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Pessoal, gostaria de montar um sensor de corrente, andei xeretando pela Internet mas estou cheio de dúvidas.

 

Encontrei vários tipos, vários circuitos, mas os que acho que me atenderiam seria o chamado "high-side" e o "low-side".

No mestre Newton C. Braga tem esse dois tipos:

 

"high-side"

high-side.png.b74522edbaa18b43a653093be06cbf81.png

 

 

"low-side"

low-side.png.a7db0f050fb8ae95c60eb3b429eb09dc.png

 

Pelo que entendi, o mais recomendável seria o high-side, para que não haja nada entre o terra e a carga. Mas entre as desvantagens desse "side", está: "As tensões em modo comum aplicadas ao amplificador sensor são altas."

O que significa isso? E será que se o shunt estiver na parte de baixo, faz tanto mal assim interromper o terra? E se for um shunt de, digamos, 1ohm / 2A, 3A...

 

Encontrei esse esquema aqui mas, sacumé... Internet é fogo, tá cheio de figura que são exemplos do que NÃO funciona. Por outro lado, e tentador já ter ali escolha do ampop, valores de resistores, etc... Olha esse circuito aqui, por favor:

LfB8J.png.eb96d5956443e61f2c812988ec036cb3.png

R2 = 470kohm

R1 = 3k3ohm

Rsense= 20mohm (20 miliohms, é isso? 0,002ohm? Desculpem o pasmo mas... existe resistor tão pequeno assim?)

Ampop = LM358

Talvez esse Rsense seja daqueles que aguentam 1A, 2A... Se bem que a carga vai ser de, estourando, 500mA.

Será que a alimentação do ampop ficaria, o (-) no terra e o (+) lá em cima, antes da carga, no ponto "Power Supply"? Poderia colocar um transistor na saída do ampop (BCzinho) e, nesse transistor, um relé? O (+) poderia ser de 5v, prá combinar com o relé que tem aqui?

 

 

Enfim, se puderem dar uma criticada, uma orientação, fico grato.

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21 horas atrás, rmlazzari58 disse:

"As tensões em modo comum aplicadas ao amplificador sensor são altas."

O que significa isso?

significa que se a carga que você esta medindo estiver alimentada com 220V, você terá 220V na entrada do seu amp-op, ai você precisará que ele suporte esta tensão.

 

21 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Será que a alimentação do ampop ficaria, o (-) no terra e o (+) lá em cima, antes da carga, no ponto "Power Supply"?

depende da tensão que alimenta sua carga, pois o LM358 aguenta até 32V "apenas".

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22 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Rsense= 20mohm (20 miliohms, é isso? 0,002ohm?

20mOhm=0.02Ohm e sim existe. Eu tenho resistor de fio de uns 30 anos ou + de 0.01R 5W 5%

 

Nem vou relê-lo. Esquece isso daí. Compre logo um ...

DC-Current-Sensor-ACS712-Arduino-Interfa046_hall_fig_01_96_dpi-1.png?w=1400&h=99

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A placa que tem o circuito que será carga, Eder, tem nela mesma um 7805 SMD na entrada de tudo, daqueles para no máximo 500mA. Para não esquentar a placa, costumo retirá-lo e levar os 5v já ajustados, lá atrás, na fonte. Talvez isso até ajude para a gente obter a corrente que realmente a placa consome, né?

 

Esses 5v dariam bem para alimentar tanto a placa quando o LM358... Pode parecer pergunta boba mas, alimentando o LM358 como falei, antes da carga, isso não vai interferir na medida do consumo da própria carga, tá certo?

 

Bom, e o principal, aquele Rsense: devo estar entendendo errado a lei de ohm mas... R = V/I, então se R=1ohm, V=5v, a carga sobre R seria 5A. Mas isso não tem nem na fonte que será usada...

 

A outra dúvida acho que está relacionada a essa, é, se usar um R de 1ohm, qual a tensão antes e depois do R? E essa queda de tensão significa que a carga não vai receber, de jeito nenhum se usar um sensor de corrente como esses, a tensão necessária? Isso se o shunt ficasse entre o (+) e carga. Mas e com o shunt entre a carga e o (-), seria melhor? Ou pior?

 

Por último, aquele Vout = (R2/R1) * (V1-V2), tá certo?

