Ir ao conteúdo

Motor elétrico Schulz como testar?

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Nâo sei se este é o local certo para esse tipo de questão, mas eu acredito que deve ter alguém por aqui que possa me ajudar.
Tenho um motor elétrico que ficou parado por anos, da marca Schulz, 1CV, 1730 RPM. Ele tem seis fios para ligação, com as possíveis configurações de ligação:
Para ligar em 110V, devo juntar as pontas 1+3+5  e  2+4+6, e ligo na tensão.(1+3+5 --> 110 <--- 2+4+6)
Para ligar em 220V, devo juntar as pontas 2+3+6 entre si, juntar as pontas 1+5 e ligar junto com a ponta 4 na tensão. ( 2+3+6  /  1+5 -->220 <-- 4 )
Não sei se ficou claro, mas acredito que sim.

Pois bem, fiz a ligação correta para 110V (não tenho 220V na casa) e o motor não funcionou. Conferi o capacitor de partida e ele estava completamente podre ( 450-510uF )
Minha dúvida é: como faço para testar se as bobinas não estão em curto com um multìmetro que é o que tenho à mão aqui.
Porque eu só encontrei como testar motores trifásicos e este é monofásico, certo?
Curto entre as pontas e a carcaça do motor, pelo que eu vi nas minhas pesquisas, não tem (testei entre as pontas e o eixo).
Alguém pode me dar uma ajuda em como proceder? Porque se o problema foi apenas o capacitor, eu vou comprar um novo, mas se as bobinas estiverem em curto, aí precisa mandar revisar e eu simplesmente vou descartar ele se for o caso.

Agradeço desde já.

Thales.

Postado

meça a resistência das bobinas, devem ser muito similares, se tiver alguma fora você encontrará o problema.

(posso estar enganado entao para confirmar podes mandar uma foto da placa do motor?)

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Thales Lisboa disse:

Porque eu só encontrei como testar motores trifásicos e este é monofásico, certo?

Pra esse caso de fazer testes é a mesma coisa. 

Muda na ligação das pontas pois São 3 bobinas independentes, onde se liga em paralelo pra 110V e em série pra 220V. 

Na hora de medir uma bobina não pode ter contato com a outra. 

As bobinas são:

1 e 2 

3 e 4 

5 e 6.

Nessa última tem que pegar o fio do capacitor, pois um dos terminais passa por ele 

Postado

Fiz os testes. Tirei o capacitor e deixei os fios soltos, um amarelo e outro vermelho.
Na escala de resistência mais baixa:
Bobina 12: 1,9 Ohms
Bobina 34: 1,9 Ohms
Bobina 56: Não dá contato, como me explicaram acima. Liguei então com os fios do capacitor e tive a seguinte leitura
  Fio 5 + amarelo: 3 Ohms
  Fio 6 + vermelho: 1,6 Ohms

Fiz também teste de continuidade e somente existem continuidade entre os fios 12, 34, 5+amarelo e 6+vermelho, como esperado eu acho.

Agora não sei dizer se o motor está ok ou não, para isso dependo do conhecimento de vocês 🙂

• Solução
Postado
10 horas atrás, Thales Lisboa disse:

Bobina 12: 1,9 Ohms
Bobina 34: 1,9 Ohms
Bobina 56: Não dá contato, como me explicaram acima. Liguei então com os fios do capacitor e tive a seguinte leitura
  Fio 5 + amarelo: 3 Ohms

Até aqui está ok. 

10 horas atrás, Thales Lisboa disse:

Fio 6 + vermelho: 1,6 Ohms

Nesse deveria dar zero, pois é apenas um fio comum. 

Se o motor tiver contato centrífugo talvez esteja sujo dando mal contato. 

Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

para confirmar isto o OP poderia indicar quanto o multimetro mede ponteira com ponteira na mesma escala usada para as medições anteriores.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Renato.88 disse:

Nesse deveria dar zero, pois é apenas um fio comum. 

Isso não sei dizer, que tipo de contato. Só tenho as informações da placa que mandei foto e que ele ficou parado por muito tempo.

3 horas atrás, Eder Neumann disse:

para confirmar isto o OP poderia indicar quanto o multimetro mede ponteira com ponteira na mesma escala usada para as medições anteriores.

Se você diz as pontas de prova, usei a escala mais baixa, de 200 Ohms e juntando as pontas de prova ele marca 0.7 Ohms.

Postado
1 hora atrás, Thales Lisboa disse:

Isso não sei dizer, que tipo de contato

Uma chave que tem dentro do motor, só que nem todos têm. 

Nesse caso só tirando a tampa pra ver. 

