Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Local correto para instalação de baterias e no-break.


Marcelotronic

Posts recomendados

Olá pessoal!!

Tenho uma duvida quanto a correta armazenagem de baterias e no-break em uma residência.

Esse nobreak vai alimentar CFTV, alarme, portão e alguns sonoffs.

Para "esconder" dos bandidos, tanto a central de alarme quanto o dvr já estão no forro da casa, moro em casa de madeira e o espaço é pequeno entre o forro e o telhado. Creio eu que a temperatura no verão chegue próximo dos 45°C ou mais.

Dificilmente o nobreak de 1600VA vai trabalhar no talo direto porque quando a energia acabar dificilmente alguém vai passar pelo portão, alarme e cftv não gasta quase nada.

Posso deixar tranquilo os aparelhos no forro?

As bateria já sei que não posso devido a alta temperatura, vou ter que fazer um gabinete e esconder em outro lugar mais fresco.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você apresentou a dúvida sobre a localização da bateria e se autorespondeu 🤪

O óbvio serve? 😁 Geralmente o fabricante recomenda a faixa de temperatura de operação de cada equipamento. Dá uma olhadela no manual de cada 1

48 minutos atrás, Marcelotronic disse:

deixar tranquilo os aparelhos no forro

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if

1 hora atrás, .if disse:

Você apresentou a dúvida sobre a localização da bateria e se autorespondeu 🤪

O óbvio serve? 😁 Geralmente o fabricante recomenda a faixa de temperatura de operação de cada equipamento. Dá uma olhadela no manual de cada 1

 

Eu esqueci de apagar a parte da bateria kkkk, então infelizmente não tem essa informação nem no manual do nobreak nem do dvr, mas como o dvr já esta no forro já faz um ano, vou arriscar com nobreak. O DVR tem 1 cooler tirando o ar do gabinete e outro empurrando o ar pra dentro. O nobreak já tem um cooler barulhento dentro dele.

Procurei imagens de instalações no google mas não achei nada de interessante, queria mais ideias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardov disse:

A bateria vai ter sua vida util muito reduzida trabalhando em alta temperatura. Uma possibilidade é fazer uma tubulação para conduzir ar externo para a ventoinha do no-break.

A bateria eu já tive uma experiência ruim com ela no forro, ela era selada, secou, não tive cuidado de abrir com jeitinho, acabei perdendo a bateria mas como era de som automotivo e fazia 4 anos que estava parada(parada mas eu carregava a cada 3 meses).

Hoje tenho 2 estacionárias novas e quero cuidar melhor.

Boa ideia, será possível fazer esse esquema da tubulação, cano é o que não falta aqui e tela como filtro também. 

Quais são os coolers mais silenciosos? Tenho problema com isso hoje, o cooler da fonte colmeia eu ouço ela quando a casa esta em silêncio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, Ricardov disse:

tubulação para conduzir ar externo para a ventoinha do no-break

Tenta apenas direcionar o ar até alguma entrada de ar do seu n.b. que já possui ventoinha.

Dica: pegue ar próximo ao chão pois que tende a ser + frio. Use tubo branco e não deixe exposto ao sol.

Ideia: pode encaixotar tudo numa caixa de isopor e usar a dica acima com ventoinha em baixo na entrada de ar: barulho longe e barulho isolado. Com entrada fria por baixo e saída quente por cima.

12 horas atrás, Marcelotronic disse:

cano é o que não falta aqui

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, .if disse:

Tenta apenas direcionar o ar até alguma entrada de ar do seu n.b. que já possui ventoinha.

Dica: pegue ar próximo ao chão pois que tende a ser + frio. Use tubo branco e não deixe exposto ao sol.

Ideia: pode encaixotar tudo numa caixa de isopor e usar a dica acima com ventoinha em baixo na entrada de ar: barulho longe e barulho isolado. Com entrada fria por baixo e saída quente por cima.

 

Bom dia e Feliz Natal  a todos!!!

Essa da caixa de isopor foi pra ganhar um beijo na testa.