 

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É que a corrente que preciso medir é pequena, @.if. Na verdade nem precisa precisão, basta saber se a corrente indo para a carga é maior que, sei lá... uns 50mA já tá bom: Se estiver indo 50mA para a carga, a saída do LM358 cutuca a base do BC377. Se for menor, o transistor fecha...

 

Pensando agora, o que talvez vá precisar é um R entre a saída do 358 e  o terra, né? Acho que chama pull down. Ou algo assim, rs... (Será?)

 

-------------------

 

Fui dar uma espiada, @.if, e essa plaquinha é bem legal. Mas se eu puder poupar os perto de R$ 40,00 (plaquinha + frete), fica melhor, rs...

 

(Se bem que tô achando que vou ter que comprar um resistor que vocês me indicarem, desses mínimos...)

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16 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

É que a corrente que preciso medir é pequena, @.if. Na verdade nem precisa precisão, basta saber se a corrente indo para a carga é maior que

+1 vez invocando o modo minimalista, apesar de interessante,  acho que nem precisa disso

LfB8J.png

Basta-lhe um comparador

art1511_0001.jpg

e aplicar os 50mV na sua entrada e calcular direitin R 1 e R2. Dica: alimente o comparador com +V e -V

 

 

 

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Essa plaquinha, que é a carga, funciona assim: ela está alimentada direto com 5v no (+) e com o (-) no zero. Para funcionar, precisa dar um toque via controle remoto. E só ligada é que aparece corrente (no (+)? No zero?)...

 

Quando ela estiver ligada, ela aciona um relé que, por sua vez, vai ligar o amp.

 

O que interrompe a corrente é algo que está nela, não tem um interruptor externo a ela.

 

Bom, dito isso... será que entendi direito o que você diz? Olha o que entendi:

 

sensor.thumb.jpg.0eaa1ef61a219a770da65db9b9ec8557.jpg

 

Se aparecer tensão maior do que 2,5v na entrada não-inversora, a saída do ampop faz o transistor conduzir. Se não tiver nada nessa não-inv, o transistor não conduz. Tá certo, isso?

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Sim é quase isso meu velho. Coloque a 'carga' abaixo da entrada + aí sim...

16 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Se aparecer tensão maior do que 2,5v na entrada não-inversora, a saída do ampop faz o transistor conduzir

 

Mas se você quiser usar como shunt num comparador, do jeito que você fez está também quase certo. Só faltou o resistor de mOhms entre ent+ e gnd e o ajuste do divisor na entrada (-) pra dar alguns mV. Fórmula do divisor de tensão e lei de ohm te ajudam nisso. E se precisar... tmj🙂

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Se sua necessidade não demanda precisão dá para fazer seu circuito com 3 ou 4 transistores mais uns poucos resistores. Um simples comparador. Como deseja fazer high side o comparador NPN é o mais adequado.

A propósito, qual a tensão de alimentação?

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6 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

qual a tensão de alimentação?

Ainda não escolhi, Sérgio. Certa só tem uma: 25-0-25 para o amp (trafo de 18-0-18, 3A), tô procurando ter o menor número possível de diferentes tensões, prá ter menos dissipação em forma de calor.

 

Tem esse player de MP3, bluetooth etc., que trabalha com 5v, tem um préamp baseado no OPA2134, que o datasheet diz que trabalha com esses 5v, se for 5-0-5, mas que recomenda 15-0-15. Os relé que tenho aqui são, um para 12v e outro para 5v.

 

O sensor é porque o player, quando desligado da corrente, volta o volume no máximo, o que dá um belo susto na religada. Então eu gostaria de desligar o player não cortando sua corrente mas sim pelo controle remoto, que para isso ele mantém a memória. E quando o player é deligado pelo CR, a corrente que passa nele é, pela pouca precisão de multímetro comum, zero amperes.

 

Já o amp se ficar ligado, mesmo sem sinal, mesmo em "mute", fica esquentando, que já constatei na prática. Graças à ajuda da turma daqui, do CDH, para criação de um sistema de arrefecimento proporcional, esquenta pouco, mas ainda assim... se puder ser desconectado da corrente, melhor.

 

(Aqui uma dúvida: o amp alimentado com 25-0-25, o certo seria relé que cortassem dos dois lados, do +25 e do -25? Precisaria cortar o do meio, também?)

 

Acho que por tudo isso, talvez fosse bom ter duas tensões: 25-0-25 e 5-0-5... se bem que... ai, ai, rs... ampop com 5v? Que você acha?

