Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Utilitario HP Scanjet 2400 parou de funcionar porque usa Flash Player, e agora?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tenho um velho scanner HP Scanjet 2400 e o utilitário original deixou de funcionar por causa do fim do Flash Player. (12Jan21)

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1119825-driver-para-scanner-hp-scanjet-2400-no-windows-10/

O programa nativo do Windows 10 até que funciona mas, é muito básico e não tem os maravilhosos recursos do original HP.

Tem algum jeito de continuar a usar o utilitário original no Windows 10? Tipo forçar o funcionamento do Flash Player?

Qual atualização do Windows pode ser removida para permitir o uso do Flash Player?

Existe algum programa grátis com os mesmos recursos?

No site da HP não tem solução, a central de soluções já era, agora só tem o driver integrado com tarefas básicas:

https://h30487.www3.hp.com/t5/Software-e-drivers-para-impressoras/Não-consigo-usar-a-Central-de-Soluções-HP/td-p/822945

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Katagiri Muito bem observado, quando usava o utilitário do fabricante eu tinha a liberdade de selecionar por exemplo um quadrado de um centímetro de tamanho com a resolução mais alta disponível e em menos de um minuto tinha a imagem pronta, agora com o utilitário nativo do Windows eu não tenho mais a opção de recortar ou selecionar apenas a área específica, sou obrigado a scannear toda a área disponível e assim leva um dez minutos para gerar a imagem que ocupa mais de 20 GB e só depois eu vou lá e recorto o pedaço que me interessa.

Esse paint.net:

pago.jpg.b1de8d45ef57b2566cccefe0c57812c2.jpg

Faz captura de imagem do scanner?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@MarcosFreitasSP Sim, estava pensando em usar uma máquina dedicada, um computador com Win7 sem acesso a internet e ver se funciona bem, se der certo, pretendo tentar a máquina virtual, tem como dar as dicas para instalar a máquina virtual com Win7? Eu já tentei usar máquinas virtuais antes e nunca deu certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ficou assim, numa máquina com Win7, sem acesso à internet funciona perfeitamente. Creio que também funcione com XP. Eu troquei o HD e instalei o Win7.

Minhas tentativas de criar uma máquina virtual deram em nada. Isto se tornou uma tarefa impossível para mim. Com certeza funcionará para quem conseguir.

Minhas tentativas de instalar versões anteriores do Flash Player também deram em nada.

Faltou tentar identificar e remover a atualização considerada responsável. Não parece ser uma boa solução.

Não vou marcar aqui como solução porque no meu caso, é muito trabalhoso ficar trocando os Hds toda vez que preciso do scanner. Permanece em aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode fazer dual boot Windows 7 + Windows 10 não precisa outro HD 1 para Windows 7 e outro para Windows 10. Ou então pode instalar o Windows 7 em um HD virtual e salvar em algum lugar como C:\windows7.vhd.

 

Estranho o scanner funcionar em um Windows 7 e não em um Windows 10 sendo que não mudou nada no Windows 10 foi a adobe que resolveu parar com o flash.

 

Mais e se você ligar a internet no computador com windows 7 ele para de funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ricardo_br O dual boot também é uma opção mas, enquanto estiver trabalhando com o scanner no 7, fico sem acesso às outras funções do 10. Me parece que uma máquina virtual do 7 funcionando no 10 é a melhor opção para o meu caso porque enquanto uso normalmente o 10, posso usar o scanner na VM do 7.

O problema está na Central de soluções HP que se utiliza do Flash Player para funcionar, apenas a central deixou de funcionar por conta da parada do Flash. Quando se usa o Win7, este não sabe que o flash acabou e a Central funciona normalmente.

Fiz o teste de ligar na internet o Win7, lembrando que deixei as opções para não atualizar e a Central continuou funcionando normalmente.

Falta fazer um teste com a versão do Win10 de Jun20 sem as atualizações para ver no que dá.

Também pretendo trabalhar no Hyper-V sugerido acima, pelo que observei tem disponível nele uma versão do 10 para desenvolvedores, quem sabe a Central rode nela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

Tive o mesmo problema com essa tela aí em cima que tem um "F" e um "I". Resolvi o problema instalando o Flash novamente, mas antes desinstalei os que estavam presentes. Não posso colocar o link aqui porque isso seria incitação à pirataria, mas esse pacote abaixo é resumidamente o que me salvou. Procure no Google dessa forma:

 

Adobe Flash Player (Adobe Runtimes AllInOne) 14.01.2021 (Repack) - 56,7Mb /Adobe Flash 32.0.0.465 (MOD Time Bomb to 2040)

 

Pelo que entendi essa "Pack" "Tudo em Um" do Adobe Flash Player ficará ativo até 2040. Claro que sua máquina não....

 

Esse vídeo abaixo te ensinará como desinstalar o Flash Player e remover as pastas de instalação do mesmo. Eu desinstalei o Flash, deletei as pastas e depois de baixado o arquivo acima (em negrito), eu o instalei e deu certo. 

 

 

At.te.

 

zast

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Valeu, analisei bem o vídeo, consegui seguir os passos para desinstalar sem problemas.

O que eu não encontrei foi um lugar seguro para baixar o FlashPlayer.

A outra parte sugerida é baixar na microsoft store o HP Scan and Capture que é uma alternativa que não me interessa porque tem poucos recursos é muito básica e o sugerido HP Print and Scan Doctor é para resolver problemas, fiquei sem saber o que fazer com ele.

