Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptador Sata/USB danifica drive optico gravador de DVD?


Posts recomendados

Usar esse adaptador sata/ide para usb em drive optico de dvd pode causar algum problema ou danificar o drive? certa vez uma pessoa me falou q eles queimam os drives porque nao tem chipset no adaptador e o drive necessita disso? alguem com conhecimento em drives opticos pode me ajudar? eu tenho muitos drives internos sata mas eu queria usa-los fora do PC mas se for para danificar o drive é melhor nem comprar esse adaptador com fonte

aqui o link dele:

 

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005001269922426.html?spm=a2g0s.12269583.0.0.5c8a2581lJJabS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não danifica, mas também não funciona, eu tenho esse mesmo adaptador IDE/SATA pra USB, porém o meu eu comprei sem fonte, nos testes ele não reconheceu nenhuma unidade de DVD nem IDE nem SATA só funcionou com HDs e SSDs.

 

Ao menos no windows 10, onde eu testei o drive ótico ligado no adaptador nem chega a ser reconhecido, mesmo alimentando ele com fonte de PC, pra não usar a fonte 12V vagaba que vem nesses kits, o drive ótico abre a gaveta e ate lê o CD, mas pro windows é como se não tivesse nada ligado no USB, nada aparece no gerenciador de dispositivos,  nem o barulhinho de conexão USB o windows faz. 

 

Também tenho um adaptador SATA/USB3.0 que é bem mais rápido, em um HD ele passa de 100MB/s fácil, porém ele também não funciona com unidades óticas, creio que seja porque o protocolo de comunicação ATAPI é diferente entre um HD e um drive ótico e muito provavelmente o firmware do conversor não esta preparado pra lidar com isso.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Como a amigo falou, não tem como danificar pela troca de informação.

Considere uma fonte boa. E um conversor que aparente melhor qualidade. Principalmente a fonte, v essa de baixa qualidade certamente danificara sua drives

essa fonte é tão ruim assim para danificar os drives? ela parece robusta porque tem outras menores do tamanho do carregador de celular no ali

 

a pessoa q me falou disse q o fato do adaptador sata/ide para usb ser de baixa qualidade e nao ter chipset no adaptador danificou varios drives de dvd e reduziiu a vida util deles, isso acontece?

 

outro problema foi a pessoa q comprou postou aqui q o pc nao reconheceu esse adaptador e drive de maneira nenhuma entaonao tem como usar

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005001269922426.html?spm=a2g0s.12269583.0.0.5c8a2581lJJabS

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, djones71 disse:

essa fonte é tão ruim assim para danificar os drives? ela parece robusta porque tem outras menores do tamanho do carregador de celular no ali

Neste caso, tamanho não é documento.

Talvez a caixa maior seja somente uma pcb sem nada de filtragem dentro.

você só saberá se uma fonte é boa ou não abrindo ela e analisando os componentes.

 

30 minutos atrás, djones71 disse:

 

outro problema foi a pessoa q comprou postou aqui q o pc nao reconheceu esse adaptador e drive de maneira nenhuma entaonao tem como usar

Talvez a forma de comunicar de um HD e de um leitor de discos seja um pouco diferente, e esse adaptador só funcione em HD.

Procure por adaptar para leitor de dvd ou leitor óptico.

Pior que só tentando para saber.

 

 

Por fim, como você não sabe se vai funcionar, compre no ml. Pergunte ao vendedor sua dúvida, se ele disser que funciona e não funcionar, devolve e pegue seu $$$ de volta.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, djones71 disse:

Usar esse adaptador sata/ide para usb em drive optico de dvd pode causar algum problema ou danificar o drive? certa vez uma pessoa me falou q eles queimam os drives porque não tem chipset no adaptador e o drive necessita disso?

Essa "PESSOA" que te falou, é um TECNICO QUALIFICADO e EXPERIENTE em Informática/Eletrônica?

SE NÃO é melhor parar de estar ouvindo e lendo ABOBRINHAS.

 

É PÚBLICO E NOTÓRIO, que todo DISPOSITIVO foi projetado para um tempo de vida útil, então USE/ABUSE, e quando não funcionar mais, conserte ou reciclagem.

 

Boa Sorte

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a pessoa q me falou apenas tem uma experiencia e conhecimento em midias optoicas e drives de dvd e ele me disse o seguinte: "não use esse adaptador USB / SATA. É um PDV. Isso vai danificar drives, eu já vi isso acontecer antes. Não me lembro o motivo, mas é devido à péssima construção Você não tem chipset com os dongles USB feitos para HDD. Mas as ópticas precisam de um chipset"

entao ele orientou a comprar um gabinete especial para drives de dvd so q o preço dele é em torno de 400 500 reais

 

isso procede? acredito q tenha haver com eletronica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@djones71 Parece que apesar do HD e CDROM usarem a mesma interface, o protocolo de comunicação é diferente, HDs usam o velho protocolo ATA, e drivers de CD ROM, DVD ROM, tape drivers... etc, usam o protocolo ATAPI, que é uma extensão do ATA feito pra acomodar esses dispositivos, logo o firmware desses adaptadores só vem preparado pra aceitar HDs, e ainda HDs grandes, tipo 1TB ou 2TB podem não funcionar com os adaptadores USB2.0

 

Pra Usar um CDROM/DVDROM externo tinham gavetas como essa:

 

https://www.pcfloripa.com.br/gaveta-p-hd-case/gaveta-externa-cddvd/gaveta-externa-p-cd-rom-dvd-rom-sata-feasso

 

Mas é um produto que devido a pouca procura foi descontinuado e é difícil de achar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao nao vai funcionar para uso?