 

25 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Se sua necessidade não demanda precisão dá para fazer seu circuito com 3 ou 4 transistores mais uns poucos resistores. Um simples comparador. Como deseja fazer high side o comparador NPN é o mais adequado.

 

De fato falei em "high side" mas confesso que não tenho certeza se é o melhor... no site do Newton C Braga, tem umas desvantagens. Mas se os mestres dizem que é o melhor, quem sou eu prá discordar?

 

Vou dar uma sapiada, Sérgio, que é prá não ficar enchendo o saco com coisas que, prá quem entende, são obviedades. Mas fico imensamente grato se você tiver algo prá ajudar.

 

(Confesso, também, que tenho dificuldade em entender ou no mínimo de guardar, memorizar funcionamento até de transistores, imagina CIs complexos como 4013, 555, 358 etc., por mais que eu leia e estude.)

 

Desculpem alguma coisa, por favor.

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@rmlazzari58 , este tópico foi iniciado de forma errada e tanto eu como os colegas embarcamos no erro. Uma solução inicia-se pelo problema e não pelo aprimoramento de uma suposta solução. Só agora que percebi que a demanda é interromper o consumo de energia quando o circuito estiver em mute. Estou correto? Fale mais do problema e do objetivo pretendido. Da forma que iniciaste o tópico ficamos presos ao monitoramento de corrente sem explorar outras possibilidades.

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Vou tentar desde o começo, Sérgio. Tinha um chip amplificador aqui, que comprei em priscas eras (quando o dólar permitia) e que todo mundo dizia que produzia um som maravilhoso. Era o LM4780, o primo rico do LM3886. Mas se prodizia som maravilhoso (distroção < 0,0001% no volume máximo), ele era bem exigente: a fonte tinha que ser toroidal, o dissipador, enorme e quase que feito pela NASA...

 

Por falta do que fazer, decidi fazer um sonzinho que ficasse para mim. E já que era para mim mesmo, podia correr o risco de melar tudo.

 

Comecei a fazer experiências com esse LM4780 sem medo de, quem sabe, ser feliz? Achei uns circuitos em aranha, pensei em usar cooler de CPU (prá ficar pequenininho) e em alimentar com trafo comum, numa espécie de "dane-se".

 

O que descobri é tudo o que a turma da Internet diz é verdade: o som é mesmo muito, mas muito superior aos Chinas. Mas tem uma coisa que aquele pessoal não diz: que esse negócio de chip "de ouro" é bobagem, é mito gourmetizador e neoliberal, elitista, e que esse, em que pese a qualidade do som, é só mais um chip. Que nem teria que ser tão caro assim... o preço, me parece, é só para colocá-lo num pedestal. Por exemplo, os chips da família STK, segundo seus ds, são até melhores porque são maiores, mais fáceis de trabalhar.

 

Bom... depois de conseguir soldar a aranha desse LM7408, tinha que fazer o dissipador... Ah, o trafo é EI, mesmo, um reciclado que já tinha aqui. Mas voltando ao dissipador, tive a ideia de forçar a ventilação num dissipador de CPU velho. Mas a ventoinha, se usasse os 12v que diz na eiqueta dela, faz um barulhão. Colei um sensor de temperatura no dissipador e descobri que batam 4v para refrigerar em volume médio, mas que no volume máximo, 8v davam conta com os pés nas costas.

 

Graças à ajuda da turma aqui, sem a qual não teria conseguido fazer nada, montei uma ventoinha que recebe tensão variável de acordo com a temperatura de um termistor. Eu pensava em usar um LM35 e um ampop mas aí complicava com histerese, com a não gradação e, pô... um ampop é bem mais complicado de queimar uma PCB que uma aranha com um LM317, né?

 

Outra coisa que descobri e que o sinal vindo de um PC ou de um celular produziam bom volume na saída do amp, mas uma dessas plaquinha chinesas de bluetooth produziam um som bem menos volumoso. Então quando o sinal vier de algo feito para um fine de ouvido, vai direto à entrada do amp, mas quando vier da plaquinha, tem que ter um pré-amplificador antes. Esse pré dá para fazer com uns OPA2134 que tem aqui e que trabalham, diz o ds, com 5-0-5v... Essa é quase a tensão mínima desse ampop e ainda estou em dúvida: será que funciona bem mesmo com essa tensão? Ou será que apenas funciona?

