Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor C338 do rádio transglobe B481


PY2255SWL
Ir à solução Resolvido por PY2255SWL,

Posts recomendados

  • Solução

Ola amigos tudo bom.

Alguem sabe onde posso encontrar este capacitor C338 Hestiroflex 343pF x 1% tolerancia

para o meu Transglobe ?

Pensei em escrever pra vocês pois como conhece bem os o radios Philco então imagino

que voce tem componentes ou alguma carcaça para retirar peças..

que conhecem alguem que  conserta tambem rádio Transglobe?

Segue uma foto do esquema indicando o capacitor

Amigo agradeço qualquer ajuda 

Capacitor Cap.Hestiroflex C338.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Puts.. da hora este valor e esta precisão... e eu achando que já tinha visto de tudo nesta vida eletônica😄... Se me permite visão prática, caso não ache esta mosca branca penso que pode colocar um valor próximo disso ou fazer associação em paralelo de valores menores (tipo 150//150//47) e compensar a diferença ajustando CT307. . Só não sei quanto à estabilidade mas suponho ser pouco crítica. Ah lembrei.. o tipo styroflex tende a ser bem estável. Tente o mesmo tipo mesmo que não seja 1%...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@QSL do Brasil  Capacitor com um valor tão preciso assim você não encontrará mais, a não ser que encontre uma sucata desses rádios.... Mas adianto que não será fácil encontrar um desses em sucatas!

Esse capacitor em específico faz a oscilação em AM para o dial perto do limite alto (frequência 1650KHz).

Então se o seu ai estiver quebrado ou não tiver ele, eu sugiro fazer uma associação de dois capacitores, um de 330pF em paralelo com um de 15pF que daria um de 345pF, estando muitíssimo próximo da tolerância de 1% (346,43pF).

Te garanto que essa pequena diferença não fará o resultado final (oscilador ficar próximo aos 1650KHz), no final dos ajustes que terá que fazer no capacitor variável CT307.

E um outro detalhe é que já não existem tantas rádios AM próximas em frequência uma das outras para que o oscilador tenha tamanha precisão em "final de escala".

Pode fazer adaptações ai sem problemas, o resultado final será praticamente imperceptível. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/01/2021 às 16:08, .if disse:

Puts.. da hora este valor e esta precisão... e eu achando que já tinha visto de tudo nesta vida eletônica😄... Se me permite visão prática, caso não ache esta mosca branca penso que pode colocar um valor próximo disso ou fazer associação em paralelo de valores menores (tipo 150//150//47) e compensar a diferença ajustando CT307. . Só não sei quanto à estabilidade mas suponho ser pouco crítica. Ah lembrei.. o tipo styroflex tende a ser bem estável. Tente o mesmo tipo mesmo que não seja 1%...

Amigo gostei da sua ideia aliás eu ja fiz o seguinte peguei 3 capacitores de hestiroflex coloquei em paralelo e medi algumas vezes com aquele medidor igual este Medidor Esr M328 Transistor Capacitor Diodo.  E cheguei  muito próximo aos 343pF .  Então soldei no circuito ficou melhor  quando fiz com cap.ceramico alterava no outro dia mas este melhorou funcionou uns 80%.  Agora o que acontece é que a estação de frequencia 550khz a Radio Paulista  (a Deus é Amor) eu  sintonizo bem  a Record 1000khz também ,mas a frequencia de 1600khz que é a radio 9 de Julho não pega mas quando ponho o dedo próximo aos capacitores  aparece ,imagine assim a faixa AM parece que deslocou oespaço para a frequencia mais alta !  Eu tenho medo de descalibrar e tambem não sei em TR e CT que ajusta ,voce e o rapaz aqui embaixo estão corretíssimo.   Como eu poderia ajustar e quais seria o ajuste os procedimentos voce poderia me ensinar eu agradeço   As ondas curtas esta perfeito.   Veja a foto em baixo

Obrigado.

86d0a1f0-1cba-4598-ae0d-f8b03920eb92.jpg

Em 30/01/2021 às 10:22, BCP disse:

@QSL do Brasil  Capacitor com um valor tão preciso assim você não encontrará mais, a não ser que encontre uma sucata desses rádios.... Mas adianto que não será fácil encontrar um desses em sucatas!

Esse capacitor em específico faz a oscilação em AM para o dial perto do limite alto (frequência 1650KHz).

Então se o seu ai estiver quebrado ou não tiver ele, eu sugiro fazer uma associação de dois capacitores, um de 330pF em paralelo com um de 15pF que daria um de 345pF, estando muitíssimo próximo da tolerância de 1% (346,43pF).

Te garanto que essa pequena diferença não fará o resultado final (oscilador ficar próximo aos 1650KHz), no final dos ajustes que terá que fazer no capacitor variável CT307.

E um outro detalhe é que já não existem tantas rádios AM próximas em frequência uma das outras para que o oscilador tenha tamanha precisão em "final de escala".

Pode fazer adaptações ai sem problemas, o resultado final será praticamente imperceptível. 