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

 

Ele só mostrou a energização e a detecção no SETUP. E não foi plug and play como pendrive.

 

 

molex.jpg.e9407bd283401a107072692fba59a447.jpg

desses adaptadores sata para USB vendidos no Aliexpress qual vocês consideram o mais moderno e que funciona plug play no Windows 10?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@djones71 Depois de ver o video eu ate fiquei em duvida e resolvi testar de novo! eu tinha comprado 2 adaptadores no ali express por conta do preço baixo, e no dia que chegou e eu testei um e não funcionou com drive de CD ou DVD cheguei a testar com 3 driver e nada, dai liguei um HD IDE velho e funcionou de primeira, nisso eu ja achava que o adaptador só funcionaria com HDs, que não me incomodou pois seria esse o motivo da compra...

 

hoje resolvi testar o outro adaptador e depois de alguns minutos conectado no PC o DVD apareceu no explorer, não fez nenhum som de conexão USB só apareceu mais um drive de DVD no explorer...

 

Só que o windows explorer travou junto com o PC ao clicar no drive e o DVD não respondia ao comando de ejetar, mas depois de reiniciar o PC com o drive conectado o DVD funcionou, deu pra ler um CD de audio sem problemas...

 

Resolvi testar com um velho CD ROM IDE também, e configurando o jumper do CD ROM pra MASTER, o drive também funcionou, só levou alguns minutos pra reconhecer e travou o explorer umas 2 vezes antes que eu conseguisse ejetar a mídia, mas dessa vez não precisei reiniciar o PC.

 

Uma dica se você tentar conectar o drive e já por alguma mídia nele o adaptador não funciona, ele apenas lê a mídia e para, precisa deixar o CD ROM vazio, esperar ate que o explorer o reconheça e ejete a porta pelo windows pra ai sim colocar a mídia..

 

A fonte usada foi uma fonte ATX de PC, creio que meu outro adaptador USB3.0 /SATA não funcionou por conta da fonte de 12V externa, eu usei uma fonte de 12V 2A da litokala pra testes, talvez tenha faltado corrente, mas essa fonte aguenta um HD 3.5" sem problemas.

 

Digamos então que o adaptador funciona, porém é bem problemático, esse atraso entre conectar o drive e reconhecer no PC talvez impeça ou dificulte o uso dele pra boot no PC,  com HDs ele funciona instantaneamente, e não sei se prestaria gravar um DVD nessa gambiarra, já que em caso de falha voce perderia a mídia gravada, se for arriscar gravar um DVD vale a dica de gravar em velocidade baixa...

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estive lenmdo informações sobre esse kit q agente tanto fala e percebi q na descrição diz q ele é plug play mas o sistema operacional suportado é ate o windows 7, o mesmo vale para o outro adaptador q você comprou e tem menos gambiarra

 

entao prcurei por um mais moderno e vi esse q suporta ate o windows 10 e  usb 3.0 mas é um pouco mais caro mas esse seria o melhor e mais atualizado adaptador?

https://pt.aliexpress.com/item/4000843953660.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.14132c68pAreJy&algo_pvid=24e5e36c-0f13-4966-a90e-7c097f4e91fd&algo_expid=24e5e36c-0f13-4966-a90e-7c097f4e91fd-52&btsid=0b0a556616097001399788096e9118&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse produto da caixa azul é muito vagabundo nos seus conectores USB. Não tarda, vem dores de cabeça com mau contato.

 

Energizar com a fonte dele não é nada confiável...

 

Com muita paciência, gravações em baixa velocidade, num casamento feliz entre mídia e gravador, funcionarão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@djones71 O problema desse modelo é que além de caro ele precisa de uma fonte externa de 12V que acompanha o produto e a Fonte só garante os 12V os 5V ele vai puxar da sua porta USB e é ai que entra o problema, da uma olhada na etiqueta de um drive de DVD ROM:

 

spacer.png

 

 

 A fonte de 12V 2A, que vem nesse kit, se ela entregar mesmo os 2A vai ta no limite que o drive precisa, além disso o  drive vai ter que tirar 5V/1.5A direto das suas portas USB e não é qualquer PC que aguenta uma carga dessas, na pio das hipóteses pode ate queimar a porta USB, e pra ajudar eu ja peguei Drivers que pediam 2A na linha de 5V...

 

Já meu adaptador barato quando usado com fonte de PC não falta energia pro DVD, achei ate mais seguro pois ele não estava exigindo que minha porta USB alimentasse diretamente um DVD e o fato dele ser USB 3.0 não altera nada pro DVD ROM, já que um DVD ROM de 16X atinge no máximo 27MB/s e qualquer porta USB 2.0 já da conta disso.

 

Eu achei esse adaptador que diz ser compatível com DVD ROM, ta ate escrito na carcaça dele:

 

https://pt.aliexpress.com/item/4000297580492.html

 

Não sei se ele é melhor que os outros por ser mais caro, mas ao menos da pra usar uma fonte de PC pra alimentar o DVD e evitar problemas com fonte ching ling.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nao quero usar fonte de pc porque eu nao tenho uma sobrando e é muita gambiarra, de todos esses modelos q vimos aqui qual você recomendaria? o mais caro q suporta w10, o da caixa azul q é o kit ou esse ultimo?

 

os meus drives sao um samsung SH-S223F /BRDH e um LG GH24NS90, depois vou comprar um asus interno sata

 

esse ultimo q você postou é igual ao modelo mais caro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!