Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 1600 AF + RTX 3060 TI - Baixíssimos FPS


Ir à solução Resolvido por Yuri Lobao,

Posts recomendados

Pessoal, boa noite.

Sou novo aqui no fórum e espero não estar postando em local errado.

Eu montei um PC, que na minha visão, possui uma ótima configuração, mas não estou conseguindo bons FPS. Conseguem me ajudar?

Configuração:
placa-mãe - Asus Prime B450M Gaming
Processador - Ryzen 5 1600 af
SSD Adata XPG 1TB m.2 2100 mb/s
Fonte corsair VS450
16 GB de RAM rodando a 3000 Mhz Gail Evo Potenza
Placa de vídeo RTX 3060 TI Asus Dual 8GB

Eu jogo Warzone, Battlefront, dentre outros.

Warzone me dá uma média de 50 fps, seja em configs de baixa resolução ou de ultra e o Battlefront não passa de 20 fps.

Instalei todos os drivers da Nvidia e da Asus mas não tenho ideia do que pode estar acontecendo. Conseguem me ajudar?

 

image.png.94f73ca93710f19beb6aba9c90c1100e.png

 

image.png.55323868decc74e0cd3d4e1b720fe4f3.png

 

Fiz uns testes com o Furmark com o HWiNFO monitorando e os resultados estão abaixo: 

image.thumb.png.63993c54c6a28df9731cbbf0f89783bc.png

 

image.thumb.png.bea8ea5d56a80e8000af57db241c8279.png

 

image.thumb.png.9dda2b3d165d5d2a7b7273f4462d5075.png

 

 

Seguem as outras imagens

image.png.dbea6f968e7d3a3e5f8372d25b36eb97.png

 

image.png.28e55f7cb461fb7eb8f9a82806137c0b.png

 

image.png.674f46dbbeabe9a6eac6793f1a7869ba.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Yuri Lobao disse:

Pessoal, boa noite.

Sou novo aqui no fórum e espero não estar postando em local errado.

Eu montei um PC, que na minha visão, possui uma ótima configuração, mas não estou conseguindo bons FPS. Conseguem me ajudar?

Configuração:
placa-mãe - Asus Prime B450M Gaming
Processador - Ryzen 5 1600 af
SSD Adata XPG 1TB m.2 2100 mb/s
Fonte corsair VS450
16 GB de RAM rodando a 3000 Mhz Gail Evo Potenza
Placa de vídeo RTX 3060 TI Asus Dual 8GB

Eu jogo Warzone, Battlefront, dentre outros.

Warzone me dá uma média de 50 fps, seja em configs de baixa resolução ou de ultra e o Battlefront não passa de 20 fps.

Instalei todos os drivers da Nvidia e da Asus mas não tenho ideia do que pode estar acontecendo. Conseguem me ajudar?

 

image.png.94f73ca93710f19beb6aba9c90c1100e.png

 

image.png.55323868decc74e0cd3d4e1b720fe4f3.png

 

Fiz uns testes com o Furmark com o HWiNFO monitorando e os resultados estão abaixo: 

image.thumb.png.63993c54c6a28df9731cbbf0f89783bc.png

 

image.thumb.png.bea8ea5d56a80e8000af57db241c8279.png

 

image.thumb.png.9dda2b3d165d5d2a7b7273f4462d5075.png

 

 

Seguem as outras imagens

image.png.dbea6f968e7d3a3e5f8372d25b36eb97.png

 

image.png.28e55f7cb461fb7eb8f9a82806137c0b.png

 

image.png.674f46dbbeabe9a6eac6793f1a7869ba.png

 

 

Fonte VS450 ? péssima escolha para esse setup , você teria que ter pego no mínimo uma Pichau Nidius de 500w , e claro , um Ryzen 5 1600AF não casa com uma 3060 TI. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Yan_ disse:

@L. Ribeiro exatamente, 450W pra 3060ti e pedir pra queimar a fonte. Minimo era 650W por causa dos picos de consumo

 

Essas GPUs da série 3000 tem uns picos de consumo muito intensos. Até me surpreende que o OP esteja conseguindo jogar alimentando a 3060ti com uma VS 450W. Tenho minhas dúvidas se ela está recebendo a quantidade adequada de energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu fiz um upgrade na minha placa de vídeo e mantive o processador.