 

Bom... o problema é que a plaquinha de BT que tem aqui, quando a corrente que a alimenta é cortada, quando volta a ser ligada está com o volume no máximo. Para ela guardar o último ajuste de volume, tem que ser desliada no controle remoto. Mas aí eu teria que desligar a plaquinha pelo controle remoto e o amp numa chave qualquer. Além disso, a plaquinha, mesmo desativada, tinha que continuar com o (=) e o zero ali, pendurados nela. Essa plaquinha, quando desligada pelo CR, "puxa" uma corrente tão pequena que multímetro comum, como o meu, mostra zero ampere. (Quando ligada, no mínimo "puxa" 80mA, 100mA...) E ainda: essa plaquinha tem entrada para 12v mas tem um 7805 bem na entrada. Se "pular" esse 7805, 5v são o ideal para ela. Então, afinal, no circuito todo, se o ampop trabalhar normal com 5-0-5, só precisa duas tensões: 25-0-25 e 5-0-5...

 

Por isso é que eu gostaria de desligar o amp quando a corrente na plaquinha for menor que (digamos, para segurança,) 50mA, por isso é que pensei nesse sensor de corrente.

 

Desculpe o textão, Sérgio (e quem mais teve a paciência de ler, admiração profunda ao 1.jpg>1k.txt, do @.if, rs...), espero ter contatdo a história toda e fico à disposição para o que quiserem.

2 horas atrás, .if disse:

Sim é quase isso meu velho. Coloque a 'carga' abaixo da entrada + aí sim...

 

Mas se você quiser usar como shunt num comparador, do jeito que você fez está também quase certo. Só faltou o resistor de mOhms entre ent+ e gnd e o ajuste do divisor na entrada (-) pra dar alguns mV. Fórmula do divisor de tensão e lei de ohm te ajudam nisso. E se precisar... tmj🙂

Vou dar uma desenhada, prá ver se entendi, daqui a pouco posto.

 

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4 horas atrás, .if disse:

Sim é quase isso meu velho. Coloque a 'carga' abaixo da entrada + aí sim...

Seria isso aqui, If? Tirando aquele mOHM, claro... ou então

sensor.thumb.jpg.b92f064b684a55cbc40e930c2658df21.jpg

 

 

4 horas atrás, .if disse:

Mas se você quiser usar como shunt num comparador, do jeito que você fez está também quase certo. Só faltou o resistor de mOhms entre ent+ e gnd e o ajuste do divisor na entrada (-) pra dar alguns mV. Fórmula do divisor de tensão e lei de ohm te ajudam nisso.

 nesse caso, pondo aquele mOHM, sei lá... que tal 0,1ohm? E nesse caso não entendi porque mudar o divisor resistivo. Seria menos do que 2,5v que iriam para a não-inv com aquele mOHM ali?

 

E se não for abusar, deixa contar uma coisa: aquele relé ali, tem que ser 2 relés. Uma vez usei um desses duplos e não durou duas ligadas com tensão menor, hein? (19v). Esse BC337, pelo que entendi, suporta até uns 100mA no coletor. Talvez pudesse por dois daqueles relés simples, feitos para AC110v/220v nos contatos, ainda que a bobina seja para 5v, e ligá-los em paralelo. Ou dobrar os BC337 e colocar suas bases juntas, depois do R 2k2. Nesse caso, cada relé com seu transistor, que tal?

 

Por último, e sobre

 

4 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

dá para fazer seu circuito com 3 ou 4 transistores mais uns poucos resistores.

 

Será que não é mais negócio do que esse LM358?

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Quase ... agora coloque a carga entre +5 e entrada +.

Sim pode ser qualquer valor baixo que você tiver. Mas há a questão da lei de ohm por isso há a necessidade de trocar a referência (entrada -) pra menor que 2,5V. P.ex. seu ex. de 50mA em 0.1R = 5mV = valor a ser comparado pra alternar a saída do comparador. Dica ... de novo: pro ampop (comum) manipular valores tão baixos há implicações. Uma delas é a necessidade de se alimentar com +V e -V

Infelizmente não tenho desenhos rápidos (e não li seu textão 😁. Torça que que Serjão tenha lido e entendido 🙂)

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Vejam só, a Isadora virou uma condição... @.if

O que a Isadora disse faz sentido. Com 0,1R o valor a ser medido fica maior que o offset normalmente encontrado.

