Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal.
Já tenho um osciloscopio digital e decidi comprar um osciloscopio analogico para estudos.

É um Tektronix 2225 que é bem conhecido por ai, e estou aprendendo a usa-lo. Até agora estou adorando e dá uma sensação banaca de usar um equipamento analogico de 1986 (em torno de)!

Então, vamos a minha dúvida:
Este osciloscópio em particular tem um botão de zoom 10x no eixo vertical diferente de outros analógicos que tem 5x. Para ilustrar o problema eu adicionei varias fotos.

Sinal: Onda Quadrada 1khz, 500mV Pico a Pico

Se eu coloco o osciloscopio com a ponta de prova em 10x, com escala vertical de 2v/div obtenho um traço bem nitido conforme a foto abaixo.

Imagem1.thumb.jpg.f3416851fc89e9f1f3bd285a96c06ab6.jpg

Até aqui tudo razoavelmente bem. Se eu ativar o zoom 10x eu consigo visualizar melhor conforme imagem abaixo.

Imagem2.thumb.jpg.0a84804260cc0de5db8b090a8cae96cc.jpg

Voltando sem o zoom de 10x, se eu diminuir a escala vertical digamos para 0.5v/div parece que o traço fica borrado e vai perdendo definição muito rapidamente. Veja imagem abaixo.

Imagem3.thumb.jpg.4e0043e17363f0d163bd8c8003fb5522.jpg

Fica inviavel com 0.1 v/div que seria o ideal para eu fazer o ajusde da compensação da ponta de prova com esta onda. Veja a foto abaixo.

Imagem4.thumb.jpg.6461a1035261b6da8999af9008cd0b69.jpg

Se eu ativar o zoom de 10x e colocar em 0.1v/div aí sim fica aceitavel.

Imagem5.thumb.jpg.56ba2fb3f27cb67ccb1e1d07d61bc816.jpg

Usando uma onda senoidal, parece que o problema atenua um pouco, mas não desaparece.

Imagem6.thumb.jpg.7e22821d407f7e347ef851b1fd2b8a8d.jpg

Aqui está um video demonstrando:

Eu acho que tem algo errado aqui, pois eu deveria ser capaz de ver esta onda com certa definição visto que a escala está cabendo na tela. O que eu posso estar fazendo errado? Abaixo mais uma foto mostrando comparativamente a mesma onda no osciloscopio digital.

ImagemDigital.thumb.jpg.524d3127adf12425bca05d803a62fe10.jpg

Alguma dica do que pode estar errado? Ou está certo e é assim mesmo? Eu entendo que o zoom de 10x deveria ser usado para sinais muito pequenos, que não é o caso - 500mv deveria ser bem acessivel para este osciloscopio.
Desde já agradeço a ajuda de todos!

Grande abraço!

Walter

• Membro VIP
Postado

Use os acessos que você tem. Dentre eles, o ajuste de foco que no video não vi você tocar. E também pela piscadela parece que osc está tentando mostrar 2 canais. Mostre 1só. Ou tire o ch2 do alt.

Postado

@.if Obrigado pelo retorno!

No video não mostro mesmo, mas eu ja tentei alterar tanto foco como intensidade, nenhuma das duas afeta o resultado final. Gravei um video rapidinho pra demonstrar.

Independente da configuração o traço fica sempre perto de 1 division. Também não estou mostrando 2 traços, apenas o canal 1 (isso da pra ver na chave seletora do primeiro video, mas pra ter certeza também demonstrei neste novo video).

Edit: A piscada que você viu ali acho que tá mais relacionada ao trigger que não estava estão bem ajustado. Neste ultimo video esta melhor.

Mais uma vez, obrigado pelas sugestões!

• Membro VIP
Postado

Este é o sinal interno 1Khz 0.5V de ajuste e aferição? Sua rede pode estar suja. Desligue tudo por perto lampadas led e afins. Use filtro de linha. Use a ponteira x10: o divisor filtra um pouco. Chute também um filtro RC 1k 10k / 100p...1nF. Usa ter ajustes de brilho/foco internos. Difícil saber qual trimpot.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, .if disse:

Difícil saber qual trimpot.

