Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Um familiar meu tem um computador bem antigo, que recentemente começou a apresentar alguns problemas de lentidão. Ele me pediu para averiguar a possibilidade de adquirir um PC com uma configuração mais atual. Contudo, com a disparada dos preços de hardware e, especialmente, considerando a finalidade do computador, que é quase exclusivamente navegar pela internet e usar o Word, não estou seguro a respeito da necessidade de montar um novo setup. A configuração atual é a seguinte (são as únicas informações que tenho disponíveis):

Pentium Dual Core E6700

PCWARE IPM41-D3

4 GB RAM DDR3 PPB

HD 500 GB

Minha ideia era gastar cerca de R$500,00 e fazer um upgrade nesse computador, colocando um Core 2 Quad Q9500 / Q9505, uma fonte Seasonic TFX 300W (imaginando que a atual é genérica), um módulo extra de RAM DDR3 4GB e um SSD 240 GB. Entretanto, por ser uma plataforma antiga e um computador também antigo (imagino que esses componentes já devam ter uns 7 anos, pelo menos), não sei se estarei fazendo a escolha certa ao optar por um upgrade. Em razão disto, vim pedir a opinião dos senhores a respeito do assunto.

Grato.

Postado

Bom amigo, 775 é realmente antigo, mas para navegar na internet é bem tranquilo, um SSD de 120gb é mais do que suficiente, afinal já teria um HD de 500gb e o SSD ficaria apenas para os programas e o windows. Já falando do Q9500 eu recomendaria comprar no aliexpress (processadores são componentes bem baratos lá e na grande maioria das vezes vem tranquilamente) na faixa dos 70 reais, a fonte 300w da seasonic é uma boa escolha já que o gasto de energia não seria alto e 8gb em dual channel iriam dar um boost de desempenho esmagador junto com o SSD, apenas se certifique de que há apenas um módulo de 4gb presente no computador.

• Curtir 1
Postado

Tá no caminho certo, só confere se essa placa suporta esse processador, só porque ela é compativel com core2quad não quer dizer que vai suportar todos os modelos, se você não conseguir uma confirmação procura por um modelo mais fraco como a série 8000, não vai dar tanta diferença e é mais garantido de funcionar.

Sobre o ssd pega o de 240 mesmo, a diferença de preco tá muito pequena.

Eu fiz upgrade parecido semana passada, o processador era o core2duo e8400, 3 giga de ram ddr2, instalei um ssd de 240 e uma gtx 550ti, ficou até espertinho, rodou streets of rage 4 no normal lisinho.

Postado
11 horas atrás, wagner2029 disse:

Tá no caminho certo, só confere se essa placa suporta esse processador, só porque ela é compativel com core2quad não quer dizer que vai suportar todos os modelos, se você não conseguir uma confirmação procura por um modelo mais fraco como a série 8000, não vai dar tanta diferença e é mais garantido de funcionar.

Sobre o ssd pega o de 240 mesmo, a diferença de preco tá muito pequena.

Eu fiz upgrade parecido semana passada, o processador era o core2duo e8400, 3 giga de ram ddr2, instalei um ssd de 240 e uma gtx 550ti, ficou até espertinho, rodou streets of rage 4 no normal lisinho.

Eu já vi algumas pessoas reportando que usaram o q9500 com ela. Mas tenho dúvidas a respeito da necessidade de atualização de BIOS, bem como a respeito do VRM dessa mobo suportar esse processador, que parece ser esquentado (95W TDP). Esse Q9500 tá custando uns R$80,00 no AliExpress, é um preço bem interessante. 

Postado

@L. Ribeiro 95w de TDP geralmente é o limite até para placas 775 vagabund*s então não se preocupe, agora sem necessidade de atualizar, já deve ter suporte nativo, o único caso provável de se precisar de atualização de BIOS é na instalação de Xeons do aliexpress nessa placa-mãe, que também tem preços interessantes mas é necessário se não achado na internet instalar microcodes na bios para eles funcionarem corretamente.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Matheus de Oliveira Reis disse:

@L. Ribeiro 95w de TDP geralmente é o limite até para placas 775 vagabund*s então não se preocupe, agora sem necessidade de atualizar, já deve ter suporte nativo, o único caso provável de se precisar de atualização de BIOS é na instalação de Xeons do aliexpress nessa placa-mãe, que também tem preços interessantes mas é necessário se não achado na internet instalar microcodes na bios para eles funcionarem corretamente.

Vou ver se consigo alguma confirmação a respeito da necessidade ou não de atualizar a BIOS, mas agradeço sua resposta. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!