Na imagem abaixo usei um comparador mas pode ser um operacional. A condição de escolha é: que opere com 5V e que o range de entrada comece com -0,6V. A maioria dos operacionais aceita isso. Não creio que a série OPA da Texas aceite isso.

Com um shunt de 1R teremos uma tensão de trabalho mais confortável. Na imagem abaixo a transição do relé está em 25mA. Dá para alterar o valor alterando o resistor de 47R.

O resistor de 47R em série com o diodo foi para fazer um desligamento mais rápido do reelé, pode ser omitido na montagem.

Foi usado o simulador Falstad

 

Screenshot_2021-01-30 Circuit Simulator Applet(1).png

simulador falstad.circuitjs.txt

O potenciometro simula o circuito a ser monitorado. Não é muito bom ficart colocando resistência em série con alimentação de som. Pense num bom capacitor em paralelo à placa monitorada.

Usando um operacional no lugar do comparador o resistor de 1k ligado entre a alimentação e a saída deve ser reposicionado para ficar entre a saída do operacional e a base do transistor.

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13 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

O potenciometro simula o circuito a ser monitorado.

Seria correto dizer que, se a tensão sobre a carga - na verdade não é um resistor e sim um circuito complexo, cheio de resistores, chips, capacitores etc. -, é de 5v e a corrente que essa carga puxa é de 80mA, ela se comportaria como se fosse um resistor de 62,5ohm (5/0,08)? Digo 80mA porque acho que seria uma boa medida para saber se ela está ativa ou não.

 

13 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Não é muito bom ficart colocando resistência em série con alimentação de som.

E se for um resistor bem pequeno, digamos, 0,1ohm? Nesse caso, se a resposta da questão acima for positiva, esse resistor de 0,1ohm teria que suportar, caso a carga tomasse 500mA, 1A, será que tá certo isso? E se o ampop for um LM358, que tal se a gente usasse a outra metade dele para amplificar a tensão na não-inv, digamos, em 101 vezes? (R entre a saída e a inv=100k, R entre a inv e o terra=1k). Para, como você diz, ficar mais confortável na hora de escolher os resistores do divisor resistivo.

 

13 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Pense num bom capacitor em paralelo à placa monitorada.

Essa placa já tem soldado logo na entrada, um capacitor de 220uF. E tem uma característica interessante: a corrente que a placa pede não se altera em função do som que ela reproduz, ou seja, se for apenas uma flauta bem aguda tocando baixinho ou se forem enormes bumbos percutidos descendo o braço no couro, diferente do amplificador depois dela, a corrente para ela é a mesma. O que faz ela pedir mais ou menos corrente é o modo: com pendrive espetado, ela chega àqueles 500mA, mas se usada como aux, com um P2 vindo de algum sinal (PC, celular), ela pede 100mA. Ainda não senti necessidade de capacitância extra, pelo menos para o funcionamento dela, não. A não ser que esse capacitor que você fala, Sérgio, sirva para alguma outra coisa no circuito de sensor de corrente, mesmo... Seria isso?

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Sim, o capacitor extra será para compensar a influência negativa do resistor série.

Sobre colocar um amplificador de 100x antes do comparador a situação se repete. Olhe no datasheet o valor de off-set do componente. Próximo demais do valor a ser lido. Existe a forma não invasiva de se medir corrente DC, que é a por efeito HAL. A montagem se torna coisa de professor Pardal. Nem sai caro demais mas a pesquisa e o layout da placa são delicados. Como estudo é um desafio muito interessante.

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O ds do LM358 diz que, offset=2mV (típicos) mas pode chegar a 7mV. Realmente é muito, ainda mais depois de amplificado... E prá funcionar sem amplificação, a diferença da tensão antes e depois do shunt é muito pequena. Cheguei a pensar em abrir o multímetro, dar uma espiada... mas vai que haja cobras e lagartixas lá dentro...

 

Aí fiquei pensando em 2 ideias, por favor vejam se são absurdas ou se dá prá pensar em trabalhá-las:

 

Uma é usar um tubinho de plástico preto que tem aqui, um tipo de rolete, com um led vermelho, de 20mA, de um lado e um foto resistor do outro, e colocar o led em série com o player. Se a resistência do foto resistor cair, ele aciona o transistor que aciona o relé que, finalmente, liga o amp.

