto em idle, isso significa que tá havendo gargalo.

Nunca me atentei a esse fato. Sempre olhei no geral. E por sinal meu CPU está batendo quase 90 graus em alguns jogos. Estava até pensando em comprar um cooler.

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Quando você jogava com Vsync ativado a 60Hz no seu monitor antigo, se houver uma queda de FPS, a taxa de atualização do monitor mudará momentaneamente para 30Hz e depois voltará a 60Hz. Se o FPS cair pra 45, por exemplo, ele passaria metade do tempo em 30Hz e metade do tempo em 60Hz, assim dando uma média de 45 FPS, mas você notaria uma perda enorme de fluidez porque você estaria vendo uma mistura de 30 FPS com 60 FPS. Com Freesync ativado, seu monitor consegue ajustar a taxa de Hz pra mesma taxa de FPS exibido na tela (desde que não seja um valor muito abaixo da taxa de Hz padrão do monitor), e você não verá esse tipo de problemas. Outros fatores também podem influenciar na fluidez, geralmente TV/monitores não são tão bons nem como TV nem como monitores.

Nunca soube disso. Então pode ser realmente esse o problema que eu sentia. porque era algo muito perceptível. Freesync é uma baita de uma tecnologia então. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Gustavo.z.ferreira disse:

Nunca me atentei a esse fato. Sempre olhei no geral. E por sinal meu CPU está batendo quase 90 graus em alguns jogos. Estava até pensando em comprar um cooler.

90ºC é praticamente o limite para o processador funcionar em condições normais, mas é sempre bom manter bem abaixo. Temperatura alta gera queda drástica nas frequências, afetando diretamente o desempenho. Veja se o cooler está bem instalado e se o gabinete está tendo circulação de ar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Gustavo.z.ferreira disse:

Sim utilizo Vsync nos jogos. é melhor jogar sempre com ele desligado ?

Cada jogo e configuração de PC pode alterar o resultado final de desempenho e fluidez desta tecnologia V-sync. Para fins de testes, sugiro que jogue tanto com o v-sync ligado e desligado para ver qual a melhor experiência em cada jogo.

Um outro detalhe é que v-sync pode causar input lag (atraso de comandos), o que pode prejudicar drasticamente jogos competitivos.

Eu já tive momento que conseguia rodar a mais de 80 FPS tranquilo sem quedas em alguns jogos e quando eu ligada o v-sync, sem motivo algum, começava as oscilações em médias baixas. Em GTA V por exemplo, me ocorre o contrário, só tenho mais estabilidade ao ativar o v-sync.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!