Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu nao sei se o correto é postar aqui ou na area de eletronica mas Uma pessoa tecnico em eletronica havia me dito e recomendado usar todos os aparelhos eletronicos que possuem capacitores eletroliticos pelo menos 1x por mês no minimo 30 minutos caso contrario existia o risco dos capacitores eletroliticos despolarizarem e perderem capacitancia, desde entao tenho feito isso todos meses, isso procede essa informação é verdadeira e correta ate mesmo por parte dos fabricantes de capacitores eletroliticos? eu tenho aparelhos desde 1990 ate aparelhos novos

Postado

@djones71 Eu lembro de ter ouvido que em aparelhos bem antigos, tipo dos anos 60 e 70 se ficassem muito tempo parado, tipo coisa de anos, o acido no eletrólito dos capacitores poderia atacar a camada de oxido de alumínio nos eletrodos afinando ela e isso iria deixar o capacitor com tensão de trabalho mais baixa, nesses aparelhos se ficassem parados por muito tempo, o simples ato de ligar ele poderia queima-los. 

O recomendado era ligar o aparelho com uma tensão mais baixa , tipo com a chave no 220V em uma tomada 110V, ou com lâmpada em serie, assim a tensão no transformador de saída também seria mais baixa a tensão sobre o capacitor faria a camada de oxido se recuperar...

• Amei 1
Postado

@djones71 O fato é que com ou sem uso os elementos químicos que formam o eletrólito do capacitor vão se deteriorar, e com isso o capacitor vai perder capacitância e aumentar o ESR, ate que venha a falhar, como quase todo componente eletrônico, quando mais quente ele venha a trabalhar menor vai ser a vida util.

porém todo esse cuidado ao ligar aparelhos antigos é típico de restauradores que pretendem restaurar um aparelho já problemático e raro, ai o importante é não piorar mais a situação do aparelho e o cuidado extra se justifica por conta da dificuldade de achar peças já descontinuadas...

No caso se você pretende apenas guardar os aparelhos pra conservar, creio que uma boa caixa, um local arejado e um dissecante na caixa, pra evitar problemas com umidade, já devem bastar

Postado

@djones71 Ficar parado não estraga, desde que armazenados a temperaturas ambiente e com baixa umidade, o que acontece é que usando ou não eles perdem sua capacitância com o passar dos anos (muitos anos) a cada 20 anos perdem em média 10% de sua capacitância. Não se preocupe quanto a isso!

Agora, umidade principalmente destrói tudo! maresia e etc também! A questão de ligar o equipamento gera um leve aquecimento que deixa a placa sempre seca, mas tem que avaliar se tem necessidade de ligar todo mês, se for algo colecionável embale em uma caixa e acrescente pacotinhos de sílica para puxar toda umidade!

• Curtir 1
Postado

silica gel eu usei um tempo mas parei porque ela necessita de local hermetico e como os sacos ziplock q usei nao vedam totalmente e eu nao tenho seladora entao eles saturam rápido e tem q ficar trocando a silica gel, eu nao moro em cidade litoranea

o q os fabricantes de capacitores eletroliticos dizem em intervalos de tempo maximos para usar os eletroliticos e evitar despolarização, ressecamento etc?

Postado
1 minuto atrás, djones71 disse:

minha cidade as temperaturas ariam de 30-35 graus

Mas a temperatura interna do circuito é outra.

• Curtir 1
Postado

@djones71

image.png.2737437803aba2272845a754774736fd.png

Resumindo: 20 anos de vida útil se ele trabalhar a 55 graus (ele vai aquecer além da temperatura ambiente ok?) e apenas 10 graus a mais (65°C) reduz para menos de 10 anos de vida útil!

Os poucos artigos que citam vida útil não falam deles parados, mas eu posso te falar seguramente que podem passar de 40 anos tranquilamente em boas condições de armazenamento! Eu me preocuparia mais com sujeiras, aqui tinha um nintendo 64 de 1998 guardado a mais de 15 anos, funcionei ele começou a chiar, curto na placa, limpei com escova e álcool isopropilico umas 3x e infelizmente esse curto danificou um capacitor, e quando parei ele estava funcionando perfeitamente! Outro caso: ganhei uma tv de tubo que parou funcionando perfeitamente, ficou 5 anos guardada, liguei ela começou a chiar... abri era teia de aranha na placa, nesse caso limpei melhorou mas não parou, comprei uma de 29" por 50R$ e descartei a de 20"

Postado

no meu caso eu estou usando por 30 minutos todo mês todos os meus aparelhos eletronicos q possuem capacitores eletroliticos por indicação de um amigo pois ele disse caso contrario os eletroliticos podem despolarizar, secar e perder capacitancia, por isso busco informações do fabricantes ate mesmo porque tenho aparelhos do inicio dos anos 90

Postado

recebi um email da nichicon e eles disseram q todos os fabricantes recomendam armazenamento seguro dee capacitores eletroliticos ate 2 anos sem uso mas isso seria somente para capacitores eletroliticos novos sem uso e nao no meu caso de aparelhos eletronicos com capacitores eletroliticos ja usados e do inicio dos anos 90?