 

Outra, parecida, é usar um fotocoplador (ou 4n25 ou 817) e aí já não sei se a saída desses fotoacopladores já são um transistor ou se ainda assim precisaria de um transistor independente. Lembrando que esse transistor terá que acionar as bobinas de 2 relés, um para o +25 e outro para o -25.

 

Que tal?

Postado

Parece que as ideias do led + fotoresistor num tubinho e a do foto-acoplador não foram boas...

 

Bem, sendo agora um feliz proprietário de um R=1ohm, tive algum progresso baseando-me no circuito que você postou, @Sérgio Lembo:

 

falstad.jpg.1d122e4cfe5536414e29107998e1641e.jpg

 

Pude verificar na prática que a menor corrente tomada pelo player (no caso, a carga), é de 40mA. A tensão entre o (+) e a intersecção entre R=1ohm e o player deu o mínimo de 40mV.

 

Para tentar precisão no divisor resistivo que vai ser referência para o comparador, estou pensando em trocar aquele R de 10k por 100k, e no lugar do R=47ohm, um trimpot de 500ohm.

 

Se assim se conseguir boa precisão, talvez dê para usar o amplificador operacional apenas como comparador. Nesse caso usaria um LM417 em vez de um LM358, já que o 417 tem pinos para ajustar o offset.

 

Também depois de ter descoberto o CMRR e o offset, estou pensando que talvez dê para compensar a diferença causada por essas duas característica nesse trimpot. Se não já seriam dois trimpots, o de ajuste de offset e o de ajuste do divisor resistivo. Mas será que precisa tanta precisão assim? Digo, se a tensão no meio do divisor resistivo for maior que 40mV, o ampop faz o transistor conduzir e daí, fecha os relés. Tanto faz se for mais de 40mV... só não pode ser menor.

 

Será que esse caminho tá certo? Alguma recomendação?

 

 

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Em tempo: muito bom esse programa falstad, né? Exige um pouco de poder de processamento extra mas funciona muito bem, pelo menos para iniciantes. É bem didático... Grato pela indicação!

Postado

Vamos por partes:

- Não é necessário na sua aplicação compensação de offset do operacional. Os valores são folgados. Disse que em repouso a placa consome 40mA. Em operação dependendo do modo vai de uns 80mA até 500mA. Então um cálculo de aproximadamente 60mA dá conta do recado com folga para a imprecisão de 2mV do operacional.

 

-Sobre usar um divisor resistivo com mais de 100k na série até funciona se não houver interferência. O problema é que elas existem e estamos trabalhando com milivolts. . Procure fazer com que esta série tenha no máximo 40k. Fica menos sensível.

Caso deseje usar valores elevados no divisor coloque um capacitor de 10nF a 100nF entre a saída do operacional e a entrada negativa. Isso irá matar os ruídos externos.

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Acho que me expressei mal, esqueci de dizer algo ou estou fazendo cálculos errado. Na verdade, alimentada por 5v, quando em repouso, a tensão no meio do divisor resistivo formado entre a placa e o resistor de 1ohm é de 3mV. Quando acionada, essa tensão passa a ser de, no mínimo¹, 40mV. Pondo uma margem de erro, seria bom que quando aparecesse no meio desse divisor a tensão de 35Mv, o ampop já ficasse high na sua saída. Abaixo disso, low. Será que esses valores (3mV, 35mV e 40mV) considerando a alimentação de 5v, significariam esses valores de corrente que você disse?

 

Vou ver se consigo fazer o divisor de referência com, no máximo 40k, usando resistor fixo em cima e trimpot embaixo ou até o contrário. Mesmo assim, se o cap de 100nF for recomendado, adotarei.

 

Antes de montar, trago os resultados.

 

---

 

¹ - Só prá documentar, essa placa é um player que consome diferentes correntes em função dos modos de trabalho: quando está em modo "AUX" (o sinal vem de fora através de um jack J2), a tensão no meio do divisor resistivo formado por ela e o R=1ohm é de 40mV bem estáveis. No modo bluetooth, enquanto procura transmissores, a tensão varia bastante, entre 41mV e 48mV. Estabiliza nos 44mV quando conecta (pareia). No modo FM a oscilação é pequena: 65mV e 67mV, tenho a impressão de que ela fica constantemente reposicionando algo lá dentro, procurando ajustar-se ao sinal... O último modo, que é com um pendrive espetado em sua porta USB, a tensão oscila bastante e em valores relativamente altos: 105mV~111mV. Seja o modo que for, alterar o volume de saída não faz a menor diferença. Acho que, se tem algum amplificador interno, ele deve ser bem pouco potente. E por fim, quando ela é desligada, a tensão cai para 3mV e fica nisso.