Amigo gostei da sua ideia aliás eu ja fiz o seguinte peguei 3 capacitores de hestiroflex coloquei em paralelo e medi algumas vezes com aquele medidor igual este Medidor Esr M328 Transistor Capacitor Diodo.  E cheguei  muito próximo aos 343pF .  Então soldei no circuito ficou melhor  quando fiz com cap.ceramico alterava no outro dia mas este melhorou funcionou uns 80%.  Agora o que acontece é que a estação de frequencia 550khz a Radio Paulista  (a Deus é Amor) eu  sintonizo bem  a Record 1000khz também ,mas a frequencia de 1600khz que é a radio 9 de Julho não pega mas quando ponho o dedo próximo aos capacitores  aparece ,imagine assim a faixa AM parece que deslocou oespaço para a frequencia mais alta !  Eu tenho medo de descalibrar e tambem não sei em TR e CT que ajusta ,voce e o rapaz aqui embaixo estão corretíssimo.   Como eu poderia ajustar e quais seria o ajuste os procedimentos voce poderia me ensinar eu agradeço   As ondas curtas esta perfeito.   Veja a foto em baixo

Obrigado.

d225ebd9-bc1f-4cf1-bb63-7bb69d18ae29.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo não posso te ajudar diretamente mas penso que há muitos capacitores que definem a faixa do seu dial. P.ex. estes de parafuso. Não vi seu capacitor variável da sintonia mas nele também há vários ajustes candidatos a tal missão...

fig1-dscn4233.jpg?w=595&h=446

Sugiro com paciência anotar posição e dar mexidinha mínima em algum deles, sempre voltando à posição original em caso de insucesso. Mas antes, aguarde alguém da velha guarda te orientar melhor. Brunão @BCP, Paulão @aphawk Renato @Renato.88 Moris @MOR são bons e bons candidatos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Como o colega @.if disse, marque a posição certinho de onde esta o capacitor variável CT307, a figura abaixo mostra onde ele esta.

CT307.png

 

O fio verde impede de visualizar direito, mas acredito que seja ele mesmo...

Lembre-se o ajuste tem que ser feito com uma chave de plástico ou alguma ferramenta de plástico que consiga girar o parafuso central do capacitor, como o valor que você conseguiu foi bem próximo ao do original, acredito que o giro deverá ser bem pequeno também, a marquinha é importante pois caso não seja para o sentido horário o giro, volte para onde ele estava e gire no sentido contrário.

Boa sorte ai...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/02/2021 às 17:46, BCP disse:

Como o colega @.if disse, marque a posição certinho de onde esta o capacitor variável CT307, a figura abaixo mostra onde ele esta.

CT307.png

 

O fio verde impede de visualizar direito, mas acredito que seja ele mesmo...

Lembre-se o ajuste tem que ser feito com uma chave de plástico ou alguma ferramenta de plástico que consiga girar o parafuso central do capacitor, como o valor que você conseguiu foi bem próximo ao do original, acredito que o giro deverá ser bem pequeno também, a marquinha é importante pois caso não seja para o sentido horário o giro, volte para onde ele estava e gire no sentido contrário.

Boa sorte ai...

Amigão vou fazer isso vou marcar com esmalte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Amigos fiz o que os senhores comentou e deu certo resolvido ajustaei somente o Trimmer 307.

Uma pergunta o Trimmer 301 ele ajusta o que?

Muito obrigado a todos que prestaram essa grande ajuda.

Braços

@BCP

Amigos fiz o que os senhores comentou e deu certo resolvido ajustaei somente o Trimmer 307.

Uma pergunta o Trimmer 301 ele ajusta o que?

Muito obrigado a todos que prestaram essa grande ajuda.

Braços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BCP disse:

@QSL do Brasil O capacitor variável (Trimmer) CT301 ajusta o ganho da antena para as frequências alta (1500Khz) do AM, deve ser ajustado para o maior nível de saída possível.

Entendi ,como vou  continuar procurando o cap. 338 343pF 1% hestiroflex então vou deixar assim mesmo como a recepção está ótima não vou mexer nele,por enquanto ; obrigado amigo. (Veja a foto aqui em baixo)

 

152fbbbd-1074-4c68-97a4-9f195e1c0d9a.jpg

18 horas atrás, .if disse:

Não achei ele rapidamente. Mostre onde está. Mas seja qual/como for, deve ser um ajuste qualquer de freq 😁

Off... é seu direito mas colocar a própria pergunta como solução é 1/2 perturbador 😜

Colega desculpe ,eu devo ter errado na pergunta .   O Trimmer 301 é este da foto,mas acho que não vou mexer nele não ficou bom,quando consegui um 343pF x 1% original ai se precisar  ajusto.  Por enquanto muito obrigado colega.

TRIMMER 301.PNG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 08/02/2021 às 11:50, BCP disse:

Perfeito! Eu nem me preocuparia em encontrar esse capacitor original, se o funcionamento esta normal, nem no ganho da antena precisa mexer não!

 

Eu ajusto  mas quando faz muito calor por exemplo  altera a ultima estação 1600 ja nao consigo sintonizar mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@QSL do Brasil ,

 

O que você precisa é um capacitor de baixa variação com a temperatura. Pode comprar alguns de 5% mesmo e selecionar o mais próximo. Se achar os NPO,  melhor ainda.

 

Veja este artigo, principalmente sobre os significados das letras nos capacitores: 

 

https://www.maximintegrated.com/en/design/technical-documents/tutorials/5/5527.html

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!