• Membro VIP
Postado

Amigo permita-me pensar cá com meus botões. São muitas variáveis pra se definir a real vida útil de capacitores. Umidade, temperatura, pressão atmosférica, maresia, procedência, fabricante, horóscopo, e + etc. Penso que você - apenas você - pode avaliar o estado dele a cada vez que ligar seu equipamento. Um pouco de conhecimento empírico, experimental, experiências e etc devem te completar nas suas inquietações.

Como já lhe foi dito, existem rádios à válvula com peças originais que ainda funcionam (eu tenho 1🙃). Já os de hoje... só o tempo vai lhe dizer🤪

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
46 minutos atrás, .if disse:

existem rádios à válvula com peças originais que ainda funcionam (eu tenho 1🙃)

Fiquei curioso sobre o interior do rádio. Meu tio tinha uma oficina. Faz muito tempo que não vejo esse tipo de coisa de um modo realista, sem ser por fotos-moldura de homepages.

Postado

@alexandre.mbm  

@alexandre.mbmEu morei em recife alguns anos, lá tinha lojas de eletronica que ainda vendia válvulas! Na década de 50 lá foi um polo de eletronica na área de tvs tubo , até uns anos atrás era possível comprar peças de tv antiga lá, tinha até tubos de tv preto e branco kkk mas ainda se acha algumas válvulas hj em dia novas (ainda se fábrica)

@.if os capacitores desse rádio estão bons ainda?

@djones71 estou pesquisando aqui também, realmente guardar o capacitor descarregado é prejudicial, mas passa a ser prejudicado a partir de 2 anos descarregado pelo que li em alguns sites. Ideal é funcionar mesmo periodicamente, mas talvez 1x por mês seja exagero, se não te atrapalhar não há problemas, eu ligaria a cada 6 meses

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

curioso sobre o interior do rádio.

9 horas atrás, mlegnari disse:

os capacitores desse rádio estão bons ainda?

Por uma infeliz coincidência, procurei ontem meu rádio e não achei. Estava com meu irmão. Ele sem noção, rádio funcionando e até que bem conservado: uma frágil relação que não passa despercebida por colecionadores.  Ainda não perdi a esperança em achar. Mas sim... da última vez que liguei há poucos anos funcionava perfeitamente. Caso eu ache, teste e funcione, cogito publicar video pro 6 v.🙃

• Curtir 2
Postado

@djones71 https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.dfrsolutions.com/hubfs/Resources/services/Long-Term-Storage-of-Al-E-Capacitors.pdf&ved=2ahUKEwiAqOvar4XuAhU8ILkGHYR1DXMQFjAOegQIDhAB&usg=AOvVaw3_C_1fzmCJdR73eLt5XOe-

Aí está veredito final de vários fabricantes importantes, resumindo: vida útil 15 anos, passou de 2 anos guardado recomenda-se testar capacitância , passou de 4 recomenda-se uma carga lenta com resistor e manter a tensão máxima do capacitor por 2 horas,  acima disso é a mesma coisa mas com resistor e carga lenta.

Nenhum fabricante recomenda usar capacitor com mais de 15 anos armazenado. Todos citam degradação dos componentes (eletrolíticos de alumínio) 

Então no seu caso, pode ficar tranquilo e funcionar o equipamento antes de 4 anos ! Ou seja, se funcionar 1 vez por ano está perfeito!

@.if quando achar seu rádio faz uma ligação ao vivo pra gente ver ;)

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

obrigado pela dica eu queria saber se esses dois anos de armazenamentos dos capacitores eletroliticos sem apresentar defeitos é valido somente para capacitores eletroliticos novos sem uso ou se é valido tambem para capacitores eletroliticos usados de aparelhos do inicio dos anos 90

Postado

@Visitante são válidos para novos e usados, segundo o artigo cuidados especiais deve ser tomados se o capacitor ficar mais de 4 anos descarregado (seja ele novo ou usado soldado em uma placa).

De qualquer modo, o artigo também cita que a vida útil máxima dos capacitores eletrolíticos ficam na casa de 15 anos, sendo carregado ou não. Nesse caso capacitores com mais de 15 anos estão fazendo hora extra e podem falhar a qualquer momento!  Mas segue as recomendações normais de não deixar mais de 4 anos sem usar o capacitor (o artigo já acende farol amarelo para 2 anos) , então usando a cada 6-12 meses você estará sendo bem conservador ainda!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...