Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para PC Gamer + streaming + edição de vídeos por 6-7k


Posts recomendados

Fala pessoal, beleza?!

 

Sou novo no fórum, não manjo quase nada de hardware e precisava de uma ajuda para escolher a config de um PC. Utilizarei o PC para fazer lives na Twitch, editar alguns vídeos e imagens no pacote Adobe (Premiere e Photoshop) e para jogar alguns jogos como CSGO e Valorant ou jogos da nova geração que eu animar. Meu orçamento é de 6-7k.

 

Tenho um amigo que manja de hardware que irá me ajudar com a montagem, atualização dos drivers e demais configurações iniciais do PC, mas gostaria de uma segunda opinião para saber se estou no caminho certo.

 

Andei dando uma pesquisada, inclusive em outros tópicos aqui do fórum e cheguei na seguinte configuração. Ainda estou indeciso para fonte, cooler e gabinete. Dicas e sugestões são mega bem vindas. Desde já agradeço! 

 

O que acham?

 

image.png.047614465cca79b2796a1c33f8a467b3.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmattana Troque sua MB por uma B550M DS3H, não vale a pena comprar B450 com ela custando tão barato hoje.

A memória está um pouco cara. Recomendo Memória XPG Gammix D30, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Vermelho - AX4U320038G16A-SR30 - R$ 283,90

Apesar de que para edição eu recomendo no mínimo 16 GB, mas idealmente 32 GBs ou mais. Se for pegar 32 GBs, recomendo duas da Memória XPG Gammix D10, 16GB, 3600MHz, DDR4, CL18 - AX4U3600316G18A-SB10 - R$ 601,90

 

O restante parece bem escolhido. A CPU é excelente e vai render bem para trabalho, streaming e jogos. A GPU tem bom desempenho para tudo também (compare o preço dela com o da 3060 mais simples que achar antes de fechar a compra). Faça as mudanças que sugeri e não vai se arrepender.

 

Fonte recomendo a Leadex III 550W e gabinete recomendo o Matrex 55 Mesh com mais 4 ventoinhas de 120 mm ou uma de 120 mm e as demais de 140 mm (ele suporta). Acrescente um Hyper 212 Turbo ou MA410P se quiser bom arrefecimento para a CPU.

O dia que for comprar tudo, pesquise antes se a terabyte repôs a Leadex III 650W, pois ela tem preço muito próximo da 550. Você não vai precisar de 650 agora, mas é bom ter esse adicional se custar pouco. Pesquise também a XPG Core Reactor antes de fechar a compra. Se estiver até uns 50 reais a mais que a Leadex, então pegue a core reactor.

 

Não economize em gabinete e fonte, são esses dois que vão dizer quanto tempo seu PC vai durar sem defeitos. Com uma 80+ gold como a que recomendei e um gabinete mesh bem ventilado você vai usufruir do máximo de vida útil que seu PC pode ter.

 

Não compre estabilizador nunca, compre um Clamper de 5 ou 8 tomadas e troque as tomadas das suas paredes de casa para o padrão novo para evitar adaptadores e mau contatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucas_5689 Bate qual CPU?

https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-10400F-vs-AMD-Ryzen-5-3600/3767vs3481

O 3600 tem 50% a mais de desempenho sobre o 10400. O que competiria lado a lado é o 10700F, mesmo assim por pouco e só em single thread (ainda perde para multi thread) e custa só 100 dólares a mais... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucas_5689 Em jogos otimizados para multi threading o 3600 ganha ou empata. Em jogos single thread o 10400 ganha por uma mixaria. Recomendo as leituras abaixo:

https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i5-10400f/15.html

https://www.techspot.com/review/2032-intel-core-i5-10400/

Observe que hoje todos os jogos estão sendo desenvolvidos com otimização para multi thread, então para jogos antigos o 3600 pode não ser a melhor opção, para jogos futuros certamente é.

Repare entre os dois testes as configurações são diferentes e os jogos também. Os resultados são diferentes em consequência disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@rmattana Troque sua MB por uma B550M DS3H, não vale a pena comprar B450 com ela custando tão barato hoje.

A memória está um pouco cara. Recomendo Memória XPG Gammix D30, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Vermelho - AX4U320038G16A-SR30 - R$ 283,90

Apesar de que para edição eu recomendo no mínimo 16 GB, mas idealmente 32 GBs ou mais. Se for pegar 32 GBs, recomendo duas da Memória XPG Gammix D10, 16GB, 3600MHz, DDR4, CL18 - AX4U3600316G18A-SB10 - R$ 601,90

 

O restante parece bem escolhido. A CPU é excelente e vai render bem para trabalho, streaming e jogos. A GPU tem bom desempenho para tudo também (compare o preço dela com o da 3060 mais simples que achar antes de fechar a compra). Faça as mudanças que sugeri e não vai se arrepender.

