Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal.
Já tenho um osciloscopio digital e decidi comprar um osciloscopio analogico para estudos.

É um Tektronix 2225 que é bem conhecido por ai, e estou aprendendo a usa-lo. Até agora estou adorando e dá uma sensação banaca de usar um equipamento analogico de 1986 (em torno de)!

Então, vamos a minha dúvida:
Este osciloscópio em particular tem um botão de zoom 10x no eixo vertical diferente de outros analógicos que tem 5x. Para ilustrar o problema eu adicionei varias fotos.

Sinal: Onda Quadrada 1khz, 500mV Pico a Pico

Se eu coloco o osciloscopio com a ponta de prova em 10x, com escala vertical de 2v/div obtenho um traço bem nitido conforme a foto abaixo.

Imagem1.thumb.jpg.f3416851fc89e9f1f3bd285a96c06ab6.jpg

Até aqui tudo razoavelmente bem. Se eu ativar o zoom 10x eu consigo visualizar melhor conforme imagem abaixo.

Imagem2.thumb.jpg.0a84804260cc0de5db8b090a8cae96cc.jpg

Voltando sem o zoom de 10x, se eu diminuir a escala vertical digamos para 0.5v/div parece que o traço fica borrado e vai perdendo definição muito rapidamente. Veja imagem abaixo.

Imagem3.thumb.jpg.4e0043e17363f0d163bd8c8003fb5522.jpg

Fica inviavel com 0.1 v/div que seria o ideal para eu fazer o ajusde da compensação da ponta de prova com esta onda. Veja a foto abaixo.

Imagem4.thumb.jpg.6461a1035261b6da8999af9008cd0b69.jpg

Se eu ativar o zoom de 10x e colocar em 0.1v/div aí sim fica aceitavel.

Imagem5.thumb.jpg.56ba2fb3f27cb67ccb1e1d07d61bc816.jpg

Usando uma onda senoidal, parece que o problema atenua um pouco, mas não desaparece.

Imagem6.thumb.jpg.7e22821d407f7e347ef851b1fd2b8a8d.jpg

Aqui está um video demonstrando:

Eu acho que tem algo errado aqui, pois eu deveria ser capaz de ver esta onda com certa definição visto que a escala está cabendo na tela. O que eu posso estar fazendo errado? Abaixo mais uma foto mostrando comparativamente a mesma onda no osciloscopio digital.