Na última parte baixei a sugestão:

flash.jpg.858bebda5f3b0b7da15a731c7557137a.jpg

E também fiquei sem saber o que fazer com as .dll.

Também não consegui entender como mudar a "data Bomba".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pincipi,

 

Bom dia. Se você desinstalou o Flash seguindo aquelas orientações do vídeo, tudo bem. E depois se você baixou aquele pacote que coloquei em negrito no meu post acima e instalou, acredito que dará certo. Eu fiz isso, desinstalei o Flash e depois instalei esse pacotão da alegria que deixei acima. A questão da data bomba é que quem fez esse pack acima do Flash, o configurou até o ano de 2040, justamente para não expirar. É claro que até essa data esses hardwares provavelmente estarão obsoletos. Resumo: desinstale o Flash e instale esse pacote acima que indiquei em negrito. Só isso. No meu caso funcionou.

 

At.te.

 

zast

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, ricardo_br disse:

Usar o flash normal e colocar o relógio para antes de dezembro de 2020 também funciona já que a ideia desse programa é simular datas...?

Mudei apenas o ano para 2018 e ao abrir a Central de Soluções ficou assim:

central2.jpg.873341a49b6cb28460c1f38bd18ca269.jpg

Quase foi... (Descobri que a tela fica assim porque o Flash Player estava desinstalado)

Acontece que fazendo a mudança de data também tive problemas com o CDH:

CDH.png.a052f3790bd01433f0c089c2966cac1c.png

Depois que voltei a data ao normal, tudo ficou como antes.

 

agora, zast disse:

Bom dia. Se você desinstalou o Flash seguindo aquelas orientações do vídeo, tudo bem. E depois se você baixou aquele pacote que coloquei em negrito no meu post acima e instalou, acredito que dará certo. Eu fiz isso, desinstalei o Flash e depois instalei esse pacotão da alegria que deixei acima. A questão da data bomba é que quem fez esse pack acima do Flash, o configurou até o ano de 2040, justamente para não expirar. É claro que até essa data esses hardwares provavelmente estarão obsoletos. Resumo: desinstale o Flash e instale esse pacote acima que indiquei em negrito. Só isso. No meu caso funcionou.

Consegui desinstalar!

Baixei o pacote!

Não consegui instalar o pacotão da alegria. Não sei o que fazer para instalar as DLL do pacotão:

flash.jpg.858bebda5f3b0b7da15a731c7557137a.jpg.761885c5b179dc110e34f3aa1ab408e7.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos lá, estou indo por partes, achei interessante a ideia de trabalhar com o relógio, acabei de formatar o sistema com o Win10 fornecido pela microsoft em 14Jan21, na parte de aceitar o contrato aparece Jun18, a versão é 20H2 compilação 19042.631, tanto faz com acesso ou sem acesso à internet, usando a data atual a central dá erro e quando mudo a data para Ago20 a central funciona perfeitamente.

A próxima etapa é instalar a KB4598242 que vai mudar a compilação para 19042.746 e repetir os testes com as datas para ver no que dá. Vou reiniciar, daqui a pouco volto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, ricardo_br disse:

Quer dizer que quando você muda a data para 2018 a central fica bugada assim como na foto que você mandou mais quando você muda para Agosto de 2020 ela funciona?

Não, não é bem assim, na data atual a Central buga, na data de ago20 a central funciona.

Constatei que mesmo após instalar a KB4598242 que é a compilação 19042.746, que é a mais atual, que na data atual a central buga e na data de ago20 funciona, ou seja, as atualizações do Windows não tem nada a ver, o que me leva a crer que tudo está concentrado no próprio flashplayer e que nele tem uma data de validade e basta achar um jeito de mudar esta data para prorrogar o inevitável.

Já determinei a data limite de funcionamento do flash que deve ser dia 11Jan21 ou qualquer data anterior. Todas as datas após 12Jan21 inclusive, a central não funciona.

Falta agora tentar achar ou descobrir como mudar a data dentro do flash, pretendo usar algo que abra as dll e tentar comparar a dll atual com a dll modificada para 2040.

Eu tenho que levar em conta que ao prorrogar a data, vou deixar o sistema de alguma forma vulnerável, não foi a toa que enterraram o FlashPlayer.

A ideia de mudar as datas para usar a Central está sendo a melhor solução, ou pelo menos a mais simples e prática pois, basta mudar a data para poder usar a central e depois que terminar retorna a data normal.

Tem que levar em conta que se o FlashPlayer foi desinstalado, não adianta mudar as datas que fica sem funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Atualizando, mudo a data e inicio a Central, logo em seguida volto a data ao normal e a Central continua funcionando normalmente.

Se fechar a Central ou reiniciar o computador o problema volta.

Cliquei em fixar o programa na barra de tarefas e não fez diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal então é só mudar a data iniciar a Central HP volta a data de antes e você pode usar seu computador normalmente e com a central funcionando.

 

Poderia me mandar o caminho completo para a Central HP posso tentar criar um arquivo bat para que a data seja alterada e volte automaticamente quando a central e iniciada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 minutos atrás, ricardo_br disse:

Poderia me mandar o caminho completo para a Central HP posso tentar criar um arquivo bat para que a data seja alterada e volte automaticamente quando a central e iniciada.

Colírio para meus olhos...

Seria isto?

"C:\Program Files (x86)\HP\Digital Imaging\bin\Hpqdirec.exe"

caminho.jpg.1c4523e18e573cdb9f65cb5f42d8abb9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!