O Warzone nem mesmo eu colocando na configuração com piores gráficos não passa de 50 fps; Se eu colocar em full hd ela mantem os mesmos 50 fps.

 

Acredito que algumas respostas poderiam ser mais respeitosas, mas por enquanto falar que fonte irá aumentar o fdps não muda muita coisa... Tenho uma gigabyte 650W aqui e vou testar. 

agora, L. Ribeiro disse:

 

Essas GPUs da série 3000 tem uns picos de consumo muito intensos. Até me surpreende que o OP esteja conseguindo jogar alimentando a 3060ti com uma VS 450W. Tenho minhas dúvidas se ela está recebendo a quantidade adequada de energia.

Vou mudar a fonte e rodar uns testes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Yuri Lobao disse:

Bem, eu fiz um upgrade na minha placa de vídeo e mantive o processador.

O Warzone nem mesmo eu colocando na configuração com piores gráficos não passa de 50 fps; Se eu colocar em full hd ela mantem os mesmos 50 fps.

 

Acredito que algumas respostas poderiam ser mais respeitosas, mas por enquanto falar que fonte irá aumentar o fdps não muda muita coisa... Tenho uma gigabyte 650W aqui e vou testar. 

Vou mudar a fonte e rodar uns testes!

 

Traz primeiro umas estatísticas do MSI Afterburner + RTSS enquanto você joga, pra que possamos analisar o uso de CPU, GPU, clocks, temperaturas, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, L. Ribeiro disse:

 

Traz primeiro umas estatísticas do MSI Afterburner + RTSS enquanto você joga, pra que possamos analisar o uso de CPU, GPU, clocks, temperaturas, etc.

@L.Ribeiroas informações no post original não te trazem nenhuma ideia? 
Quais infos na tela você gostaria que tivessem enquanto jogo para poder analisar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuri Lobao Boa noite amigo,

 

Realmente 2 pontos meios complicados nesse setup são a CPU e a principalmente a fonte.

 

Antes de qualquer coisa, mesmo que não esteja relacionado ao problema, é necessário trocar a fonte pois está bem abaixo do recomendado e vejo o pessoal aqui relatando muito de picos bem altos de consumo (um colega aqui tem um tópico disso), então eu tentaria pegar a recomendada pelo fabricante, nesse caso 750w, mas como você já tem uma de 650w talvez seja suficiente.

image.png.a64c91f91a165d30dc63bb5bf7d558fb.png

https://www.asus.com/Motherboards-Components/Graphics-Cards/Dual/DUAL-RTX3060TI-O8G/techspec/

 

Da CPU provavelmente você vai ter gargalos em vários jogos, principalmente FPS. Abaixo tem um exemplo do warzone. Não achei nada da 3060ti, mas dá pra ter uma ideia com essa 3070. Dá uma olhada com o MSI afterburner o uso da sua GPU nesses jogos, provavelmente vai passar meio longe dos 100%. No entanto, mesmo assim você deveria estar conseguindo FPS melhores, mas faz a troca da fonte e faz um novo teste.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, pomeranodacohab disse:

@Yuri Lobao Boa noite amigo,

 

Realmente 2 pontos meios complicados nesse setup são a CPU e a principalmente a fonte.

 

Antes de qualquer coisa, mesmo que não esteja relacionado ao problema, é necessário trocar a fonte pois está bem abaixo do recomendado e vejo o pessoal aqui relatando muito de picos bem altos de consumo (um colega aqui tem um tópico disso), então eu tentaria pegar a recomendada pelo fabricante, nesse caso 750w, mas como você já tem uma de 650w talvez seja suficiente.

image.png.a64c91f91a165d30dc63bb5bf7d558fb.png

https://www.asus.com/Motherboards-Components/Graphics-Cards/Dual/DUAL-RTX3060TI-O8G/techspec/

 

Da CPU provavelmente você vai ter gargalos em vários jogos, principalmente FPS. Abaixo tem um exemplo do warzone. Não achei nada da 3060ti, mas dá pra ter uma ideia com essa 3070. Dá uma olhada com o MSI afterburner o uso da sua GPU nesses jogos, provavelmente vai passar meio longe dos 100%. No entanto, mesmo assim você deveria estar conseguindo FPS melhores, mas faz a troca da fonte e faz um novo teste.