 

Fonte recomendo a Leadex III 550W e gabinete recomendo o Matrex 55 Mesh com mais 4 ventoinhas de 120 mm ou uma de 120 mm e as demais de 140 mm (ele suporta). Acrescente um Hyper 212 Turbo ou MA410P se quiser bom arrefecimento para a CPU.

O dia que for comprar tudo, pesquise antes se a terabyte repôs a Leadex III 650W, pois ela tem preço muito próximo da 550. Você não vai precisar de 650 agora, mas é bom ter esse adicional se custar pouco. Pesquise também a XPG Core Reactor antes de fechar a compra. Se estiver até uns 50 reais a mais que a Leadex, então pegue a core reactor.

 

Não economize em gabinete e fonte, são esses dois que vão dizer quanto tempo seu PC vai durar sem defeitos. Com uma 80+ gold como a que recomendei e um gabinete mesh bem ventilado você vai usufruir do máximo de vida útil que seu PC pode ter.

 

Não compre estabilizador nunca, compre um Clamper de 5 ou 8 tomadas e troque as tomadas das suas paredes de casa para o padrão novo para evitar adaptadores e mau contatos.

 

Opa!! Muito obrigado pelas dicas. Segui o seu conselho e fiz alteração na placa-mãe e na memória RAM. Como a minha edição de vídeos é bem simples, uso pessoal para atualizar canal do Youtube sobre jogos, vou manter por enquanto duas memórias de 8 GB. 

 

O gabinete que você indicou está esgotado na Terabyte e Kabum!, encontrei somente no Mercado Livre. No anúncio que encontrei talvez esteja com um valor superior ao que ele de fato vale. 

 

Sobre a GPU, está difícil encontrar a 3060 "básica", só encontro nos principais sites o modelo 3060 ti, mas o valor acaba saindo quase o dobro da GPU, que escolhi. Se eu mantiver essa, você acha que estarei fazendo um má escolha? Já estou um pouco acima do meu orçamento e ainda não calculei o frete. 

 

Veja como ficou a config até o momento. Estou esquecendo de algo?

 

image.png.5aa95ba8590a618d0411ec3058fc249d.png

Opa, só a fonte que me recomendaram substituir a atual por uma de 650w.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmattana disse:

Sobre a GPU, está difícil encontrar a 3060 "básica", só encontro nos principais sites o modelo 3060 ti, mas o valor acaba saindo quase o dobro da GPU, que escolhi. Se eu mantiver essa, você acha que estarei fazendo um má escolha? Já estou um pouco acima do meu orçamento e ainda não calculei o frete. 

Pegue a que havia escolhido então. A 2060 é muito boa, mas para 4k e raytracing não vale a pena. O problema é que pelos preços praticados no Brasil hoje também não compensa. Salvo engano ainda não foram lançadas as RTX 3000 sem TI. 

 

Gabinete pode pegar esse: Gabinete Gamer Corsair Carbide Series Spec Delta RGB, Mid-Tower, 3 Fans, Vidro Temperado, Preto - CC-9011166-WW

ou ainda este: Gabinete Gamer Corsair 275R Airflow, Mid Tower, com FAN, Lateral em Vidro - CC-9011181-WW

Esse segundo parece ser lançamento no mercado nacional (já tinha visto ele há mais tempo na GN). Recomendo muito apesar do preço elevado, pois o Spec Delta vem com 4 ventoinhas, mas o tampo frontal não é dos melhores. O 275R airflow é bem superior nesse sentido mesmo sem as ventoinhas.

 

Se esse for mesmo o preço do Matrex 55 Mesh que achou no ML (450 reais) pode comprar sem medo. Apesar de estar mais caro do que estava na kabum (esta manhã ainda tinha, muito azar), ele é melhor que os dois que sugeri e ainda sai muito mais barato que o que é equivalente em qualidade que é o 275R.

Esqueci de mencionar. Se achar a Gigabyte 2060 windforce, prefira ela do que a Asus (se o preço for similar). O cooler windforce é o melhor na minha opinião.

 

Se for de BH/MG, pode me procurar se precisar de alguém para montar esse PC para ti.

1 hora atrás, rmattana disse:

Opa, só a fonte que me recomendaram substituir a atual por uma de 650w.

A de 550 Leadex é a melhor que você pode comprar hoje pelo menor preço. Em teoria já aguentaria tranquilamente a RTX 3060, então para upgrades até essa GPU você estaria bem servido. Se pretende adquirir uma 3070 ou superior no futuro, aí vou recomendar que compre a core reactor na kabum ou a leadex III RGB 650 na terabyte (que está na mesma faixa de preço da core reactor que tem garantia melhor).