Eu ia pegar o ar na altura do teto da casa, uns 2,30m, o problema é levar o cano até o chão sem deixar exposto ao Sol, vou tentar contornar isso talvez descendo esse cano na garagem. Digamos que de 3m de cano até chegar na caixa, um cooler de computador vai conseguir levar ar suficiente até a caixa? Instalação do cooler lá na entrada do cano ou lá na entrada da caixa? Talvez eu coloque somente 1 cooler puxando ar da caixa para fora, creio que já seja o bastante para puxar ar fresco do cano.

E eu pensando que nas férias ia só terminar a automatização da cisterna.

Vou colocar um sensor de temperatura dentro da caixa de isopor, se a temperatura se manter abaixo de 30°C, vou colocar mais uma caixa só para as baterias ai vai ficar tudo escondido no forro que é o que eu sempre quis.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcelotronic disse:

Eu ia pegar o ar na altura do teto da casa, uns 2,30m, o problema é levar o cano até o chão sem deixar exposto ao Sol

Acho que não é necessário. O ar quente, é o ar de dentro do forro. Se você por um cano pra fora, na altura do chão do forro, ele já será na temperatura ambiente de fora da casa. Eu só puxaria um cano para fora, tipo dreno de caixa de água.

Outra solução, se for possível, é eliminar o efeito forno do forro. Para isso teria que abrir furos em 2 lados opostos do forro, vazando tijolos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Acho que não é necessário. O ar quente, é o ar de dentro do forro. Se você por um cano pra fora, na altura do chão do forro, ele já será na temperatura ambiente de fora da casa. Eu só puxaria um cano para fora, tipo dreno de caixa de água.

Outra solução, se for possível, é eliminar o efeito forno do forro. Para isso teria que abrir furos em 2 lados opostos do forro, vazando tijolos.

Obrigado mais uma boa ideia essa de eliminar o efeito forno mas essa vou deixar por ultimo, a casa é toda em madeira, precisaria pensar alguma coisa vazada que não entrasse pássaros e outros bichos.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Marcelotronic disse:

Digamos que de 3m de cano até chegar na caixa, um cooler de computador vai conseguir levar ar suficiente até a caixa?

 

Eu investiria numa tese de usar "ventoinhas em série" ao longo da tubulação.

 

Um problema: nenhuma poderia falhar, pois se transformaria em obstáculo.

 

Talvez uma monitoração delas...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Feliz ano novo galera do clube!!!

Vim atualizar vocês com o que eu tenho feito com as dicas.

Resolvi deixar somente as baterias dentro de uma caixa de isopor no forro. Comprei uma caixa de 50L usada por R$ 20,00, nova é R$ 90 aqui na minha região.

A caixa foi toda envelopada com manta térmica por fora kkkk, será que precisava?

O cano ficou curto 1,5m, o bastante para deixar a caixa longe da parede e sair um pedaço para fora, o cano também foi envelopado com manta térmica, um cooler fora da casa e outro na entrada da caixa.

Comprei duas grades de plástico com filtro para bichos, tomei coragem e meti a serra tico-tico na parede da casa kkkk(quem manda em casa sou eu). Coloquei um na frente e outro atrás da casa.

O problema pessoal é que não tive como medir corretamente a temperatura porque tenho 2 medidores diferentes e a diferença dos 2 no mesmo local, chegou a 3,5°C para mais no termômetro chinês, paguei R$ 30,00 devia ter comprado 2 do mesmo modelo, o sensor foi colado com fita crepe na parede da bateria, já estou providenciando esse modelo para medir dentro e fora da caixa: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1064146233-termmetro-ambiente-digital-interno-externo-maxima-minima-_JM

Com a mão na frente do cooler de saída esta saindo ar frio pelo menos. Essa medida das fotos o medidor chinês esta dentro da caixa e o multimetro com a ponta do cabo pra dentro do forro. Eu gostei do resultado, o higrometro do link será que é confiável?

 

 

20210103_122436.jpg

20210111_190132.jpg

20210112_195529.jpg

20210112_201734.jpg

20210112_201830.jpg

20210112_202309.jpg

20210116_132345.jpg

20210116_132442.jpg

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!