 

 

 

 

@pomeranodacohab Perfeito, meu amigo. 

Muito obrigado pela explicação clara e pelo suporte. 

Efetuei a troca da fonte por uma de 650W da gigabyte, modelo P650B, e não notei melhoras significativas. A placa nunca chega próximo de 100% de utilização.

 

Estou jogando com todas as recomendações de otimização do geforce experience, que é tudo no full e muito alto. 

Mesmo que eu diminua a qualidade o jogo não aumenta o FPS.

 

 

.image.thumb.png.f017de79aa2c876a69e7f7dc64f3e028.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuri Lobao Esqueci de mencionar tb que a resolução importa bastante.

 

Acredito que você deva conseguir FPS  pelo menos similares ao vídeo acima jogando em 1080p, pelo menos próximo a uns 80 no ultra no warzone mesmo com o gargalo de CPU. 50 tá muito baixo mesmo, confere se não tá renderizando numa resolução mais alta (sei lá, vá que hehe). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Yuri Lobao disse:

 

@pomeranodacohab Perfeito, meu amigo. 

Muito obrigado pela explicação clara e pelo suporte. 

Efetuei a troca da fonte por uma de 650W da gigabyte, modelo P650B, e não notei melhoras significativas. A placa nunca chega próximo de 100% de utilização.

 

Estou jogando com todas as recomendações de otimização do geforce experience, que é tudo no full e muito alto. 

Mesmo que eu diminua a qualidade o jogo não aumenta o FPS.

 

 

 

.image.thumb.png.f017de79aa2c876a69e7f7dc64f3e028.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuri Lobao pior que pela imagem fica bem claro o gargalo da CPU, mas ainda acho estranho fps tão baixos. Realmente o gargalo vai acontecer, mas não acredito que seria pra 40 fps. 

 

A frequência da CPU é aquela mesma? Não deveria estar mais alta? Abre o HWmonitor  antes de jogar e dá uma olhada na frequência máxima que ela atinge depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Yuri Lobao disse:

 

.image.thumb.png.f017de79aa2c876a69e7f7dc64f3e028.png

Seu processador é a limitação.. Ele tá em 100%, em quase todos os núcleos.. O que, comparando com o vídeo postado ali em cima, é BEM estranho, mesmo considerando a idade dele.. Tente ver se é só o jogo usando seu processador assim ou se tem algo em segundo plano, fazendo isso..

 

Aliás, mais estranho ainda, seria esses 59ºC em todos os núcleos.. Isso não é normal..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

 

7 horas atrás, RS Faria disse:

Seu processador é a limitação.. Ele tá em 100%, em quase todos os núcleos.. O que, comparando com o vídeo postado ali em cima, é BEM estranho, mesmo considerando a idade dele.. Tente ver se é só o jogo usando seu processador assim ou se tem algo em segundo plano, fazendo isso..

 

Aliás, mais estranho ainda, seria esses 59ºC em todos os núcleos.. Isso não é normal..

 

@L. Ribeiro    

@RS Faria

@pomeranodacohab

 

RESOLVIDO! o @RS Faria matou a charada! Era o windows defender que estava ferrando com meu processador. Fechei o danado e fui para 100 FPS no Full HD com tudo no High!

Muito obrigado pela ajuda de vcs!!

 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Yuri Lobao disse:

 

 

@L. Ribeiro    

@RS Faria

@pomeranodacohab

 

RESOLVIDO! o @RS Faria matou a charada! Era o windows defender que estava ferrando com meu processador. Fechei o danado e fui para 100 FPS no Full HD com tudo no High!

Muito obrigado pela ajuda de vcs!!

 

 


Boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!