 

Se pretender fazer up para 3080... aí já pode mirar nas de 750W. O consumo dessas placas nem é tão elevado, mas os relatos de sistemas com fontes de qualidade (80+ gold ou platinum da corsair) que ainda sim desligam por picos de consumo é algo que me deixa apavorado de indicar fontes de baixa potência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Pegue a que havia escolhido então. A 2060 é muito boa, mas para 4k e raytracing não vale a pena. O problema é que pelos preços praticados no Brasil hoje também não compensa. Salvo engano ainda não foram lançadas as RTX 3000 sem TI. 

 

Gabinete pode pegar esse: Gabinete Gamer Corsair Carbide Series Spec Delta RGB, Mid-Tower, 3 Fans, Vidro Temperado, Preto - CC-9011166-WW

ou ainda este: Gabinete Gamer Corsair 275R Airflow, Mid Tower, com FAN, Lateral em Vidro - CC-9011181-WW

Esse segundo parece ser lançamento no mercado nacional (já tinha visto ele há mais tempo na GN). Recomendo muito apesar do preço elevado, pois o Spec Delta vem com 4 ventoinhas, mas o tampo frontal não é dos melhores. O 275R airflow é bem superior nesse sentido mesmo sem as ventoinhas.

 

Se esse for mesmo o preço do Matrex 55 Mesh que achou no ML (450 reais) pode comprar sem medo. Apesar de estar mais caro do que estava na kabum (esta manhã ainda tinha, muito azar), ele é melhor que os dois que sugeri e ainda sai muito mais barato que o que é equivalente em qualidade que é o 275R.

Esqueci de mencionar. Se achar a Gigabyte 2060 windforce, prefira ela do que a Asus (se o preço for similar). O cooler windforce é o melhor na minha opinião.

 

Se for de BH/MG, pode me procurar se precisar de alguém para montar esse PC para ti.

A de 550 Leadex é a melhor que você pode comprar hoje pelo menor preço. Em teoria já aguentaria tranquilamente a RTX 3060, então para upgrades até essa GPU você estaria bem servido. Se pretende adquirir uma 3070 ou superior no futuro, aí vou recomendar que compre a core reactor na kabum ou a leadex III RGB 650 na terabyte (que está na mesma faixa de preço da core reactor que tem garantia melhor).

 

Se pretender fazer up para 3080... aí já pode mirar nas de 750W. O consumo dessas placas nem é tão elevado, mas os relatos de sistemas com fontes de qualidade (80+ gold ou platinum da corsair) que ainda sim desligam por picos de consumo é algo que me deixa apavorado de indicar fontes de baixa potência. 

 

 

Opa, muito obrigado novamente pelo apoio e pelas dicas. Fiz a substituição pela fonte que sugeriu (leadex III RGB 650), o restante mantive igual a minha última postagem. Vou só fazer algumas outras cotações para ver se não encontro nada muito mais barato do que vi na Kabum! e devo comprar o PC nos próximos dias. 

 

O gabinete acho que vou manter sua primeira sugestão, a que encontrei no Mercado Livre. Além da parte funcional, achei o mais bonito dos três que indicou rs

 

Novamente, muito obrigado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Em jogos otimizados para multi threading o 3600 ganha ou empata. Em jogos single thread o 10400 ganha por uma mixaria. Recomendo as leituras abaixo:

https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i5-10400f/15.html

https://www.techspot.com/review/2032-intel-core-i5-10400/

Observe que hoje todos os jogos estão sendo desenvolvidos com otimização para multi thread, então para jogos antigos o 3600 pode não ser a melhor opção, para jogos futuros certamente é.

Repare entre os dois testes as configurações são diferentes e os jogos também. Os resultados são diferentes em consequência disso

Os cenários que o 3600 ganha é por uma margem quase despresível... Agora ele custando quase 50% a mais do que um 10400f não é algo a se desprezar. Aqui na huelandia os importadores fazem a festa. ryzen hypado?  coloca o preço la na lua. estão fazendo muita stream? Coloca as nvidia que tem nvenc lá na lua também.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, rmattana disse:

Opa, muito obrigado novamente pelo apoio e pelas dicas. Fiz a substituição pela fonte que sugeriu (leadex III RGB 650), o restante mantive igual a minha última postagem. Vou só fazer algumas outras cotações para ver se não encontro nada muito mais barato do que vi na Kabum! e devo comprar o PC nos próximos dias. 

 

O gabinete acho que vou manter sua primeira sugestão, a que encontrei no Mercado Livre. Além da parte funcional, achei o mais bonito dos três que indicou rs

 

Novamente, muito obrigado. 

Cara, Matrex FTW! Sobre a fonte, saliento que se puder desprender a diferença entre a leadex III e a core reactor (kabum), vale a pena pela garantia adicional. Faça as cotações dos componentes, procure no google shopping ou onde mais achar válido, mas lembre-se das marcas de qualidade. Não pegue kingston só para economizar uns trocados, pois dura menos e posso te atestar isso como técnico. É marca boa sim, mas é a pior das boas. 

Ademais, depois nos conte como ficou!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!