Como ficou parado por muito tempo, essa chave fica suja e não funciona. 

Ao que tudo indica o defeito é apenas o capacitor, porém é interessante abrir e limpar tudo. 

Postado
1 minuto atrás, Renato.88 disse:

Uma chave que tem dentro do motor, só que nem todos têm. 

Nesse caso só tirando a tampa pra ver. 

Como ficou parado por muito tempo, essa chave fica suja e não funciona. 

Ao que tudo indica o defeito é apenas o capacitor, porém é interessante abrir e limpar tudo. 

Ok. Não sei se consigo abrir ele mas vou tentar e se conseguir, limpar também. Vou informando do progresso. Alguma dica que preciso saber antes de me aventurar a abrir o motor?

Postado

Boa tarde.
Atualizando sobre o motor. Abri ele conforme sugerido. Os contatos do platinado estavam sem problemas, mas o centrífugo estava sujo e travado na posição de aberto. Limpei ele, e destravou. Mexi nele, estava funcionando normal aparentemente depois de limpar. Hoje vou tentar comprar o capacitor e assim que testar com o motor eu faço a atualização final aqui.

• Curtir 1
Postado

Já que está tão animado com a recuperação do motor te alerto que os rolamentos podem estar comprometidos. Ironicamente a graxa quando muito tempo parada oxida os rolamentos. São baratos.

Sobre medir comprometimento da isolação com um multímetro comum tenho dúvidas sobre o método. A sugestão de medir as bobinas foi muito boa mas isolação se mede com megometro de pelo menos 500V. Uma coisa que pode ser feita se tiver um forno elétrico é regular a temperatura dele entre 60 e 70ºC e deixar o motor assando por boas horas para eliminar umidade. Faça isso com o capacitor fora.

• Curtir 2
Postado

@Sérgio Lembo  Não estou exatamente animado hahaha, mas um motor funcionando vale mais do que um que não funciona. Os rolamentos estão ok me parece. O eixo gira livremente sem dificuldade. Não deve ter nenhum tipo de umidade nesse motor porque ele ficou parado sim, mas estava guardado em local protegido. Não estava exposto ao clima. E também não tenho forno elétrico ou megometro, então tenho que me virar com o que tenho à mão 😉.

Aproveitando, o capacitor não tem polaridade certo? Meu conhecimento limitado me diz que não deve ter. E também não vi nenhuma marcação nele aqui. Amanhã acho que consigo um tempo para colocar e testar o motor.

Postado

Não busque qualquer capacitor. Os capacitores destinados a motores monofásicos possuem uma capacidade de corrente muito maior que seus equivalentes usados em eletrônica. Na loja peça por capacitor para motor e informe a capacitância e tensão.

Capacitores para motor não tem polaridade.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Não busque qualquer capacitor.

E até mesmo os capacitores para motor não podem ser colocados em qualquer motor...

Outro dia peguei um daqueles capacitores usados em freezer/geladeira e coloquei num motor de 1CV de uma betoneira, não demorou muito e a capa plástica saiu voando:

shopping?q=tbn:ANd9GcS2C1hb5RuD8jk1WZEo0

• Haha 2
Postado
10 horas atrás, Renato.88 disse:

E até mesmo os capacitores para motor não podem ser colocados em qualquer motor...

Outro dia peguei um daqueles capacitores usados em freezer/geladeira e coloquei num motor de 1CV de uma betoneira, não demorou muito e a capa plástica saiu voando:

shopping?q=tbn:ANd9GcS2C1hb5RuD8jk1WZEo0

Eu levei o capacitor original na loja de peças para motores elétricos, não de eletrônica, e me entregaram um capacitor dessa mesma marca 🤣. Porém com as exatas mesmas especificações do capacitor original, apesar de menor. Ainda deixei claro que era para partida em motor. Enfim, depois que montar e testar eu aviso dos resultados.

Postado

O problema não é a marca, e sim a especificação. 

Existe o capacitor de partida e o permanente, depende do tipo de motor. 

Esse da geladeira é do tipo partida e o que usa na betoneira é do tipo permanente, já que o motor não tem o contato centrífugo. 

Postado

Boas notícias 🙂!
O motor funcionou sem problemas. É um pouco barulhento, mas é o mesmo barulho que eu lembro que fazia quando meu pai usava 😄.  Deve precisar rever os rolamentos, mas está funcionando e isso é o que importa.
Muito obrigado a todos que ajudaram!
Marquei como solução a limpeza do contato centrífugo, pois quando abri e vi que estava travado, mesmo trocando o capacitor não funcionaria. Mas novamente sou grato a todos que disponibilizaram seu tempo para me orientar.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!