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Hoje fiz uma medição colocando o Rsense não entre a carga e o negativo e sim entre a carga e o positivo. Medi as tensões sobre esse resistor e os resultados, em mV ficaram muito parecidos com os que foram obtidos com o Rsense entre o negativo e a carga...

 

Será que estou medindo errado?

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40 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Não há erro algum na sua leitura. A questão de se colocar o Rsense superior esbarra na incapacidade do operacional operar no topo da alimentação positiva. Esse modelo vai de -0,6V até Vcc-1,5V.

 

Sim. Pode-se usar um amp op do tipo rail to rail de fonte simples para poder ampliar a faixa da tensão de saída, que ficaria entre cerca de GND + 0,02 Volts até VCC - 0,02 Volts, numa faixa de variação linear.

 

Mas aí os custos começam a subir ....

 

Paulo

 

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Rail-to-rail... eu não conhecia. Mas dessa vez acho que vou de 358 mesmo, já comecei a ajeitar as coisas aqui: Rsense vai entre o negativo e a carga. Mas só prá documentar...

 

4 horas atrás, aphawk disse:

aí os custos começam a subir ....

 

nem tanto, @aphawk, achei uns rail-to-rail aqui por menos de R$ 10 no mercado...

 

https://www.google.com/search?q=MCP6001&source=lnms&também=shop&sa=X&ved=2ahUKEwiwgZa7-c7uAhVQGLkGHT2bDYsQ_AUoA3oECAQQBQ&biw=1325&bih=589

 

 

 

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4 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

A questão de se colocar o Rsense superior esbarra na incapacidade do operacional operar no topo da alimentação positiva. Esse modelo vai de -0,6V até Vcc-1,5V.

Obrigado. Então fica embaixo, mesmo. Acho que vai dar para fazer algo bem bacana: na mesma PCB, o LM358, resistores, transistor capacitores e relés, e ainda adicionar um circuito que o @Renato.88ensinou, de retardo, para a corrente só chegar no amp depois de um segundo da plaquinha-player fechar os relés, um soft-start para esperar o inrush no trafo e nos capacitores estabilizar. Só está faltando definir a caixinha que conterá as PCBs... gostaria que tivesse 70mm de altura por 100mm no máximo de largura... a profundidade pode ir até uns 25cm mas acho que menos que isso já dá.

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17 horas atrás, rmlazzari58 disse:

nem tanto, @aphawk, achei uns rail-to-rail aqui por menos de R$ 10 no mercado.

 

Sim, existem os famosos MCP6XXX que são para uso industrial, mas basta ver o datasheet e vais percebe que a Microchip não documenta tudo o que é necessário para as situações extremas .... não tem no datasheet a curva de linearidade da saída , nem sob qual condição foi medida a amplitude máxima da saída. A impressão que eu tenho é que eles se preocupam muito mais em usar esses amp ops como filtros....

 

Veja um amp op rail to rail da National, os LM da vida, olhe a diferença de informações que eles fornecem .... muitos tem tudo o que eu preciso mesmo para determinar até onde a amplitude de saída é linearmente confiável, e sob qual impedância na saída do amp op, sem ter de fazer testes em bancada.

 

Eu uso o MCP6002 no meu controlador de rotor de antena, mas uso ele com saídas entre 100 mV e 4,9 volts, onde meus teste mostraram que a saída fica 95% linear ( erro de 5% o que me atende perfeitamente ). Ah, isso alimentando ele com 5,4 volts de alimentação e impedância na saída dele acima de 70 Kohms.

 

Com 5V de VCC, a saída máxima ficava abaixo de 4,85 com a linearidade que eu preciso. Tive de usar um diodo Schotky para o regulador de 5V fornecer uma saída um pouco maior.

 

Um bom amp op rail to rail que seja bem linear até os extremos custa mais caro que esses 10,00 .... mas pelo preço esses MCP6XXX são bem melhores do que um LM358, e resolvem uma grande gama de problemas !

 

Eu comprei alguns LM tops no Ebay que custaram perto de US$ 8 cada um, só para ter comigo numa hora de desespero kkkkk !

 

Paulo

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