Dica: ficam próximos ao fly back, geralmente numa mesma placa. 

O meu tem até uma tampa isolando essa parte com um aviso de alta tensão. 

8 minutos atrás, .if disse:

Desligue tudo por perto lampadas led e afins.

Tenho uma luz fluorescente que eu uso pra iluminar os aparelhos em testes, se ela tiver acesa a onda fica desse jeito. 

• Curtir 1
Postado

@.if O problema ocorre tanto no sinal interno quanto num sinal gerado por um gerador externo.

Esse é um ponto que tinha me ocorrido. Eu moro num apartamento mais antigo, sera que isso poderia ter relação com o fato da minha tomada nao ser aterrada?

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Renato.88 disse:

luz fluorescente que eu uso pra iluminar os aparelhos em testes, se ela tiver acesa a onda fica desse jeito

Agradeço a corroboração

O apartamento usa ser um pouco mais longe do terra mesmo. Sua ausência causa efeitos gerais muitos indesejados. No caso do osc, eu (eu) prefiro sem terra e com as precauções que já mencionei. Teste e nos conte...

Postado
5 minutos atrás, WalterMunds disse:

Eu moro num apartamento mais antigo, sera que isso poderia ter relação com o fato da minha tomada nao ser aterrada?

Não, nada a ver. 

É até melhor que não seja aterrado, pois se testar um aparelho não isolado o aterramento pode causar curto circuito. 

No meu osciloscópio eu cortei o terra e funciona normal. 

Porém os ajustes de foco e brilho quando comprei também estavam ruins, acabei descobrindo que era defeito mesmo. Troquei umas peças no setor de alta tensão, melhorou mas não ficou 100%. Acredito que o problema seja o tubo. 

No seu pode ser isso também, ou então falta blindagem e tá pegando interferência de outro lugar. 

Postado

@Renato.88 @.if No manual de serviço tem um ajuste CRT Grid bias, e tem também um ajuste de Astigmatism. O astigmatism deixa o beam bem "redondinho", já conferi e tá certinha a regulagem. O CRT Grid Bias é pra determinar o limite inferior e superior do brilho do traço (que depois é ajustado no painel frontal). Basicamente determina os limites daquele botão do painel. Já conferi e não fez diferença. 

Fora isso, para o CRT os ajustes que tem são de Alinhamento do traço (nivelamento mesmo, no painel frontal... nada a ver). Alem disso tem o ajuste de Geometry, que é basicamente a curvatura do traço, também não tem nada a ver.

Não sei se o CRT Grid Bias é o trimpot que vcs estavam referenciando.

No manual também fala nos ajustes da Fonte, mas nao sei se é o caso pra este problema, não parece ter relação.

Postado

bom, pelo que vi na imagem do digital que você mandou, o sinal parece ter mesmo uma oscilação o que no analogico causaria este efeito de "borrão".

se você tirar a garra da ponteira e deixar ela "em flutuação" o que acontece?

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Vi agora que tua inquietação é relacionada à dimensão tempo e não tensão. Mas mesmo assim as recomendações de filtro prefiro manter.

Uma técnica que usava no começo de carreira era pressionar e ajustar semi aleatoriamente os controles (tire do alt). Hora ou outra ficava na melhor posição possível e dava pra fazer análises. Também não me lembro de algum uso prático deste zoom de tempo 10x mas me lembro que quando optava-lhe  de fato havia alteração visível no comportamento do traço. P.ex. ficava mais fraco e perdia o foco mesmo.

Ainda tenho fé que um dia vou recuperar meus 2 osc deste daí que tô com pena de descartar. Vou fazer um recuperador de tubo personalizado pra eles...😁

Postado
11 minutos atrás, .if disse:

Também não me lembro de algum uso prático deste zoom de tempo 10x mas me lembro que quando optava-lhe  de fato havia alteração visível no comportamento do traço. P.ex. ficava mais fraco e perdia o foco mesmo

Essa função faz o traço ficar muito rápido a ponto de não deixar o fósforo do tubo com boa iluminação mesmo, se o tubo tiver fraco fica pior ainda. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!